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Motor buggy 1700

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MOTOR - Motor buggy 1700 Empty Motor buggy 1700

Mensagem por Bocca Qua Ago 19, 2015 3:53 pm

Pessoal, estou iniciando o projeto do motor do meu buggy. Já faz bastante tempo que ele está pedindo por um upgrade. Estive pensando em trocar por AP, manter original 1600 ou fazer ele um 1700. Por conta do amigo Farina, estou sonhando com um 1700. Primeiro quero comprar as peças e, depois tomar um folego, mandar pra retífica.

Pensei na configuração abaixo:

Kit 1700 88 x 69 mm AA
Comando Engle 100 
Virabrequim 78 mm AA
Balanceiros 1,25
Tuchos 31 mm empi
Carburador 34 Pict-3
Radiador óleo com ventoinha (+ 1 l óleo)

Alguém pode me dizer se essa é uma boa configuração pro buggy???

Obrigado
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MOTOR - Motor buggy 1700 Empty Re: Motor buggy 1700

Mensagem por jperson Qui Ago 20, 2015 3:31 pm

Voce vai ter um motor forte e com mais de 1700 cc. Só com o vira de 69 x 88 dos pistões já chega perto (era a receita dos SP 2). Eu trocaria o carburador unico por uma boa dupla de solex 32.
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Mensagem por Bocca Sex Ago 21, 2015 12:55 pm

Jp, fui no preparador aqui de Tubarão e ele me passou umas alterações.

Kit 1641 87mm
Comando Pauter Machine 110
Vira 78mm
Tuchos 33mm
Carburador duplo 32
Radiador óleo com ventoinha.

Estou tendo dificuldades de achar esse comando Pauter 110. Ele falou que esse comando trabalha com lobe center de 110. Será que muda muito de um empi 110 com lobe center de 108?
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Mensagem por jperson Sex Ago 21, 2015 3:43 pm

Bocca, se comunica com a Sportsystem que eles te informam um comando equivalente ao pauter.
Quem sabe um Engle.
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Mensagem por Chico Biela Qua Ago 26, 2015 9:39 am

Sugestão de motor barato e forte:

- kit 1600 85,5 mm (pode ser o que você já tem com calços na base dos cilindros)
- virabrequim 78,4 mm

A cilindrada vai a 1800 cm³.

- bielas VW ar com remoção de material para diminuir o quanto retirar da carcaça por conta do virabrequim cursado
- comando torque da Aplic Resolit
- tuchos novos Riossulense
- cabeçotes 1600, podem ser os seus mesmos, com retrabalho de câmaras de combustão, taxa de compressão 8,5:1 (gasolina), válvulas originais 35,5x32, dutos sem rebarbas e casamento dos furos de admissão com os coletores de uma dupla de solex 32
- balancins originais 1,1:1, mas pode experimentar os 1,25:1 (tem que rebaixar os guias de válvulas para evitar travamento do pratinho neles).
- duas molas por válvula ou pelo menos as molas do motor torque pós-84 (arame mais grosso)
- escape 4x1 com junção piramidal

Fiz um motor semelhante, com comando de variant II, para uma brasília que tive. Virou 175 km/h no seu câmbio original e fazia 12 km/l na estrada sozinha e, puxando trailer de 1150 kg, 8 km/l. Na cidade, cerca de 9 km/l. Vinha de quarta a 40 km/h acelerando. Num bugue, esse motor faria uma senhora festa!

Boa sorte em seu motor.
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Mensagem por Bocca Qua Ago 26, 2015 1:43 pm

Obrigado pelas dicas, amigo Chico.
Tua mensagem chegou na hora.
Eu estava quase desistindo de melhorar o motor do meu buggy. 
O preço das peças estava me deixando pensativo. 
Com o valor que iria gastar no motor dava pra comprar um fusca. hehehe
Vou fazer um levantamento desta configuração que você me passou.
Fiquei emocionado com a mensagem do amigo. 
Sempre vejo o pessoal falando do amigo pela internet e já li algumas mensagens que deixaste pela rede.
Obrigado mesmo pela dica, mestre.
Pode ter certeza que vou me dedicar a colocar ela em prática.

Grande abraço

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Mensagem por Chico Biela Qua Ago 26, 2015 3:13 pm

O importante é ajudar com dicas e experiências.

Isso de ficar inventando motor com peças caríssimas é contra o que a maioria deseja, que é um motor melhor que o original, mas sem acabar com a conta no banco.

O motor mais barato que fiz foi um 1600 construído com as peças que eu tinha espalhadas pela oficina.

O kit é um 1600 antigo, igual ao de brasília, com virabrequim 69 mm que estava dando sopa, nem me lembro de suas medidas. As bronzinas eram novas e com mais furos de passagem de óleo.

Já os cabeçotes são 6 aletas, pós-84, válvulas 35,5x30, câmaras AP, dutos refeitos, taxa 8,5:1. Esses cabeçotes montam sem problema com o kit pré-84, só que a taxa fica alta, perto de 9,5:1, pois tem o volume das câmaras bem menor, 38 cm³, contra 54 cm³ do cabeçote 8 aletas gasolina pré-84. Como tinha que remover material da câmara para aumentar seu volume, aproveitei e alterei seu formato, sem precisar de rebaixamento. E condenados, pois tinham trincas. Como a temperatura dos cabeçotes abaixa com as modificações de formatos, essas trincas não abriram.

O comando é um Aplic Resolit para kombi pós-84, é o comando torque paralelo. Achei um em bom estado em desmanche para experimentar.

O escape é um 4x2 capetinha.

Experimentei dois tipos de carburadores, um par de weber 40 e outro de solex 32 modificados com venturis 27 mm/13 mm. Virou mais forte com os weber, mas não ficou a desejar com os solex 32.

Esse motor está fotografado no link abaixo:

http://chicobiela.nafoto.net/photo20051017200156.html

É só ir mudando as fotos.

Em um encontro de fuscas em Interlagos, esse motor venceu todos os 1600 aspirados, menos um de fusca de corrida, que era 200 kg mais leve.

Talvez seja mais adequado ao seu bugue e bem mais barato de ser feito.

Qualquer coisa que precisar, é só mandar mensagem.

Abraço.
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Mensagem por Nil Qui Ago 27, 2015 7:21 pm

excelentes dicas do chico Biela.

so deixei de usar o boxer porque pelo valor de um vira 74 eu compro um motor ap completo.......
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Mensagem por Chico Biela Qui Ago 27, 2015 9:42 pm

Não precisa usar virabrequim 74 mm, pode ser o do 1600 comum, só que usando cabeçotes modificados para aumentar fluxo de gases.
São os cabeçotes os responsáveis pela falta de potência dos motores VW ar. O resto de suas peças são de bom nível, que também podem ser melhoradas.
Abraço.
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