Freio
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Guilherme Amadeu Neto
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Freio
Olá pessoal, bom dia!
Pessoal, me aventurei a reconstruir o sistema de freios do meu Buggy e comprei tudo novo:
Cilindro mestre duplo, duas cebolinhas, tubulação de freio, flexíveis, cilindro de rodas, lonas, pastilhas...
Enfim, tudo novo.
Alimentei todo o sistema com DOT 3 e fiz a sangria (bombeamento do sistema por umas 10 vezes, segura o pedal pressionado, solta o parafuso sangrador, o fluído/ar sai e repito a operação até certificar que o sistema está sem ar).
O problema é que continuo fazendo a sangria e o pedal não sobe....continua baixo.
Já observei que não sai mais ar em nenhuma das rodas.
Observei também que o freio traseiro quando faço a sangria, o pedal desce.
Já o freio dianteiro quando faço a sangria o pedal não desce.
Alguém poderia por gentileza me dar alguma dica?
Pessoal, me aventurei a reconstruir o sistema de freios do meu Buggy e comprei tudo novo:
Cilindro mestre duplo, duas cebolinhas, tubulação de freio, flexíveis, cilindro de rodas, lonas, pastilhas...
Enfim, tudo novo.
Alimentei todo o sistema com DOT 3 e fiz a sangria (bombeamento do sistema por umas 10 vezes, segura o pedal pressionado, solta o parafuso sangrador, o fluído/ar sai e repito a operação até certificar que o sistema está sem ar).
O problema é que continuo fazendo a sangria e o pedal não sobe....continua baixo.
Já observei que não sai mais ar em nenhuma das rodas.
Observei também que o freio traseiro quando faço a sangria, o pedal desce.
Já o freio dianteiro quando faço a sangria o pedal não desce.
Alguém poderia por gentileza me dar alguma dica?
Guilherme Amadeu Neto- Novato
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Pontos : 3905
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Re: Freio
Se está usando o sistema com dupla cebolinha, tem que usar a dupla entrada.
Acredito que estajas.
O que pode estar acontecendo é que um dos cilindros do sistema dianteiro esteja danificado, e não retorna a possição inicial. Ou as pastilhas estão muito gastas.
Geralmente é mais fácil colocar frio na frente, por ser um tubo para cada roda, que colocar na traseira.
Os sistemas são independentes.
Acredito que estajas.
O que pode estar acontecendo é que um dos cilindros do sistema dianteiro esteja danificado, e não retorna a possição inicial. Ou as pastilhas estão muito gastas.
Geralmente é mais fácil colocar frio na frente, por ser um tubo para cada roda, que colocar na traseira.
Os sistemas são independentes.
Pietro- Moderador
- Número de Mensagens : 1814
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Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
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Re: Freio
Tem um metodo correto pra fazer a sangria, procura os videos do tonella no youtube, eu não sei te ajudar, mas com certeza se tu assistir os videos algo de util você aprende!!!
Re: Freio
Tem uma sequência correta para a sangria. Roda traseira do lado do passageiro em primeiro lugar, roda traseira do outro lado em segundo, roda dianteira do lado do passageiro e, por último, roda dianteira do lado do motorista.
E realimentar o sistema em cada sangrada para não entrar ar.
Sangrar freios de fusca é coisa que exige muita paciência. Até mecânicos experientes apanham!
E realimentar o sistema em cada sangrada para não entrar ar.
Sangrar freios de fusca é coisa que exige muita paciência. Até mecânicos experientes apanham!
Re: Freio
Isso esta me parecendo que as lonas estão muita afastadas dos tambores, regule todas elas que provavelmente resolva o seu problema.Guilherme Amadeu Neto escreveu:Olá pessoal, bom dia!
Pessoal, me aventurei a reconstruir o sistema de freios do meu Buggy e comprei tudo novo:
Cilindro mestre duplo, duas cebolinhas, tubulação de freio, flexíveis, cilindro de rodas, lonas, pastilhas...
Enfim, tudo novo.
Alimentei todo o sistema com DOT 3 e fiz a sangria (bombeamento do sistema por umas 10 vezes, segura o pedal pressionado, solta o parafuso sangrador, o fluído/ar sai e repito a operação até certificar que o sistema está sem ar).
O problema é que continuo fazendo a sangria e o pedal não sobe....continua baixo.
Já observei que não sai mais ar em nenhuma das rodas.
Observei também que o freio traseiro quando faço a sangria, o pedal desce.
Já o freio dianteiro quando faço a sangria o pedal não desce.
Alguém poderia por gentileza me dar alguma dica?
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: Freio
Bom dia à todos!!!
Agradeço pelas respostas e idéias...
Só vou conseguir trabalhar no freio no próximo Sábado 31/08/2013 e contarei os resultados obtidos através das idéias apresentadas aqui.
Conforme apresentado pelo zzefinho, eu já conheço os vídeos do Marcelo Tonella. São muito ilustrativos e orientativos, porém para o meu caso, não consegui resolver me baseando nos vídeos.
Na tentativa de solucionar o problema, farei o seguinte procedimento:
1) Checarei os cilindros de roda dianteiros (porém não acredito que encontrarei problema neste ponto, pois os cilindros de roda são novos). (Conforme orientado pelo Pietro)
2) Regularei todas as lonas de forma que eu perceba que há um leve contato entre a lona e o tambor. (Conforme orientação do Bugólatra)
3) Sangrarei todo o sistema novamente por inúmeras vezes (com muita paciência, pois conforme informado, "até mecânicos experientes apanham") , até eu me certificar de que de fato não tenha mais ar no sistema. (Conforme orientação do Carlão -seguindo a seqüência 1 roda traseira direita passageiro / 2 roda traseira esquerda motorista / 3 roda dianteira direita passageiro / 4 roda dianteira esquerda motorista)
E enquanto não chega o Sábado, aguardarei mais idéias.
Assim que eu obtiver resultado positivo, postarei aqui no fórum.
Muito obrigado e abraço à todos!
Agradeço pelas respostas e idéias...
Só vou conseguir trabalhar no freio no próximo Sábado 31/08/2013 e contarei os resultados obtidos através das idéias apresentadas aqui.
Conforme apresentado pelo zzefinho, eu já conheço os vídeos do Marcelo Tonella. São muito ilustrativos e orientativos, porém para o meu caso, não consegui resolver me baseando nos vídeos.
Na tentativa de solucionar o problema, farei o seguinte procedimento:
1) Checarei os cilindros de roda dianteiros (porém não acredito que encontrarei problema neste ponto, pois os cilindros de roda são novos). (Conforme orientado pelo Pietro)
2) Regularei todas as lonas de forma que eu perceba que há um leve contato entre a lona e o tambor. (Conforme orientação do Bugólatra)
3) Sangrarei todo o sistema novamente por inúmeras vezes (com muita paciência, pois conforme informado, "até mecânicos experientes apanham") , até eu me certificar de que de fato não tenha mais ar no sistema. (Conforme orientação do Carlão -seguindo a seqüência 1 roda traseira direita passageiro / 2 roda traseira esquerda motorista / 3 roda dianteira direita passageiro / 4 roda dianteira esquerda motorista)
E enquanto não chega o Sábado, aguardarei mais idéias.
Assim que eu obtiver resultado positivo, postarei aqui no fórum.
Muito obrigado e abraço à todos!
Guilherme Amadeu Neto- Novato
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Data de inscrição : 26/08/2013
Re: Freio
Acho que o ponto chave será a regulagem das lonas. Se tiver folga não pega freio nem por decreto.
E nas rodas dianteiras também é bom retornar os cilindro para posição "vazio", com auxílio de uma alavanca retornando as pastilhas.
Final de semana promete.
E nas rodas dianteiras também é bom retornar os cilindro para posição "vazio", com auxílio de uma alavanca retornando as pastilhas.
Final de semana promete.
Pietro- Moderador
- Número de Mensagens : 1814
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Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
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Re: Freio
O meu freio está uma bobagem também! Eu piso ele vira pro lado direito! Sangrei a frente e a traseira, mas ainda fica virando!
Tá na cara que o lado direito tá "pegando" bem .. A m**** é que a catraca do lado esquerdo traseiro está ruim de ajustar porque o espelho do tambor esgarçou no apoio da chave!
Vou ter de desmontar o cubo, tirar po tambor e regular a m****!!
Pior que semana passada coloquei termo-tape em todo o escape e "esqueci" de mexer na roda! Na verdade faltou tempo!
Tá na cara que o lado direito tá "pegando" bem .. A m**** é que a catraca do lado esquerdo traseiro está ruim de ajustar porque o espelho do tambor esgarçou no apoio da chave!
Vou ter de desmontar o cubo, tirar po tambor e regular a m****!!
Pior que semana passada coloquei termo-tape em todo o escape e "esqueci" de mexer na roda! Na verdade faltou tempo!
Terrorista- Super Desbravador
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Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo
Vulgo SOLUÇO
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Re: Freio
Também fiz geral no freio, troquei quase tudo, só não troquei o burrinho, lonas e tambor traseiros, pois estavam 100%, mas o freio tá meio baixo, apesar de freiar bem, creio que deve ser a regulagem das lonas, pois não mexí alí, vou regular assim que puder, obrigado, essa dica foi boa.
Terra- Super Desbravador
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Re: Freio
Eu tambem vou mexer em todo o sistema do freio do meu toy ,mas vou manter o burrinho que dirije !!!!
Re: Freio
Refiz todo o sistema de freios de um GIANT'S que está aqui em casa em ficou nota 1000 !
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: Freio
CAra,Terra escreveu:Também fiz geral no freio, troquei quase tudo, só não troquei o burrinho, lonas e tambor traseiros, pois estavam 100%, mas o freio tá meio baixo, apesar de freiar bem, creio que deve ser a regulagem das lonas, pois não mexí alí, vou regular assim que puder, obrigado, essa dica foi boa.
No seu caso pode ser aquele Pirulito que vai do pedal ao cilindro mestre! ele tem uma regulagem, que aproxima ou afunda o pedal do freio!
Se o carro está freiando bem, vale a pena dar uma olhada! Pq se fosse a lona somente, o carro ia estar pegando mais a frente, aí vc sente a traseira jogando e o carro ficando instável na frenagem!
Terrorista- Super Desbravador
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Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo
Vulgo SOLUÇO
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Data de inscrição : 17/12/2010
Re: Freio
A haste que vc cita tá certinha, com folga mínima, bem reguladinho, a única coisa que não fiz foi ajustar as lonas traseiras, quando eu estiver em casa vou fazer isso e postar se resolveu o problema, tudo indica que seja essa regulagem mesmo., mas valeu pela dica.Terrorista escreveu:CAra,Terra escreveu:Também fiz geral no freio, troquei quase tudo, só não troquei o burrinho, lonas e tambor traseiros, pois estavam 100%, mas o freio tá meio baixo, apesar de freiar bem, creio que deve ser a regulagem das lonas, pois não mexí alí, vou regular assim que puder, obrigado, essa dica foi boa.
No seu caso pode ser aquele Pirulito que vai do pedal ao cilindro mestre! ele tem uma regulagem, que aproxima ou afunda o pedal do freio!
Se o carro está freiando bem, vale a pena dar uma olhada! Pq se fosse a lona somente, o carro ia estar pegando mais a frente, aí vc sente a traseira jogando e o carro ficando instável na frenagem!
Terra- Super Desbravador
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Re: Freio
gente, tem como fazer o freio do pedal freiar apenas a dianteira e deixa a traseira independente por conta do freio de mao? ou aumentar a capacidade de freiar a traseira?
Mad Well- Homem das Dunas
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Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
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Re: Freio
Bom, isolando no cilindro mestre onde vai o caninho pra roda traseira ele vai frear só na dianteira e o freio de mão vai funcionar normalmente na traseira.Mad Well escreveu:gente, tem como fazer o freio do pedal freiar apenas a dianteira e deixa a traseira independente por conta do freio de mao? ou aumentar a capacidade de freiar a traseira?
Já aumentar a capacidade de frear na traseira, eu não vejo essa possibilidade.
Terra- Super Desbravador
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Re: Freio
vlw terra... o freio so na dianteira eh melhor para mim... o freio de mao nunca fica numa regulagem correta por ser seletivoTerra escreveu:Bom, isolando no cilindro mestre onde vai o caninho pra roda traseira ele vai frear só na dianteira e o freio de mão vai funcionar normalmente na traseira.Mad Well escreveu:gente, tem como fazer o freio do pedal freiar apenas a dianteira e deixa a traseira independente por conta do freio de mao? ou aumentar a capacidade de freiar a traseira?
Já aumentar a capacidade de frear na traseira, eu não vejo essa possibilidade.
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: Freio
melhor não isolar nenhum eixo, pois o buggy não para só com freio dianteiro! O que pode ser feito é melhorar a distribuição da pressão do freio com uma válvula das utilizadas em algumas picapes pequenas, como a Pampa. Alguns carros também tem este tipo de válvula, se não me falha a memória, o Galaxie tinha.
Re: Freio
tive um problema no Velho, onde uma das rodas dianteiras freiava mais que a outra. Depois de trocar lonas, trocar tubulação e seilá mais o que, percebi que havia uma pequena alteração nos patins de freio, o que fazia com que a lona de um lado chegasse antes na panela, apesar das regulagens estarem certas. Estava empenada a porqueira e não dava para perceber...
Re: Freio
Bom dia pessoal,
Apenas informando que tive excesso de trabalho, um problema no meu veículo/ferramenta de trabalho e infelizmente neste último final de semana não pude trabalhar na regulagem do freio.
A intenção é trabalhar neste próximo final de semana, dias 07 e 08/SET...feriado...
Assim que eu fizer a regulagem, posto o resultado para deixarmos registrado no histórico.
Vou aproveitar e incluir na minha seqüência a regulagem da haste de acionamento do pedal do freio conforme informado pelo Terrorista.
Agradeço a sugestões de todos.
Grande abraço
Apenas informando que tive excesso de trabalho, um problema no meu veículo/ferramenta de trabalho e infelizmente neste último final de semana não pude trabalhar na regulagem do freio.
A intenção é trabalhar neste próximo final de semana, dias 07 e 08/SET...feriado...
Assim que eu fizer a regulagem, posto o resultado para deixarmos registrado no histórico.
Vou aproveitar e incluir na minha seqüência a regulagem da haste de acionamento do pedal do freio conforme informado pelo Terrorista.
Agradeço a sugestões de todos.
Grande abraço
Guilherme Amadeu Neto- Novato
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Re: Freio
E ai?
Pietro- Moderador
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Re: Freio
Pessoal, tentei regular da forma que descrevi sem sucesso até o momento...
Conversei com um colega meu que me disse que eu deveria sangrar o freio diretamente no cilindro mestre...
Vou tentar novamente...
Peço por gentileza que não encerrem o tópico...
Vou descobrir o que está acontecendo em informo à todos...
Abraços
Conversei com um colega meu que me disse que eu deveria sangrar o freio diretamente no cilindro mestre...
Vou tentar novamente...
Peço por gentileza que não encerrem o tópico...
Vou descobrir o que está acontecendo em informo à todos...
Abraços
Guilherme Amadeu Neto- Novato
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Re: Freio
Amigos,
Boa notícia...
Consegui finalizar...
O cilindro mestre novo que comprei está com defeito.
Peguei um cilindro mestre que estava em uso/pleno funcionamento no buggy de um amigo, montei e sangrei....
Nota 1000....
Agora vou devolver o cilindro mestre e, comprar um novo cilindro mestre e enviar o cilindro com defeito ao fabricante que me reembolsará o valor pago.
Amigos, obrigado pela atenção de todos e se eu puder ajudar de alguma forma estou à disposição
Abraços
Boa notícia...
Consegui finalizar...
O cilindro mestre novo que comprei está com defeito.
Peguei um cilindro mestre que estava em uso/pleno funcionamento no buggy de um amigo, montei e sangrei....
Nota 1000....
Agora vou devolver o cilindro mestre e, comprar um novo cilindro mestre e enviar o cilindro com defeito ao fabricante que me reembolsará o valor pago.
Amigos, obrigado pela atenção de todos e se eu puder ajudar de alguma forma estou à disposição
Abraços
Guilherme Amadeu Neto- Novato
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Re: Freio
Por isso que eu defendo:
Não é por que é novo que não dá defeito.
Confio mais no 69 que no 2011.
Não é por que é novo que não dá defeito.
Confio mais no 69 que no 2011.
Pietro- Moderador
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Re: Freio
Prezado Pietro....
Partilho de sua opinião...
Um grande abraço
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Um grande abraço
Guilherme Amadeu Neto- Novato
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