Comissão aprova proposta que regulamenta profissão de bugueiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Comissão aprova proposta que regulamenta profissão de bugueiro

Mensagem por Nil em Ter Out 23, 2012 8:52 pm

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/428071-COMISSAO-APROVA-PROPOSTA-QUE-REGULAMENTA-PROFISSAO-DE-BUGREIRO.html

7/10/2012 18:17
Comissão aprova proposta que regulamenta profissão de bugreiro

Irajá Abreu incluiu emenda que exige o uso de combustíveis menos poluentes pelos bugreiros.
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira (17) o Projeto de Lei 6314/09, do deputado Fábio Faria (PSD-RN), que regulamenta a profissão de bugreiro. Para exercer a profissão, o interessado deverá ter habilitação para conduzir veículo em uma das seguintes categorias: B, C, D ou E.

Além disso, o profissional deverá ter concluído cursos de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos, promovidos por entidade reconhecida pelo órgão permissionário. Já o veículo deverá ter as características exigidas pelo Detran.

Segundo o texto, o bugreiro empregado terá direito a remuneração mínima mensal não inferior a dois salários mínimos, a uma comissão ajustada e a repouso semanal remunerado, com duração mínima de 36 horas.

A proposta também prevê cadastro individual do bugreiro na Secretaria de Turismo da cidade em que exerce a profissão. Ainda de acordo com o projeto, o profissional bugreiro deverá trabalhar nos horários determinados pelas autoridades locais, trajar-se adequadamente, atender o cliente com educação e manter em boas condições de funcionamento e limpeza o veículo do qual se utiliza para trabalhar.

Preservação ambiental
O relator do projeto, deputado Irajá Abreu (PSD-TO), recomendou a aprovação da proposta, com três emendas. Uma delas adiciona o curso de educação ambiental aos cursos exigidos para o exercício da profissão. Outra emenda torna obrigatório o uso de combustíveis que emitam menos gases de efeito estufa pelos bugreiros. Já a última emenda estabelece a necessidade de licença ambiental para o exercício da atividade.

Segundo o deputado, as emendas são necessárias porque a maioria dos locais onde os bugreiros levam turistas é caracterizada por ecossistemas frágeis, geralmente em meio a dunas e lagoas, cuja visitação requer cuidados especiais.

Irajá Abreu ressaltou que a regulamentação vai beneficiar o setor de turismo no País, que é "carente de serviços padronizados de atendimento". "A regulamentação vem atender demandas por normas de segurança, de proteção ao meio ambiente e ao patrimônio turístico e paisagístico, e por medidas que evitem acidentes e desrespeito aos direitos do consumidor", disse.

Além das emendas, o projeto foi aprovado com complementação de voto que incorporou sugestão de obrigatoriedade de equipamento de segurança individual nos veículos.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será examinada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

PL-6314/2009(http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=457339)
Reportagem – Oscar Telles
Edição – Pierre Triboli

_________________
Salmo 91:7
NIL ARAUJO
nilaraujo@gmail.com
(85)3087.9012/9999.0006/8778.4828
www.bugway.com.br
http://www.facebook.com/profile.php?id=1655134468
twitter@nilaraujo
avatar
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3730
Idade : 43
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 7743
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comissão aprova proposta que regulamenta profissão de bugueiro

Mensagem por Beco em Qua Out 24, 2012 5:32 am

Caro Nil, pode ser que eu seja um descrente total em políticos, mas quando aparece uma proposta de legislação como esta, eu desconfio! Vi a lei, feita pelo deputado do Tocantins. Ela sequer sabe o nome pelo qual os profissionais são conhecidos no Brasil todo. Aceitou as alterações que manda o buggueiro ter licença ambiental (costumam custar caro e vão exigir outras coisas que não estão na lei, como vistorias de emissões e coisas do gênero), a história do combustível menos poluente (vão ter que usar álcool, o que exigirá alterações nos motores), em registros (já existem, claro, mas vão acrescentar coisas mais complicadas e caras, com certeza). Falam da maneira de vestir (não dizem como, mas daí para criar um vestiário padrão, é um passo!).

Ou seja, não se trata de uma regulamentação, mas de um conjunto de regras que irá complicar os que ganham a vida na labuta diária. Não cria nada, complica apenas. Faltou um lobby dos sindicatos e prefeituras interessadas no asssunto. O que se coloca ali não melhora em nada e pode complicar muito.
avatar
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4475
Idade : 68
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 9395
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comissão aprova proposta que regulamenta profissão de bugueiro

Mensagem por P Henrique CE em Qua Out 24, 2012 7:20 am

Mantenho contato periódico com os bugueiros de Aquiraz-CE, que tem praias como porto das dunas, prainha, iguape, barro preto, entre outras. A reclamação deles é geral em relação ao detran-ce, estão cada vez mais proibindo o transito deles pela as dunas e praias da região. E lá tem uma associação dos bugueiros e todos são credenciados. As vezes eu tenho pena deles que dependem dos buggys para viver, diferente de nós que temos o buggy como brinquedo. Tá faltando apoio a essa categoria que tanto faz a alegria de muitos turistas que visitam nossas praias.

P Henrique CE
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 45
Idade : 34
Localização : Eusébio-CE
Tipo de Buggy : Fyber Star 1194 Verde

Pontos : 2158
Data de inscrição : 12/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comissão aprova proposta que regulamenta profissão de bugueiro

Mensagem por Beco em Qua Out 24, 2012 8:32 am

e este projeto de lei não vai resolver esta questão. Aliás, o Detran não pode proibir nada em dunas ou beira de praias, pois é área federal. O Ibama, a Marinha ou a prefeitura por delegação podem fazer este tipo de patrulhamento. O Detran é responsável tão somente por vias públicas, o que não é o caso das praias e dunas.
avatar
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4475
Idade : 68
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 9395
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comissão aprova proposta que regulamenta profissão de bugueiro

Mensagem por GTMartini em Qua Out 24, 2012 10:37 am

Concordo com o Carlão, isso é só pra ganhar mais dinheiro com os impostos, Nào tem nada a ver em ajudar o povo. E o que eles fazem pra tentar proibir é só pras pessoas quererem pagar o imposto pra poder usufuir das coisas.

Outra coisa que vai acontecer é tentar proibir quem tem um buggy proprio pra se divertir, de entrar nos locais onde vai cominar a mafia buggeira no local. E ainda vão usar de desculpa que bugueiros por lazer causam acidentes e sao incossequentes, criando racismo e preconceito. 4.5 anos direto nas dunas e nunca o meu grupo sofreu um acidente.
avatar
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 37
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 3292
Data de inscrição : 10/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comissão aprova proposta que regulamenta profissão de bugueiro

Mensagem por Bugólatra em Qua Out 24, 2012 12:28 pm

Isso era uma reivindicação antiga da categoria e com certeza pra eles a coisa vai melhorar sim, agora pra nós buguistas anônimos é provável que sejamos proibidos por lei de andar nas dunas ou sermos punidos acusados de invadirmos o território destinado exclusivamente aos os bugueiros profissionais.

_________________
cheers Evilasio cheers
avatar
Bugólatra
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4987
Idade : 51
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 9396
Data de inscrição : 17/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comissão aprova proposta que regulamenta profissão de bugueiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum