Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pneus maiores podem danificar o motor?

+4
Gustavo
GTMartini
Bugólatra
Veridiano
8 participantes

Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Veridiano Seg Jan 30, 2012 7:14 pm

Optei por usar pneus de caminhonete em meu Coyote, por duas razões: melhoria na estabilidade e por economia, mesmo (caminhonetes na família). Durante bastante tempo usei o 235 70 16 (s10-uso roda de ferro com este aro no buggy), entretanto, devido a oportunidade surgida, mandei colocar um par de 265 70 16.

Bem, como gosto de pneus grandes na traseira, achei que ficou bonito e o buggy ficou melhor para passeio em asfalto (onde uso).

Alterações observadas: andando em três adultos, o pneu pega na parte lateral interna da fibra (pensei em aumentar os batentes, se for o caso). Outro fato que notei é que a arrancada ficou mais pesada, embora não me importe muito (motor 1600 "novo"), o que está me preocupando é se não estou abreviando a vida do motor com essa "economia”. Att
Veridiano
Veridiano
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 55
Idade : 71
Localização : Colatina- ES
Tipo de Buggy : coyote
Pontos : 4979
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Bugólatra Seg Jan 30, 2012 7:23 pm

Veridiano escreveu:Optei por usar pneus de caminhonete em meu Coyote, por duas razões: melhoria na estabilidade e por economia, mesmo (caminhonetes na família). Durante bastante tempo usei o 235 70 16 (s10-uso roda de ferro com este aro no buggy), entretanto, devido a oportunidade surgida, mandei colocar um par de 265 70 16.

Bem, como gosto de pneus grandes na traseira, achei que ficou bonito e o buggy ficou melhor para passeio em asfalto (onde uso).

Alterações observadas: andando em três adultos, o pneu pega na parte lateral interna da fibra (pensei em aumentar os batentes, se for o caso). Outro fato que notei é que a arrancada ficou mais pesada, embora não me importe muito (motor 1600 "novo"), o que está me preocupando é se não estou abreviando a vida do motor com essa "economia”. Att
olha Veridiano realmente esses pneus são muito grandes e pesados para buggys, não que isso vá agredir o motor mas a caixa de marchas sem duvidas ela sentira o peso dessas rodas, se eu fosse você trocaria por rodas de 15 pol. até no máximo 265-70 R15. cheers
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11763
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Convidad Seg Jan 30, 2012 8:40 pm

No meu caso, tenho 3 jogos de pneus pra traseira. Um deles que uso com mais frequência (255/75/15), não sei se pelo tipo de armação do pneu, mas é o mais leve, e sinto que a cx. de marchas agradece. Os outros dois (31.10x50/15 da BF Goodrich e outro 235/15 recapeado para trilhas em lamaçal) sinto que se der o mesmo peso no acelerador que dou com o primeiro jogo que citei, a caixa de marchas as vezes ate da um roncado... acredito que seja pelo peso.



Assim, penso que para o motor não há muito problema, mas a cx. de marchas pode ter a vida encurtada.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por GTMartini Ter Jan 31, 2012 5:38 am

Se nao quebrar o cambio nao tem problema, uso o que o pessoal acioma comentou, 255/75 R15 faz uns 4 anos, até agora esta de boa sendo que um ano usei com motor 1800. E o pneu é remold (mais pesado que o original). O importante é nao dar tranco na saida com força que dura sim.
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 43
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5630
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Gustavo Ter Jan 31, 2012 7:09 am

Tenho essa dúvida tbm ...

Mas o pessoal ajudou a esclarecer , valeu !
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6311
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Convidad Ter Jan 31, 2012 7:22 am

Pneus maiores sacrificam mais a caixa de marchas, alongam a realação e pedem mais força do motor para fazer o mesmo trabalho (desempenho)... se os pneus forem pesados piora ainda mais a situação, por isso que a idéia inicial foi o uso dos Dunes, pneus diagonais extremamente leves que davam imponência aos buggys sem forçar a mecânica auxiliando seu uso em terrenos arenosos!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Veridiano Ter Jan 31, 2012 7:29 am

Não queria fazer, mas para desencargo de consciëncia e considerando que é um "brinquedo" cobiçado por amigos e parentes (aquela famosa voltinha) vou retornar com os 235 70. Agradeço a atenção de todos! Forte abraço!
Veridiano
Veridiano
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 55
Idade : 71
Localização : Colatina- ES
Tipo de Buggy : coyote
Pontos : 4979
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Convidad Ter Jan 31, 2012 7:32 am

Veridiano escreveu:Não queria fazer, mas para desencargo de consciëncia e considerando que é um "brinquedo" cobiçado por amigos e parentes (aquela famosa voltinha) vou retornar com os 235 70. Agradeço a atenção todos! Forte abraço!

Veridiano sem dúvida que os Pneus 235 75 não são os mais bonitos para se colocar na traseira de um Buggy, falo isso com tranquilidade pois tenho um par que está sendo usado no meu (acho que ficam "magrinhos"), mas é uma postura conservadora que ajuda bastante a longevidade do conjunto mecânico!!

Abração.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Luciano Bohn Ter Jan 31, 2012 8:04 am

Veridiano escreveu:Não queria fazer, mas para desencargo de consciëncia e considerando que é um "brinquedo" cobiçado por amigos e parentes (aquela famosa voltinha) vou retornar com os 235 70. Agradeço a atenção de todos! Forte abraço!

Eu saí de "míseros" 205/70 R-14 para 275/60 R-15 e resolví o problema da "turma da voltinha" simplesmente "calçando" o curso da suspensão com batentes de Kombi.............estou satisfeitíssimo com resultado, ando com 4 adultos e quase não arrasta..............veja o antes e depois:

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Scaled.php?server=833&filename=1202111200

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Scaled.php?server=690&filename=2611110659
Luciano Bohn
Luciano Bohn
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2187
Idade : 52
Localização : JOINVILLE/SC
Tipo de Buggy : SEM BUGGY NO MOMENTO.........
Pontos : 7077
Data de inscrição : 26/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Terra Ter Jan 31, 2012 8:29 am

Conseguiu deixar mais bonito, o que já era bonito.
mas será que os "homi" não implicam com os pneus pra fora do paralamas? Rolling Eyes
Terra
Terra
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 463
Idade : 102
Localização : Maricá
Tipo de Buggy : EQUUS MAXIS
Pontos : 5255
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Luciano Bohn Ter Jan 31, 2012 8:40 am

Terra escreveu:Conseguiu deixar mais bonito, o que já era bonito.
mas será que os "homi" não implicam com os pneus pra fora do paralamas? Rolling Eyes

Tranquilo Terra, aqui em "Joinville e região" pelo menos ninguém tem nos incomodado com relação a isso (falando em nome do buggyjoinville, onde temos vários casos semelhantes ao meu)................abçs e obrigado pelo elogio.

Até encontrei outro EMIS parecido com o meu (RODAS PRA FORA) lá pras bandas do tonto (Limão), segue o link:

http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-221462181-buggy-emis-1985-_JM
Luciano Bohn
Luciano Bohn
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2187
Idade : 52
Localização : JOINVILLE/SC
Tipo de Buggy : SEM BUGGY NO MOMENTO.........
Pontos : 7077
Data de inscrição : 26/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Bocca Ter Jan 31, 2012 12:23 pm

Que diferença, Luciano. O buggy ficou muito mais bonito. Fora que deve ter ficado mais estável. Abraço
Bocca
Bocca
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 783
Idade : 45
Localização : Tubarão SC
Tipo de Buggy : Greta - Gamo 89
Pontos : 5538
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Luciano Bohn Ter Jan 31, 2012 1:02 pm

Bocca escreveu:Que diferença, Luciano. O buggy ficou muito mais bonito. Fora que deve ter ficado mais estável. Abraço

Realmente Bocca, mudou da água pro vinho em termos de estabilidade e dirigibilidade..................hoje vou montar as 14' na frente, com Pneus Scorpion (175/70 - R-14) que vem originalmente no novo UNO WAY (o qual tbém sou um feliz proprietário, rsrsss), acredito que vai ficar um pouco mais alto que os atuais 13' e vai preencher mais o paralamas (espero que não pegue em nada)................seguem fotinhos:

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Scaled.php?server=29&filename=3101121323

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Scaled.php?server=208&filename=3101121324

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Scaled.php?server=69&filename=3101121322
Luciano Bohn
Luciano Bohn
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2187
Idade : 52
Localização : JOINVILLE/SC
Tipo de Buggy : SEM BUGGY NO MOMENTO.........
Pontos : 7077
Data de inscrição : 26/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Veridiano Ter Jan 31, 2012 3:43 pm

Luciano Bohn escreveu:
Veridiano escreveu:Não queria fazer, mas para desencargo de consciëncia e considerando que é um "brinquedo" cobiçado por amigos e parentes (aquela famosa voltinha) vou retornar com os 235 70. Agradeço a atenção de todos! Forte abraço!

Eu saí de "míseros" 205/70 R-14 para 275/60 R-15 e resolví o problema da "turma da voltinha" simplesmente "calçando" o curso da suspensão com batentes de Kombi.............estou satisfeitíssimo com resultado, ando com 4 adultos e quase não arrasta..............veja o antes e depois:

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Scaled.php?server=833&filename=1202111200

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Scaled.php?server=690&filename=2611110659



Realmente, ficou mais bonito o seu buggy. O que conta muito, no meu caso, é o tamanho da roda: aro 16. Para equilibrar um pouco, eu teria que substitui-la por aro 15 ou, pelo menos, baixar o perfil para 60, se achar. Att
Veridiano
Veridiano
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 55
Idade : 71
Localização : Colatina- ES
Tipo de Buggy : coyote
Pontos : 4979
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Bocca Ter Jan 31, 2012 7:52 pm

vai ficar um negócio... que legal esse pneu... tipo de uso misto... depois que instalar manda as fotos pra gente babar... sem instalar já babei na forma que ficou o pneu na roda... bem ao estilo roda esportiva... quero é ver ele ao vivo uma hora dessa isso sim... hehehehe
Bocca
Bocca
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 783
Idade : 45
Localização : Tubarão SC
Tipo de Buggy : Greta - Gamo 89
Pontos : 5538
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Convidad Ter Jan 31, 2012 8:01 pm

Luciano Bohn escreveu:
Até encontrei outro EMIS parecido com o meu (RODAS PRA FORA) lá pras bandas do tonto (Limão), segue o link:

http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-221462181-buggy-emis-1985-_JM



Oxi......esse Emis é de um vizinho meu....não sabia que ele queria vender não....logo ele vende.....o buggy ta show... cheers

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Fabiano Marques Ter Jan 31, 2012 8:16 pm

Alemão/Floripa escreveu:
Luciano Bohn escreveu:
Até encontrei outro EMIS parecido com o meu (RODAS PRA FORA) lá pras bandas do tonto (Limão), segue o link:

http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-221462181-buggy-emis-1985-_JM



Oxi......esse Emis é de um vizinho meu....não sabia que ele queria vender não....logo ele vende.....o buggy ta show... cheers
Muito show esse emis!
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7286
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Luciano Bohn Qua Fev 01, 2012 5:07 am

Bocca escreveu:vai ficar um negócio... que legal esse pneu... tipo de uso misto... depois que instalar manda as fotos pra gente babar... sem instalar já babei na forma que ficou o pneu na roda... bem ao estilo roda esportiva... quero é ver ele ao vivo uma hora dessa isso sim... hehehehe

Grande Bocca, não deu pra tirar umas "fotos bacanas" (outro dia tiro fotos de perfil), mas registrei a colocação ainda na Borracharia (não pegou em nada na fibra)............segue:

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Scaled.php?server=705&filename=3101121832

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Scaled.php?server=837&filename=3101121833

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Scaled.php?server=820&filename=3101121834


Última edição por Luciano Bohn em Qua Fev 01, 2012 5:11 am, editado 1 vez(es)
Luciano Bohn
Luciano Bohn
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2187
Idade : 52
Localização : JOINVILLE/SC
Tipo de Buggy : SEM BUGGY NO MOMENTO.........
Pontos : 7077
Data de inscrição : 26/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Luciano Bohn Qua Fev 01, 2012 5:09 am

Alemão/Floripa escreveu:
Luciano Bohn escreveu:
Até encontrei outro EMIS parecido com o meu (RODAS PRA FORA) lá pras bandas do tonto (Limão), segue o link:

http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-221462181-buggy-emis-1985-_JM



Oxi......esse Emis é de um vizinho meu....não sabia que ele queria vender não....logo ele vende.....o buggy ta show... cheers

Compra pra vc Limão, o Lico já aderiu a marca, Fabricio Marcon também está comprando um (com portas).................daquí a pouco dá pra montar um clube só de Emis, rsrssss................abs.
Luciano Bohn
Luciano Bohn
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2187
Idade : 52
Localização : JOINVILLE/SC
Tipo de Buggy : SEM BUGGY NO MOMENTO.........
Pontos : 7077
Data de inscrição : 26/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Convidad Qua Fev 01, 2012 5:19 am

Luciano esse jogo de rodas e pneus que colocou, deixou seu Emis muito, mas muito bonito mesmo! Imagino que também deva estar com uma dirigibilidade muito boa...

O Emis anunciado também está inteiro, só não gostei das partes do motor pintadas de amarelo, mas isso é fácil de consertar!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Luciano Bohn Qua Fev 01, 2012 5:26 am

[quote="Márcio ©"]Luciano esse jogo de rodas e pneus que colocou, deixou seu Emis muito, mas muito bonito mesmo! Imagino que também deva estar com uma dirigibilidade muito boa...



Realmente Marcio, a dirigibilidade dele está excelente, ontem a noite em nosso encontro semanal do Buggyjoinville (mercado publico), estávamos falando justamente sobre isso (dirigibilidade dos buggys)................aquí tá todo mundo fugindo dos Dunnes............a maioria tá migrando pelos modelos mais "esportivos" (estilo cooper cobra, outros) ou de caminhonete...................abs.
Luciano Bohn
Luciano Bohn
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2187
Idade : 52
Localização : JOINVILLE/SC
Tipo de Buggy : SEM BUGGY NO MOMENTO.........
Pontos : 7077
Data de inscrição : 26/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Convidad Qua Fev 01, 2012 5:33 am

Heheheh!

Os dunes também já foram abandonados por aqui, os que ainda usam é porque estão esperando acabar para trocar. A diferença é grande sim!! Parabéns pelo capricho com o seu brinquedo!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Bocca Qua Fev 01, 2012 11:17 am

Bem bom que você não precisou mexer na fibra, Luciano. Esses pneus deixaram o buggy ainda mais bonito mesmo. Sapato novo é outra coisa. Eu vou demorar um pouco pra mexer nos sapatos do meu. Parece que uma nuvem negra pousou sobre o meu buggy. A elétrica está dando problema direto e depois de sentir cheiro de queimado virou prioridade. Meu parabrisa levou uma pedrada e quebrou em zilhões de pedaços. Ele era de vidro temperado e vou fazer um laminado. Ou seja, outra prioridade. Mas, não da nada. Ele me trás um monte de alegrias e eu um monte de peças. hehehe... Um dia deixo ele tão bonito quanto o seu. hkkkkk.... Parabéns pelo belo emis, Luciano.
Bocca
Bocca
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 783
Idade : 45
Localização : Tubarão SC
Tipo de Buggy : Greta - Gamo 89
Pontos : 5538
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Luciano Bohn Qua Fev 01, 2012 11:40 am

Bocca escreveu:Bem bom que você não precisou mexer na fibra, Luciano. Esses pneus deixaram o buggy ainda mais bonito mesmo. Sapato novo é outra coisa. Eu vou demorar um pouco pra mexer nos sapatos do meu. Parece que uma nuvem negra pousou sobre o meu buggy. A elétrica está dando problema direto e depois de sentir cheiro de queimado virou prioridade. Meu parabrisa levou uma pedrada e quebrou em zilhões de pedaços. Ele era de vidro temperado e vou fazer um laminado. Ou seja, outra prioridade. Mas, não da nada. Ele me trás um monte de alegrias e eu um monte de peças. hehehe... Um dia deixo ele tão bonito quanto o seu. hkkkkk.... Parabéns pelo belo emis, Luciano.

É isso aí Bocca, obrigado pelo elogio, aos poucos a gente vai deixando do jeito que a gente gosta................as alegrias que estes brinquedos nos trazem se sobrepõem as tristezas, o seu buggy conhecí pessoalmente (c/Rubão) e sei que tens um excelente buggy em mãos.

Falando em Rubão, ele está com um Kadron pra vender, segue o link:

http://www.jornalclassea.com.br/automoveis/carro/buggy-1972-1972-cor-azul-rs-1700000-1

Logo eu vou abrir um tópico para ele com este assunto, abs.
Luciano Bohn
Luciano Bohn
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2187
Idade : 52
Localização : JOINVILLE/SC
Tipo de Buggy : SEM BUGGY NO MOMENTO.........
Pontos : 7077
Data de inscrição : 26/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Pneus maiores podem danificar o motor? Empty Re: Pneus maiores podem danificar o motor?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos