Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Freio

+6
Terrorista
Bugólatra
Beco
zzefinho
Pietro
Guilherme Amadeu Neto
10 participantes

Ir para baixo

freio - Freio Empty Freio

Mensagem por Guilherme Amadeu Neto Seg Ago 26, 2013 8:30 am

Olá pessoal, bom dia!

Pessoal, me aventurei a reconstruir o sistema de freios do meu Buggy e comprei tudo novo:

Cilindro mestre duplo, duas cebolinhas, tubulação de freio, flexíveis, cilindro de rodas, lonas, pastilhas...

Enfim, tudo novo.

Alimentei todo o sistema com DOT 3 e fiz a sangria (bombeamento do sistema por umas 10 vezes, segura o pedal pressionado, solta o parafuso sangrador, o fluído/ar sai e repito a operação até certificar que o sistema está sem ar).

O problema é que continuo fazendo a sangria e o pedal não sobe....continua baixo.

Já observei que não sai mais ar em nenhuma das rodas.

Observei também que o freio traseiro quando faço a sangria, o pedal desce.
Já o freio dianteiro quando faço a sangria o pedal não desce.

Alguém poderia por gentileza me dar alguma dica?

Guilherme Amadeu Neto
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : Campinas - SP
Tipo de Buggy :
Pontos : 3905
Data de inscrição : 26/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Pietro Seg Ago 26, 2013 8:54 am

Se está usando o sistema com dupla cebolinha, tem que usar a dupla entrada.
Acredito que estajas.
O que pode estar acontecendo é que um dos cilindros do sistema dianteiro esteja danificado, e não retorna a possição inicial. Ou as pastilhas estão muito gastas.
Geralmente é mais fácil colocar frio na frente, por ser um tubo para cada roda, que colocar na traseira.
Os sistemas são independentes.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7660
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por zzefinho Seg Ago 26, 2013 9:49 am

Tem um metodo correto pra fazer a sangria, procura os videos do tonella no youtube, eu não sei te ajudar, mas com certeza se tu assistir os videos algo de util você aprende!!! 



zzefinho
zzefinho
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 207
Idade : 30
Localização : Bento Gonçalves / Capão da canoa RS
Tipo de Buggy : Buggy Emis! 91, com portas, vermelho, motor 1500 Meu primeiro buggy!
Pontos : 4358
Data de inscrição : 01/01/2013

https://www.facebook.com/SheikdasArabia

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Beco Seg Ago 26, 2013 11:45 am

Tem uma sequência correta para a sangria. Roda traseira do lado do passageiro em primeiro lugar, roda traseira do outro lado em segundo, roda dianteira do lado do passageiro e, por último, roda dianteira do lado do motorista.

E realimentar o sistema em cada sangrada para não entrar ar.

Sangrar freios de fusca é coisa que exige muita paciência. Até mecânicos experientes apanham!
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11916
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Bugólatra Seg Ago 26, 2013 4:36 pm

Guilherme Amadeu Neto escreveu:Olá pessoal, bom dia!

Pessoal, me aventurei a reconstruir o sistema de freios do meu Buggy e comprei tudo novo:

Cilindro mestre duplo, duas cebolinhas, tubulação de freio, flexíveis, cilindro de rodas, lonas, pastilhas...

Enfim, tudo novo.

Alimentei todo o sistema com DOT 3 e fiz a sangria (bombeamento do sistema por umas 10 vezes, segura o pedal pressionado, solta o parafuso sangrador, o fluído/ar sai e repito a operação até certificar que o sistema está sem ar).

O problema é que continuo fazendo a sangria e o pedal não sobe....continua baixo.

Já observei que não sai mais ar em nenhuma das rodas.

Observei também que o freio traseiro quando faço a sangria, o pedal desce.
Já o freio dianteiro quando faço a sangria o pedal não desce.

Alguém poderia por gentileza me dar alguma dica?
Isso esta me parecendo que as lonas estão muita afastadas dos tambores, regule todas elas que provavelmente resolva o seu problema.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11753
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Guilherme Amadeu Neto Ter Ago 27, 2013 6:46 am

Bom dia à todos!!!

Agradeço pelas respostas e idéias...
Só vou conseguir trabalhar no freio no próximo Sábado 31/08/2013 e contarei os resultados obtidos através das idéias apresentadas aqui.

Conforme apresentado pelo zzefinho, eu já conheço os vídeos do Marcelo Tonella. São muito ilustrativos e orientativos, porém para o meu caso, não consegui resolver me baseando nos vídeos.

Na tentativa de solucionar o problema, farei o seguinte procedimento:

1) Checarei os cilindros de roda dianteiros (porém não acredito que encontrarei problema neste ponto, pois os cilindros de roda são novos). (Conforme orientado pelo Pietro)

2) Regularei todas as lonas de forma que eu perceba que há um leve contato entre a lona e o tambor. (Conforme orientação do Bugólatra)

3) Sangrarei todo o sistema novamente por inúmeras vezes (com muita paciência, pois conforme informado, "até mecânicos experientes apanham") , até eu me certificar de que de fato não tenha mais ar no sistema. (Conforme orientação do Carlão -seguindo a seqüência 1 roda traseira direita passageiro / 2 roda traseira esquerda motorista / 3 roda dianteira direita passageiro / 4 roda dianteira esquerda motorista)

E enquanto não chega o Sábado, aguardarei mais idéias.
Assim que eu obtiver resultado positivo, postarei aqui no fórum.

Muito obrigado e abraço à todos!

Guilherme Amadeu Neto
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : Campinas - SP
Tipo de Buggy :
Pontos : 3905
Data de inscrição : 26/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Pietro Ter Ago 27, 2013 7:10 am

Acho que o ponto chave será a regulagem das lonas. Se tiver folga não pega freio nem por decreto.
E nas rodas dianteiras também é bom retornar os cilindro para posição "vazio", com auxílio de uma alavanca retornando as pastilhas.
Final de semana promete.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7660
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Terrorista Ter Ago 27, 2013 7:18 pm

O meu freio está uma bobagem também! Eu piso ele vira pro lado direito! Sangrei a frente e a traseira, mas ainda fica virando!

Tá na cara que o lado direito tá "pegando" bem .. A m**** é que a catraca do lado esquerdo traseiro está ruim de ajustar porque o espelho do tambor esgarçou no apoio da chave!

Vou ter de desmontar o cubo, tirar po tambor e regular a m****!!

Pior que semana passada coloquei termo-tape em todo o escape e "esqueci" de mexer na roda! Na verdade faltou tempo!
Terrorista
Terrorista
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 314
Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo

Vulgo SOLUÇO

Pontos : 5229
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Terra Qua Ago 28, 2013 5:03 am

Também fiz geral no  freio, troquei quase tudo, só não troquei o burrinho, lonas e tambor traseiros, pois estavam 100%,  mas o freio tá meio baixo, apesar de freiar bem, creio que deve ser a regulagem das lonas, pois não mexí alí, vou regular assim que puder, obrigado, essa dica foi boa.
Terra
Terra
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 463
Idade : 102
Localização : Maricá
Tipo de Buggy : EQUUS MAXIS
Pontos : 5245
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Daniel Sul Qua Ago 28, 2013 6:53 am

Eu tambem vou mexer em todo o sistema do freio do meu toy ,mas vou manter o burrinho que dirije !!!! Very Happy Very Happy
Daniel Sul
Daniel Sul
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 697
Idade : 48
Localização : rio de janeiro
Tipo de Buggy : TOY
Pontos : 6331
Data de inscrição : 21/09/2008

http://www.fcretifica.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por VIVINHOM Qua Ago 28, 2013 7:26 am

Refiz todo o sistema de freios de um GIANT'S que está aqui em casa em ficou nota 1000 !
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9362
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Terrorista Qui Ago 29, 2013 5:31 pm

Terra escreveu:Também fiz geral no  freio, troquei quase tudo, só não troquei o burrinho, lonas e tambor traseiros, pois estavam 100%,  mas o freio tá meio baixo, apesar de freiar bem, creio que deve ser a regulagem das lonas, pois não mexí alí, vou regular assim que puder, obrigado, essa dica foi boa.
CAra,

No seu caso pode ser aquele Pirulito que vai do pedal ao cilindro mestre! ele tem uma regulagem, que aproxima ou afunda o pedal do freio!

Se o carro está freiando bem, vale a pena dar uma olhada! Pq se fosse a lona somente, o carro ia estar pegando mais a frente, aí vc sente a traseira jogando e o carro ficando instável na frenagem!
Terrorista
Terrorista
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 314
Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo

Vulgo SOLUÇO

Pontos : 5229
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Terra Sex Ago 30, 2013 7:29 am

Terrorista escreveu:
Terra escreveu:Também fiz geral no  freio, troquei quase tudo, só não troquei o burrinho, lonas e tambor traseiros, pois estavam 100%,  mas o freio tá meio baixo, apesar de freiar bem, creio que deve ser a regulagem das lonas, pois não mexí alí, vou regular assim que puder, obrigado, essa dica foi boa.
CAra,

No seu caso pode ser aquele Pirulito que vai do pedal ao cilindro mestre! ele tem uma regulagem, que aproxima ou afunda o pedal do freio!

Se o carro está freiando bem, vale a pena dar uma olhada! Pq se fosse a lona somente, o carro ia estar pegando mais a frente, aí vc sente a traseira jogando e o carro ficando instável na frenagem!
A haste que vc cita tá certinha, com folga mínima, bem reguladinho, a única coisa que não fiz foi ajustar as lonas traseiras, quando eu estiver em casa vou fazer isso e postar se resolveu o problema, tudo indica que seja essa regulagem mesmo., mas valeu pela dica.
Terra
Terra
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 463
Idade : 102
Localização : Maricá
Tipo de Buggy : EQUUS MAXIS
Pontos : 5245
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Mad Well Sex Ago 30, 2013 8:53 am

gente, tem como fazer o freio do pedal freiar apenas a dianteira e deixa a traseira independente por conta do freio de mao? ou aumentar a capacidade de freiar a traseira?
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6861
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Terra Sex Ago 30, 2013 11:49 am

Mad Well escreveu:gente, tem como fazer o freio do pedal freiar apenas a dianteira e deixa a traseira independente por conta do freio de mao? ou aumentar a capacidade de freiar a traseira?
Bom, isolando no cilindro mestre onde vai o caninho pra roda traseira ele vai frear só na dianteira e o freio de mão vai funcionar normalmente na traseira.
Já aumentar a capacidade de frear na traseira, eu não vejo essa possibilidade.
Terra
Terra
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 463
Idade : 102
Localização : Maricá
Tipo de Buggy : EQUUS MAXIS
Pontos : 5245
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Mad Well Sex Ago 30, 2013 6:54 pm

Terra escreveu:
Mad Well escreveu:gente, tem como fazer o freio do pedal freiar apenas a dianteira e deixa a traseira independente por conta do freio de mao? ou aumentar a capacidade de freiar a traseira?
Bom, isolando no cilindro mestre onde vai o caninho pra roda traseira ele vai frear só na dianteira e o freio de mão vai funcionar normalmente na traseira.
Já aumentar a capacidade de frear na traseira, eu não vejo essa possibilidade.
vlw terra... o freio so na dianteira eh melhor para mim... o freio de mao nunca fica numa regulagem correta por ser seletivo
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6861
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Beco Sáb Ago 31, 2013 7:44 am

melhor não isolar nenhum eixo, pois o buggy não para só com freio dianteiro! O que pode ser feito é melhorar a distribuição da pressão do freio com uma válvula das utilizadas em algumas picapes pequenas, como a Pampa. Alguns carros também tem este tipo de válvula, se não me falha a memória, o Galaxie tinha.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11916
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Beco Sáb Ago 31, 2013 7:47 am

tive um problema no Velho, onde uma das rodas dianteiras freiava mais que a outra. Depois de trocar lonas, trocar tubulação e seilá mais o que, percebi que havia uma pequena alteração nos patins de freio, o que fazia com que a lona de um lado chegasse antes na panela, apesar das regulagens estarem certas. Estava empenada a porqueira e não dava para perceber...
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11916
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Guilherme Amadeu Neto Qui Set 05, 2013 7:42 am

Bom dia pessoal,

Apenas informando que tive excesso de trabalho, um problema no meu veículo/ferramenta de trabalho e infelizmente neste último final de semana não pude trabalhar na regulagem do freio.

A intenção é trabalhar neste próximo final de semana, dias 07 e 08/SET...feriado...

Assim que eu fizer a regulagem, posto o resultado para deixarmos registrado no histórico.

Vou aproveitar e incluir na minha seqüência a regulagem da haste de acionamento do pedal do freio conforme informado pelo Terrorista.

Agradeço a sugestões de todos.

Grande abraço

Guilherme Amadeu Neto
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : Campinas - SP
Tipo de Buggy :
Pontos : 3905
Data de inscrição : 26/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Pietro Seg Set 09, 2013 6:18 am

E ai?

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7660
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Guilherme Amadeu Neto Seg Set 16, 2013 6:59 am

Pessoal, tentei regular da forma que descrevi sem sucesso até o momento...
Conversei com um colega meu que me disse que eu deveria sangrar o freio diretamente no cilindro mestre...
Vou tentar novamente...

Peço por gentileza que não encerrem o tópico...
Vou descobrir o que está acontecendo em informo à todos...

Abraços

Guilherme Amadeu Neto
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : Campinas - SP
Tipo de Buggy :
Pontos : 3905
Data de inscrição : 26/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Guilherme Amadeu Neto Ter Out 15, 2013 10:57 am

Amigos,

Boa notícia...

Consegui finalizar...

O cilindro mestre novo que comprei está com defeito.
Peguei um cilindro mestre que estava em uso/pleno funcionamento no buggy de um amigo, montei e sangrei....

Nota 1000....
Agora vou devolver o cilindro mestre e, comprar um novo cilindro mestre e enviar o cilindro com defeito ao fabricante que me reembolsará o valor pago.

Amigos, obrigado pela atenção de todos e se eu puder ajudar de alguma forma estou à disposição

Abraços

Guilherme Amadeu Neto
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : Campinas - SP
Tipo de Buggy :
Pontos : 3905
Data de inscrição : 26/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Pietro Qua Out 16, 2013 11:43 am

Por isso que eu defendo:
Não é por que é novo que não dá defeito.
Confio mais no 69 que no 2011.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7660
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Guilherme Amadeu Neto Qua Out 16, 2013 9:05 pm

Prezado Pietro....

Partilho de sua opinião...
Um grande abraço

Guilherme Amadeu Neto
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : Campinas - SP
Tipo de Buggy :
Pontos : 3905
Data de inscrição : 26/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

freio - Freio Empty Re: Freio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos