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desisto do cambão

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Mensagem por Sérgio Contente Sáb Jun 08, 2013 12:37 pm

Desisto do cambão.. esse negocio de cambão virou uma aventura, uma saga.

Meu problema: Poder levar o buggy guinchado quando toda vez que fosse para praia e trazer de volta..

Capitulo 1 - Levei o meu problema para o fabricante do Buggy (BRM), mas lá só instalaram o cambão, sendo q parte eletrica do buggy no cambao..bem como o engate no meu carro de passeio eu teria q ir em outro lugar..ok

Capitulo 2- Entao levei meu problema para o fabricante do meu carro de passeio (BMW) Lá eles informaram q não trabalham com esse acessorio (engate) mas se eu quisesse, por apenas R$ 16 mil, eles desenvolveriam uma bola de engate para a BMW.

Capitulo 3- Levei meu problema então para um fabricante homologado de engates, que fabrica carretas de motos, lanchas etc. Lá instalaram o engate na BMW, fizeram a parte eletrica tanto na BMW como no Buggy...até a corrente me arrumaram...O Cambão segundo eles, estava muito alto, então cortaram, soldaram e resolveram (lindo)..
aparentemente problema resolvido..

E lá vem eu, de volta para casa, todo feliz da vida..valeu a luta....trazendo u buggyinho guinchado..testando
Até q atravessei uma lombada..Crac...quebrou o cambão...soltou da bola a munheca..mesmo travada.. entortou o cambão..arranhou a fibra, quebrou a lanterna do buggy...amassou a chapa..só não aconteceu um acidente maior porque tinha a corrente de segurança..

Fim da Novela: DESISTO DE CAMBÃO..vou colocar o parachoque de volta..e esquecer essa historia de levar o buggy, pra lá e pra cá guinchado..

perdi dinheiro, tempo..mas o principal..perdi o sonho de levar o buggy junto comigo na viagens..
..




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Mensagem por jperson Sáb Jun 08, 2013 12:55 pm

Não desiste não.
Dá um tempo e começa tudo de novo, com cuidados especiais na fabricação e colocação do cambão(quem sabe outro modeloou levantar a frente do buggy, para não teres problemas.
Agora voce sabe como não deve ser o seu cambão.

Abraço.
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Mensagem por Sérgio Contente Sáb Jun 08, 2013 2:22 pm

agora é dar um tempo mesmo..esquecer um pouco isso de cambão..
tenho muita coisa q curtir do buggy e com o buggy ,q nem comecei
primeiro ser feliz com o buggy como está..
mais pra frente, depois..eu volto a pensar em cambão..
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Mensagem por jperson Sáb Jun 08, 2013 2:59 pm

É isso aí, voce vais ter muitas ideias ainda para colocar em pratica no buggy, com todo buggueiro é assim.
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Mensagem por Nil Sáb Jun 08, 2013 4:00 pm

Sérgio, todo buggy fabricado no Ceará ao logo dos anos(mais de 22 marcas) utiliizavam cambão como padrão, tanto que esse modelo de cambão basculante foi inventado aqui. Problemas só quando o cambão tá velho e enferrujado necessitando ser substituído ou quando é mal instalado, coisa que não acontece quando instalado no fábrica.

resumo: vivo criticando o modelo e a forma de instalar esses cambão no sudeste,
mas, a turma acha que é bairrismo!!!!! é não. o cambão fabricado aqui foi desenvolvido pra isso e não é apenas enfeite lhe?



outro detalhe: cambãpo e santo antonio com tubo de parede de 1,5 mm a 2 mm no máximo? absurdo!

utilizo parede de apartir de 2,65mm
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Mensagem por Beco Sáb Jun 08, 2013 4:24 pm

o meu é um BRM adaptado. Mas cortei um pedaço dele e soldei uma prancha bagual que foi aparafusada no quadro da suspensão. De quebra, coloquei um "peito de aço" para possibilitar a subida em dunas, sem enterrar a frente do buggy. Esta chapa reforçou toda a estrutura do cambão. A placa foi colocada sobre uma estrutura de ferro para não entortar nestas mesmas condições.

Antigamente, levava meu buggy em uma carretinha feita sob medida para ele. Foi durante a primeira reforma e tinha que viajar com ele aos pedaços, pois tinha mecânicos espalhados pelo estado (hehehe). Buggy era novidade no início dos anos 70! A carretinha ajudou muito, pois era muito bem feita e equilibrada. Depois que coloquei o cambão ficou muito melhor e nunca tive dificuldades com ele, mas, como disse, reforcei tudo muito bem!

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Mensagem por Sérgio Contente Sáb Jun 08, 2013 4:32 pm

amanhã vou conhecer a turma do sampa buggy, aceitei o convite de ir no encontro mensal q fazem...
ai vou mostrar pra turma o cambão danificado..

a munheca soltou da bola com trava e tudo, desencaixou do engate vamos dizer assim...
e não mais abre o encaixe da munheca pra encaixar na bola novamente.. e entortou um lado da armação do cambão..

Soltou da bola do engate, sem abrir a munheca..não sei se deu para entender..tem ate trava de segurança
mas agora, não consigo abrir, para novamente reencaixar..travou tudo.
..
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Mensagem por jperson Sáb Jun 08, 2013 4:55 pm

Vendo é mais facil ajudar.
Voce vai gostar do pessoal do Sampabuggy, eles vão te ajudar com o cambão.
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Mensagem por Nil Sáb Jun 08, 2013 5:50 pm

ESSA MUNHECA PARA 2000 KG É A MAIS INDICADA PRA BUGGY
desisto do cambão Munheca-engate-rapido-universal-ferro-fundido-acoplador-50mm_MLB-O-2951106436_072012


NAO RECOMENDO ESSA MUNHECA PRA BUGGY

desisto do cambão 107960

NEM ESSA:
desisto do cambão Engate%20tubolar%2040mm-500x500
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Mensagem por Beco Sáb Jun 08, 2013 6:13 pm

pode ser diferença entre o tamanho da bolota e da munheca. Atualmente, o diâmetro é de 50mm, mas tem umas mais antigas que são de 48mm. Mede a bolota da tua barra de tração, para ver se não colocaram uma pequena.
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Mensagem por Sérgio Contente Dom Jun 09, 2013 1:59 pm

Conheci o pessoal (alguns) do Sampa Bugggy, do Buggy e Bar..
...
o meu problema do cambao pode ter sido causado por 2 motivos.
1) a mexida que o cara do engate fez no cambão..ele esticou o tamanho do braço da munheca, pois alegou estar muito alta..
2-) mal fixação da BRM do cambao no buggy..ele gira, sobe e desce..está apenas preso no eixo por abraçadeira..ai com o peso, o cambão se mexe..para cima e baixo..
...
vou dar mais uma chance..antes de desisitir
voltar na BRM..instalar, de novo, um novo cambão..mas desta vez vou pedir q fixem no chassis, pra ficar firme, sem girar..alem das abraçadeiras no eixo..
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Mensagem por jperson Dom Jun 09, 2013 2:08 pm

Aqui tem bastante material sobre cambão.

https://planetabuggy.forumeiros.com/t1675-engate-de-reboque-cambao?highlight=camb%E3o

E aqui:

http://www.planetabuggy.com.br/carroceria/cambao.htm
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Mensagem por Elvis Dom Jun 09, 2013 3:06 pm

Sérgio coloca umas fotos.
Fica melhor
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Mensagem por Mad Well Dom Jun 09, 2013 4:47 pm

desista nao cara.... essa parada de cortar e alongar nao rola.. tem que ver direito o nil mandou um cambao dele para meu buggy de 93 de natal e foi plug and play e ja foi rebocado por uma dakar e uma amarack(que a altura do engate sao muito diferentes) e eh rebocado semre por uma triton
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Mensagem por Sérgio Contente Dom Jun 09, 2013 5:35 pm

amanhã vou na BRM ai vamos ver que eles me falam..
nao posso nem reclamar do cambão deles, porque o ¨engenheiro¨ do engate, especialista em carretas de reboque..mexeu no cambão..cortou, soldou, esticou..sei lá..mais o que..
..
Mas a BRM deixou o cambão preso apenas em duas abraçadeiras no eixo..ai o conjunto todo gira para cima e para baixo..
...
ganhei..um riscados na frente do buggy, lanterna quebrada..e até a buzina parou de funcionar..deve ter sido susto qdo soltou o cambão..ela fica na frente e perdeu a voz..só pode ser..buzina queimar !!!
..
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Mensagem por Beco Dom Jun 09, 2013 6:40 pm

é... este sistema de prender com duas braçadeiras não é dos melhores. Também risquei meu buggy no início. Depois, com os "ajustes" ficou 10!

Repare que cortei e soldei umas pranchetas com furos e prendi com braçadeiras no quadro da suspensão. Ficou muito bom! Mais uma chapa de aço para reforçar e servir de proteção ao quadro da suspensão, um suporte para a placa...

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Mensagem por Convidad Dom Jun 09, 2013 6:46 pm

Carlão,
Nessa posição realmente ficou muito bom!É praticamente a mesma posição que o Gurgel usa para prender a suspenção para diminuir o efeito das torções!Logo,melhora e muito o sistema de força ao ser rebocado pelo mesmo!
Abração

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Mensagem por Sérgio Contente Dom Jun 09, 2013 7:00 pm

No Sampa Buggy q fui hoje, o Guilherme (Gui) mostrou o cambão no buggy dele..e ele fez esse ajuste...de prender no outro eixo tbm.. pq tbm ja teve o a infelicidade de ter riscado ..
...
Ora..se isso parece ser a melhor solução, porque ja não fazem os cambao assim.
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Mensagem por Beco Dom Jun 09, 2013 7:34 pm

bueno, sem querer defender os fabricantes, a explicação é simples. Existem muitos tipos de carroceria de buggies e também tem dois tipos de quadro de suspensão com espaçamentos diferentes entre os dois tubos. Aí, fazendo um que passe por baixo e prenda em somente um dos tubos, fica meio universal... Mas não é difícil nem caro fazer a adaptação adequada para cada buggy.
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Mensagem por Nil Dom Jun 09, 2013 7:50 pm

essas coisas de ajustes adaptação não existem aqui pelo nordeste. é tudo plug and play, até porque o eixo é padrão, ou seja, moderno.
a fixação utilizada aqui é a mesma desde a invenção do cambão articulado pelo fabricante MERLIN que não exite mais. O que acontece é que os fabricantes de buggy do sudeste, por falta de experiencia em cambar buggy(e ate em buggy mesmo... não utilizam a mesma fixação utilizada aqui que nunca teve problemas, salvo desgaste natural da oxidação.

Esse local é o mais adequado porque divide bem o peso do buggy para a cambagem.

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a fixação do Carlão é muito segura, mas o esforço do cambão é maior porque os pontos de fixação ficam próximos, mas é uma boa opção.
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Mensagem por zzefinho Seg Jun 10, 2013 9:00 am

E a bmw!!!! estragou? bounce Com calma você vai encontrar uma altenativa legal pra reboca-lo, mas sempre que você fizer uma modificação, confira, se aparentemente ela aguentaria, eu não rebocaria meu buggy preso em um só tubo da suspensão, ainda mais com essa curva de 90 logo depois do encaixe!
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Mensagem por Sérgio Contente Seg Jun 10, 2013 5:47 pm

A BMW não estragou nada pois o parachoque de plastico volta e não arranha..
...
Fui na BRM pessoalmente (bonita as meninas né) e este foi o diagnostico..
Qdo o ¨engenheiro¨q fez o engate na BMW resolveu mexer no cambão da BRM..ele colocou um parafuso que interferiu no movimento da mola da munheca de modo q a bola não ficou travada...
..
Bom eles, vão arrumar tudo pra mim, fixar bem o cambao para não girar..e vão dar uma geral..arrumar arranhaozinhos, ai então ja pedi pra arrumar geral , todos arranhões antigos em outros lugares..enfim..
logico que fui minha culpa então eu q pago.. né, e acho justo.
..
No dia que for retirar levar meu BMW eles vão me ensinar a engatar, e vamos testar juntos, sair com o carro cambado (guinchado) para eu ter certeza que funciona..

Legal, gostei da atenção.. Elas vão aproveitar para dar uma geral no meu buggy se tem mais coisa a se fazer.. Por exemplo, meu cinto de segurança estava preso na fibra de faz de conta..sem segurança nenhuma..
o pneu Dune Bugue estava sem camera..alias ele muchou um dia destes..
melhorar minha trava do porta luvas q estava fraca..segurança zero..

enfim gostei do atendimento..assim sim...ai sim rsss

Vou postar as fotos do cambão quebrado, no proximo post..pode assim servir como referencia porque todo mundo ficou espantado quando disse que o cambão soltou da bola..ninguem queria acreditar..até que mostrei..
..
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Mensagem por Beco Seg Jun 10, 2013 6:31 pm

Só conheço as gurias por foto, mas são muito bonitas mesmo. Espero que fiques muito satisfeito com teu buggy depois destas coisinhas! Também acho que tem um outro ponto de apoio no BRM, bem atrás, que não foi colocado no teu cambão.
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Mensagem por Sérgio Contente Seg Jun 10, 2013 6:47 pm

Eles agora vão fixar em outro ponto alem do eixo....conversei sobre isso tbm..
a impressao q eu tive q por meu buggy ser de um modelo q não fabrica mais..
tentaram adaptar o cambão dos modelos atuais..mas ele não consegue fixar no outro ponto
ai deixaram assim, poderiam perguntar pra mim, se eu queria fazer uma adaptação..
..
é não fui eu q fui na primeira vez tratar disso..

...
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Mensagem por Sérgio Contente Seg Jun 10, 2013 6:59 pm

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