Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
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Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Seguem fotos de meu BUG
Projeto meu, chassi próprio, com a casca de um Bugre. Na estrada dirijo com um Joystick. Feito para ter facilidade na manutenção.



Abraços
Eduardo Hilton
Projeto meu, chassi próprio, com a casca de um Bugre. Na estrada dirijo com um Joystick. Feito para ter facilidade na manutenção.



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Eduardo Hilton
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Bem diferente, gostei da personalização, parabéns.
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Bugólatra- Louco das Dunas
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Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Beleza, vou ver se depois escaneio fotos e coloco imagens do chassi dele que não é do fusca.
Abraços
Eduardo Hilton
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Eduardo Hilton
Eduardo Hilton- Buggueiro
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
opa agora nesse post vi que a carroceria é mesmo de um bugre, ou partiu de um bugre . Eu pessoalmente adoro esses desenhos antigos, no estilo californiano.
vou acompanhar também, aprender e conhecer como foi feito o chassis próprio.
parabéns pelo projeto !
vou acompanhar também, aprender e conhecer como foi feito o chassis próprio.
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ClaudioLC - SP
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Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Oi Claudio
Só usei a casca bem de cima dele, a parte de baixo fiz toda.
Abraços
Eduardo Hilton
Só usei a casca bem de cima dele, a parte de baixo fiz toda.
Abraços
Eduardo Hilton
Eduardo Hilton- Buggueiro
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Gostei.
Tem mais detalhes?
Tem mais detalhes?
jperson- Moderador
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Segue um pequeno relato com fotos.

Na foto acima a desmontagem do BUG original.

Soldagem e montagem do chassi.

Chassi pronto, falta agora acertar a fibra ao chassi. A fibra tem que ser cortada sem dó. A posição do banco já está definida depois de muito ser testada. A posição do guidon saiu depois do banco, bem como a posição do freio de mão a alavanca de marchas. Tudo foi testado antes, inclusive posição das pedaleiras, que estão perfeitamente centradas em relação ao guidon.

Reparem nestas fotos a fixação do eixo dianteiro, pelas laterais e não pelo meio. Pedaleira, marcha e freio de mão definidos, o caster também, um pouco maior que o original.

Na foto acima, pode-se ver a frente já cortada e agora já da para estudar o posicionamento desta parte.

Repare que as parte frontal e traseiras já estão na posição. O bug ficará 120 mm maior que o original, já que o meu objetivo era conforto para dirigir.
O Regis que ai aparece, não sabia nem laminar, mas foi minha grande ajuda. Alias aprendeu ai também a fazer parte elétrica, pois fiz os esquemas elétricos e aos poucos conseguiu ligar tudo só cometendo 3 pequenos erros que rapidamente acertei. Foi uma baita ajuda.

A articulação da frente é feita com rolamento. Zero manutenção em 20 anos aproximadamente.

Poliuretano, foi desta forma que fiz sumir a estrutura metálica no bug. Depois de colocar o poliuretano, coloquei fibra nos dois lados. Por dentro, perto da pedaleira, o poliuretano foi desbastado para afastar da pedaleira.

A frente já definida, com lanternas que a roda não pega na fiação. Para as lanternas, internamente foi colocada em fibra uma chapa de proteção contra água. Nesta foto a lateral já está acertada com 120 mm a mais, e a fibra agora já pertence ao chassi.

Reparem nesta foto, que o motor, câmbio e suspenção entram tudo junto. Uma só pessoa monta, basta pegar pelo escapamento. Este conjunto é preso por apenas 6 parafusos. Com este sistema já troquei a cilindrada com o motor no local.

Motor sendo montado.

Motor já montado no local e traseira pronta para ir no seu ponto de giro.

Traseira montada. Reparem onde é o ponto de giro. Reparem também que existe uma caixa para a bateria, que fica protegida de pedras, areia, etc. Reparem também na caixa do estepe. A lanterna traseira possui também uma proteção contra água, areia e pedras.

Como ficou após todos os cortes.

Já articulando.

Montado e pintado.
Espero que com isso dá para terem uma idéia do que foi feito.
Abraços
Eduardo Hilton

Na foto acima a desmontagem do BUG original.

Soldagem e montagem do chassi.

Chassi pronto, falta agora acertar a fibra ao chassi. A fibra tem que ser cortada sem dó. A posição do banco já está definida depois de muito ser testada. A posição do guidon saiu depois do banco, bem como a posição do freio de mão a alavanca de marchas. Tudo foi testado antes, inclusive posição das pedaleiras, que estão perfeitamente centradas em relação ao guidon.

Reparem nestas fotos a fixação do eixo dianteiro, pelas laterais e não pelo meio. Pedaleira, marcha e freio de mão definidos, o caster também, um pouco maior que o original.

Na foto acima, pode-se ver a frente já cortada e agora já da para estudar o posicionamento desta parte.

Repare que as parte frontal e traseiras já estão na posição. O bug ficará 120 mm maior que o original, já que o meu objetivo era conforto para dirigir.
O Regis que ai aparece, não sabia nem laminar, mas foi minha grande ajuda. Alias aprendeu ai também a fazer parte elétrica, pois fiz os esquemas elétricos e aos poucos conseguiu ligar tudo só cometendo 3 pequenos erros que rapidamente acertei. Foi uma baita ajuda.

A articulação da frente é feita com rolamento. Zero manutenção em 20 anos aproximadamente.

Poliuretano, foi desta forma que fiz sumir a estrutura metálica no bug. Depois de colocar o poliuretano, coloquei fibra nos dois lados. Por dentro, perto da pedaleira, o poliuretano foi desbastado para afastar da pedaleira.

A frente já definida, com lanternas que a roda não pega na fiação. Para as lanternas, internamente foi colocada em fibra uma chapa de proteção contra água. Nesta foto a lateral já está acertada com 120 mm a mais, e a fibra agora já pertence ao chassi.

Reparem nesta foto, que o motor, câmbio e suspenção entram tudo junto. Uma só pessoa monta, basta pegar pelo escapamento. Este conjunto é preso por apenas 6 parafusos. Com este sistema já troquei a cilindrada com o motor no local.

Motor sendo montado.

Motor já montado no local e traseira pronta para ir no seu ponto de giro.

Traseira montada. Reparem onde é o ponto de giro. Reparem também que existe uma caixa para a bateria, que fica protegida de pedras, areia, etc. Reparem também na caixa do estepe. A lanterna traseira possui também uma proteção contra água, areia e pedras.

Como ficou após todos os cortes.

Já articulando.

Montado e pintado.
Espero que com isso dá para terem uma idéia do que foi feito.
Abraços
Eduardo Hilton
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Eduardo Hilton- Buggueiro
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Parabéns Eduardo, belíssimo trabalho e devidamente registrado.............. showw......





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Luciano Bohn- Homem das Dunas
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Eduardo, bom dia.
Parabéns pelo projeto!
Tem mais detalhes da fixação do "powertrain" na traseira?
Você fez algum desenho ou esboço disso?
Reinaldo
Parabéns pelo projeto!
Tem mais detalhes da fixação do "powertrain" na traseira?
Você fez algum desenho ou esboço disso?
Reinaldo
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Cara, muito legal! A carroceria é de um Glaspac e não de um Bugre, mas ficou muito bom, mesmo!
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
mas não entendi a história de dirigir com um joystick na estrada! como funciona?
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Caraca, procuro detalhes desse buggy a mais de 10 anos!! Parabens Eduardo Hilton. Até hj só conhecia essa foto que voce esta ao lado, a do buggy pronto com as partes basculadas e algumas informações superficiais.
Ficou realmente um belo trabalho e na carroceria do Glaspac ficou perfeito.
Ficou realmente um belo trabalho e na carroceria do Glaspac ficou perfeito.
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Legal! Assim fica muito fácil a manutenção! Mas e os documentos, como ficou?
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
O Joystick nada mais é que uma alavanca tipo manche de avião, que vai ligado na barra de direção. O curso é pequeno e por isso só serve para estrada. A qualquer instante você desacopla ele. O volante sempre fica ativo. Em emergência se necessitar mexer no volante ele vai funcionar até um ponto, após isso, ele endurece um pouco mas não para de funcionar. Se desativar o Joystick, o volante continuará normal.
Abraços
Eduardo Hilton
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Valeu. Achei que era de um Bugre, mas já via agora que era um Glapac. A documentação está como bug. Normal.
PS: o Joystick funciona com duas polias de correias denteda, que unem a barra de direção e a barra do Joystick. Lembrando porém que o Joystick desacopla, ou patina se a gente forçar na direção. Andar na estrada é uma delícia com este artifício. Não entendo como os carros não saem da fábrica já com isso.
Abraços
Eduardo Hilton
PS: o Joystick funciona com duas polias de correias denteda, que unem a barra de direção e a barra do Joystick. Lembrando porém que o Joystick desacopla, ou patina se a gente forçar na direção. Andar na estrada é uma delícia com este artifício. Não entendo como os carros não saem da fábrica já com isso.
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
posta uma foto desse joystick instalado ?
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Reinaldo, não achei fotos da parte traseira. De qualquer forma, fiz 4 "U", que montei deitados. Estes "U" recebem o tubo da barra de torção. Dois destes "U" Os centrais, possuem uma capa parafusada, dois parafusos cada, tipo uma biela. Quando eu parafuso esta capa, o conjunto fica totalmente preso. Para não girar, o chassi se apoia no ponto onde normalmente é apoiado a carrocharia dos carros na suspensão traseira. São ai mais 2 pontos, totalizando 6 parafusos para soltar toda a traseira.
Abraços
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
OI Claudio. Estou tendo que alargar os paralamas, pois coloquei duas rodas aro 10" na traseira com 255 e duas 8" com 225 aro 15. Como o offset da roda era maior do que imaginei, as rodas passaram o paralama. Desta forma o BUG está só pó de fibra. Assim que conseguir acertar ele, vou ver se tiro umas fotos e posto.
Abraços
Eduardo HIlton
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
valeu Hilton !
abração
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Eduardo, boa noite.Eduardo Hilton escreveu:Reinaldo, não achei fotos da parte traseira. De qualquer forma, fiz 4 "U", que montei deitados. Estes "U" recebem o tubo da barra de torção. Dois destes "U" Os centrais, possuem uma capa parafusada, dois parafusos cada, tipo uma biela. Quando eu parafuso esta capa, o conjunto fica totalmente preso. Para não girar, o chassi se apoia no ponto onde normalmente é apoiado a carrocharia dos carros na suspensão traseira. São ai mais 2 pontos, totalizando 6 parafusos para soltar toda a traseira.
Abraços
Eduardo Hilton
Se você ainda tem o Buggy e se você puder/quiser tirar novas fotos dos detalhes e postar aqui, seria muito bom pois é de grande interesse de todos.
Também estou curioso para ver o sistema do joystick...
Abraço.
Reinaldo
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Oi Reinaldo, ele atualmente está só pó de fibra, já que estou mexendo nos paralamas dele e tá tudo bagunçado. Assim que terminar ele, vou limpá-lo e tirar fotos da ficação traseira e do Joystick, ambos bem simples.
Abraços
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Hilton essas rodas gauchas serão vendidas ? caso sim quais medidas, e valor ?
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Sim serão vendidas. Estão com os Pneus Michelam acredito que com mais de meia vida. Ainda não tenho preço, mas estou aberto, já que as rodas já estão fora do BUG.
Se tiver alguma proposta pode entrar em contato comigo direto. Veja abaixo;
Eduardo Hilton
Tel 011 43540347
Cel 011 996027069
eduhilto@kbonet.com.br
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Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Faltou, são aro 14, acho que a traseira é tala 10 ou 8 e a dianteira 8 ou 6, teria que medir.
Abraços
Eduardo Hilton
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