Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Flatulência esporádica

+3
jperson
Bugólatra
Diogo Lima
7 participantes

Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Flatulência esporádica

Mensagem por Diogo Lima Qui Dez 02, 2010 6:45 pm

Um enigma pessoal,
O motor do meu buggy ta "peidando" rsrs esporádicamente mas só no lado dos cilindros 3 e 4 estou desconfiado que seja alguma coisa relacionado a cabeçote apesar de não ter idéia de qual defeito um cabeçote pode causar para que esses peidos aconteça, pois bem, a principio achei que era vela, as velas estão em estado de zero reguladinha no calibre com 0,80 (ja ouvi falar em 0,60 ou 0,70 mas nem me liguei nisso mas também se esse fosse o problema aconteceria em todos os cilindros), os cabos, a tampa e o rotor eu troquei pelos da kombi do meu pai, o carburador eu ja limpei várias vezes e esta santo santo, todos os furos de progressão limpinho, nenhum duto interno obstruído, ja substiui os gicles por medidas fora do "padrão" mas atualmente esta com 125 principal, flauta 135 z (sem a bilha, porque não entendi bem o lance da bilha e também não veio a danada pra despertar a "intuição") mas antes ja tinha outras flautas e o problema ja existia, lenta e injetor 60, a bóia já regulei de um extremo a outro e chequei gradativamente ao ponto de afogar ao ponto de não dar vazão para encher a cuba e mesmo assim não resolveu, o platinado ta reguladinho 0,10 e eu uso um modulo de ignição assistida e mesmo sem ele o problema persiste, o ponto ja coloquei com 7,5, 10, 12,5 e 15º e nada, não há entrada de ar em nenhum local porque deixo o motor na lenta quase morrendo e enfio wd em tudo quanto é junta do coletor e o motor não muda nada, por ultimo achei que poderia ter válvula enforcada (eu ja tinha regulado antes mas mesmo assim conferi) estão com 0,10 certinho, o motor pega no estalo e na lenta, virou pegou, mas... no lado do cilindro 3-4 ele solta uns peidinhos perdido, não é sempre mas sempre que acontece é deste lado, a aceleração sobe bem, volta na lenta redondo mas os miseraveis dos peidinhos não somem de vez...
Um detalhe que posso acrescentar é que assim que peguei este motor percebi uns prisioneiros do bloco meio solto e reapertei sem torquimetro mas não foi nada demais e assim mesmo fiz dos dois lados mantendo +/- a ordem de aperto, o motor não queima nada e a principio não faz nenhum barulho estranho, pra não dizer que o motor é perfeito ele esta com uma folga no fixo que não da pra dizer que é uma folguinha mas também não chega ser "férias" no fixo, pode até ser este o problema mas não consegui relacionar uma coisa a outra.

Depois deste "dossiê" todo gostaria da opinião dos amigos sobre o que pode ser e principalmente se o cabeçote pode estar causando isto, todas as velas tem a mesma aparencia e não sei dizer se a mistura esta muito rica mas mais uma vez acredito que se fosse o carburador iria acontecer dos dois lados.

O que pode ser?
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6214
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Bugólatra Qui Dez 02, 2010 7:07 pm

Diogo assim que eu li o titulo do tópico me veio logo na cabeça que poderia ser o cabeçote frouxo mas como você já disse que deu um aperto neles então eu não sei mais o que poderia ser, tudo que geralmente faz o motor falhar você já checou então a unica dica que eu posso dar é pra você conferir mais uma vez o aperto dos cabeçotes e dessa vez usando um torkimetro.
Ah, outra coisa que as vezes faz o motor soltar uns peidinhos é algum furo na descarga, verifique isso que talvez você encontre algum pequeno furo ou defeto no silencioso.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11775
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Convidad Qui Dez 02, 2010 7:14 pm

Diogo, o meu estava assim tambem, era cabeçote trincado, tinha tudo em ordem como vc tem no seu e sempre que eu soltava o pé do acelerador vinham os estouros, porêm há outros motivos que tambem fazem estourar como escapamento muito aberto!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Convidad Sex Dez 03, 2010 5:25 am

Certamente tem alguma entrada de ar pequena que vc ainda não detectou Diego! Se o motor é um 1600 e está com um carburador só, experimente dar uma olhada nos pezinhos do coletor (liga o cabeçote 2 entradas ao coletor) ele pode estar rachado ... aconteceu isso justamente no Baby do meu pai e tivemos que substituir para acabar com o problema.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por jperson Sex Dez 03, 2010 5:59 am

Verifique furos nou folgas no escape.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10798
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por VIVINHOM Sex Dez 03, 2010 6:25 am

Diogo, como vcs sabem estou trocando o escapamanto do meu fusca e me deparei com esse mesmo problema, quando verifiquei mais detalhadamente, vi que tinha uns furinhos na aranha do escape, soldei-os e bingo, acabou o problema, vale dar mais uma conferida, pelo menos vc vai por descarte, abraços.
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9384
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Diogo Lima Sex Dez 03, 2010 7:15 am

No pé do coletor eu nunca pensei, eu borrifava wd somente nas juntas mas vou da uma conferida, a descarga realmente pode ter problemas, apesar de ser nova quando eu comprei não encontrei em lugar nenhum uma abraçadeira no padrão dessas de escapamento e acabei colocando uma dessas comuns mas dessas bem vagabunda, na epoca não encontrei em lugar nenhum uma decente e pra não ficar tão ruim coloquei um veda escape e tudo, na inocência eu achava que se ficasse ruim o barulho iria acusar não sabia dessa possibilidade dos peidinhos, o cabeçote pode estar frouxo ou trincado também mas estas opções me partem o coração. rsrs do outro lado um prisioneiro espanou a rosca e eu adaptei um cônico, possivelmente aconteceu isso do lado problemático também mas vamos ver, com a ajuda de vocês apareceu mais opções de causas possiveis.
Hoje eu vo tentar arrumar um tempo matar esta charada.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6214
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Diogo Lima Sex Dez 03, 2010 10:08 am

Pessoal, o silencioso esta com um vazamento na aranha, ainda não soldei mas acredito que o problema ja foi resolvido, nunca iria ralacionar o escapamento a este defeito, ja valeu a experiência.

E por falar nisso, tenho um amigo de trabalho que faz até coreografia depois do almoço, no caso dele acho que terá que trocar o escapamento inteiro... rsrsrsrs
Valeu as dicas pessoal.

Muito obrigado.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6214
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Diogo Lima Sex Dez 03, 2010 11:37 am

Voltando a falar da folga do fixo, reparei agora que a folta ta grande, medi 1,18, ja ouvi falar sobre umas arruelas pra da uma maquiada nesta folga, alguém sabe me dizer se isso ajuda ou atrapalha de vez, e se ajuda o local seria na polia, no volante ou nos dois? sei que o certo mesmo seria a retifica mas por enquanto queria da um paleativo nisso.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6214
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por VIVINHOM Sex Dez 03, 2010 4:18 pm

Lembrei de uma coisa aqui, minha tia tinha um grupo de pagode com o nome de "peidinho cheiroso" podia ser pelo menos "flatulência cheirosa" acho que soaria menos pior, ainda bem que o grupo foi exterminado.
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9384
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Convidad Sex Dez 03, 2010 6:04 pm

Diogo Lima escreveu:Voltando a falar da folga do fixo, reparei agora que a folta ta grande, medi 1,18, ja ouvi falar sobre umas arruelas pra da uma maquiada nesta folga, alguém sabe me dizer se isso ajuda ou atrapalha de vez, e se ajuda o local seria na polia, no volante ou nos dois? sei que o certo mesmo seria a retifica mas por enquanto queria da um paleativo nisso.

Diogo se não está dando problemas e não tem um vazamento que comprometa, melhor deixar como está ... seu motor não sendo preparado, ainda vai rodar bastante se mantiver a manutenção em dia!!!.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Diogo Lima Sex Dez 03, 2010 6:40 pm

Marcio, o pior é que esta vazando um pouco, hoje deixei o motor bastante tempo ligado e quando fui ver tava pingando oleo por tras do volante, o retentor é novo acredito que o vazamento seja por causa da folga mesmo, se o problema puder ser melhorado eu até tentaria, não pelo óleo porque isso venho mantendo até parar pra da uma geral no motor, o lance é que pretendo da essa geral num futuro bem distante e se tiver como ir adiando sem piorar muito seria perfeito, tava dando uma olhada no manual é li algo sobre o limite de 0,15 e o meu ta com 1,18, eu só não gostaria de mexer se existir a possibilidade de piorar. Existe esta possibilidade?

Márcio SPA escreveu:
Diogo Lima escreveu:Voltando a falar da folga do fixo, reparei agora que a folta ta grande, medi 1,18, ja ouvi falar sobre umas arruelas pra da uma maquiada nesta folga, alguém sabe me dizer se isso ajuda ou atrapalha de vez, e se ajuda o local seria na polia, no volante ou nos dois? sei que o certo mesmo seria a retifica mas por enquanto queria da um paleativo nisso.

Diogo se não está dando problemas e não tem um vazamento que comprometa, melhor deixar como está ... seu motor não sendo preparado, ainda vai rodar bastante se mantiver a manutenção em dia!!!.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6214
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Chico Biela Sex Dez 03, 2010 8:53 pm

Essa folga de 1,18 mm não se resolve com os calços entre volante e bronzina. A medida 0,15 mm é o máximo que esses calços (anéis finos) regulam para que a bronzina não trave com o volante.
A folga que você mediu é da carcaça que não está segurando mais a bronzina principal do lado do volante. Toda vez que você pisa na embreagem, o volante empurra essa bronzina e todo o virabrequim se mexe a folga que você mediu.
Esse movimento do virabrequim para frente e para trás prejudica o retentor do volante, que acaba deixando o óleo vazar.
Existem duas maneiras de resolver esse problema: retificando a carcaça e trocando as bronzinas principais por novas ou amassando a flange oposta da bronzina do volante (não é aconselhável).
No reparo da carcaça em retífica, há a possibilidade de instalação de "telha", que é um postiço de aço montado no suporte da bronzina do volante. Esse postiço não se mexe em relação à carcaça, pois é encaixado sob pressão com cola especial (sic) e tem pinos de trava. Como é feito de aço, resiste muito mais aos movimentos que a bronzina do volante faz quando se usa a embreagem. Também resiste melhor a volante e platô desbalanceados, reduzindo o efeito da vibração em termos de desgaste.
Abraço.
Chico Biela
Chico Biela
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 63
Localização : São José dos Campos-SP
Tipo de Buggy : Tenho um modelo Kadron, amarelo.
Pontos : 5248
Data de inscrição : 16/02/2010

http://www.chicobiela.nafoto.net

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Diogo Lima Sáb Dez 04, 2010 5:31 am

É rapaz, não vai ter jeitinho não, a parada é braba mesmo.
Chico Biela escreveu:Essa folga de 1,18 mm não se resolve com os calços entre volante e bronzina. A medida 0,15 mm é o máximo que esses calços (anéis finos) regulam para que a bronzina não trave com o volante.
A folga que você mediu é da carcaça que não está segurando mais a bronzina principal do lado do volante. Toda vez que você pisa na embreagem, o volante empurra essa bronzina e todo o virabrequim se mexe a folga que você mediu.
Esse movimento do virabrequim para frente e para trás prejudica o retentor do volante, que acaba deixando o óleo vazar.
Existem duas maneiras de resolver esse problema: retificando a carcaça e trocando as bronzinas principais por novas ou amassando a flange oposta da bronzina do volante (não é aconselhável).
No reparo da carcaça em retífica, há a possibilidade de instalação de "telha", que é um postiço de aço montado no suporte da bronzina do volante. Esse postiço não se mexe em relação à carcaça, pois é encaixado sob pressão com cola especial (sic) e tem pinos de trava. Como é feito de aço, resiste muito mais aos movimentos que a bronzina do volante faz quando se usa a embreagem. Também resiste melhor a volante e platô desbalanceados, reduzindo o efeito da vibração em termos de desgaste.
Abraço.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6214
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Gustavo Qua Dez 08, 2010 2:17 pm

Boa tarde ,

Desculpe a ignorância ,mas que seria essa aranha do escape ?

Abraços .
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6323
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Beco Qua Dez 08, 2010 2:35 pm

Chico Biela aparece pouco, mas quando vem, dá aula!!!! Esta telha pode ser colocada como prevenção em um motor que não precisaria?
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11938
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por jperson Qua Dez 08, 2010 3:41 pm

Gustavo, em alguns locais chamam as curvas do escape dimensionado de aranha.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10798
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Diogo Lima Ter Dez 14, 2010 9:49 pm

Ainda não tive tempo pra soldar o escapamento furado mas fiquei com uma duvida boba que gostaria de esclarecer, a descarga que não esta furada esta ficando "branca" completamente branca, desde os suportes que pegam no cabeçote até a metade do silencioso, parece que criou uma pelicula de um pó tipo peça de antimônio quando fica largada em local de maresia, a outra que veio com um furinho esta com a mesma cara de quando comprei, a minha duvida é se as duas deveriam estar totalmente branca devido o calor que sofreram ou deveriam estar "normal" com pequenos sinais de aquecimento e essa que esta branca na verdade ta com alguma zica.
Pode até ser mas não ta parecendo que depois que soldar o minusculo furo da que parece nova ela ficará branca também.

Será?
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6214
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por VIVINHOM Qua Dez 15, 2010 6:34 am

Fala Diogão, nunca vi esse tipo de situação, também fiquei curioso, vamos aguardar pela experiência dos amigos, acredito que seu documento esteja a caminho, estive ontem em ponta negra e reencontrei um colega que mexe com carros também, comentei sobre seu dilema com ele e o mesmo comentou que tinha um outro conhecido que teria um doc. do baby, recibo aberto acredite, ñ sei o valor, só sei que o proprietário exige que seja passado para o nome do comprador e que seja conhecido, ñ me pergunte o por que, se esse documento existir realmente, acredito que essa seja sua oportunidade, vamos aguardar, abração.
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9384
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Diogo Lima Qua Dez 15, 2010 1:06 pm

Oh Gloria! Vamos aguardar então.

VIVINHOM escreveu:Fala Diogão, nunca vi esse tipo de situação, também fiquei curioso, vamos aguardar pela experiência dos amigos, acredito que seu documento esteja a caminho, estive ontem em ponta negra e reencontrei um colega que mexe com carros também, comentei sobre seu dilema com ele e o mesmo comentou que tinha um outro conhecido que teria um doc. do baby, recibo aberto acredite, ñ sei o valor, só sei que o proprietário exige que seja passado para o nome do comprador e que seja conhecido, ñ me pergunte o por que, se esse documento existir realmente, acredito que essa seja sua oportunidade, vamos aguardar, abração.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6214
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Convidad Qua Dez 15, 2010 5:33 pm

Vai se resolver Diogo, apenas acredite!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Flatulência esporádica Empty Re: Flatulência esporádica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos