Troca da Alavanca do Câmbio
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Fabrício®© escreveu:O meu padrasto tinha um fuca 1300L e o dele a alavanca tava doida, troquei o trambulador completo e a buxa do varão, estava sem este pininho ai tb, colocamos tudo novo e ficou filé.
O meu buggy tenho que por o trambulador completo novo, pq arranha na segunda querendo pegar a ré, ja regulei e nao tem jeito, quem não tem macete apanha...
O acoplador e buxa do varão eu coloquei novinho.
A MESMA COISA O MEU FABRICIO!!! VOU TROCAR TUDO!!!
Marcus Ribeiro- Super Desbravador
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Fabrício®© escreveu:O meu padrasto tinha um fuca 1300L e o dele a alavanca tava doida, troquei o trambulador completo e a buxa do varão, estava sem este pininho ai tb, colocamos tudo novo e ficou filé.
O meu buggy tenho que por o trambulador completo novo, pq arranha na segunda querendo pegar a ré, ja regulei e nao tem jeito, quem não tem macete apanha...
O acoplador e buxa do varão eu coloquei novinho.
Fabrício, vou dar uma geral no meu buggy, varias coisas já compradas... Lendo este tópico, resolvi fazer também na alavanca... Me diga de que é composto o trambulador completo novo ?
É só chegar na auto peças e pedir trambulador completo ?
Bucha do varão, sei que terá de ser retirado todo o varão para troca-la, e o acoplador? É aquela peça que tem 2 pafafusos no final da coluna ?
Tonka- Desbravador
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
tonka para trocar a bucha do varão é necessário tira-lo completamente mas será que no seu buggy você consegue ter acesso ao furo da base da bucha? pergunto isso pois a base onde fica a bucha as vezes encontra-se no meio do túnel a +- uns 20 cm atrás do furo da alavanca mas esse furo é muito pequeno e não passa uma mão ali não, o trambulador a alavanca de cambio e seus reparos são essas peças das fotos abaixo, repare que a bucha do varão é essa pecinha branca que acompanha o reparo da alavanca.
esse primeiro é o trambulador do fusca, verifique se o seu é igual a esse pois o da brasilia e da kombi os parafusos que prendem o varão são de lado.
esse abaixo é o trambulador da brasilia.
aqui é o reparo completo da alavanca.
aqui é a alavanca mas antes de comprar você deve medir a sua pois existem de 2 tamanhos diferentes, 28 cm e 31 cm e o acoplamento delas junto ao cachimbo são diferentes pois uma tem apenas 1 pino de encaixe e a outra 2.
veja ai o esquema de montagem da alavanca de cambio e dos reparos.
esse primeiro é o trambulador do fusca, verifique se o seu é igual a esse pois o da brasilia e da kombi os parafusos que prendem o varão são de lado.
esse abaixo é o trambulador da brasilia.
aqui é o reparo completo da alavanca.
aqui é a alavanca mas antes de comprar você deve medir a sua pois existem de 2 tamanhos diferentes, 28 cm e 31 cm e o acoplamento delas junto ao cachimbo são diferentes pois uma tem apenas 1 pino de encaixe e a outra 2.
veja ai o esquema de montagem da alavanca de cambio e dos reparos.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
A minha tá dura pra caramba, custa a engatar as marchas, as vezes a ré entra no lugar da 2ª, será q trocando essas peças todas resolve? É fa´cil eu mesmo fazer em casa?
Lembro q minha mãe tinha um fusca e a troca de marchas não era assim tão dificil.
Vlw!!
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Vlw!!
Viniciussr- Doido por areia!!!!
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
ah minhas marchas estao boas mais unico problema é engatar a 2° marcha para reduzir com velocidade pertos dos 30km dar uma aranhada
Bruno Carvalho- Super Desbravador
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Viniciussr escreveu:A minha tá dura pra caramba, custa a engatar as marchas, as vezes a ré entra no lugar da 2ª, será q trocando essas peças todas resolve? É fa´cil eu mesmo fazer em casa?
Lembro q minha mãe tinha um fusca e a troca de marchas não era assim tão dificil.
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sim Vinicius trocando os reparos os engates das marchas melhoram completamente e qualquer pessoa pode fazer esse serviço sem grandes dificuldades.Bruno Carvalho escreveu:ah minhas marchas estao boas mais unico problema é engatar a 2° marcha para reduzir com velocidade pertos dos 30km dar uma aranhada
Bruno esse seu problema ai esta parecendo ser os sincronizadores da segunda marcha com algum dente quebrado mas a troca dele tem que ser feita por um mecânico muito bem qualificado se não faz é a coisa piorar.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
É preciso trocar varão tb?
Quais peças devo comprar? A pç 6 eu já comprei.
Vlw!!
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Viniciussr- Doido por areia!!!!
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
não o varão não se troca não, trocando apenas os reparos completo da alavanca geralmente é o suficiente pra ficar tudo perfeito mas raramente a alavanca apresenta um certo desgaste em sua base e também deve ser trocada, a minha eu comprei por R$ 12,00 isso é bem mais barato que os reparos que custou R$ 18,00Viniciussr escreveu:É preciso trocar varão tb?
Quais peças devo comprar? A pç 6 eu já comprei.
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Vlw Bugólatra!
Agora, saindo do assunto, vi no seu avatar que tb tem um Emis e na descrição vc diz q tem a descarga do Puma.
Pergunta: Como vc fez pra instalar se o parachoque bate em cima?
Vlw!!
Agora, saindo do assunto, vi no seu avatar que tb tem um Emis e na descrição vc diz q tem a descarga do Puma.
Pergunta: Como vc fez pra instalar se o parachoque bate em cima?
Vlw!!
Viniciussr- Doido por areia!!!!
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Viniciussr escreveu:Vlw Bugólatra!
Agora, saindo do assunto, vi no seu avatar que tb tem um Emis e na descrição vc diz q tem a descarga do Puma.
Pergunta: Como vc fez pra instalar se o parachoque bate em cima?
Vlw!!
cara como o meu parachoque já estava um pouco enferrujado e com algumas amassaduras e ainda estava atrapalhando a colocação da descarga ai na hora eu nem exitei e mandei logo serrar ele e mandar fazer um novo, bem ao lado da oficina que eu troquei o escapamento tem uma metalúrgica e eu mandei fazer o parachoque e fiquei obeservando a execução do serviço pra ver se as medidas ficavam legais mas como a roldana da viradeira estava quebrada ai na primeira dobra eu percebi que ficava amassando um pouco o cano então eu mandei ele parar o serviço e assim que sobrar um tempinho eu vou mandar fazer noutro lugar.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
emis ai ta surradinho o motor mais depois da reforma geral deve ficar um brinco
Última edição por Bruno Carvalho em Seg Set 17, 2012 8:45 pm, editado 1 vez(es)
Bruno Carvalho- Super Desbravador
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
ta não Bruno é impressão sua, ele esta tinindo falta apenas uma pintura nas latas dele mas eu acho que não vou fazer isso tão cedo não.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
pela foto ai o suporte do alternador é diferente do meu acho que é so impressao, nem sabia que para colocar essa descarga aranha no emis era um problema
Bruno Carvalho- Super Desbravador
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
bugololatra me diz uma coisa para que ser esses ferrinhos que sai do cano do do carburador virado para o chao o meu quando fui fazer a ultima reforma foi cortado no tronco nao tem mais isso atrapalha em alguma coisa
Bruno Carvalho- Super Desbravador
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
cara se for os que eu estou pensando são os canos da admissão que são ligados ao escapamento pra aquecer um pouco o carburador ajudando na pulverização do combustível mas clique no link abaixo e conheça um motor boxer funcionando por dentro e tire mais alguma dúvida que você tiver.Bruno Carvalho escreveu:bugololatra me diz uma coisa para que ser esses ferrinhos que sai do cano do do carburador virado para o chao o meu quando fui fazer a ultima reforma foi cortado no tronco nao tem mais isso atrapalha em alguma coisa
https://planetabuggy.forumeiros.com/t2827-motor-boxer-por-dentro?highlight=conhe%E7a+o+motor+por+dentro
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
olhei a animaçao e pior kk que o cano do carburador da animaçao ta igual ao meu cortado ate o angulo de corte agora nao sei se ajuda ou atrapalha isso
Bruno Carvalho- Super Desbravador
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
fica tranquilo que isso é mais importante pra regiões frias o que não é o caso da nossa terra.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Bugólatra escreveu:tonka para trocar a bucha do varão é necessário tira-lo completamente mas será que no seu buggy você consegue ter acesso ao furo da base da bucha? pergunto isso pois a base onde fica a bucha as vezes encontra-se no meio do túnel a +- uns 20 cm atrás do furo da alavanca mas esse furo é muito pequeno e não passa uma mão ali não, o trambulador a alavanca de cambio e seus reparos são essas peças das fotos abaixo, repare que a bucha do varão é essa pecinha branca que acompanha o reparo da alavanca.
esse primeiro é o trambulador do fusca, verifique se o seu é igual a esse pois o da brasilia e da kombi os parafusos que prendem o varão são de lado.
esse abaixo é o trambulador da brasilia.
aqui é o reparo completo da alavanca.
aqui é a alavanca mas antes de comprar você deve medir a sua pois existem de 2 tamanhos diferentes, 28 cm e 31 cm e o acoplamento delas junto ao cachimbo são diferentes pois uma tem apenas 1 pino de encaixe e a outra 2.
veja ai o esquema de montagem da alavanca de cambio e dos reparos.
Valeu Evilásio,
Sei que para trocar a bucha do varão, é necessário retirar ele (varão) todo e pela frente do carro certo ? Só não me recordo ( o buggy está na casa de praia) se ele tem aqueles furos na dianteira da carroceria. Se não tiver ? Retirar a carroceria toda ?
Outra coisa, vc posta às fotos do trambulador, mas já ouvir chamarem esta peça de acoplador é a mesma coisa ? Quando fui tirar o decalque do chassi para o despachante, vi esta peça, a minha está com uma aparência muito ruim .. Tem reparo para esta peça ou o ídeal e colocar uma nova ?? No esquema acima não tem como identificar as seguintes peças:
13> acredito ser a bucha do varão 14> ??? 11A> ???? 10> ????? Tem como denomina-las ??
Desculpem, mas sou curioso e gosto de saber o nome das peças.. E ao mesmo tempo aprendo como funciona !!
Vou comprar a bucha do varão, todo o reparo da alavanca e dependendo do que que for comentado aqui, um trambulador/acoplador novo ou o reparo..Na oportunidade aproveito também para instalar o Cambio Jet , que comprei há alguns meses, só esperando esta ocasião para ser colocado.
Vou ver se tiro fotos de toda esta operação... Neste FDS a escala está melhor e acredito que possa trocar tudo que pretendo e já comprado pro Buggy.
Espero que corra tudo bem !!!!
Última edição por Tonka em Qua Set 19, 2012 8:40 am, editado 5 vez(es)
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
No meu buggy eu fiz um furo na carroceria, alinhado com a saida no chassi para o varão, cortei com serra copo no mesmo tamanho da tampa plastica original dos fusca, aí foi só encaixar a tampa a tava resolvido.
na manutenção é so tirar a tampa do chassi e da carroceria e pronto.
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
jperson escreveu:No meu buggy eu fiz um furo na carroceria, alinhado com a saida no chassi para o varão, cortei com serra copo no mesmo tamanho da tampa plastica original dos fusca, aí foi só encaixar a tampa a tava resolvido.
na manutenção é so tirar a tampa do chassi e da carroceria e pronto.
Bom dia Jperson,
Putzz. pois é... Não me recordo se o buggy tem estes furos...
Se não tiver, acho que vou optar por essa saída.. Mas aí cairá tudo por ralo ... Eu não me arrisco à cortar não... Vai que .... rsrsrs.
Tonka- Desbravador
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Tonka é simples, se não se encoraja a fazer peça para algum mecanico, o que vai fazer a troca das peças deve fazer.
O furo no chassi todos tem, sem for chassi de fusca ou derivado.
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jperson- Moderador
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Tonka o seu buggy tem chassi VW ou tubular? se o chassi for VW o furo por onde passa o varão fica localizado na frente do cabeçote bem no centro dele, o nome correto da peça 10 é trambulador mesmo, a peça 14 é um anel pra manter a bucha fechada depois de colocada em sua base pois ela é partida no meio pra poder encaixar no varão e ela ficando sem esse anel as vezes ela desencaixa da base mas atualmente não é todos os reparos que compramos que essa pecinha vem acompanhando não por isso as vezes ela sai da base com o movimento de passar as marchas, as peças 11 são os parafusos do trambulador e provavelmente você terá que usar os velhos pois essas pecinhas nunca acompanha o trambulador novo e é bem difícil de ser encontrada igual a venda.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
qual o lubrificante que a gente usa na montagem da alavanca??? Graxa de chassi mesmo???
antonio cotta- Interessado
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
isso mesmo.antonio cotta escreveu:qual o lubrificante que a gente usa na montagem da alavanca??? Graxa de chassi mesmo???
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
antonio cotta escreveu:qual o lubrificante que a gente usa na montagem da alavanca??? Graxa de chassi mesmo???
Cuidado com a raxa,se for a base de calcio pode dar problema(fica muito duro e com o tempo,tende a forçar o tranbulador e todo o sistema em si)graxa de chassi normalmente é de calcio(é aquela graxa preta e bem grudenta que é indicada para protejer da oxidação,difícil de sair,essa não é legal),já vi dar muito problema.O bom seria usar uma graxa indicada para movimento,como a indicada para rolamentos a base se lítio,e se for uma com adição de grafite,melhor ainda.
Abraço e espero que tenha ajudado
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