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Restauração do Bugre IV

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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Re: Restauração do Bugre IV

Mensagem por Kleyton Maia Qua Fev 25, 2015 6:10 am

Reinaldo escreveu:Se já comprou o cilindro mestre simples novo, não tem problema... Se montar certo vai funcionar bem..., mas quem pretende fazer manutenção e/ou trocar o cilindro mestre, o Kleyton está certo, melhor comprar o cilindro de circuito duplo.

Obs: Junto com o cilindro mestre duplo é bom colocar o reservatório de fluido de freio bipartido com duas mangueiras, ao invés de um "T" ligando as duas mangueiras como fazem normalmente por aí...

Reinaldo
Bem lembrado do reservatório com duas camaras também , mas se é novo volta na loja e bate um chaveco que voce troca e paga a diferença ... abçs

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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Restauração do Bugre IV - Parte 8

Mensagem por ENRICO_UBT Qua Fev 25, 2015 7:22 pm

Boa noite a todos !

Continuando a restauração do chassi, lavamos o túnel com lavadora de alta pressão e removemos grande quantidade de terra e entulho. Depois continuamos o trabalho de lixa e solda nos pontos necessários. Amanhã finalizamos e daremos início na pintura com Hammerite.

Limpeza
Pensa num túnel sujo... 
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tunel_sujeira2
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tunel_sujeira


Chassi
Remoção da ferrugem e vedação.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_solda12
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_solda9
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_solda11
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_solda10
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_solda6
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_solda7
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_solda5
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_solda13
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_solda4
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_solda2
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_solda3

Cano do Combustível
Vedamos alguns furos e instalamos o cano do combustível.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Cano_combustivel1
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Restauração do Bugre IV - Parte 9

Mensagem por ENRICO_UBT Ter Mar 03, 2015 8:10 pm

Boa noite a todos!

Dando sequencia ao trabalhos de restauração segue os novos itens do Bugre:

Bateria FreeWay 50Ah
R$ 160,00
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Bateria

Conduítes do Fluido de Freio
R$ 39,50
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Conduite_freio

Cubo do Volante
R$ 60
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Cubo_volante

Mangueira do Fluido de Freio e do Filtro de Ar
R$ 8,00
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Mangueiras

Sangradores
R$ 10,00
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Sangradores

Flexivel da Embreagem (Fania)
R$ 10,00
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Flexivel_embreagem

Tanque de Combustível do Fusca (vai ter que adaptar o bocal)
R$ 145
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tanque_novo 

Borracha para Calçar a Carroceria sobre o Chassi
R$ 29,00
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Borracha_assoalho

Itens
Cabos da Bateria: R$ 52,98 (o par)
Filtro de Cobustível: R$ 7,00
Mangueira de Combustível: R$ 5,00 (2 metros)
Tubo da Capa da Ventoinha (por onde passa o cabo do acelerador): R$ 5,00
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Cabo_bateria_filtro_cano
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Re: Restauração do Bugre IV

Mensagem por Torres Qui Mar 05, 2015 6:46 am

Enrico_UBT escreveu:Boa tarde a todos !

Ontem o chassi do Bugre foi lavado em alta pressão com solupan antes de levarmos para a funilaria.

Cabeçote do Chassi
Vejam o antes e o depois da lavagem
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Cabecote

Durante o carnaval será executado o trabalho de restauração completa do chassi. Na próxima semana quando o serviço for finalizado, faço um post sobre os detalhes do procedimento, produtos utilizados e valores.

Hoje fiz compras de mais peças nos sites www.vwantigo.net e http://www.mercadolivre.com.br

VWANTIGO.NET 
R$ 148,65 (peças) + R$ 32,35 (frete) = R$ 181,00 (total)
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Compras_vwantigo


MERCADOLIVRE (Vintagewagen)
R$ 259,00 (peça) + R$ 18,50 (frete) = R$ 277,50 (total)

 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Alavanca_cambio

Após o feriado continuaremos, bom carnaval a todos ! jocolor
Bom dia,

No meu sempre usei Anti-Ruste na parte interna no chassi.
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Restauração do Bugre IV - Parte 10

Mensagem por ENRICO_UBT Sáb Mar 07, 2015 2:37 pm

Boa tarde a todos!

Dando sequencia na restauração do Bugre, fizemos a Pintura do Chassi com Hammerite, montagem do Sistema de Freio no chassi, instalamos o Acoplamento da Barra de Direção, Amortecedores (suspensão e direção), Flexivel e Cabo da Embreagem.

Limpeza da Pedaleira
Detalhe na mola de retorno no pedal de freio que estava quebrada
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Pedaleira_limpeza



Mola Pedal do Freio
Embora tenhamos conseguido instalar a nova mola na pedaleira, ela não funcionou como deveria.
Ao instalar a pedaleira no Bugre, a mola mostrou-se curta demais, não dando encaixe. Apoiamos a ponta dobrada em L no assoalho e ao tentar engatar a outra extremidade em forma de gancho, a mola atingiu seu curso máximo faltando 4cm do pino da pedaleira não sendo possível o encaixe.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Mola_freio_2

Varão do Cambio e Barra de Direção
Devidamente pintados com Hammerite. 
ATENÇÃO: NÃO PINTE O VARÃO DO CAMBIO

 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Varao_barra_direcao

Atualização em 30/09/2015
!!!! ATENÇÃO: Não pinte o varão do câmbio pois a tinta deixa a barra mais grossa e danifica a bucha !!!!!
O varão deve ficar sem nenhum tipo de resíduo para não estragar a bucha de fixação. Removi raspando a tinta com ajuda de estilete, depois lixei com lixa bem fina.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Varao_cambio_1
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Varao_cambio_2
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Varao_cambio_3
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Varao_cambio_4



Chassi Pintado - Dianteira
Abrimos as roscas para encaixe perfeito dos parafusos. No detalhe os suportes dos flexíveis de freio que foram colocados.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_reformado_1


Cilindro Mestre
Atenção quando for substituir o cilindro mestre, estes itens apontados não acompanham o produto. Usei os mesmos do cilindro antigo pois estavam em bom estado.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Cilindro_mestre_novo

Bucha do Varão do Cambio
Ela mantém estável o varão (barra) do cambio.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Bucha_varao

Acoplamento da Barra de Direção
Os parafusos tem um furo para passar um pino de segurança, na foto ainda não havia instalado.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Acoplamento_direcao



Cilindro Mestre, Conduítes e Fexíveis da Dianteira
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Freio_dianteira_1
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Freio_dianteira_2


Sistema de Freio - Traseira
Detalhe no cano do freio de mão que foi colocado. A curvatura no conduíte é para deixar livre o curso da suspensão.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Freio_traseira-_1

Conector dos Conduítes
Limpo e instalado.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Conector_freio

Detalhe no tubo de saída do combustível que passa por dentro do túnel.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Freio_traseira_2

Visão Geral dos conduítes de freio da traseira, com destaque ao acoplamento da barra do cambio (trambulador) que foi trocado.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Freio_traseira_3
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Freio_traseira_4
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Freio_traseira_5

Chassi e Sistema de Freio
Pintado e com os conduítes e cilindro mestre instalados.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chassi_freio

Flexível da Embreagem
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Flexivel_cambio
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Flexivel_cambio_2

Cabo da Embreagem
Com o encurtamento necessário. Detalhe nas coifas reposicionadas na forma correta.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Cabo_embreagem_novo
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Cabo_embreagem_novo_2

Borracha de Assentamento
Cortamos em tiras para assentar a carroceria sobre o chassi.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Borracha_assoalho_2
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Borracha_assoalho_3
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Borracha_assoalho_4

Amortecedor Traseiro
Instalando...
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Amortecedor_traseiro_novo

Amortecedores Dianteiros
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Amortecedor_dianteiro_novo_2


Última edição por ENRICO_UBT em Qua Set 30, 2015 5:04 pm, editado 3 vez(es)
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Re: Restauração do Bugre IV

Mensagem por jperson Sáb Mar 07, 2015 2:54 pm

Muito bom. Vai ficar perfeito!
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Re: Restauração do Bugre IV

Mensagem por Clayton Seg Mar 09, 2015 4:41 pm

Passando um filme na minha cabeça!   Smile
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Restauração do Bugre IV - Parte 11

Mensagem por ENRICO_UBT Ter Mar 10, 2015 6:29 pm

Boa noite a todos !

Hoje iniciei a adaptação do tanque de combustível novo para substituir o antigo que veio instalado no Bugre. Esse serviço envolve realocar o bocal no centro do tanque e ajustar a altura para encaixar a tampa esportiva.

Bico do Tanque Antigo
Esse é o bico que se conecta com a rosca na base do tanque e conduz o combustível para a manqueira. Na foto também está a tampa e a borracha de vedação que fixa a boia medidora do nível do combustível.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Bico_tanque_velho


Bico de Saída do Tanque
O novo Bico de Saída do Tanque (R$ 12,00) é um pouco diferente, o tubo é maior, tem um retentor para não vazar o combustível e também uma peneira que impede a entrada de resíduos. Na foto também as novas Mangueiras para Combustível de Silicone 5mm (R$ 3,00 o metro).
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Bico_tanque_mangueira

Filtro de Combustível
Esse é o filtro novo que instalei usando ainda o tanque antigo. Vejam a quantidade de resíduos de ferrugem acumulada em 50 Km rodados.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_combustivel_velho

Combustível
Esse é o resto do combustível que estava no tanque e nas mangueiras. Muito resíduo de ferrugem do tanque.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Combustivel_sujo


Tanques de Combustível
O bocal será removido e soldado na parte central do tanque. Os furos onde fixa a tampa da boia veio sem a rosca dos parafusos de fixação. Terei que levar em uma oficina para fazer estas rocas antes de instalar a tampa.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tanques_combustivel


Adaptação do Bocal do Tanque
Bocal e Visão lateral do bocal do tanque. Como o capo é inclinado, solicito dica dos mais experientes de como realizar o procedimento para adaptar este Bocal Esportivo Dafra (R$ 40,00).
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Bocal_tanque_dafra
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Bocal_tanque_velho

Problemas com Mangueira Cristal
Usei esta mangueira transparente na conexão do reservatório de fluido de freio com o cilindro mestre. Constatei que a mangueira estava úmida de fluído pelo lado de fora, então limpei e apertei a abraçadeira para certificar que não estava com vazamento. No dia seguinte ela estava como na foto abaixo, toda suada de fluido novamente. 
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Mangueira_fluido_velha

Pneus !
Consegui comprar esse par de pneus Cooper Cobra medidas 275/60/15 para colocar no Bugre. Agradecimentos ao Guilherme de SP que me forneceu. Ele tem mais um pneu a venda (apenas uma unidade) caso alguém tenha interesse. 
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Pneus_cooper_cobra
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Re: Restauração do Bugre IV

Mensagem por daniel_s Ter Mar 10, 2015 9:31 pm

A conexão foi feita através de mangueiras, sendo que tanto bocal qto tanque ficaram com gargalo de espera, e a mangueira fixada por fora atraves de abraçadeira. Infelizmente não tenho fotos!
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Restauração do Bugre IV - Parte 12

Mensagem por ENRICO_UBT Qui Mar 12, 2015 6:07 pm

Boa tarde a todos!

Abaixo mostro a adaptação do tanque de combustível e da tampa esportiva do bocal no Bugre.


Tanque Dafra
Foi preciso remover a base da tampa deste tanque para fazer a adaptação.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tanque_dafra_talhadeira

Base da Tampa Removida
O furo da tampa é cônico e menor que o bocal original do tanque do fusca.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tanque_dafra_talhadeira_2

Verso da Base da Tampa
Esse respiro foi removido.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tanque_dafra_talhadeira_3

Bocal do Tanque Reposicionado
Removemos e soldamos no centro do tanque.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tanque_novo_soldado

Base da Tampa
Esse é o Sr. Orlando cortando as rebarbas da lataria.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tampa_tanque

Base da Tampa Cortada
Dando um acabamento rápido.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tampa_tanque_2

Partes para Montar
Ao remover o bocal original o respiro acabou indo junto. Iremos refazer esse respiro em breve.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tanque_novo_montagem

Mangueira de Conexão
Usamos esta mangueira para fazer a conexão entre o bocal do tanque e a base da tampa.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Bocal_mangueira

Orifício do Capô
Como o novo bocal é mais largo, aumentamos o tamanho do vão.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Capo_buraco

 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Capo_buraco_2

Base da Tampa Posicionada
Após aumentar o orifício, fizemos o teste para saber se a base passava pelo vão.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tampa_tanque_capo

Conjunto Montado
Após tirar a medida correta da altura e do angulo do capô, cortamos a mangueira, montamos a base da tampa e fixamos com as abraçadeiras.
No tanque a mangueira ficou bem justa e na base do bocal ficou um pouco larga pois o diâmetro é menor.
Com a abraçadeira o conjunto ficou bem apertado e firme.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Bocal_instalado

Conjunto Montado 2
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Bocal_instalado_2

Conjunto Montado 3
Agora só falta por o capô.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Bocal_instalado_3

Tampa do Bocal Instalada
Com a base e a tampa instalada.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Bocal_novo

Adaptação Concluída
Agora que a parte difícil foi concluída, falta fazer o acabamento (lixar, pintar, parafusar, etc)
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Bocal_instalado_4
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Mensagem por daniel_s Qui Mar 12, 2015 9:35 pm

O resultado ficou otimo!! Nao foi assim
q eu fiz, meu bocal e ra de trilheiros de Jeep, entendeu? Peça pronta..e cara! Haha..
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Restauração do Bugre IV - Parte 13

Mensagem por ENRICO_UBT Ter Mar 17, 2015 10:53 pm

Boa noite a todos !

Dando sequencia aos trabalhos, segue a pintura das peças de fixação do tanque de combustível e do novo conjunto de parafusos, porcas e arruelas. Estou optando na utilização de arruelas de pressão em todos os conjuntos para evitar que com o tempo apareçam folgas.
Os novos pneus também foram colocados.
Agora estou na parte elétrica e optei por comprar um chicote específico para buggy no Mercado Livre (segue link abaixo):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637549651-chicote-buggy-caixa-fusivel-completo-motor-fusca-esquemas-_JM

Ele é completo e vem com caixa de fusível de laminas. Nas auto elétricas que fui não quiseram pegar o serviço de montar um novo chicote. O único que se prontificou cobrou R$ 1.200, sendo que este do ML fica menos da metade do preço.

Optei também por estes faróis do ML (segue link abaixo):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624239426-farol-principal-gaiola-buggy-para-adaptar-usa-lampada-h4-_JM

Os meus eram tipo Siribi e estavam queimados. Estes novos usam lampadas automotivas H4 (farol alto/baixo) e tem luz vigia de led branco.


Fixação do Tanque
Estas 4 peças fixam o tanque na carroceria e foram pintadas com hammerite para evitar corrosão.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Fixador_tanque_velho
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Fixador_tanque_pintado

Caixa de Fusíveis
Esta é a central elétrica atual do Bugre, com fusíveis de vidro. O novo chicote acompanha uma caixa com fusíveis de lãmina.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Caixa_fusiveis_antiga

Fiação Elétrica da Traseira
Na traseira a situação está pior mas logo tudo ficará bom.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Fiacao_traseira_velha

Troca dos Pneus
Sapatos novos para o Bugre.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Pneus_instalados

Tampa do Tanque
Apliquei um adesivo para proteger de riscos.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tampa_tanque_adesivada
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Restauração do Bugre IV - Parte 14

Mensagem por ENRICO_UBT Sáb Mar 21, 2015 7:25 pm

Boa noite a todos !

Hoje trabalhamos nos Tambores das Rodas, onde trocamos o Sistema de Freio, Rolamentos e Retentores.
Instalamos também o novo Cabo do Velocímetro.

Tambor Traseiro Sujo
Estava assim quando abrimos, muito resíduo de lona mas nenhum sinal de vazamento de fluído.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tambor_sujo

Tambor Traseiro Lavado
Não mudou muito depois de lavado com Solupan.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Freio_velho_tambor_

Tambor Velho
Muita Ferrugem e pouco metal para um recondicionamento.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tambor_velho_

Tambores e Lonas de Freio Novos
Os 04 Tambores (R$ 262,00) e as Lonas de freio (R$ 28,00) do fusca 1300.
Antes de instalados os Tambores foram lipos com Tíner.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tambor_novo_

Espelho do Tambor
Lavados com Solupan/Tíner e pintados.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Prato_novo_

Rolamentos e Retentores
Estavam em bom estado e foram limpos para reinstalação.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Rolamento_roda_

Cilindros de Roda e Retentores
Os 04 Cilindros de Roda (R$ 60,00) e os 02 Retentores (R$ 20,00) do Fusca 1300.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Burrinho_retentor_

Rosetinhas
Foram lixadas para rodarem bem na hora da regulagem.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Rosetinha_limpando

Espelho do Tambor
Um pouco de graxa onde acopla as rosetinhas.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Prato_novo_instalado

Roda Dianteira
Sistema de Freio instalado. 
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Freio_novo_tambor

Tambor Instalado
Na ponta da calotinha a cabeça do Cabo do Velocímetro já instalado.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tambor_novo_instalado
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Mensagem por Clayton Seg Mar 23, 2015 4:20 pm

Boa Enrico, aproveita e pinta os tambores também.
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Restauração do Bugre IV - Parte 15

Mensagem por ENRICO_UBT Sáb Mar 28, 2015 9:12 pm

Boa noite a todos !

Este final de semana trabalhei na restauração da pedaleira do Bugre, que estava sem as molas de retorno do Pedal do Freio e Pedal do Acelerador.

Aplicação de Ferrox
Depois de desmontada e limpa com gasolina, sabão e tíner, as partes da pedaleira foram lixadas para remover o excesso de ferrugem, em seguida pinceladas com Ferrox.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Pedal_ferrox_1
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Pedal_ferrox_2

Kit Pedal do Acelerador
Esse é o Kit que contém os reparos do Pedal do Acelerador (R$ 12,00). 
Não acompanha no kit a haste onde a roldana fica presa, que no caso da minha estava com folga devido ao desgaste.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Kit_pedal_1
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Kit_pedal_2

Pintura da Pedaleira
Depois que o Ferrox secou, as partes foram novamente lixadas com lixa d'agua e limpas com tíner antes da pintura com spray preto fosco.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Pedal_pintado_1

Pedaleira Montada
Usei um pouco de graxa nos movimentos da pedaleira.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Pedal_pintado_2
Nesta foto já esta colocada uma das guarnições no Pedal de Freio. A guarnição do Pedal de Embreagem ainda não comprei, que no caso desta pedaleira é outro formato.
Detalhe nas molas já na posição e prontas para o encaixe.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Pedaleira_nova_1
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Pedaleira_nova_2
Só para lembrar o estado em que ela estava antes do procedimento de restauração.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Pedaleira_limpeza
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Re: Restauração do Bugre IV

Mensagem por ENRICO_UBT Sáb Mar 28, 2015 9:29 pm

Clayton escreveu:Boa Enrico, aproveita e pinta os tambores também.
 E ai Clayton tudo bem? Ainda não pintei os tambores... preciso de uma tinta para alta temperatura. Sei que existe em spray mas talvez pinte quando for pintar as rodas, em breve.
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Re: Restauração do Bugre IV

Mensagem por zzefinho Seg Mar 30, 2015 12:48 pm

está indo muito bem! força total! vai estar com um lindo Bugre pra curtir o verão.

Gostei do serviço na pedaleira, Custo baixo, capricho e resultado ótimo!

vou por na minha lista pra fazer também.
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Novos Itens da Parte Elétrica

Mensagem por ENRICO_UBT Ter Mar 31, 2015 1:42 pm

Valeu Zefinho, a opção de comprar uma outra pedaleira além de ser difícil de encontrar em bom estado, sai bem mais caro.

E essa é uma das partes mais legais de ter um Buggy, poder mexer nele. Com o tempo a gente acaba conhecendo cada detalhe e vai deixando ao nosso gosto.

Hoje chegou o par de faróis que serão instalados junto com o chicote elétrico. Ainda não sei quando farei a instalação mas já vou adiantando a apresentação dos itens para quem estiver procurando algo similar.

Chicote Elétrico
Ele tem aterramento específico para Buggy segundo o fabricante. Vem com caixa fusíveis de lâmina, conectores identificados e 3 esquemas completos, inclusive um específico para a chave de seta.
Link do produto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637549651-chicote-buggy-caixa-fusivel-completo-motor-fusca-esquemas-_JM
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Chicote_novo_caixa

Faróis e Lâmpadas
Os faróis que vieram no Bugre são modelo "SEALED BEAM" (onde todo o corpo de vidro do farol é a própria lâmpada) e não estavam funcionando.

O "SEALED BEAM" (bloco óptico selado) é um farol antigo de 75W, mais forte que os de lâmpadas halogenas atuais (55/60W). Raramente queima, resistente a água e equipava os Fuscas, Kombis e Jeeps antigos.

Este novo conjunto utiliza lâmpadas automotivas H4 (farol alto e baixo na mesma lâmpada) fáceis de encontrar no mercado.
Junto também veio uma Luz Vigia de Led Branco que vai instalada dentro do farol.
Link do produto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641932455-farol-principal-gaiola-buggy-para-adaptar-usa-lampada-h4-_JM
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Farol_novo_caixa


Última edição por Enrico_UBT em Ter Set 15, 2015 9:22 am, editado 1 vez(es)
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Troca do Oleo

Mensagem por ENRICO_UBT Sex Abr 17, 2015 4:45 pm

Enquanto não inicio o processo da pintura (lixamento e reparo na fibra) fiz troca de óleo e limpeza dos componentes.

Segui o tutorial deste vídeo do Tonella e foi bem tranquilo:
https://www.youtube.com/watch?v=8MzlLYlqnDI

Tampa e Peneira
Já limpos com Tínner, a peneira deu um pouco de trabalho para sair pois as duas juntas que fazem a vedação estavam coladas com silicone. Fiz a remoção com uma chave de fenda pequena, com bastante cuidado, mas mesmo assim amassou um pouco a borda. Como ela é feita de alumínio e bem fina, foi relativamente fácil alinhar novamente.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Tampa_carter_limpo

Oleo e Juntas
3 Litros 20W-50 R$ 39,00 + 2 juntas da peneira R$ 1,00
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Oleo_motor

Retrovisor
Aproveitei para pintar a peça de metal da articulação do retrovisor e a chapinha que faz a fixação na moldura do para-brisa.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Retrovisor_pintado

Moldura do Para-Brisa
Fiz uma limpeza na moldura usando uma solução de detergente neutro + vinagre, esfregando com uma lixa bem fina. Já deu pra notar a diferença no brilho comparando a parte de cima com a de baixo, porém vou remover os rebites e fazer um serviço mais completo em breve.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Moldura_parabrisa_limpeza_2
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Moldura_parabrisa_limpeza_3
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Moldura_parabrisa_limpeza_4
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty MANUTENÇÃO DO CARBURADOR

Mensagem por ENRICO_UBT Qua Ago 26, 2015 8:58 pm

Salve salve pessoal, boa noite a todos !

Passados 5 meses do último post que publiquei, volto a ativa novamente !

Escolhi iniciar na limpeza e substituição de alguns componentes do carburador pois ele não responde de imediato quando piso fundo no acelerador, engasga sempre que afundo o pé, em qualquer marcha/velocidade.

Na marcha ré quando o Bugre está em um aclive muito ingrime ele quase não sai do lugar, perde muita potencia. Nessa manutenção vou verificar o nível de combustível dentro da cuba do carburador, analisar a boia os giclês, etc etc

Esta vídeo aula do professor Tonella (link abaixo) será meu guia:
https://www.youtube.com/watch?v=-R-WY-einx0

KIT CARBURADOR (NC PARTS)
R$ 29,00

 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Kit_carburador

REMOÇÃO DO CARBURADOR
Bem sujo com areia de praia impregnada por todos os cantos !
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Carburador_05

DESMONTAGEM DO CARBURADOR
Esta parte onde fica o diafragma estava na situação mais crítica devido ao fato da gasolina fica por mais tempo parada dentro do carburador.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Carburador_01

CÂMARA DO DIAFRAGMA DO CARBURADOR
Detalhe com zoom onde nota-se muitos resíduos que contaminam todo o sistema do carburador.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Carburador_02

LIMPEZA DO CARBURADOR
Deixando todas as partes de molho no tíner.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Carburador_03

PEÇAS LIMPAS DO CARBURADOR
Depois de remover as peças do tíner apliquei WD-40 em todos os orifícios do sistema.
Agora que a limpeza foi finalizada irei levar o carburador em uma oficina especializada para que seja analisado por um profissional antes da montagem.
O conjunto de giclês deste carburador estão fora do padrão ideal definido no tutorial do professor Tonella (lenta 60 / principal 125 ) e vou realizar a troca.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Carburador_04

MONTAGEM DO CARBURADOR
A montagem foi bastante tranquila, fiz a regulagem da altura da boia em 3,6 cm conforme recomendado e instalei o carburador no Bugre para testar.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Carburador_06

REGULAGEM E VAZAMENTO DO CARBURADOR
Após a instalação levou um certo tempo para dar partida devido ao tempo necessário para preencher o sistema com gasolina e acionei a borboleta do afogador para acelerar o processo.
No primeiro momento aparentemente tudo certo, então saí para dar uma volta. Notei que a aceleração ficou mais eficiente, o Bugre andou com potencia superior a que estava andando. 
Pisando fundo em primeira marcha ainda deu uma pequena engasgada (menor do estava antes) e desenvolveu uma aceleração bem melhor. Porém estava desligando o motor em marcha lenta, então retornei para a garagem e removi novamente o carburador para reajustar a altura boia em 3,4 cm. Instalei novamente e verifiquei que sanou o problema, não estava mais morrendo em marcha lenta. Fiz a regulagem do parafuso da mistura e dei mais uma breve rodada para teste. Existe uma pequena entrada falsa de ar pelo eixo da borboleta devido a uma folga de desgaste (foto abaixo).
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Carburador_07

Na oficina de carburadores que visitei, o mecânico constatou essa folga e indicou a troca do eixo e da borboleta.
Os giclês instalados atualmente são: lenta 70 / principal 122,5
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty CONTINUAÇÃO DA LIMPEZA DO CARBURADOR

Mensagem por ENRICO_UBT Ter Set 15, 2015 8:07 am

NOVA DESMONTAGEM EM 14/09/2015

O carburador foi desmontado novamente pois não estava injetando combustível como deveria. O canal que liga a cuba de combustível ao reservatório do diafragma estava entupido. Dentro desse canal existe uma esfera que serve como retentor para que a gasolina não volte para a cuba. No caminho até o injetor existe uma outra esfera menor que também faz a função de impedir o retorno do combustível.

Procurei no Google e encontrei um site onde explica como faz a desmontagem e remoção destas duas esferas:
http://1967beetle.com/carburetor-rebuild/


ESFERA DA CUBA
Removi a peça com a ajuda de um parafuso, WD-40 e alicate. A esfera estava oxidada e presa naqueles resíduos do reservatório do diafragma (antes da primeira limpeza).
Muito cuidado na remoção pois a peça é de metal mole e pode trincar ou danificar.

 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Esfera_carburador_02

ESFERA DO INJETOR
Removi o pino com alicate de bico e WD-40. Mais uma vez muito cuidado ao remover para não danificar o pino.

 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Esfera_carburador_03

PEÇAS REMOVIDAS
Vou tentar trocar esse pino e a esfera grande por novos. O giclê principal vou trocar por 130 já que o motor é 1600 (está com 122,5 atualmente).
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Esfera_carburador_01

SUBSTITUIÇÃO DO GICLÊ E ESFERA
Com a substituição da esfera e a limpeza da câmara onde ela fica, em conjunto com a troca do giclê principal para 130 o resultado ficou excelente.
Pisando fundo para uma aceleração rápida o carro deixou de engasgar e a aceleração está mais forte.
O pino de travamento da esfera menor não consegui substituir no momento, porém está satisfatório.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Gicleur_130
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty FILTRO DE AR

Mensagem por ENRICO_UBT Sex Set 18, 2015 9:07 am

Aproveitando a manutenção do carburador resolvi restaurar o filtro de ar.

ESTADO ORIGINAL
Pintura descascando e pontos de ferrugem por todos os lados.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_ar_02
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_ar_04
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_ar_03

REMOÇÃO DA TINTA
Usando tíner consegui remover quase toda a tinta, depois usei lixa 400 em todas as partes.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_ar_01

APLICAÇÃO DO FERROX
Depois de 8 horas da pra notar que a cor avermelhada da oxidação foi eliminada. Uma lixa fina bem de leve para remover pequenos resíduos do processo químico e está pronto para pintura.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_ar_11

PINTURA DAS PEÇAS
Apliquei spray uso geral preto, duas demãos.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_ar_09


ARRUELA DE BORRACHA
Para evitar danificar a lata na fixação do filtro, cortei um pedaço de câmara de pneu para fazer uma proteção.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_ar_08
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_ar_07
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_ar_06
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_ar_10
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_ar_05

ANTES E DEPOIS
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Filtro_ar_12
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty Re: Restauração do Bugre IV

Mensagem por VIVINHOM Sex Set 18, 2015 12:12 pm

Muito bom o capricho.
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty MOTOR DE ARRANQUE

Mensagem por ENRICO_UBT Ter Set 22, 2015 9:50 am

Chegou a hora da manutenção preventiva no motor de arranque do Bugre. A intenção é verificar o estado das escovas, fazer uma boa limpeza e lubrificação.

Esta manutenção foi feita seguindo as orientações do Professor Tonella no vídeo tutorial abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=99kmCCRlJmo

ESTADO GERAL
Embora esteja funcionando de forma satisfatória estava impregnado de graxa, terra e areia de praia. Certamente depois desta manutenção o motor irá girar melhor e dar partida com mais facilidade.

 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_04
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_05

 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_03
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_02

 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_01
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_06


LIMPEZA EXTERNA
Antes de desmontar o motor de arranque fiz uma limpeza externa para remover todos os resíduos. Essa terrinha da foto abaixo foi só o começo.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_07

SOLENOIDE DE PARTIDA
Devido ao estado dos parafusos que fixam o solenoide de partida, decidi não tentar abrir, levei na auto-elétrica e substitui por novos.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_08

DESMONTAGEM
Dentro do motor havia mais areia e graxa velha por todos os cantos. No porta escovas bastante resíduo do carvão.
As escovas estão com meia-vida e não será necessário substituir no momento.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_09
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_10
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_12
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_13

SECAGEM DAS PEÇAS
Depois da limpeza apliquei Ferrox na carcaça do motor e depois da secagem será feita a pintura.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_11
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty MOTOR DE ARRANQUE - PARTE 2 (PINTURA e MONTAGEM)

Mensagem por ENRICO_UBT Qua Set 23, 2015 12:06 am

PREPARAÇÃO
Com o Ferrox já seco, uma lixa fina para remover qualquer resíduo e fita adesiva para proteger as partes que não serão pintadas.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_19

VEDAÇÃO 
Usando uma câmara de pneu fina para fazer a proteção afim de evitar a entrada de umidade.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_18
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_17
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_16

PINTURA
As partes já pitadas e uma foto com todas as peças do motor de arranque.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_15
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_14

MONTAGEM
Engraxando o eixo do garfo que aciona o Bendix e a engrenagem do indutor.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_20
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_21

CARCAÇA
Posicionada aguardando o porta-escovas.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_22

PORTA-ESCOVAS
É um pouco trabalhoso afastar as molas que empurram as escovas para fazer o encaixe.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_23

GUARNIÇÕES E FINALIZAÇÃO

Fixação da tampa e arruelas.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_31

Fixação da tampa que protege o eixo.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_25

Fixação do Solenoide.
 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Motor_arranque_27

ANTES E DEPOIS
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 - Restauração do Bugre IV - Página 2 Empty parabens

Mensagem por igor matias Dom Set 27, 2015 2:46 pm

parabens belo trabalho

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