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Motor econômico

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Mensagem por meujovem Sex Dez 19, 2008 7:17 am

Bom dia a todos...
Tenho um Buggy poney motor 1600, carro especialmente para rodar na cidade...
Fiz uma reforma recente e uma coisa que não gosto do carrinho é o consumo de combustível...
Gostaria de um motor com consumo de combustível o mais econômico possível...

Alguma sugestão de motor ou adaptação?
Fotos: http://picasaweb.google.com/meujovem/Buggy_Poney

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Mensagem por jalbas Sex Dez 19, 2008 9:47 am

Bom dia meujovem, seu cavalinho está muito bonito. Sonhava em comprar um desses mas aí apareceu o Cooper que também é bem pequenino e me fisgou. Logo alguém que entende de mecânica aparece para te ajudar, mas eu só sei um jeito de fazer um motor VW a ar ficar mais econômico, usar muita banguela e rodar pouco...rsrs Very Happy
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Mensagem por meujovem Sex Dez 19, 2008 8:03 pm

|Jarbas
Gostei dessa Praticar a Banguela e andar pouco... rs rs rs
Mas tenho certeza que alfuem ai me dar uma dica boa

Meujoem
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Mensagem por meujovem Sex Dez 19, 2008 8:06 pm

Ah jalbas
Esqueci de falar seu Buggy e LINDO, QUER TROCAR, Adorei.......
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Mensagem por Guga Pedrosa Sex Dez 19, 2008 10:31 pm

Quanto ele esta fazendo por litro?

Abraços,
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Mensagem por jalbas Sáb Dez 20, 2008 10:01 am

meujovem escreveu:Ah jalbas
Esqueci de falar seu Buggy e LINDO, QUER TROCAR, Adorei.......

Obrigado meujovem mas pretendo ficar com ele por muito tempo, aliás pra falar a verdade ele é mais que um buguinho ou um brinquedo de "minino véi", está sendo um excelente remédio para curar minha "motocicletite aguda" meu vício por motokas...rsrs
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Mensagem por Guga Pedrosa Sáb Dez 20, 2008 7:41 pm

jalbas escreveu:
Obrigado meujovem mas pretendo ficar com ele por muito tempo, aliás pra falar a verdade ele é mais que um buguinho ou um brinquedo de "minino véi", está sendo um excelente remédio para curar minha "motocicletite aguda" meu vício por motokas...rsrs

Buggy é muito bom mermo! Se você estiver em um carro fechado a 200km/h, você não sente nada...
Mas basta está a 100km/h em um buggy que você sente a emoção! O vento batendo, o barulho do motor, o buggy balançando... hehehe
é indescritível
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Motor econômico Empty Parabrisa rebatível

Mensagem por Beco Dom Dez 21, 2008 6:49 am

Tens que fazer as contas direitinho! Imagina gastar uns quatro mil para colocar outro motor. Quantos quilometros vais ter que rodar para empatar este valor? Um buggy, passeando (para que mais?) deve fazer uns 8km/litro. Se colocar um AP vai ser uns 10km/l talvez um pouco mais. Isso representa uma economia de uns 20%, o que é uma barbaridade. Mas quantos quilometros rodas por ano com ele? 3.000? (poucos fazem isto fora do nordeste). Nestas contas exageradas (8km vs 12km/l) terias uma economia anual - na gasolina - de uns 350 reais, não mais que isso. Sem considerar que um AP tem mais coisas para manutenção - bomba dágua, radiador... - talvez não seja compensador. Mas a escolha, como sempre, é do cliente! Very Happy

Uma coisa que muitos não se dão conta, é que um buggy gasta muito pela alta resistência que tem em seu desenho. O parabrisa é o maior responsável pelo freio aerodinâmico que nossos carrinhos sofrem. Se fizeres um sistema de baixar o parabrisa, vais ver uma grande diferença - e muito mais diversão. Claro que vais ter que ter um santoantonio ali na frente, para segurança e para prender espelho e quebrasol. E óculos de proteção, claro...

Olha só o que tem no Planeta:

Motor econômico Parabrisa


Motor econômico Frente2

E o fantástico BRM do Rômulo (falta o parasol...)

Só com isto, já vais ter uma economia de combustível significativa. Podes acreditar! Mas não precisa fazer tudo isso para comprovar. Tira o parabrisa em um final de semana e faz a medição.

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Mensagem por Convidad Dom Dez 21, 2008 3:26 pm

Muito bonito seu Poney, antes de mais nada parabéns!!
Acredito que a solução mais apropriada seria não mexer no motor a menos que realmente seja necessário ... aí a opção dada pelo amigo Nil seria bem interessante, do contrário o Carlão tem mesmo razão... não valerá a pena!!!
Grande abraço!! Basketball

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Mensagem por Guga Pedrosa Dom Dez 21, 2008 3:38 pm

Carlão, é proibido andar na cidade/estrada sem parabrisa?
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Mensagem por Beco Dom Dez 21, 2008 6:10 pm

Veículos produzidos a partir de 1989 são obrigados a ter o parabrisa laminado. Mas se o teu buggy é dos antigos e ainda tem o temperado, mesmo que não seja obrigado, TROQUE! Não vale a pena arriscar perder a visão ou ter ferimentos graves para economisar alguns trocados. Empresas que trabalhem com vidros laminados para carros podem fazer o parabrisa de um buggy normal (plano). Claro que a regra escrita obriga a que se tenha de forma indelével, gravado no parabrisa a transparência e o fabricante. Fique esperto!
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Mensagem por meujovem Seg Dez 22, 2008 7:03 am

Agradecendo ai as dicas e contribuições dos buggueiros desse forum...
Pedrosa, esse brinquedo está fazendo uns 6 ou 7 Km/L

Olá Jalbas, também considero o meu buguinho um Brinquedo pra mim....

Nil Araujo, grato pela dica estou a pensar em trocar por um motor 1300 sei que uma boa idéia, aqui o pessoal da oficina me recomendou...
Sem descartar tbem a preciosa contribuição de Carlão ( admin ), esse fez uma descrição de profundo conhecimento no assunto.

Brigadão Marcio, Voce tem razão...

Grato a todos...

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Mensagem por lubisomem01 Seg Dez 22, 2008 8:10 am

Qual a configuração da mecanica e pneus que o amigo esta usando ?
1- qual o carburador/s ( dupla ou 1 carburador ) pois se estiver usando carburador com configuração de 1300 no motor 1600 o bicho vai beber, a giglagem é a original do 1600 ?e o carburador é para motor motor 1600 mesmo ou colocaram o do 1300 ??

2- qual a caixa de marcha ( diferencial ) usada 1300 ou 1600 ?? pra rodar na cidade com pneus comuns o ideal seria a do 1600 mesmo, em bugre o pessoal tem mania de colocar a caixa ou o diferencial curto pois normalmente trabalha-se com pneus grande s e altos.

3- qual os pneus traseiros ?

4- Normalmente o que faz o carro beber muito é o pé e a forma de dirigir do motorista este detalhe tambem é muito importante.

Antes de tudo procura colocar o carburador dentro do padrão original do motor 1600 e faz uma regulagem geral nele e faz um teste rodando numa boa e evitando de reduzir muito.. depois comenta o resultado ..
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Mensagem por meujovem Seg Dez 22, 2008 8:26 am

Valeu Luby,
Vou checar todos esses itens que voce comentou e depois postarei aqui para apreciação de voces...
Realmente essas observação são extremamente importantes...
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Mensagem por lubisomem01 Seg Dez 22, 2008 11:11 am

Outra coisa tambem é a forma de dirigir ( esticar as marchas e reduzir ) e o transito que se pega tambem influencia muito no consumo ( o anda e para das grandes cidades manda o consumo pro espaço tambem.
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Mensagem por Guga Pedrosa Seg Dez 22, 2008 3:06 pm

NIL ARAUJO escreveu:SIM É PROIBIDO ANDAR EM VIAS PÚBLICAS SEM PARABRISAS. E O PARABRISA AINDA TEM QUE SER LAMINADO NECESSARIAMENTE.

Outra dúvida, o parabrisa tem que ser de vidro? Pode ser de alguma plástico, como em carros de corrida/arrancada?

Abraços,
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Mensagem por Beco Seg Dez 22, 2008 3:38 pm

Não sei se legalmente pode ser de plástico mas, mesmo que possa, não vale à pena. Plástico, mesmo os de engenharia, arranham facilmente, embaçam mais que o vidro e não tem uma boa transparência, além de dar mais distorção às imagens. Vai de vidro laminado que é mais seguro, mais barato e muito melhor.
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Mensagem por Clayton Seg Dez 22, 2008 7:18 pm

Quanto ao se utilizar o para brisa abaixado , acho que vai fazer diferença somente em velocidade acima dos 60Km/h , devido a somente ter influência na aerodinâmica , sem falar que é perigoso pois pode surgir algum objeto estranho na sua frente( pássaros , cascalhos, insetos, etc) que pode causar acidentes mesmo com óculos de sol ou segurança.Cansei de colidir com insetos quando tive moto. Laughing .
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Mensagem por ébano "cara-de-pau" Seg Dez 22, 2008 10:57 pm

O MEU EMIS TEM UM MOTOR 1300 E UM "GIGLE" ALTERADO,POIS MANDEI REDUZIR O "GIGLE" DELE E CONSUMO REDUZIU BEM.
EU TINHA ESTA MESMA IMPRESSAO EM RELAÇÃO AO CONSUMO,ACHAVA QUE ELE "BEBIA" DEMAIS OCORRE QUE DEPOIS EU REPAREI QUE COLOCO POUCA GASOLINA E ELE ANDA DEMAIS.
COMO FOI DITO NO ACIMA;NO ANDA E PARA DA CIDADE ELE BEBE BEM,MAIS DEPOIS QUE JOGA A 4°E VAI EMBORA ELE QUASE NAO BEBE NADA(O PEGUENO DETALHE E QUANDO VC CONSEGUE JOGAR A 4° E IR EMBORA,POIS QUANDO NAO E BURACO,E TRANSITO E ETC).
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Mensagem por meujovem Ter Dez 23, 2008 6:05 am

Olá ébano
Essa observação é muito importante tambémmm
Cada contribuição aqui no forum só me faz aprender mais sobre o Bugguinho...
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Mensagem por Rapho Qua Dez 24, 2008 9:39 am

Eu sou mais simplista...

Uma boa regulagem do carburador, regulagem de válvulas, ponto e velas novas ja ajudam em muito. Sem contar a pressão nos pneus.

O meu é 1600 com carburação simples e pneu de duna e faz entre 8 e 9 na cidade e entre 10 e 12 na estrada...

Quando tava com a carburação desregulada fazia 6 na cidade...

Recentemente (dia 19) rodei 800km com ele (Florianópolis-SC a Lajeado-RS) entre estradas de chão e asfalto incluindo subida e descida de serra em um unico dia, rodei o tempo todo com 10lbs atras e 15 na frente, a média de consumo foi 9,9 km/l e em pelo menos 200km não fiz 4ª marcha (entre Bom jardim da Serra-SC e Cambará do Sul-RS) pois a estrada não permitia...

Acredito que sem contar este trecho e rodando com 15lbs atras e 22 na frente, como é meu costume ele chegaria nos 12 km/l... pois do jeito como rodei o consumo foi alto...
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Mensagem por Guga Pedrosa Qua Dez 24, 2008 12:01 pm

Rapho escreveu:Eu sou mais simplista...

Uma boa regulagem do carburador, regulagem de válvulas, ponto e velas novas ja ajudam em muito. Sem contar a pressão nos pneus.

O meu é 1600 com carburação simples e pneu de duna e faz entre 8 e 9 na cidade e entre 10 e 12 na estrada...

Quando tava com a carburação desregulada fazia 6 na cidade...

Recentemente (dia 19) rodei 800km com ele (Florianópolis-SC a Lajeado-RS) entre estradas de chão e asfalto incluindo subida e descida de serra em um unico dia, rodei o tempo todo com 10lbs atras e 15 na frente, a média de consumo foi 9,9 km/l e em pelo menos 200km não fiz 4ª marcha (entre Bom jardim da Serra-SC e Cambará do Sul-RS) pois a estrada não permitia...

Acredito que sem contar este trecho e rodando com 15lbs atras e 22 na frente, como é meu costume ele chegaria nos 12 km/l... pois do jeito como rodei o consumo foi alto...

Eu também, acredito no potencial e simplicidade do velho boxer...
Esse fim de semana regulei o meu na garagem, e tá andando muuuuuiiito
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Mensagem por meujovem Qua Dez 24, 2008 2:38 pm

Ok, Rapho
Realmente a regulagem do carburador, regulagem de válvulas, ponto e velas novas sao muito importantes...
cada contribuicao dos buggueiros daqui dp forum, realmente ai me deixar muito satisfeitos com a solucao de meu desafio... ( Motor economico )
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Mensagem por Gladston Dom Dez 28, 2008 10:09 pm

Veja também as discussões no Tópico " CHT de novo"
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Mensagem por EDU Qui Jan 29, 2009 9:39 am

E ai meu jovem, vi as fotos da reforma que fez ficou muito bacana, sou de São Paulo e procuro um poney sabe se por ai acha um parado para reforma que eu possa trazer para cá?

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