Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Motor não estoura mais

+6
Clayton
Guga Pedrosa
Farina
Kleyton Maia
jperson
Ed
10 participantes

Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Motor não estoura mais

Mensagem por Ed Dom Mar 22, 2009 10:52 am

Recentemente escrevi que o motor 1600 carburação dupla alcool de meu buggy dava uns estouros quando tirava o pé do acelerador. pois agora ele não estoura mais, fundiu durante uma viagem de Campinas ao Paraná. Construi o estepe fininho que não tinha (com roda de lambreta), instalei um extintor, tudo para atender a lei. Mas rodados 150 kilometros de viagem a uma média de 130 km/hora, o motor perdeu força e não andou mais. Retirei o motor ali mesmo no acostamento, levei ao Paraná dentro do Uno que foi me socorrer. Ao abrir o motor, constatei que uma bronzina de biela havia derretido. Gostaria que alguém desse uma explicação cabivel do por que disto acontecer; pois tinha plena confiança no funcionamento do Buggy, inclusive relatei isto no forum. Notei que o motor esquentou demais, o que posso fazer para refrigerar melhor o motor? Gratos aos que me responderem.
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6696
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por jperson Dom Mar 22, 2009 12:24 pm

Aproveite que o motor está fora e instale a capela e o radiador deslocado da kombi.
Não se que oleo usas, mas pode substituir, gosto muito dos mobil.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10768
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por Ed Dom Mar 22, 2009 3:51 pm

Daria para oamigo me explicar melhor como é este sistema da Kombi, terei que fazer adaptações?
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6696
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por jperson Dom Mar 22, 2009 4:23 pm

Voce vai precisar da capela com o espaço para o radiador deslocado(uma saliencia atras) e uma flange que desloca o radiador para o lado do cambio, saido de cima dos cilindros.

Vá no forum Fusca Brasil que tem um tutorial sobre esse assunto.

www.forumfuscabrasil.com
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10768
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por Kleyton Maia Dom Mar 22, 2009 8:10 pm

Cara que parada esquisita , pelo pouco de teoria desse motor ele so poderia super aquecer caso a ventoinha que fica no mesmo eixo do alternador estivesse travada ou quebrada ,no curso aprendi que a refrigeração desse motor ocorren da seguinte forma essa ventoinha gira junto com o motor em funcionamento atraves do giro da correia que na frente gira o alternador e atras gira essa ventoinha , la dentro da lataria tem um radiador de oleo onde o oleo é refrigerado pelo fluxo de ar gerado da ventoinha e o ar passa tambem pelas alhetas do cilindro resfriando como nos de moto que sao abertos e tem as alhetas para trocar calor com o ambiente.

Dai as possibilidades o radiador de oleo ter entupido e oleo nao refrigerou ou as ventoinha quebrada ou algo obstruindo a passagem de ar pelas alhetas ... abre ele tira fotos e manda pra gente ver ...

Voce esta usando o oleo ideal para o motor ?

abraços e boa sorte ah.. muita paciencia .. eu sei como é ...
Kleyton Maia
Kleyton Maia
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1268
Idade : 40
Localização : Santos
Tipo de Buggy : Kadron
Pontos : 7170
Data de inscrição : 20/10/2008

http://kadron74.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Refirgeração!!!

Mensagem por Farina Seg Mar 23, 2009 8:40 am

</A>A temperatura ideal de funcionamento destes motores é de 80ºC em fuscas de corrida ele chegava facilmente a 150ºC todos sabem a durabilidade destes motores, era uma prova no maximo, eu tive e tenho muitos problemas com relação a refrigeração, na estrada se tento manter uma velocidade alta meu motor chega facilmente a 100ºC o que não é bom para durabilidade, ai algem vai me dizer que os fuscas não tinham esse problema! concordo os fuscas tinham pneus pequenos e uma boa entrada de ar para o motor mesmo em velocidade, ja os buggy são totalmente aberto o que facilita a refrigeração em baixas velocidades mas não acima de 80km/h acima desta velocidade o buggy cria um vacuo na traseira que impede a circulação de ar por consequencia prejudicando a refirgeração do motor, para reduzir este problema só abrindo entradas de ar na lateral do buggy, vou colocar uma foto de como eu amenizei o problema,
Motor não estoura mais IMGP3979
a temperatura de funcionamento do motor antes de fazer estas entradas era de 120ºC que acabou derretendo o meu motor também no mancal traseiro, apos abrir estas entradas a temperatura não passou mais de 100ºC o que ainda não é o ideal, mas ja melhorou bastante inclusive de rendimento, pois o ar fresco alimenta melhor os coletores e a ventoinha.

Um Grande Abraço

Farina
Farina
Farina
Superintendente
Superintendente

Número de Mensagens : 804
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Farina F-1600
Pontos : 6605
Data de inscrição : 12/05/2008

http://www.farinaautomoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por Guga Pedrosa Seg Mar 23, 2009 2:58 pm

Eu coloquei umas fotos da capela com radiador deslocado no seguinte tópico:
https://planetabuggy.forumeiros.com/motor-boxer-f12/refrigeracao-do-motor-vw-t705.htm#4914

Acho a instalação dessa capela é essencial, pois ajuda muito na refrigeração.

Estas entradas de ar na lateral que Farina colocou também deve melhorar bastante.

Existe também a possibilidade de colocar um radiador de óleo na frente do buggy, como nos fuscas de corrida, mas acho que não será tão necessário depois de você adotar as medidas acima.

Você sabe disser se seu virabrequim é realmente 1600? Pois estes tem mais canais de lubrificação, diferentemente dos 1300 (e se não me engano dos 1500 também). Isso pode ter ocasionado o derretimento da bronzina. Existe um serviço que o pessoal do Forum do Fusca4ever recomenda, você faz dois furos a mais nas bronzinas, ai não tem mais esse problema de lubrificação...

Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6276
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty motor que não estoura pois fundiu?

Mensagem por Clayton Seg Mar 23, 2009 10:06 pm

Tudo o que o pessoal escreveu vale a pena ser analizado , mas acho que, se fundiu somente uma bronzina , pode ser problema na lubrificação. já que estás com o motor desmontado , verifique os canais de lubrificação . Mas se quiser melhorar ,coloque bomba de óleo dupla ou externa com filtro de óleo ( se possivél com radiador) .
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/filtro_oleo.htm
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/filtro_oleo2.htm
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7091
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Radiador!!!

Mensagem por Farina Ter Mar 24, 2009 8:06 am

Ah! esqueci deste detalhe... o radiador de óleo na parte frontal eu ja tinha assim como uma bomba de circulação externa, outro fator que judia bastante de nosso pequenos motores, é o fato de a relação RPM e velocidade estarem fora da faixa padrão de funcionamento:
EX. em 4º marcha e a 100km/h constantes meu motor gira a 2500RPM o certo para uma boa refrigeração seria ele girar em 3500RPM ai o fluxo de ar nas camisas seria o ideal, porem só conseguimos atingir esta rotação reduzindo a engrenagem da 4º de 0,88 para 1,16 (feita sob encomenda no Sapinho).

Enfim teria que mexer no escalonamento das marchas, mas ai o troço $$$ vai muito longe o melhor é deslocar o radiador se possivel coloca a bomba de circulação com mais um radiador externo e um filtro de óleo que ajuda bastante a reduzir a temperatura.

Abraço

Farina
Farina
Farina
Superintendente
Superintendente

Número de Mensagens : 804
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Farina F-1600
Pontos : 6605
Data de inscrição : 12/05/2008

http://www.farinaautomoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por Kleyton Maia Ter Mar 24, 2009 8:46 am

Farina com essas alterações como fica num dia frio ou regiões mais frias , para o motor manter a temperatura ideal ? O mesmo principio das caracteristicas quimicas do oleo irão manter o motor na temperatura ideal ?
Kleyton Maia
Kleyton Maia
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1268
Idade : 40
Localização : Santos
Tipo de Buggy : Kadron
Pontos : 7170
Data de inscrição : 20/10/2008

http://kadron74.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Temp. Motor!!!

Mensagem por Farina Ter Mar 24, 2009 9:53 am

Bom no ultimo inverno, em um dia muito frio acho que estava em torno de 10ºC na estrada a unica coisa que tive que fazer foi enrriquecer um pouco a mistura para compensar o ar frio que entra, mas a temp. do motor não baixou de 80ºC pode ser que abaixo de 10ºC na temperatura hambiente eu tenho que fechar uma das entradas, mas acredito que não sera necessário. Quanto ao óleo, se for muitos dias de frio abaixo de 10ºC pode se trocar por um que trabalhe no frio mas acredito que não seja necessário.

Abraço

Farina
Farina
Farina
Superintendente
Superintendente

Número de Mensagens : 804
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Farina F-1600
Pontos : 6605
Data de inscrição : 12/05/2008

http://www.farinaautomoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por Joker Sex maio 16, 2014 10:20 am

Clayton escreveu:Tudo o que o pessoal escreveu vale a pena ser analizado , mas acho que, se fundiu somente uma bronzina , pode ser problema na lubrificação. já que estás com o motor desmontado , verifique os canais de lubrificação . Mas se quiser melhorar ,coloque bomba de óleo dupla ou externa com filtro de óleo ( se possivél com radiador) .
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/filtro_oleo.htm
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/filtro_oleo2.htm

Alguém sabe o valor do investimento dessas adaptações ?
Joker
Joker
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 924
Idade : 45
Localização : Arkham City(Salvador)
Tipo de Buggy : Buggy Bird 77
Pontos : 4980
Data de inscrição : 23/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por Mad Well Sáb maio 17, 2014 4:51 pm

não é muito caro nao
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6853
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por wiltonsp Seg maio 19, 2014 7:36 am

Abusando do conhecimento de todos, tanto no meu Pretty quanto no Buggy que vou montar, o motor é de Variant II, deitado com aquela turbina na trazeira (que eu acho bem simpatica) mas o que vcs acham da refrigeração desse tipo de motor? preciso forçar ar nele?
o Pretty sai na estrada....
wiltonsp
wiltonsp
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1004
Idade : 58
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : VW PRETTY CALHAMBEQUE
Pontos : 5501
Data de inscrição : 09/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por Joker Seg maio 19, 2014 7:46 am

esse modelo :?

Motor não estoura mais Variant_09
Joker
Joker
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 924
Idade : 45
Localização : Arkham City(Salvador)
Tipo de Buggy : Buggy Bird 77
Pontos : 4980
Data de inscrição : 23/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por wiltonsp Seg maio 19, 2014 7:58 am

Exatamente!!! a unica alteração que foi feita nele foi a troca do coletor e esta com apenas um carburador, da muito menos trabalho para manter!!!
wiltonsp
wiltonsp
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1004
Idade : 58
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : VW PRETTY CALHAMBEQUE
Pontos : 5501
Data de inscrição : 09/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por alanplick Sáb maio 24, 2014 4:43 pm

Não deve precisar não pois na variant que é bem mais pesada não precisava , porem não precisa encurtar cambio de carro nenhum para ventoinha girar mais tem outras soluções como por polia menor no dinamo ou alternador polia menor dinamo já da uma melhorada porem acho que o problema que o colega teve não foi de super aquecimento foi de lubrificação.no caso de lataria de variant não vai adiantar ....so para o caso das ventoinhas que giram junto com o dinamo ou alternador
alanplick
alanplick
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 32
Idade : 54
Localização : são paulo
Tipo de Buggy : BUGRE,verdinho como um pé de couve
Pontos : 4841
Data de inscrição : 22/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por jperson Dom maio 25, 2014 9:38 am

Motor de variant usa alternador.
Nas variant/Tl o ar era sugado por uma coifa ligada aparte traseira da carroceria que captava ar nas entradas laterais.
Como a maioria dos buggies são abertos na parte do motor a ventilação não é muito prejudicada.
Andando na estrada as vezes cria um vacuo na traseira podendo faltar ar suficiente na ventoinha.


https://2img.net/r/ihimizer/img692/256/dsc02577d.jpg
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10768
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por alanplick Seg maio 26, 2014 10:00 am

Mandei aquele como exemplo a polia tem o mesmo diametro no alternador,realmente isso do vacuo acontece em velocidades altas, com o lataria do gol tambem rola isso as vezes
alanplick
alanplick
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 32
Idade : 54
Localização : são paulo
Tipo de Buggy : BUGRE,verdinho como um pé de couve
Pontos : 4841
Data de inscrição : 22/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Motor não estoura mais Empty Re: Motor não estoura mais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos