Boxer flex?
+2
Nil
Gio
6 participantes
Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
Página 1 de 1
Boxer flex?
Pessoal, sei que existe kit de injeção eletrônica para boxer 1600. Agora... e flex? Alguém sabe se é possível/aconselhável tornar um boxer num motor flex?
Obrigado pela ajuda!
Obrigado pela ajuda!
Gio- Interessado
- Número de Mensagens : 18
Localização : Rio de Janeiro
Tipo de Buggy : Bugre modelo II
Pontos : 5184
Data de inscrição : 21/03/2010
Re: Boxer flex?
Já ouvi falar em motores VW 1600 a ar "Flex"! A alteração está diretamente relacionada a mudanças em algumas peças internas do motor e principalmente a um retrabalho nos cabeçotes para o aumento da taxa de compressão ... trabalho que inicialmente parece simples, mas que pela especificidade, não é! De mais a mais, vai exigir ainda mudança do carburador e do tanque de combustível para evitar a corrosão causada pelo alcool ... custo X benefício?! Nem imagino! ... confiabilidade?! Nenhuma!
Grande abraço!!!
Convidad- Convidado
Re: Boxer flex?
Oi Márcio, obrigado pela resposta tão rápida!
O que eu quis dizer por boxer flex seria via injeção eletrônica, assim não seria necessário mudança no carburador (mas no tanque sim). Fiquei curioso em saber que peças seriam essas que exigiriam troca. Imaginei apenas um ajuste na taxa de compressão e uma injeção que soubesse calcular para qualquer mistura dos combustíveis. O que mais precisaria ser trocado?
(não que eu pretenda fazer, apenas por uma questão de conhecimento mesmo) :-D
Abraços!
O que eu quis dizer por boxer flex seria via injeção eletrônica, assim não seria necessário mudança no carburador (mas no tanque sim). Fiquei curioso em saber que peças seriam essas que exigiriam troca. Imaginei apenas um ajuste na taxa de compressão e uma injeção que soubesse calcular para qualquer mistura dos combustíveis. O que mais precisaria ser trocado?
(não que eu pretenda fazer, apenas por uma questão de conhecimento mesmo) :-D
Abraços!
Gio- Interessado
- Número de Mensagens : 18
Localização : Rio de Janeiro
Tipo de Buggy : Bugre modelo II
Pontos : 5184
Data de inscrição : 21/03/2010
Re: Boxer flex?
Gio escreveu:Pessoal, sei que existe kit de injeção eletrônica para boxer 1600. Agora... e flex? Alguém sabe se é possível/aconselhável tornar um boxer num motor flex?
Obrigado pela ajuda!
GIO, EM MECANICA TUDO É POSSÍVEL, MAS NÃO VEJO QUAL A NECESSIDADE DE UM BOXER FLEX!? SE FOR PELA ECONOMIA, ESE NÃO É O CAMINHO, SE FOR GANHO DE POTENCIA É PREFERIVEL QUE O MOTOR INJETADO PERMANECE MOVIDO A GASOLINA. O CUSTO DESSA "POSSÍVEL" TRANSFORMAÇÃO NÃO COMPENSARIA, POIS ENTRE OUTRAS COISINHAS, SERIA NECESSÁRIO TRABALHAR A COMPRESSÃO DO MOTOR E SUBSTITUIR O MÓDULO A KOMBI POR UM DE UMA MOTOR MODERNO QUE SEJA FLEX E QUEBRAR A CABEÇA PRA CONSEGUIR ESSA PROGRAMAÇÃO.
DIZ AI PRA GENTE QUAL A SUA INTENÇÃO? QUAIS OS MOTIVOS? QUE AGENTE ANALISA O CASO.
ABRAÇO
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10105
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Boxer flex?
Olá Gio, bom dia!!
Vamos lá ... Se o motor for original 1300 ou 1500, terá que substituir o virabrequim por um de 1600 com furação dupla para uma melhor lubrificação e consequente refrigeração (esse motor vai passar a girar mais e precisará desse cuidado). Uma vez que o motor terá que ser aberto e vc vai trabalhar com injeção, a substituição do comando original (se não for um motor 1600 pós 84 que já vem com o comando Tork), pelo da Kombi a alcool injetada vai te dar um conjunto mais forte e "equilibrado".
Peço desculpas, pois no primeiro post, não atentei para a questão da injeção, por isso falei do carburador! Mas o problema do módulo o Nill já falou tudo!
Com a compressão bem mais alta que a original, dependendo do motor (somente nos mais antigos, antes de 1984), seria razoável substituir os prisioneiros grossos pelos finos (vai dar mais segurança e confiabilidade).
Para ajudar na refrigeração e visando proteger o motor, também deverá substituir pelo sistema da Kombi moderna com o radiador deslocado ( o cilindro 3 vai agradecer) ... dependendo do valor que ficar a taxa de compressão, talvez ainda tenha que colocar uma bomba de óleo com engrenagens maiores para ajudar na lubrificação.
Como pode ver, não deve ser barato e mesmo usando peças originais, "obedecendo" um contexto de engenharia da própria Volks, tudo trabalhado por um bom mecânico, não creio que seja um motor para durar.
Abraço pra você!!
Vamos lá ... Se o motor for original 1300 ou 1500, terá que substituir o virabrequim por um de 1600 com furação dupla para uma melhor lubrificação e consequente refrigeração (esse motor vai passar a girar mais e precisará desse cuidado). Uma vez que o motor terá que ser aberto e vc vai trabalhar com injeção, a substituição do comando original (se não for um motor 1600 pós 84 que já vem com o comando Tork), pelo da Kombi a alcool injetada vai te dar um conjunto mais forte e "equilibrado".
Peço desculpas, pois no primeiro post, não atentei para a questão da injeção, por isso falei do carburador! Mas o problema do módulo o Nill já falou tudo!
Com a compressão bem mais alta que a original, dependendo do motor (somente nos mais antigos, antes de 1984), seria razoável substituir os prisioneiros grossos pelos finos (vai dar mais segurança e confiabilidade).
Para ajudar na refrigeração e visando proteger o motor, também deverá substituir pelo sistema da Kombi moderna com o radiador deslocado ( o cilindro 3 vai agradecer) ... dependendo do valor que ficar a taxa de compressão, talvez ainda tenha que colocar uma bomba de óleo com engrenagens maiores para ajudar na lubrificação.
Como pode ver, não deve ser barato e mesmo usando peças originais, "obedecendo" um contexto de engenharia da própria Volks, tudo trabalhado por um bom mecânico, não creio que seja um motor para durar.
Abraço pra você!!
Convidad- Convidado
Re: Boxer flex?
sem falar na substituição dos cabeçotes fundos pelos rasos da kombi injetada, coletor, bicos chicote.....ai meu Deus , muito problema pra um buggy!!!! rsrsrsrsrrs
Re: Boxer flex?
Oi gente,
Muito obrigado a todos pela resposta! Realmente parece um procedimento infernal. :-D
Como eu disse acima, não é que eu pretenda fazer isso no meu, perguntei a título de curiosidade e por um melhor entendimento do motor. Estou aqui para aprender!
Márcio, uma curiosidade: os problemas de refrigeração que você mencionou valeriam para qualquer motor convertido de 1300 para 1600, independente de carburação ou injeção?
Nill, minha real intenção é ter um motor para andar na cidade e na estrada. Economia, emissões, potência e confiabilidade são todos fatores. Eu já considerei algumas possibilidades, entre elas trocar o motor por um de kombi injetado, ou pelo da nova kombi 1.4 a água. Já considerei o AP, mas por ser um motor muito maior, teria que fazer algumas adaptaçoes grandes na carroceria, e por ser muito mais pesado, o próprio Paulo da Bugre me desaconselhou.
Continuo aberto a sugestões e agradeço muito o retorno de vocês!
Abraços!
Muito obrigado a todos pela resposta! Realmente parece um procedimento infernal. :-D
Como eu disse acima, não é que eu pretenda fazer isso no meu, perguntei a título de curiosidade e por um melhor entendimento do motor. Estou aqui para aprender!
Márcio, uma curiosidade: os problemas de refrigeração que você mencionou valeriam para qualquer motor convertido de 1300 para 1600, independente de carburação ou injeção?
Nill, minha real intenção é ter um motor para andar na cidade e na estrada. Economia, emissões, potência e confiabilidade são todos fatores. Eu já considerei algumas possibilidades, entre elas trocar o motor por um de kombi injetado, ou pelo da nova kombi 1.4 a água. Já considerei o AP, mas por ser um motor muito maior, teria que fazer algumas adaptaçoes grandes na carroceria, e por ser muito mais pesado, o próprio Paulo da Bugre me desaconselhou.
Continuo aberto a sugestões e agradeço muito o retorno de vocês!
Abraços!
Gio- Interessado
- Número de Mensagens : 18
Localização : Rio de Janeiro
Tipo de Buggy : Bugre modelo II
Pontos : 5184
Data de inscrição : 21/03/2010
Re: Boxer flex?
Boa noite Gio!
A conversão do 1300 original em 1600 é muito mais tranquila e barata! Basta comprar e colocar o Kit 1600, não precisa nem abrir o motor, só retirar os cabeçotes e instalar. Porém, e sempre tem um porém, os cabeçotes 1300 deverão ser alargados em uma retífica, para acomodarem os pistões do 1600 ... isso se nada mais for feito, fará a taxa de compressão se elevar de 6,7:1 para algo em torno de 7,8:1 (não tenho certeza desses valores, me falhou a memória! Quem lembrar ajude!) que é muito boa para o uso da gasolina atual com 25% de alcool, mas a capela da Kombi com o radiador deslocado ajuda a refrigeração de qualquer Boxer e garante sua durabilidade ... investimento pequeno e uma tranquilidade enorme!!!
A questão da carburação, você pode usar a dupla ou a simples, mas os cabeçotes de entrada única amarram o motor em torno de 4300 giros, o que acaba por protege-lo ... A injeção sinceramente não sei, não é a minha praia, então deixo por conta dos colegas para não dar informação errada, ok?!
Não sei se foi bem isso que você perguntou, mas estou às ordens!
Abração.
A conversão do 1300 original em 1600 é muito mais tranquila e barata! Basta comprar e colocar o Kit 1600, não precisa nem abrir o motor, só retirar os cabeçotes e instalar. Porém, e sempre tem um porém, os cabeçotes 1300 deverão ser alargados em uma retífica, para acomodarem os pistões do 1600 ... isso se nada mais for feito, fará a taxa de compressão se elevar de 6,7:1 para algo em torno de 7,8:1 (não tenho certeza desses valores, me falhou a memória! Quem lembrar ajude!) que é muito boa para o uso da gasolina atual com 25% de alcool, mas a capela da Kombi com o radiador deslocado ajuda a refrigeração de qualquer Boxer e garante sua durabilidade ... investimento pequeno e uma tranquilidade enorme!!!
A questão da carburação, você pode usar a dupla ou a simples, mas os cabeçotes de entrada única amarram o motor em torno de 4300 giros, o que acaba por protege-lo ... A injeção sinceramente não sei, não é a minha praia, então deixo por conta dos colegas para não dar informação errada, ok?!
Não sei se foi bem isso que você perguntou, mas estou às ordens!
Abração.
Convidad- Convidado
Re: Boxer flex?
Gio escreveu:Oi gente,
Muito obrigado a todos pela resposta! Realmente parece um procedimento infernal. :-D
Como eu disse acima, não é que eu pretenda fazer isso no meu, perguntei a título de curiosidade e por um melhor entendimento do motor. Estou aqui para aprender!
Márcio, uma curiosidade: os problemas de refrigeração que você mencionou valeriam para qualquer motor convertido de 1300 para 1600, independente de carburação ou injeção?
Nill, minha real intenção é ter um motor para andar na cidade e na estrada. Economia, emissões, potência e confiabilidade são todos fatores. Eu já considerei algumas possibilidades, entre elas trocar o motor por um de kombi injetado, ou pelo da nova kombi 1.4 a água. Já considerei o AP, mas por ser um motor muito maior, teria que fazer algumas adaptaçoes grandes na carroceria, e por ser muito mais pesado, o próprio Paulo da Bugre me desaconselhou.
Continuo aberto a sugestões e agradeço muito o retorno de vocês!
Abraços!
Amigo se esta perguntando a titulo de maior conhecimento ,convido o amigo a me fazer uma visita, tenho uma retifica de motores e teria o maior prazer em mostrar tudo o que quiser saber ao amigo...
abraços
Re: Boxer flex?
Montei um motor a ar "flex" partindo de um 1600 álcool cabeçote 8 aletas e taxa 10,5:1. Modifiquei de leve a câmara de combustão e a taxa de compressão baixou para 9,5:1.
Meu motor é carburado, para torná-lo "flex" tenho que trocar os carburadores, usando um par para gasolina e outro niquelado para álcool. Além da troca de carburadores, para gasolina atraso o ponto de ignição e para álcool é mais adiantado (a curva de avanço foi modificada nos batentes dos contrapesos para mais graus).
Usei esse motor para puxar um trailer de camping com 1150 kg de peso. Na estrada, indo e voltando de Ubatuba, fez 6 km/l. Sem peso extra e empurrando uma brasília (que já vendi com outro motor menos modificado), virou 170 km/h, com pneus 185/70-14. Sua temperatura operacional era mais baixa por conta do álcool e da taxa de compressão menor. A temperatura do cabeçote era cerca de 30° menor que a de um 1700 gasolina que tenho desmontado, medido com uma pistola de infravermelho; essa menor temperatura ajuda a manter a eficiência volumétrica em bom nível (quanto mais quente o cabeçote, menor é sua aspiração).
Com gasolina, sua performance era menor, virava 160 km/h e não arrisquei puxar o trailer com esse combustível. Não batia pino, mas não abusava.
No inverno eu rodei com gasolina e no verão com álcool. Como não tinha sistema de injeção de gasolina, eu usava uma bisnaga com gasolina e injetava sobre as borboletas para dar partida com álcool em dias frios.
Hoje esse motor é meu estepe, para o caso de um dos outros pifar. Está num fusca 1300 que está à espera da montagem do motor "oficial".
Abraço.
Meu motor é carburado, para torná-lo "flex" tenho que trocar os carburadores, usando um par para gasolina e outro niquelado para álcool. Além da troca de carburadores, para gasolina atraso o ponto de ignição e para álcool é mais adiantado (a curva de avanço foi modificada nos batentes dos contrapesos para mais graus).
Usei esse motor para puxar um trailer de camping com 1150 kg de peso. Na estrada, indo e voltando de Ubatuba, fez 6 km/l. Sem peso extra e empurrando uma brasília (que já vendi com outro motor menos modificado), virou 170 km/h, com pneus 185/70-14. Sua temperatura operacional era mais baixa por conta do álcool e da taxa de compressão menor. A temperatura do cabeçote era cerca de 30° menor que a de um 1700 gasolina que tenho desmontado, medido com uma pistola de infravermelho; essa menor temperatura ajuda a manter a eficiência volumétrica em bom nível (quanto mais quente o cabeçote, menor é sua aspiração).
Com gasolina, sua performance era menor, virava 160 km/h e não arrisquei puxar o trailer com esse combustível. Não batia pino, mas não abusava.
No inverno eu rodei com gasolina e no verão com álcool. Como não tinha sistema de injeção de gasolina, eu usava uma bisnaga com gasolina e injetava sobre as borboletas para dar partida com álcool em dias frios.
Hoje esse motor é meu estepe, para o caso de um dos outros pifar. Está num fusca 1300 que está à espera da montagem do motor "oficial".
Abraço.
Re: Boxer flex?
MEU CARO CHICO, SEJA BEM VINDO. POR ACASO VOCE É O FAMOSO "CHICO BIELA' DO FUSCA 4EVER OU É APENAS UM PSEUDÔMINO?
PELA PREPARAÇÃO MOTOR AI DE CIMA, DEVE SER MESMO.
ABRAÇO
NIL
PELA PREPARAÇÃO MOTOR AI DE CIMA, DEVE SER MESMO.
ABRAÇO
NIL
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10105
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Boxer flex?
Chico do Fusca4ever e do forumfuscabrasil!
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10776
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Boxer flex?
NEWBYNILL escreveu:MEU CARO CHICO, SEJA BEM VINDO. POR ACASO VOCE É O FAMOSO "CHICO BIELA' DO FUSCA 4EVER OU É APENAS UM PSEUDÔMINO?
PELA PREPARAÇÃO MOTOR AI DE CIMA, DEVE SER MESMO.
ABRAÇO
NIL
Olá, Nill.
Sou o Chico Biela do Forum Fusca Brasil e de vez em quando vou ao Fusca 4Ever. No FFB o motor é otimizado e no F4E são repotenciados ao máximo.
Por ter um bugue kadron (não o original, mas a forma é muito parecida) também passeio pelo Planeta Buggy. Esse bugue está na fila de modificações, pois já tenho novos cabeçotes e um motor bicilíndrico para experimentar nele. Antes preciso desmontar seu motor para saber o que tem dentro dele.
JPerson já é bem conhecido no FFB.
Abraço.
Re: Boxer flex?
NA VERDADE EU IA FALAR FFB MESMO, MAS TROQUEI AS BOLAS, HEHEHEH
EU TAMBÉM PARTICIPO DOS DOIS MAS BEM MODERADAMENTE, JÁ AQUI, PARTICIPO MODERANDO, HHEHEHEHEH
O PESSOAL DO RIO QUE ME COMPROU BUGGY, MONTARAM MOTORES SEGUINDO SUAS RECEITAS. O MÁRIO CESAR TEM UM CAUYPE COM UM "MOTORZINHO" 1600 TRABALHADO. PASSE MASI VEZES POR AQUI QUE A SÊDE AQUI É GRANDE!
EU TAMBÉM PARTICIPO DOS DOIS MAS BEM MODERADAMENTE, JÁ AQUI, PARTICIPO MODERANDO, HHEHEHEHEH
O PESSOAL DO RIO QUE ME COMPROU BUGGY, MONTARAM MOTORES SEGUINDO SUAS RECEITAS. O MÁRIO CESAR TEM UM CAUYPE COM UM "MOTORZINHO" 1600 TRABALHADO. PASSE MASI VEZES POR AQUI QUE A SÊDE AQUI É GRANDE!
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10105
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Boxer flex?
É verdade! O pouco que sei em termos de melhoria dos motores Boxers aprendi no FFB as custas dos comentários e ensinamentos do Chico ... aliás, até a receitinha de melhoramento do meu motor foi passada por ele.
Seja sempre muito bem vindo ao PB Chico!!
Seja sempre muito bem vindo ao PB Chico!!
Convidad- Convidado
Re: Boxer flex?
O Mário César é primo de meu ex-concunhado, que é pai de meu sobrinho. Quando o Mário vinha para São José dos Campos a gente trocava muita idéia. Vou passar mais vezes por aqui.
Abraço.
Abraço.
Re: Boxer flex?
Chico Biela escreveu:O Mário César é primo de meu ex-concunhado, que é pai de meu sobrinho. Quando o Mário vinha para São José dos Campos a gente trocava muita idéia. Vou passar mais vezes por aqui.
Abraço.
Faça isso Chico! Tenho certeza que haverá uma troca muito intensa entre vc e o PB. Como disse o Nill, aqui a sede é muito grande, os buggueiros tem como uma das características, a busca incessante de aprendizado para aperfeiçoar seus "brinquedos" e você é fonte que não retém conhecimento. Por outro lado, além da paixão pelos bons e velhos Boxers, em comum, já trás em seu DNA a admiração pelos buggys ...
Grande abraço!
Grande abraço!
Convidad- Convidado
Re: Boxer flex?
É verdade, Márcio, conheço o Chico de lá também, o cara dá altas dicas sem reter conhecimento, assim como os amigos do pb, serás muito bem vindo por aqui Chico.
VIVINHOM- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9362
Data de inscrição : 15/07/2008
Tópicos semelhantes
» Motor boxer
» Montando o Boxer.
» ONDE E COMO COLOCAR O RADIADOR DO AP NO BUGGY?
» CHT no cambio VW
» Qual vc Prefere Ap ou Boxer?
» Montando o Boxer.
» ONDE E COMO COLOCAR O RADIADOR DO AP NO BUGGY?
» CHT no cambio VW
» Qual vc Prefere Ap ou Boxer?
Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos