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Entenda sobre o óleo do seu carro!!!

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Entenda sobre o óleo do seu carro!!! Empty Entenda sobre o óleo do seu carro!!!

Mensagem por Convidad Seg Jun 27, 2011 8:51 pm

Por que é importante trocar o óleo do seu carro?


“Com o passar do tempo, o óleo do motor pode perder a sua viscosidade. A viscosidade faz com que o óleo permaneça por mais tempo revestindo as partes móveis que ficam em contato dentro do motor, como bielas, aneis, cilindros, bronzinas, mancais, comandos, válvulas, etc. Perdendo a viscosidade, o atrito entre as peças poderá comprometer o bom funcionamento do motor, diminuindo sua vida útil, reduzindo o desempenho, consumindo mais combustível, e ao médio ou longo prazo, provocar desgaste prematuro nos anéis, fazendo com que o motor “queime óleo”, até que o leve à retífica.”
Como avaliar qual tipo de óleo usar?


“Seguir sempre a recomendação do Manual do Proprietário.”
Onde eu devo trocar o óleo?


“Existem 4 premissas para a lubrificação bem feita; utilizando o lubrificante correto, na quantidade indicada, utilizando as ferramentas e dispositivos de lubrificação adequados e na troca na periodicidade recomendada. É adequado procurar locais com a estrutura necessária e com a equipe treinada tecnicamente para atender a estas premissas, que normalmente são: concessionárias, postos de serviço, super trocas, oficinas mecânicas especializadas e redes de pneus.”
Quais critérios se devem analisar, quando for substituir o óleo indicado no manual por um similar?


“Devem obedecer às especificações do óleo recomendado do Manual do Proprietário, de acordo com a viscosidade SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos), e com a aditivação API (Instituto Americano de Petróleo), ACEA, ILSAC ou JASO. Todos os lubrificantes contêm as informações nos rótulos sobre homologações e especificações.”
Por que estamos vendo com muito mais frequência a recomendação de lubrificantes semissintéticos pelas montadoras?


“Os óleos semissintéticos ou de base sintética, possuem performance superior comparada a dos óleos minerais, com custos inferiores a dos sintéticos, associando custo x benefício com a evolução da tecnologia dos motores.”
Quando se deve completar o nível de óleo?


Com o uso do carro, o nível do óleo baixa um pouco devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Assim, enquanto não chega o momento de trocar o óleo, deve-se completar o nível gradativamente.
Qual a diferença entre óleos sintéticos, semissintéticos e minerais?


“O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. Sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as superfícies metálicas e refrigerar, independentemente de ser mineral ou sintético. A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros.
Os óleos semissintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.
Não é recomendado misturar óleos minerais com sintéticos, principalmente de empresas diferentes. Seus óleos básicos apresentam naturezas químicas diferentes e a mistura pode comprometer o desempenho de sua aditivação, podendo gerar depósitos. Além disso, não é economicamente vantajoso, já que o óleo sintético é muito mais caro que o mineral e a mistura dos dois equivalem praticamente ao óleo mineral, sendo, portanto, um desperdício.
Uma dica interessante se refere à troca de óleo mineral por sintético. É importante trocar o filtro de óleo junto com a primeira carga de sintético e trocar esta carga no período normal de troca do veículo em função da sua utilização.”
Qual o nível correto do óleo no carro?


“São os traços da vareta de óleo que indicam o nível. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.”
Quando se deve trocar o óleo do carro? Há algum sinal que o veículo apresente?


O correto é seguir rigorosamente a recomendação do Manual do Proprietário de acordo com a quilometragem, ou, geralmente após 6 meses. Alguns sinais são a perda de potência e o superaquecimento.
Por que motor deve estar quente na hora de troca de óleo?
Facilita a saída das impurezas pelo dreno do Carter, pelo fato de estar menos viscoso (mais fino) e as partículas estarem dispersas em suspensão.
Quanto tempo deve-se esperar para medir o nível de óleo?


É importante que se espere pelo menos 15 minutos após o motor ter sido desligado para medir o nível. Isso ocorre porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume, mas sabe-se que dificilmente este período é respeitado nos postos de serviço.
Qual a diferença entre “serviço severo” e “serviço leve”, que são termos usados pelos fabricantes de veículos quando falam em intervalos de troca?


No serviço severo os veículos trabalham com carga em centro urbano, e/ou com baixa velocidade no tráfego tipo “anda e para” e/ou por pequenas distâncias, e/ou de até seis quilômetros (grande troca de marcha) e/ou ambiente externo sujeito à contaminação por poeira. O serviço leve ocorre com o veículo sem carga, em velocidade constante na estrada por percursos longos, com boa pavimentação, e em ambiente externo não agressivo.
O filtro de óleo também deve ser trocado? Quando?


Sim. O óleo, com seus aditivos detergentes e dispersantes, carrega as sujeiras que iriam se depositar no motor. Ao passar pelo filtro, as impurezas maiores ficam retidas, e as menores continuam em suspensão no óleo. Chega um momento em que o filtro, carregado de sujeira, dificulta a passagem do óleo, podendo causar falhas na lubrificação. A situação se agrava quando ocorre o bloqueio total do filtro de óleo, o que pode causar sérios danos ao motor. O período de troca do filtro de óleo também é recomendado pelo fabricante do veículo e consta do manual do proprietário. Deve ser feita a cada duas trocas de óleo. Hoje já existem fabricantes que recomendam a troca do filtro a cada troca do óleo, para que não haja mistura do óleo novo com o residual que se encontra no filtro.
Quais são os perigos de se usar um óleo incorreto?


Perda da garantia da montadora, redução da vida útil do lubrificante, mau funcionamento, desgaste prematuro das peças, superaquecimento, má limpeza do sistema e consequentemente a perda do motor, entre outros.
Qual é a relação entre usar combustível de um posto não muito confiável e a questão da lubrificação?
Combustíveis adulterados são danosos ao motor e implicam queima inadequada e excesso de sujeira no motor. Lubrificantes de maior performance, como semissintéticos e sintéticos poderiam resistir um pouco mais que os minerais, mas não seriam suficientes para evitar a borra em motores que rodam com combustíveis fora das suas especificações, principalmente aqueles adulterados com solventes.
Por que é recomendável utilizar óleo sintético no motor do veículo?


O óleo sintético resiste mais à oxidação gerada pela temperatura, tem menos perda por evaporação, menor formação de borras e lacas e em alguns casos, atração molecular. Embora os lubrificantes sintéticos ofereçam qualidade superior, a maioria dos fabricantes de veículos ainda não diferencia os períodos de troca entre sintéticos e minerais. Existem lubrificantes sintéticos com viscosidade muito abaixo da recomenda pela Montadora para um determinado modelo. Portanto, recomendamos seguir a indicação do Manual do Proprietário.

Fontes | Fran Press Assessoria de Imprensa / Total

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Mensagem por Roan L. Trajano Seg Jun 27, 2011 9:00 pm

po que show de aula, mais como dou pontos pra você?
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Mensagem por Convidad Seg Jun 27, 2011 9:12 pm

Roan L. Trajano escreveu:po que show de aula, mais como dou pontos pra você?


Que bom que gostou Trajano, quanto a me positivar, acho que só é possivel para quem já tem um certo numero de reputaçao, se não me engano são 10, mas não esquenta com isso não, Valeu!!!

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Mensagem por Waybecker Seg Jun 27, 2011 9:17 pm

Roan L. Trajano escreveu:po que show de aula, mais como dou pontos pra você?

BOA NOITE ROAN?PARA DAR PONTOS DE REPUTAÇÃO PARA QUALQUER PESSOA QUE TENHA POSTADO UM ASSUNTO DE IMPORTANCIA OU QUE VC TENHA GOSTADO É SÓ CLICAR NO SINAL DE + OU - QUE TEM AO LADO DE CADA AVATAR DOS USUARIOS,OS TEU APARECECEM PARA TODOS NOS MENOS PRA VC.ENTENDEU...

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Mensagem por Roan L. Trajano Seg Jun 27, 2011 9:22 pm

waybecker escreveu:
Roan L. Trajano escreveu:po que show de aula, mais como dou pontos pra você?

BOA NOITE ROAN?PARA DAR PONTOS DE REPUTAÇÃO PARA QUALQUER PESSOA QUE TENHA POSTADO UM ASSUNTO DE IMPORTANCIA OU QUE VC TENHA GOSTADO É SÓ CLICAR NO SINAL DE + OU - QUE TEM AO LADO DE CADA AVATAR DOS USUARIOS,OS TEU APARECECEM PARA TODOS NOS MENOS PRA VC.ENTENDEU...

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Mensagem por Convidad Seg Jun 27, 2011 9:23 pm

Roan L. Trajano escreveu:
waybecker escreveu:
Roan L. Trajano escreveu:po que show de aula, mais como dou pontos pra você?

BOA NOITE ROAN?PARA DAR PONTOS DE REPUTAÇÃO PARA QUALQUER PESSOA QUE TENHA POSTADO UM ASSUNTO DE IMPORTANCIA OU QUE VC TENHA GOSTADO É SÓ CLICAR NO SINAL DE + OU - QUE TEM AO LADO DE CADA AVATAR DOS USUARIOS,OS TEU APARECECEM PARA TODOS NOS MENOS PRA VC.ENTENDEU...

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Mensagem por Waybecker Seg Jun 27, 2011 9:28 pm

MARCELO BRASIL escreveu:
Roan L. Trajano escreveu:
waybecker escreveu:
Roan L. Trajano escreveu:po que show de aula, mais como dou pontos pra você?

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Mensagem por Roan L. Trajano Seg Jun 27, 2011 9:29 pm

waybecker escreveu:
MARCELO BRASIL escreveu:
Roan L. Trajano escreveu:
waybecker escreveu:
Roan L. Trajano escreveu:po que show de aula, mais como dou pontos pra você?

BOA NOITE ROAN?PARA DAR PONTOS DE REPUTAÇÃO PARA QUALQUER PESSOA QUE TENHA POSTADO UM ASSUNTO DE IMPORTANCIA OU QUE VC TENHA GOSTADO É SÓ CLICAR NO SINAL DE + OU - QUE TEM AO LADO DE CADA AVATAR DOS USUARIOS,OS TEU APARECECEM PARA TODOS NOS MENOS PRA VC.ENTENDEU...

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Mensagem por Kleyton Maia Ter Jun 28, 2011 8:41 am

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Mensagem por Fabiano Marques Ter Jun 28, 2011 12:17 pm

Muito interessante esse post do Marcelo!
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Mensagem por Convidad Ter Jun 28, 2011 1:31 pm

Ótimo tópico Marcelo!! Vai ajudar muita gente ... é bem esclarecedor!!

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Mensagem por jperson Ter Jun 28, 2011 3:13 pm

Muito bom, ajuda o pessoal.
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Mensagem por Bugólatra Ter Jun 28, 2011 3:28 pm

Marcelo e Roan ai vai mais 1 pontinho pra cada, boa postagem.
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Mensagem por Convidad Qua Jun 29, 2011 12:00 pm

Bugólatra escreveu: Marcelo e Roan ai vai mais 1 pontinho pra cada, boa postagem.

Valeu Evilasio.Abraços

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Mensagem por Roan L. Trajano Qua Jun 29, 2011 2:02 pm

Valeu Kleyton e Bugólatra!! Esse tópico é de mais alto interesse
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Mensagem por Daniel Dal Bo Qua Jun 29, 2011 2:21 pm

Ótima explicação, é nessas horas que faz falta poder positivar os amigos.
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Mensagem por Roan L. Trajano Qua Jun 29, 2011 2:26 pm

Falando em óleo qual o oleo ideal pra por no meu boxer 1600? vai fazer 5 meses que não foi trocado
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Mensagem por jperson Qua Jun 29, 2011 4:27 pm

Pode usar o MOBIL SL 20w50 mineral.
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Mensagem por Red Buggy Qua Nov 16, 2011 11:43 am

Show de bola esse manual!!!

Mas qual o melhor óleo para o meu 1600 e quando devo trocar?
O antigo proprietário disse q tinha trocado, estava com 5.000km
e tem uns 9 meses q adquiri o baby! (Ihh vai nascer!! Hehe!!)

Ahh tá com 9.724km!

Valeu!

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Mensagem por Luciano Bohn Qua Nov 16, 2011 11:51 am

Red Buggy escreveu:Show de bola esse manual!!!

Mas qual o melhor óleo para o meu 1600 e quando devo trocar?
O antigo proprietário disse q tinha trocado, estava com 5.000km
e tem uns 9 meses q adquiri o baby! (Ihh vai nascer!! Hehe!!)

Ahh tá com 9.724km!

Valeu!

Pelo "Km rodado" o óleo do teu Buggy tá "quase vencido" mas pelo tempo (9 meses) ele já é considerado vencido...................se for óleo para 5.000 km o ideal é a troca com 6 meses ou 5.000 km, o que vencer primeiro........................se for para 3.000km, a mesma premissa dos 6 meses ou o que vencer primeiro.
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Mensagem por Red Buggy Qua Nov 16, 2011 12:01 pm

Humm..mto bom!
Já estou providenciando essa troca!

Qual a diferença do óleo para 3.000km e o de 5.000km, qual o mais indicado?
E a marca e o tipo de óleo!?

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Mensagem por Convidad Qua Nov 16, 2011 12:08 pm

Red procure o Mobil 20W50 mineral. É de ótima qualidade e ajuda bastante na refrigeração e lubrificação dos motores Boxers. Pelo tipo de uso que é dado aos buggys em geral, é sempre aconselhável fazer trocas a cada 3000 Km ou 6 meses como citou o Luciano, independentemente do tipo de óleo.

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Mensagem por Red Buggy Qua Nov 16, 2011 1:56 pm

OK!!
mas..a cada 3.000km?!?!
não dá pra ser 5.000km!? Hehehe!
E pros buggy's é melhor mesmo o mineral do q os sintéticos!? Pq pelo q entendi na explicação os sintéticos são melhores q os minerais...

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Mensagem por Luciano Bohn Qua Nov 16, 2011 2:04 pm

Red Buggy escreveu:OK!!
mas..a cada 3.000km?!?!
não dá pra ser 5.000km!? Hehehe!

E pros buggy's é melhor mesmo o mineral do q os sintéticos!? Pq pelo q entendi na explicação os sintéticos são melhores q os minerais...

Não entendo muuuittto mas na minha opinião tudo depende muito do uso................se usar muito em estrada de terra / areia, ideal mesmo é a troca ser antes dos 3.000 km, já se for uso misto até 3.000km é mais recomendado...................e entre o óleo mineral e o óleo sintético existe o "semissintético" que me parece um ótimo "custo x benefício".............e geralmente é recomendado para 5.000 km.

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Mensagem por VIVINHOM Qua Nov 16, 2011 2:50 pm

E pra buggys cavaletados, qual é o melhor óleo? heim? heim?
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