Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bateria arriada corta o motor?

+2
lubisomem01
jalbas
6 participantes

Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Bateria arriada corta o motor?

Mensagem por jalbas Seg Jul 27, 2009 7:58 am

Pessoal, ontem a noite a bateria que já não está lá estas coisas arriou e o buggy pegou rapidinho no tranco, só que ficou apagando e não acendia nenhuma luz, nadinha. Qualquer descidinha ele pegava fácil mas ficava o tempo todo querendo apagar e só não morria se eu segurasse o motor em alta rotação. Alguém teria alguma idéia ou dica sobre o que pode estar acontecendo?
jalbas
jalbas
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 250
Idade : 70
Localização : Goiânia - GO
Tipo de Buggy : Cooper
Pontos : 5865
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Re: Bateria arriada corta o motor?

Mensagem por lubisomem01 Seg Jul 27, 2009 10:57 am

jalbas escreveu:Pessoal, ontem a noite a bateria que já não está lá estas coisas arriou e o buggy pegou rapidinho no tranco, só que ficou apagando e não acendia nenhuma luz, nadinha. Qualquer descidinha ele pegava fácil mas ficava o tempo todo querendo apagar e só não morria se eu segurasse o motor em alta rotação. Alguém teria alguma idéia ou dica sobre o que pode estar acontecendo?


A bateria já era ..
lubisomem01
lubisomem01
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1622
Localização : Rio de Janeiro - B R A S I L
Pontos : 7389
Data de inscrição : 25/06/2008

http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Re: Bateria arriada corta o motor?

Mensagem por jalbas Seg Jul 27, 2009 11:17 am

lubisomem01 escreveu:
jalbas escreveu:Pessoal, ontem a noite a bateria que já não está lá estas coisas arriou e o buggy pegou rapidinho no tranco, só que ficou apagando e não acendia nenhuma luz, nadinha. Qualquer descidinha ele pegava fácil mas ficava o tempo todo querendo apagar e só não morria se eu segurasse o motor em alta rotação. Alguém teria alguma idéia ou dica sobre o que pode estar acontecendo?


A bateria já era ..

Pois é Lubisomem01 me parece que sim, mas o que a minha ignorância no assunto não permite entender é porque o motor ficava morrendo. Eu sempre pensei que depois de o motor começasse a rodar ele não desligaria, mesmo com a bateria arriada. Então é normal a bateria arriada parar o motor?
jalbas
jalbas
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 250
Idade : 70
Localização : Goiânia - GO
Tipo de Buggy : Cooper
Pontos : 5865
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Re: Bateria arriada corta o motor?

Mensagem por Kibe Seg Jul 27, 2009 11:20 am

jalbas escreveu:
lubisomem01 escreveu:
jalbas escreveu:Pessoal, ontem a noite a bateria que já não está lá estas coisas arriou e o buggy pegou rapidinho no tranco, só que ficou apagando e não acendia nenhuma luz, nadinha. Qualquer descidinha ele pegava fácil mas ficava o tempo todo querendo apagar e só não morria se eu segurasse o motor em alta rotação. Alguém teria alguma idéia ou dica sobre o que pode estar acontecendo?


A bateria já era ..

Pois é Lubisomem01 me parece que sim, mas o que a minha ignorância no assunto não permite entender é porque o motor ficava morrendo. Eu sempre pensei que depois de o motor começasse a rodar ele não desligaria, mesmo com a bateria arriada. Então é normal a bateria arriada parar o motor?
O alternador esta carregando? derepente o motor nw esta produzindo o minimo de energia para o propio funcionamento!
Kibe
Kibe
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 814
Idade : 48
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : BUGGY CAUYPE/GASPLAC NEXTEL ID 126*78933
Pontos : 6459
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Re: Bateria arriada corta o motor?

Mensagem por Gustavo Seg Jul 27, 2009 2:03 pm

Boa tarde Jalbas ,

Possivelmente a bateria se foi por um problema no alternador , pois ocorre que se o alternador não carrega ou está com algum outro defeito (até mesmo sobretensão), a bateria logo "abre o bico" e já não mais será possível ligar o carro .

Se a bateria estiver ruim , mas conseguir ligar o carro e o alternador estiver bom , o carro tem que se manter funcionando , se está "apagando" , pode ser que o alternador não esteja gerando carga ou até mesmo a sua bateria pode estar com um curto brabo que afete toda a elétrica do carro .

Teste com um multimetro a tensão da bateria com o carro desligado e depois com ele ligado , tem que estar em média 12 v e 13,5 v respectivamente .
Lembre-se de antes de descartar a bateria , tentar uma carga lenta , eu recuperei a minha esses dias com 48 horas de carga , deve durar mais alguns meses .

Abraços .
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6293
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Re: Bateria arriada corta o motor?

Mensagem por jalbas Seg Jul 27, 2009 2:21 pm

Gustavo escreveu:Boa tarde Jalbas ,

Possivelmente a bateria se foi por um problema no alternador , pois ocorre que se o alternador não carrega ou está com algum outro defeito (até mesmo sobretensão), a bateria logo "abre o bico" e já não mais será possível ligar o carro .

Se a bateria estiver ruim , mas conseguir ligar o carro e o alternador estiver bom , o carro tem que se manter funcionando , se está "apagando" , pode ser que o alternador não esteja gerando carga ou até mesmo a sua bateria pode estar com um curto brabo que afete toda a elétrica do carro .

Teste com um multimetro a tensão da bateria com o carro desligado e depois com ele ligado , tem que estar em média 12 v e 13,5 v respectivamente .
Lembre-se de antes de descartar a bateria , tentar uma carga lenta , eu recuperei a minha esses dias com 48 horas de carga , deve durar mais alguns meses .

Abraços .

Boa tarde Gustavo, respondendo inicialmente a voce e ao Kibe, o alternador foi todo refeito há poucos meses.

A bateria já tinha arriado uns 2 meses atrás e recarreguei e funcionou numa boa até ontem. Acho que agora realmente pifou. Estou dando uma carga lenta de 24h até amanhã cedo para ver se dá para ir até a auto elétrica onde pretendo troca-la.

O que eu não estava entendendo, era porque o motor morria logo depois de pegar, mas acho que já matei a charada. Se a bateria estiver muito ruim, não tem como mandar energia para o distribuidor correto? Se o distribuidor não funciona o motor morre. Seria essa é a lógica correta do problema?



Um detalhe importante: é platinado ou ignição transistorizada ? Se não estou enganado fusca com platinado depois de ligado funciona ate sem bateria mas não pode ligar NADA da parte eletrica com ignição creio que já fica complicado....
jalbas
jalbas
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 250
Idade : 70
Localização : Goiânia - GO
Tipo de Buggy : Cooper
Pontos : 5865
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Re: Bateria arriada corta o motor?

Mensagem por Gustavo Ter Jul 28, 2009 9:38 am

Na verdade , o alternador estando bom como vc mencionou , depois de ligado e mesmo com a bateria ruim (a não ser que esteja em curto) , teria que funcionar normalmente o carro ...

No meu caso funcionou normal , a bateria estava arriada e eu liguei usabdo uma auxiliar , depois removi e ficou somente com a do bugre ...

A verdade é que , quase sempre quando se chega ao ponto de precisar dar carga fora do veículo , é o inicio do fim , hehehe . A bateria estará com os dias ou meses (poucos) contados .

Abraços .
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6293
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Re: Bateria arriada corta o motor?

Mensagem por jalbas Ter Jul 28, 2009 1:01 pm

O meu é ignição eletrônica. Já tive vários fuscas e Brasilias nas décadas de 70/80 mas nunca tinha visto isso de pegar no tranco e ficar morrendo o tempo todo. Acho que quando eu pisava no freio exigia energia para acender a luz de freio e aí ele morria. Não foi fácil chegar em casa domingo tarde da noite, tive até que percorrer um quarteirão bem escuro na contra-mão com todas as luzes desligadas e com todo mundo passando e gritando que eu estava errado. Que sufoco!!! Bom, acabei de comprar e instalar uma Heliar nova, que espero dure pelo menos uns 3 anos.

Agradeço a todos pelas dicas e informações.
jalbas
jalbas
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 250
Idade : 70
Localização : Goiânia - GO
Tipo de Buggy : Cooper
Pontos : 5865
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Bateria!!!

Mensagem por Farina Ter Jul 28, 2009 1:39 pm

Pessoal, a bateria pode estar em curto, com a aceleração o alternador compensa a baixa voltagem entretanto com baixa rotação a bateria em curto aumenta excessivamente o consumo de energia e o alternador não da conta de manter o sistema funcionando e assim o motor morre.

Essas seria a explicação para o motor morrer na lenta.

Abraço

Farina
Farina
Farina
Superintendente
Superintendente

Número de Mensagens : 804
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Farina F-1600
Pontos : 6605
Data de inscrição : 12/05/2008

http://www.farinaautomoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Re: Bateria arriada corta o motor?

Mensagem por Gustavo Ter Jul 28, 2009 4:48 pm

Farina , falou tudo ...

Como eu tinha mencionado antes , era uma das possibilidades e pelos sintomas de morrer ao freiar , pode ter sido isso mesmo . Facil de comprovar medindo a tensão da dita cuja fora do carro .

Abraços .
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6293
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Re: Bateria arriada corta o motor?

Mensagem por jalbas Ter Jul 28, 2009 5:18 pm

Farina BRM escreveu:Pessoal, a bateria pode estar em curto, com a aceleração o alternador compensa a baixa voltagem entretanto com baixa rotação a bateria em curto aumenta excessivamente o consumo de energia e o alternador não da conta de manter o sistema funcionando e assim o motor morre.

Essas seria a explicação para o motor morrer na lenta.

Abraço

Farina

Boa explicação Farina, tanto a sua como a do Gustavo. Eu não estava lembrando que além de descarregar a bateria tambem pode entrar em curto. Quando o giro baixava o motor morria mas quando mantinha o giro lá em cima dava uns pipocos mas até que rodava bem. Troquei a danada por uma Heliar e agora é só curtir o buguinho.

Abraço a todos.
jalbas
jalbas
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 250
Idade : 70
Localização : Goiânia - GO
Tipo de Buggy : Cooper
Pontos : 5865
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Re: Bateria arriada corta o motor?

Mensagem por Fabrício®© Sáb Mar 26, 2011 11:47 am

Tópico bloqueado para edição, liberado somente para consultas.
Caso ache necessário a reabertura deste tópico, envie uma MP para o Administrador ou Moderadores, justificando a razão do desbloqueio.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9895
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria arriada corta o motor? Empty Re: Bateria arriada corta o motor?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos