Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Polinésio On the road

4 participantes

Ir para baixo

Polinésio On the road Empty Polinésio On the road

Mensagem por Polinésio Sáb Jan 06, 2018 11:51 am

Olá novos amigos, saudações buggueiras (e gurgeleiras)!

Depois de visitar muitas vezes o valioso fórum para aprender e sanar problemas, encaminhado pelo Google, decidi fazer parte desta interessante comunidade.
Obrigado pela acolhida. Sinto-me honrado em participar do grupo.
Tenho um Gurgel X-12 TR Tocantins, 1990, branco. Meu único carro, uso no dia a dia e para viagens e expedições particulares. Faço tudo nele, mecânica, elétrica, fibra e até já restaurei o chassi. Sou um estudioso nato, sempre disposto a aprender mais e compartilhar conhecimentos.
Sou construtor de veleiros catamarans. Quem tiver curiosidade pode conhecer meu trabalho em www.polinesio.net .

Será um prazer trocar experiências e conhecimentos com os colegas.
Abraços,
Polinésio
Tarcísio Silva.
Polinésio
Polinésio
Novato

Número de Mensagens : 8
Idade : 64
Localização : Angra dos Reis, RJ
Tipo de Buggy : Gurgel X-12 TR Tocantins, 1990.
Pontos : 2286
Data de inscrição : 06/01/2018

http://www.polinesio.net

Ir para o topo Ir para baixo

Polinésio On the road Empty Re: Polinésio On the road

Mensagem por Nil Sáb Jan 06, 2018 12:58 pm

Polinésio escreveu:Olá novos amigos, saudações buggueiras (e gurgeleiras)!

Depois de visitar muitas vezes o valioso fórum para aprender e sanar problemas, encaminhado pelo Google, decidi fazer parte desta interessante comunidade.
Obrigado pela acolhida. Sinto-me honrado em participar do grupo.
Tenho um Gurgel X-12 TR Tocantins, 1990, branco. Meu único carro, uso no dia a dia e para viagens e expedições particulares. Faço tudo nele, mecânica, elétrica, fibra e até já restaurei o chassi. Sou um estudioso nato, sempre disposto a aprender mais e compartilhar conhecimentos.
Sou construtor de veleiros catamarans. Quem tiver curiosidade pode conhecer meu trabalho em www.polinesio.net .

Será um prazer trocar experiências e conhecimentos com os colegas.
Abraços,
Polinésio
Tarcísio Silva.
Seja bem vindo Sr. Tarcisio  e compratilhe aqui as soluções encontradas para o Gurgel.  Tenho certeza que tem algo ai que seja novidade para nos que gostamos de buggy e de Gurgel(categorais diferentes rsrs)

grande abraço
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10076
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Polinésio On the road Empty Re: Polinésio On the road

Mensagem por Nil Sáb Jan 06, 2018 1:04 pm

Polinésio On the road Gurgel10
Ja fiz muito serviçp em Gurgel.  chassi adaptaçao de motor AP, caixa de direçãod e monza, hidrovacuo, etc etc

Polinésio On the road Gurgel11


Última edição por Nil em Sáb Jan 06, 2018 1:10 pm, editado 1 vez(es)
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10076
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Polinésio On the road Empty Re: Polinésio On the road

Mensagem por Polinésio Sáb Jan 06, 2018 7:05 pm

Obrigado pela recepção, Nil. Já deu pra ver que você tem intimidade também com Gurgel. 
É verdade, são categorias diferentes e eu nem gosto quando comparam ou confundem as duas. Mas certamente temos muito em comum nos dois modelos.
O meu trata-se de um sonho da juventude que só pude realizar aos 50. Portanto sou muito satisfeito com as suas características originais. O motor air cooled é o único que tenho certa intimidade, pois tive vários Fuscas e Kombi, mas nunca desejei nem me atrevi a mexer nas relações de câmbio ou fazer alterações no trem de força. O meu foco continua sendo a manutenção, que gosto muito de fazer. 
Enfim, sou feliz com o carro que tenho. Até acho bonito alguns que usam pneus maiores e tal, mas não faria um X-12 Trans (rsrsrs).
Na estética também não tenho interesse em fazer mudanças, o que seria muito fácil pra mim. Mas planejo construir um novo capô com um scoop para melhorar a ventilação interna e instalar uma gaiúta ou terceira porta no vidro trazeiro. 
Já no conforto interior tenho algumas ideias a realizar. Entretanto sou temeroso com a legislação ditada pelo mercado que deseja tirar nossos carros de circulação e se a única saída pra continuar rodando for a placa preta, quero estar apto para obtê-la.
Até penso, com certa frequência, em construir uma carroceria para um carro elétrico por puro deleite. A propósito, amo a minha profissão.
Ah! Moro em Angra dos Reis mas sou do Recife.

Grande abraço.
Polinésio
Polinésio
Novato

Número de Mensagens : 8
Idade : 64
Localização : Angra dos Reis, RJ
Tipo de Buggy : Gurgel X-12 TR Tocantins, 1990.
Pontos : 2286
Data de inscrição : 06/01/2018

http://www.polinesio.net

Ir para o topo Ir para baixo

Polinésio On the road Empty Re: Polinésio On the road

Mensagem por Bugólatra Sáb Jan 06, 2018 7:48 pm

Pois é amigo Polinésio essa questão da nova inspeção veicular está atrapalhando a vontade de muita gente manter seus carrinhos mais velhos com os devidos cuidados e eu também estou com receio de eu restaurar o meu tocantins pois estou desanimado em investir dinheiro numa coisa que eu corro o risco de não poder usar quando estiver pronto, na verdade no geral o meu está em condições razoavelmente boa dando pra ser usado como veículo do dia a dia mas um trato especial numas coisinhas que está precisando de atenção iria deixa-lo impecável mas isso só vai acontecer se a atual legislação mudar, segundo comentários que eu ouvi de um grande colecionador de carros antigos ele me disse que alguns dos principais clubes de jipeiros e alguns dos maiores colecionadores de carros antigos do país estão se unindo para contestar a tal resolução na justiça e garantir o direito a circulação de todos os veículos antigos que estiverem suas condições de conservação atestadas como boa pelos clubes ligados a FBVA,  não sei qual será o desfecho dessa história mas como em alguns desses clubes existem grandes figurões da política brasileira entre seus membros eu não duvido que eles consigam banir ou pelo menos abrandar essa resolução cruel, se isso realmente ocorrer ai sim será a hora de eu meter a mão na graxa para restaurar o meu GURGELZINHO como o planejado.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11724
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Polinésio On the road Empty Re: Polinésio On the road

Mensagem por Polinésio Dom Jan 07, 2018 5:12 am

Olá Evilásio, prazer em encontrá-lo por aqui também.
No nosso caso até a placa preta é complicada, porque precisamos esperar completar 30 anos, 2020. E justamente, será quando a inspeção se tornará mais rígida e a placa treta supervalorizada, com mais ágio, mais corrupção e tal.
Eu já acho que chamar os nossos carros de "antigos" é um exagero da pressa imposta pela sociedade de consumo. Quando alguém diz que o meu é "antigo" ou "velho", eu pergunto qual a idade da pessoa bossal. E normalmente ela é mais velha que o carro. Aí eu não perdo-o e disparo: Se o Gurgel com 28 anos é velho, então você deveria estar num antiquário ou museu! rsrsrs.
Aqui no Rio, chamar uma pessoa de velha é uma grande ofença! kkk!
Estou estudando as possibilidades para deixá-lo apto para o teste de emissão de poluentes, se tornarem obrigatório. GNV ou injeção eletrônica; não desejo trocar o bom motor WV 1600, só se fosse por um elétrico, mas ainda vai demorar para os kits de conversão chegarem por aqui.
Acredito, talvez como um sonhador, que a lei vai nos deixar rodar até que haja soluções disponíveis no mercado para a adequação aos novos tempos.
Dia 31 de março vai haver uma carreata em São Paulo pedindo para retirar os nossos carros da inspeção. Acho que vou aproveitar e dar um passeio por lá. Afinal são apenas 300 km.
Aqui no Estado do Rio tem vistoria todos os anos. Mas os carburados tem escrito no documento "inapto para gases", portanto só checam luzes, esguincho de água no parabrisa e números do chassi e do motor.
Como você disse, é aguardar pra ver no que vai dar.

Ah! importante... Outro grande motivo que me trouxe a este fórum, além dos membros que metem a mão na graxa e na fibra como eu, foi esse formato de mensagens escritas que ficam arquivadas. Nos grupos de Whatsapp, tão na moda atualmente, as mensagens são urgentes, efêmeras, mal escritas e descartáveis; deixando aquele vazio existencial típico do consumismo.

Abraços.
Polinésio
Polinésio
Novato

Número de Mensagens : 8
Idade : 64
Localização : Angra dos Reis, RJ
Tipo de Buggy : Gurgel X-12 TR Tocantins, 1990.
Pontos : 2286
Data de inscrição : 06/01/2018

http://www.polinesio.net

Ir para o topo Ir para baixo

Polinésio On the road Empty Re: Polinésio On the road

Mensagem por Nil Dom Jan 07, 2018 6:03 pm

Não tenho o menor medo da inspeção.... se o cara nao tem condiçoes de manter um veículo em condições de tráfego, mellor ser retirado de circulação. Eu apoio a resolução. Brasileiro é corrupto e tem mania que querer burlar as lei..  eu sou contra sim a tal da placa preta (placa treta)     Até hoje nao vi nenhum buggy ou Gurgel com placa preta que merecesse.    

Um amigo meu comprou um fusquinha conservado e comprou a placa preta pelo correio.... recebeu de São Paulo tudo na mão sem o carro nunca ter ido em SP e sem vistoria, o cara só mandou as fotos.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10076
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Polinésio On the road Empty Re: Polinésio On the road

Mensagem por Bugólatra Dom Jan 07, 2018 10:11 pm

Nil escreveu:Não tenho o menor medo da inspeção.... se o cara nao tem condiçoes de manter um veículo em condições de tráfego, mellor ser retirado de circulação. Eu apoio a resolução. Brasileiro é corrupto e tem mania que querer burlar as lei..  eu sou contra sim a tal da placa preta (placa treta)     Até hoje nao vi nenhum buggy ou Gurgel com placa preta que merecesse.    

Um amigo meu comprou um fusquinha conservado e comprou a placa preta pelo correio.... recebeu de São Paulo tudo na mão sem o carro nunca ter ido em SP e sem vistoria, o cara só mandou as fotos.
Sem dúvida só brasileiro que é corrupto apoia essa resolução por saber que qualquer carro que ele levar lá vai ser aprovado pela força da propina pago aos vistoriadores para fechar os olhos pros erros, já os honestos com certeza todos são contra esse abuso criado somente para extorquir mais ainda a população, quem é a favor não adiantar querer se passar por honesto ou encher os comentários aqui de blá blá blá que não vai colar pois todos sabem que essa lei não traz vantagem nenhuma para a população, a maior prova disso foi o controlar em São Paulo que na época em que vigorava nenhum carro usado conseguia ser aprovado sem que pagasse altas propinas até que um cidadão dono de uma agência de carros usados que cansado de ter seus carros reprovados nessas inspeções resolveu provar que aquilo era má fé governamental então adquiriu um carro zero km e levou da concessionária direto para ser vistoriado pelo controlar que de imediato descartou a possibilidade de vistoriar o carro mas depois de muita confusão foi que ele conseguiu que o carro fosse vistoriado e para a surpresa de todos não foi aprovado e assim a repercussão do caso serviu para acabar com aquela aberração que agora está voltando a nível nacional.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11724
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Polinésio On the road Empty Re: Polinésio On the road

Mensagem por Beco Ter Jan 09, 2018 6:34 am

Bueno, não discuto a questão de corrupção. Aqui no Sul, a coisa é bem controlada e quase impossível de ser feito com propina. Se existir, não é a regra. Mas, quanto à questão da vistoria, acho que cada década tem suas condições que deveriam ser respeitadas. Como é no caso dos cintos de segurança de três pontos, dos lavadores de parabrisa, do espelho no lado direito... se não eram previstos no ano de fabricação, não é necessário adaptar nos carros daquela época. Carros carburados até podem passar em vistorias, mas com muita dificuldade, já que não dispõem de catalisadores e outros controles. E a gasolina não ajuda muito...
No tempo que trabalhei com motos, descobri que as motos tinham um sistema muito safado para burlar a medição dos gases de saída. Simplesmente, colocando mais ar dentro da descarga, para "diluir" o poluente e a própria VW andou burlando o sistema anti-poluição.
Enfim, precisamos esperar para ver no que vai dar. Mesmo que seja negativo, tudo pode ser alterado novamente. Nada de pânico!
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11887
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Polinésio On the road Empty Re: Polinésio On the road

Mensagem por Polinésio Ter Jan 09, 2018 10:19 am

Pois é Beco. No fim de semana passado fiz algumas pesquisas com relação as alternativas que dispomos para que nossos motores boxer passem nos teste de emissão de poluentes. Descobri que se houver mesmo rigor nas vistorias, dá pra instalar injeção eletrônica ou converter para GNV e até instalar um kit elétrico ou outro motor mais atual, e com isso seguir rodando legalmente.
Assim tranquilizei e concluí que não sou o único a usar esse motor, portanto as soluções chegarão ao mercado oportunamente. De qualquer forma, cada um vai dar o seu jeito de acordo com a sua ética e consciência.
Aqui no Estado do Rio fazemos vistoria todo ano mas esse problema já foi solucionado com a observação no documento "inapto para gases".
Não gosto da ideia da placa preta porque não sou e nunca pretendi ser um colecionador.
É isso... Aguardar e torcer (e se possível solicitar) para não cortarem nossas pernas.

Abraços.
Polinésio
Polinésio
Novato

Número de Mensagens : 8
Idade : 64
Localização : Angra dos Reis, RJ
Tipo de Buggy : Gurgel X-12 TR Tocantins, 1990.
Pontos : 2286
Data de inscrição : 06/01/2018

http://www.polinesio.net

Ir para o topo Ir para baixo

Polinésio On the road Empty Re: Polinésio On the road

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos