Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enciclopédia Buggy

+4
Sergio Augusto
Fabiano Marques
Mario - Canavieiras-BA
Josias Tito Gomes
8 participantes

Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Enciclopédia Buggy

Mensagem por Convidad Sex Nov 25, 2011 12:36 pm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Enciclopédia Buggy 250px-Kadron1Enciclopédia Buggy Magnify-clip
Kadron: Genuinamente Brasileiro



Um buggy (também chamado, erroneamente, de bugre) é um automóvel recreacional, de rodas e pneus largos, leve e aberto (geralmente de fibra), geralmente adaptado para terrenos arenosos.

Trata-se de um veículo de entretenimento, cujos fabricantes, no Brasil, atingiram mais de uma centena. Ainda hoje, o Brasil tem fabricantes de buggies, com boas condições de segurança veicular. A mecânica normalmente utilizada, é composta do motor VW boxer, caixa e suspensões do Fusca (ou Brasília, Variant, TL...). Os primeiros buggies datados das décadas de 70 e 80, utilizavam a plataforma do fusca encurtada. Atualmente, somente é legal o uso de chassis homologados, sendo que a mecânica pode ser também VW AP, em função do desaparecimento do motor boxer do mercado de carros novos. Um buggy tem reações bem diversas de um automóvel normal, devido ao baixo peso e pequena distância entre-eixos, por isso, é importante que o motorista tenha um período de adaptação às reações rápidas do veículo. Freios, normalmente, são problema sério em um buggy, pois o baixo peso dianteiro pode fazer com que haja um travamento destas rodas. Os grandes pneus traseiros, quando do automóvel descarregado, fazem com que o carro saia de lado muito facilmente em terrenos fora-de-estrada.





História

Enciclopédia Buggy Buggy_RenoEnciclopédia Buggy Magnify-clip
Reno – um projeto nacional



No Brasil, os primeiros buggys chegaram na bagagem de brasileiros residentes nos EUA, que traziam a carroceria dos modelos de Bruce Meyers e montavam na mecânica do fusca. O primeiro modelo a ser fabricado no Brasil foi o Glaspac, que era uma cópia do Meyers Manx II. A Glaspac foi criada por Donald Pacey, em 1962, e produzia peças e fibra de vidros para caminhões. A idéia de produzir buggys veio de seu amigo Gerry Cunningham. Logo após o surgimento do Glaspac, foi a vez do Kadron, buggy com design genuinamente brasileiro, criado pelo designer Anísio Campos, o mesmo que criou o Puma. O Kadron foi produzido na fábrica da Puma Veículos, em São Paulo, e assim como Meyers, sofreu muito com a cópia não autorizada. A partir destes, centenas de fabricantes surgiram, grande parte fechou, mas algumas persistem até hoje, fabricando carros que atendem às exigências legais de emissões e segurança, com a BRM de SP, a Selvagem do RN e o Cauype do CE. Outra fábrica que mereçe destaque é a cearense Fyber, que revolucionou o mercado na década de 80 com um visual de linha quadradas tendência da época e serviu de "inspiração" para várias outras marcas cearenses e nacionais com o BRM por exemplo. Hoje a fábrica não existe mais, entretanto um antigo revendedor da marca lançou uma réplica com motor VW AP refrigerado a água, já que o boxer não é mais fabricado e colocou um nome alusivo: Fyber Water.

Outros fabricantes que fizeram história no Brasil são: Bugre, Emis, Baby, e Selvagem.

Também em 1969 foi lançado o Reno, projetado e produzido por Nils Armin Halboth em sua fábrica em Petrópolis/RJ, portanto igualmente um design genuinamente nacional. Caracterizava-se pelas linhas arredondadas, traseira em forma de hexágono alongado (anel do benzeno), enorme resistência, e por incorporar desde o início recursos que nenhum outro possuia. Em 1981 o Nils reformulou todo o projeto, mantendo seu desenho básico, mas introduzindo tantas inovações que jamais foi igualado, inclusive uma capota conversível pantográfica forrada por dentro. Os últimos Reno foram feitos em 1993. Esses 3 primeiros buggies fabricados em série estão reunidos numa foto do “Correio da Manhã” de 6 de abril de 1970, (a foto teve o negativo invertido, os volantes ficaram à direita), mostrando o Kadron (que na época se chamava Tropi AC), o Reno e o Glaspac na praia da Barra da Tijuca.

É muito usado nas dunas do Nordeste do Brasil, principalmente no Rio Grande do Norte e no Ceará, onde os chamados bugueiros ganham a vida dirigindo ou alugando esse tipo de veículo para turistas ou participando de clubes organizados, como o Clube do Buggy Ceará, por exemplo.

Classificação


Os buggies podem ser de passeio, competição, areia ou trilha. Os buggies de passeio geralmente dão mais valor à beleza e não ao desempenho. É confortavel, bonito, sem preparação alguma para enfrentar dunas ou trilhas. Os buggyes de competição são chamados de gaiolas e tem motor e suspensão preparados, muito bem fixos e não rodam na cidade, dispensando o uso dos itens obrigatórios. Os de areia tem pneus adequados, filtro de ar protegido, santo-antônio reforçado para andar em dunas. Os buggyes de trilha tem pneus lameiros e proteção contra galhos e mata.

Golf Buggy



Carrinho de golfe

Um carrinho de golfe é uma espécie de buggy muito usado em campos de golfe, numa outra versão, para que os jogadores se façam transportar. Estes tornam o desafio muito mais cómodo e evitam as longas caminhadas que caracterizam este desporto. Trata-se de um veículo compacto e também com pneus largos que oferece uma muito grande estabilidade. Recentemente, os buggies, foram adapatados a soluções de transporte de passageiros (4 a 6 pessoas), cargas várias e serviço móvel de Bar. Ainda que inicialmenete tenham sido pensados para propriedades privadas, hoje são perfeitamente homologáveis. Trata-se de um veículo viável, duradouro e com inúmeras aplicações. Assim, estas caracteristicas tornam-nos numa muito boa e ecológica solução para campos de golfe ou eventos. Existem várias marcas de produtores e certas empresas propõem inclusive o aluguer destes equipamentos.

Mini-Buggy

Swell Júnior: Primeiros Mini-Buggy



Mini-Buggy (também chamado de Mini-Veículo, Buguinho, Mini-Carro) é um veículo para crianças, utilizado para diversão e aprendizado. Utilizam rodas e pneus aro 8 e podem andar em terrenos acidentados (off Road) ou em asfalto, dependendo do tipo de pneu escolhido. Normalmente não são muito grandes (até no máximo 2,35m de comprimento) e podem ser carregados em pickups e carretas convencionais. Em sua maioria utilizam motores estacionários, sendo da Honda, Branco, etc.. Alguns modelos como os da Swell contam com tecnologia de ponta, dotados de suspensão independente nas quatro rodas, caixa de direção tipo Morse, rodas e peças fundidas em alumínio. Segundo a legislação são considerados brinquedos e não podem ser licenciados junto ao DETRAN e nem circular em vias públicas, sendo assim destinados para o uso fora de estrada, em propriedades particulares. De acordo com a Lei 9.503 de Set 2007 que institue o Código Nacional de Transito, no seu Artº2 Parágrafo Único, são consideradas vias terrestres, as praias abertas à circulação pública, e as vias internas pertencentes aos Condomínios constituídos por unidades autônomas. Portanto não é permitida a circulação desse tipo de veículo por pessoa que não seja devidamente habilitada



História do Mini-Buggy

Na Inglaterra dos anos 1950, a indústria de fibra-de-vidro encontrava-se em franca expansão. Colin Chapman lançara em 1957 o Lotus Elite, com chassi e carroceria inteiramente construídos no material. Era montado como um carrinho de brinquedo, com basicamente três peças grandes coladas. Nos Estados Unidos o desenvolvimento era ainda maior, com a GM já vendendo o Corvette com carroceria de fibra desde 1953, apesar desse carro contar com um chassi tradicional tipo escada em aço. Neste período os primeiros buggys chegaram ao Brasil importados por brasileiros residentes nos EUA. Eles traziam a carroceria e montavam na mecânica do fusca. Em 1962, o primeiro modelo a ser fabricado no Brasil foi o Glaspac, era simplesmente uma cópia do Meyers Manx II. Logo após isto foi desenvolvido o famoso Kadron, criado pelo designer brasileiro Anísio Campos, o mesmo que criou o Puma. A partir disto a indústria de Buggys cresceu e nasceram muitos fabricantes nacionais. Ao mesmo tempo que os Buggys se popularizavam no Brasil na década de 60, nasceram os Mini-Buggys, como réplicas dos buggys grandes, mas para divertir crianças e adolescentes que ainda não podiam “brincar” com os buggy] maiores. Durante a década de 1960 algumas indústrias nacionais se destacaram na fabricação e desenvolvimento de novos produtos, entre elas a Gurgel, AVL e a Fapinha. Curiosamente os mini veículos da época, mesmo importados, não possuíam marcha-ré. Na década de 60 um dos fundadores da Fapinha, Sirio Tognocchi , Italiano radicado no Brasil desenvolveu um sistema de tração mista por correias, corrente, polias e pinhão que proporcionou a incorporação da marcha-ré aos mini veículos.Este sistema permanece o mesmo até hoje, sendo copiado por todos os demais fabricantes desde então. Fabricados artesanalmente, poucas marcas resistiram, sendo que em sua maioria eram fabricados em garagens ou oficinas. No início da década de 1970 empresas como Sideral, AVL e Fapinha desenvolveram as primeiras réplicas de mini-formulas 1, aproveitando a conquista do primeiro Titulo Mundial de Fórmula 1 de Emerson Fittipaldi (1.972). Nesta época as corridas realizadas no Kartódromo de Interlagos tinham transmissão pela Rede Globo aos domingos, vários pilotos foram revelados para as demais categorias. Na década de 80 surgiram algumas marcas como Joni,Emis,Winner,Magicar,Safari,Phoenix,Cronos,Panda etc. Em 1990 a Swell, até então fabricante de Buggys, entrou no ramo de mini-veículos, produzindo o modelo Júnior. Conhecido como bugrinho ou banheirinha é um modelo que lembra bastante os buggys tradicionalmente fabricados pela Fapinha desde 1.971. Hoje existem algumas marcas no mercado, porém a única que resistiu ao longo dos anos desde o início dos mini veículos brasileiros até a presente data é a Fapinha. Inclusive é comum a confusão da "marca" Fapinha com o nome "genérico" do mini veículo ou mini buggy. Atualmente os mini veículos estão cada vez mais perto dos automóveis, mas sem deixar a essência da diversão e aprendizado para as crianças

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Enciclopédia Buggy

Mensagem por Josias Tito Gomes Sex Nov 25, 2011 3:58 pm

É isso aí Marcelo

O buggy tem uma bela historia,
Josias Tito Gomes
Josias Tito Gomes
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 477
Idade : 73
Localização : São Pauilo - Capital
Tipo de Buggy : kadron 68
Pontos : 5487
Data de inscrição : 07/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por Mario - Canavieiras-BA Sex Nov 25, 2011 5:13 pm

Valeu Marcelo,

Buggy com nome e sobre nome.

Mario - Canavieiras-BA
Mario - Canavieiras-BA
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 641
Idade : 49
Localização : Canavieiras-BA
Tipo de Buggy : Ú N I C O
Pontos : 5587
Data de inscrição : 06/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por Fabiano Marques Sex Nov 25, 2011 6:34 pm

Legal a história do buggy no brasil.
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7286
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por Sergio Augusto Sex Nov 25, 2011 7:18 pm

Muito bom!
Sergio Augusto
Sergio Augusto
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 563
Idade : 74
Localização : Maricá Rj
Tipo de Buggy : Kadron 1971, Taiba 1993
Pontos : 6133
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por Elvis Sex Nov 25, 2011 7:39 pm

Sergio Marvirado escreveu:Muito bom!
2
Elvis
Elvis
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 391
Idade : 36
Localização : Teresina - PI
Tipo de Buggy : Buggy Fyber 2000W 1.8 AP
Pontos : 5181
Data de inscrição : 19/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por Beco Sáb Nov 26, 2011 4:37 am

Este verbete na Wikipedia foi iniciado por mim. Depois apareceram outras contribuições e está ficando bem interessante.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por VIVINHOM Sáb Nov 26, 2011 4:42 am

Apagaram meu post, e ñ foi vc ñ Carlão! mas vamos lá, ficaria mais completo se tivesse os BUGYVALETE, aí sim as informações ficariam completas Exclamation Razz Razz Razz Razz Razz Razz
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9372
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por Beco Sáb Nov 26, 2011 4:45 am

Apagaram? e o que seriam os Bugyvaletes?

Estive olhando o histórico. Lembrei que o primeiro foi apagado por alguém e neste eu fiz alterações em 2007. Mais recentemente, retiraram o link para o Planeta, alegando que era um link comercial...
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por VIVINHOM Sáb Nov 26, 2011 4:56 am

Não esquenta ñ.

BUGYVALETE-definição: São aqueles buggys cujo os donos levam uma eternidade e meia para finalizar sua reforma, deixando-o nesse período acomodados em cima de cavaletes.
Que besteira Exclamation Razz Razz Razz Razz
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9372
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por Beco Sáb Nov 26, 2011 5:08 am

Eu não gosto muito do formato da Wikipedia. Há uma grande interferência externa na elaboração dos verbetes, e nem sempre isso é bom para o conhecimento como um todo. Sem uma crítica profissional, alguns verbetes acabam deixando impressões pessoais ou de grupos, sem que a verdade seja uma finalidade em si.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por Beco Sáb Nov 26, 2011 5:09 am

hehe, nova categoria no Planeta Buggy: buggyvaletes! Por enquanto, é um só, mas tem alguns que estão escondidos por aí... hehe
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por VIVINHOM Sáb Nov 26, 2011 5:19 am

Pro meu sair do cavalete, tenho que terminar o fundo do túnel, estou praticamente refazendo ele todo e na solda elétrica as vezes pego um ponto tão fino que é preciso do oxi-acetileno, aí vai demorando mais.
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9372
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por DIRCEU BORBOLETA Sáb Nov 26, 2011 5:55 am

VIVINHOM escreveu:Pro meu sair do cavalete, tenho que terminar o fundo do túnel, estou praticamente refazendo ele todo e na solda elétrica as vezes pego um ponto tão fino que é preciso do oxi-acetileno, aí vai demorando mais.



força amigo...estou torcendo por vc....e torcendo o pescoço do aldo aqui na oficina afff....que estresse da zorra
DIRCEU BORBOLETA
DIRCEU BORBOLETA
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 258
Idade : 58
Localização : lauro de freitas
Tipo de Buggy : buggy valente ano 1996
Pontos : 5058
Data de inscrição : 24/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Enciclopédia Buggy Empty Re: Enciclopédia Buggy

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos