Estojos para bloco de motor: onde encontrar
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Estojos para bloco de motor: onde encontrar
Olá a todos,
Short story:
Comprei um bloco de motor novo, mas estou com dificuldades de encontrar os estojos.
Alguém sabe onde eu encontro os estojos finos do Bloco do Motor VW a ar - no Rio de Janeiro - ou que enviem para cá?
As especificações que me passaram são as seguintes:
ESTOJO 08 X 08 X 180,5 CABECOTE GOL 1.3/1.6 - 4 unidades
ESTOJO 08 X 08 X 196,5 CABECOTE GOL 1.6 - 3 unidades
ESTOJO 08 X 08 X 231,5 CABECOTE VW - 9 unidades
Agradeço desde já.
Long story:
Sou novo no fórum e tenho um parente do Buggy que é uma Puma GTS. A história é a seguinte:
Pouco depois que adquiri o Puma fiz uma retífica na extinta Perusin - serviço de primeira por sinal. Rodei vários anos até que um dia quebrou um casquilho e uma biela ficou batendo.
Então foi feita uma segunda retífica (cerca de 70.000 km atrás). Como estava em Cabo Frio fui recomendando ao Tranquilino, um mecânico bastante honesto já trabalhou na VW.
Na ocasião, o mecânico me disse que a carcaça não suportava uma nova retífica - a solução seria uma carcaça nova ou instalar um "casquilhão". Tava meio duro na época, optei por instalar o casquilhão. O motor funcionou redondo nesses 70.000 km até que um dia começou a perder compressão.
Antes de piorar a barulhada, levei ao mesmo mecânico da retífica anterior, que constatou que oito roscas dos estojos estavam danificadas e reforçou o aviso de que aquela era uma carcaça já cansada, mas optei por recuperá-la pois ele não a condenou. Levou para a retífica onde instalaram umas espécies de buchas, fizeram testes nas outras oito que estavam ok. Aproveitou e trocou os anéis de segmento e outras coisas básicas (mas não desmontou o miolo) e me devolveu o carro com o motor bem silencioso e aparentemente funcionando muito bem.
Rodei muito pouco depois deste serviço - nem 50 km - e cerca de três dias depois, andando de quarta a cerca de 100 km o motor parou. Estacionei (empurrando) e constatei que estava trancado. Reboquei para o oficina, ele não tinha idéia do que poderia ser. Depois de reaberto, constatou que o casquilhão havia girado arrastando os pinos de aço que o prendem à carcaça e travando o eixo.
Ele disse não saber o que causou isto - já que não mexeu nessa parte do motor - e a única explicação que conseguia vislumbrar seria a possibilidade do motor não ter aguentado a taxa de compressão aumentada após o serviço de reaperto dos cabeçotes. Como também não tenho outra explicação, acredito que ele não fez alguma besteira... ?
A solução para salvar a carcaça seria fazer uma pequena solda no local onde o pino do casquilhão arrastou, prender um novo casquilhão e talvez ele rodasse mais 70.000 km... mas sem garantia
Não gostei nem um pouco dessa idéia e decidi comprar uma carcaça nova. Ele me alertou que precisaria também de estojos novos, casquilhos fixos e recomendou a troca dos móveis também
Encontrei uma carcaça VW genuína na Nafil (recomendo, já comprei várias vezes lá, sempre pago à vista e são muito sérios, nunca tive problemas.)
O produto é o seguinte: http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=20894. Lá também comprei os casquilhos, mas não tinham o número suficiente de estojos. Liguei para algumas lojas, mas não consegui encontrar. As especificações que o vendedor da Nafil me passou são as seguintes:
ESTOJO 08 X 08 X 196,5 CABECOTE GOL 1.6 - 3 unidades http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2501
ESTOJO 08 X 08 X 180,5 CABECOTE GOL 1.3/1.6 - 4 unidades http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2504
ESTOJO 08 X 08 X 231,5 CABECOTE VW - 9 unidades http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2503
Conferi as especificações com o pdf abaixo e parece que está tudo certinho:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=184612&d=1249527674
Então a pergunta principal é:
- Onde encontro esses estojos aqui no Rio de Janeiro, ou através de alguma loja que envie para cá?
Como a carcaça só vai ser enviada na segunda pelos Correios, ainda tenho umas dúvidas:
- Como vou usar tudo o mais do motor antigo, será que bastam a carcaça, os prisioneiros, os parafusos e as arruelas - ou ainda falta algo?
- Mais alguma sugestão ou recomendação?
Agradeço desde já.
Sal
Short story:
Comprei um bloco de motor novo, mas estou com dificuldades de encontrar os estojos.
Alguém sabe onde eu encontro os estojos finos do Bloco do Motor VW a ar - no Rio de Janeiro - ou que enviem para cá?
As especificações que me passaram são as seguintes:
ESTOJO 08 X 08 X 180,5 CABECOTE GOL 1.3/1.6 - 4 unidades
ESTOJO 08 X 08 X 196,5 CABECOTE GOL 1.6 - 3 unidades
ESTOJO 08 X 08 X 231,5 CABECOTE VW - 9 unidades
Agradeço desde já.
Long story:
Sou novo no fórum e tenho um parente do Buggy que é uma Puma GTS. A história é a seguinte:
Pouco depois que adquiri o Puma fiz uma retífica na extinta Perusin - serviço de primeira por sinal. Rodei vários anos até que um dia quebrou um casquilho e uma biela ficou batendo.
Então foi feita uma segunda retífica (cerca de 70.000 km atrás). Como estava em Cabo Frio fui recomendando ao Tranquilino, um mecânico bastante honesto já trabalhou na VW.
Na ocasião, o mecânico me disse que a carcaça não suportava uma nova retífica - a solução seria uma carcaça nova ou instalar um "casquilhão". Tava meio duro na época, optei por instalar o casquilhão. O motor funcionou redondo nesses 70.000 km até que um dia começou a perder compressão.
Antes de piorar a barulhada, levei ao mesmo mecânico da retífica anterior, que constatou que oito roscas dos estojos estavam danificadas e reforçou o aviso de que aquela era uma carcaça já cansada, mas optei por recuperá-la pois ele não a condenou. Levou para a retífica onde instalaram umas espécies de buchas, fizeram testes nas outras oito que estavam ok. Aproveitou e trocou os anéis de segmento e outras coisas básicas (mas não desmontou o miolo) e me devolveu o carro com o motor bem silencioso e aparentemente funcionando muito bem.
Rodei muito pouco depois deste serviço - nem 50 km - e cerca de três dias depois, andando de quarta a cerca de 100 km o motor parou. Estacionei (empurrando) e constatei que estava trancado. Reboquei para o oficina, ele não tinha idéia do que poderia ser. Depois de reaberto, constatou que o casquilhão havia girado arrastando os pinos de aço que o prendem à carcaça e travando o eixo.
Ele disse não saber o que causou isto - já que não mexeu nessa parte do motor - e a única explicação que conseguia vislumbrar seria a possibilidade do motor não ter aguentado a taxa de compressão aumentada após o serviço de reaperto dos cabeçotes. Como também não tenho outra explicação, acredito que ele não fez alguma besteira... ?
A solução para salvar a carcaça seria fazer uma pequena solda no local onde o pino do casquilhão arrastou, prender um novo casquilhão e talvez ele rodasse mais 70.000 km... mas sem garantia
Não gostei nem um pouco dessa idéia e decidi comprar uma carcaça nova. Ele me alertou que precisaria também de estojos novos, casquilhos fixos e recomendou a troca dos móveis também
Encontrei uma carcaça VW genuína na Nafil (recomendo, já comprei várias vezes lá, sempre pago à vista e são muito sérios, nunca tive problemas.)
O produto é o seguinte: http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=20894. Lá também comprei os casquilhos, mas não tinham o número suficiente de estojos. Liguei para algumas lojas, mas não consegui encontrar. As especificações que o vendedor da Nafil me passou são as seguintes:
ESTOJO 08 X 08 X 196,5 CABECOTE GOL 1.6 - 3 unidades http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2501
ESTOJO 08 X 08 X 180,5 CABECOTE GOL 1.3/1.6 - 4 unidades http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2504
ESTOJO 08 X 08 X 231,5 CABECOTE VW - 9 unidades http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2503
Conferi as especificações com o pdf abaixo e parece que está tudo certinho:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=184612&d=1249527674
Então a pergunta principal é:
- Onde encontro esses estojos aqui no Rio de Janeiro, ou através de alguma loja que envie para cá?
Como a carcaça só vai ser enviada na segunda pelos Correios, ainda tenho umas dúvidas:
- Como vou usar tudo o mais do motor antigo, será que bastam a carcaça, os prisioneiros, os parafusos e as arruelas - ou ainda falta algo?
- Mais alguma sugestão ou recomendação?
Agradeço desde já.
Sal
Última edição por zurf em Sáb Abr 10, 2010 4:58 pm, editado 1 vez(es)
zurf- Novato
- Número de Mensagens : 3
Localização : Rio de Janeiro
Tipo de Buggy : Glaspac (gostaria de ter)
Pontos : 5137
Data de inscrição : 10/04/2010
Re: Estojos para bloco de motor: onde encontrar
Zurf, bem vindo ao forum.
Tente na SPORTSYTEM, eles são os muito bons em motores vw a ar e devem ter a peças que precisas.
www.sportsystem.com.br
Abraço
Tente na SPORTSYTEM, eles são os muito bons em motores vw a ar e devem ter a peças que precisas.
www.sportsystem.com.br
Abraço
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10777
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Estojos para bloco de motor: onde encontrar
Olá Jperson,
Grato pela dica da Sportsystem.
Não encontrei os estojos na loja on-line mas enviei um email perguntando.
Abraços
Grato pela dica da Sportsystem.
Não encontrei os estojos na loja on-line mas enviei um email perguntando.
Abraços
zurf- Novato
- Número de Mensagens : 3
Localização : Rio de Janeiro
Tipo de Buggy : Glaspac (gostaria de ter)
Pontos : 5137
Data de inscrição : 10/04/2010
Re: Estojos para bloco de motor: onde encontrar
Olá amigo,
semana passada tive problema com estojos também, a rosca do bloco se foi e a solução foi comprar os estojos conicos, só consegui comprar na casa de parafuso (loja dona porca e seus dois parafusos) em nenhuma auto peças tinha e os que coloquei deram aperto pra caramba, funcionou perfeitamente. o custo de cada um foi R$ 7,80 e a loja dona porca e seus dois parafusos fica em são gonçalo- R.J. Provavelmente não fazem entrega do material que vendem mas como não sei se vc ta perto ou longe de São gonçalo... a dica que deixo é para procurar em casa de parafusos, as vezes tem uma pertinho de vc e vc ta procurando em auto peças. geralmente eles tem o catálogo que diz a aplicação de cada estojo.
semana passada tive problema com estojos também, a rosca do bloco se foi e a solução foi comprar os estojos conicos, só consegui comprar na casa de parafuso (loja dona porca e seus dois parafusos) em nenhuma auto peças tinha e os que coloquei deram aperto pra caramba, funcionou perfeitamente. o custo de cada um foi R$ 7,80 e a loja dona porca e seus dois parafusos fica em são gonçalo- R.J. Provavelmente não fazem entrega do material que vendem mas como não sei se vc ta perto ou longe de São gonçalo... a dica que deixo é para procurar em casa de parafusos, as vezes tem uma pertinho de vc e vc ta procurando em auto peças. geralmente eles tem o catálogo que diz a aplicação de cada estojo.
Diogo Lima- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6193
Data de inscrição : 19/01/2009
Re: Estojos para bloco de motor: onde encontrar
Olá Diogo,
Grato pela resposta. Essa idéia da loja de parafusos é muito boa, principalmente se eles trabalharem com os mesmos códigos. Em Cabo Frio tem uma loja de parafusos muito boa (o carro está lá) mas como moro no Rio, também não é tão complicado ir a São Gonçalo, visto que é caminho para Cabo Frio. Eu ainda vou tentar diretamente na VW (espero que não peçam os olhos da cara) e se não conseguir creio que a loja de parafusos resolverá.
Uma outra coisa: Vou usar os cabeçotes antigos (com furos de 10 mm) e os estojos da carcaça nova são de 8mm. Pedi arruelas normais para este bloco que custam meros 0,40 cada;
Mas descobri que existem arruelas projetadas para esta cofiguração de bloco e cabeçote. O problema é o preço: mais de 5 reais cada arruela ou 13,5 vezes mais caro. O pior é que não consigo imaginar uma vantagem tãão superior dessas arruelas - mas gostaria de saber a opinião de vocês - se é realmente necessário ou se é frescura
Abraços
Sal
Grato pela resposta. Essa idéia da loja de parafusos é muito boa, principalmente se eles trabalharem com os mesmos códigos. Em Cabo Frio tem uma loja de parafusos muito boa (o carro está lá) mas como moro no Rio, também não é tão complicado ir a São Gonçalo, visto que é caminho para Cabo Frio. Eu ainda vou tentar diretamente na VW (espero que não peçam os olhos da cara) e se não conseguir creio que a loja de parafusos resolverá.
Uma outra coisa: Vou usar os cabeçotes antigos (com furos de 10 mm) e os estojos da carcaça nova são de 8mm. Pedi arruelas normais para este bloco que custam meros 0,40 cada;
Mas descobri que existem arruelas projetadas para esta cofiguração de bloco e cabeçote. O problema é o preço: mais de 5 reais cada arruela ou 13,5 vezes mais caro. O pior é que não consigo imaginar uma vantagem tãão superior dessas arruelas - mas gostaria de saber a opinião de vocês - se é realmente necessário ou se é frescura
Abraços
Sal
zurf- Novato
- Número de Mensagens : 3
Localização : Rio de Janeiro
Tipo de Buggy : Glaspac (gostaria de ter)
Pontos : 5137
Data de inscrição : 10/04/2010
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