Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

refrigeração eletrônica

+2
Mad Well
fmgsm
6 participantes

Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty refrigeração eletrônica

Mensagem por fmgsm Qua Ago 13, 2014 2:01 pm

estou vendo se da certo a montagem desse tipo de refrigeração, alguém sabe dizer se da certo?

também gostei muito do suporte do alternador, achei muito simples de fazer, mais queria saber se daria certo antes.
da ao motor um visual mais moderno e bonito. e também que eu queria tirar aquelas latas do motor.
refrigeração eletrônica Motor-de-fusca-preparado-16-18-20-23-refrigerado-a-ar-14704-MLB3640676378_012013-Orefrigeração eletrônica Motor-de-fusca-preparado-16-18-20-23-refrigerado-a-ar-14024-MLB3640688635_012013-Orefrigeração eletrônica Motor-de-fusca-preparado-16-18-20-23-refrigerado-a-ar-13979-MLB3640669962_012013-O
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6307
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por Mad Well Qua Ago 13, 2014 3:27 pm

tambem quero
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6831
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por chevas Qui Ago 14, 2014 6:59 am

A solução é semelhante ao motor do Corvair. (6cc a ar).
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5877
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por Terrorista Sex Ago 15, 2014 9:02 am

DA certo sim. Só vais ter que ver o que fazer com o Radiador de óleo / Bomba de Combustivel. Que nesse caso foi eliminado por sistema de Full-Flow + bomba elétrica.

Tem essas peças prontas para vender na pier parts side dos EUA.
Terrorista
Terrorista
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 314
Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo

Vulgo SOLUÇO

Pontos : 5199
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por fmgsm Sex Ago 15, 2014 1:58 pm

a bomba de gasolina elétrica é fácil, mais pelo que eu vi, o boxer não precisa de tanta ventilação quanto eu imaginava, um ventilador de radiador normal, mesmo sem os dutos de ventilação para guiar o ar, já não deixaria ele sobre aquecer em situação normal. o radiador de óleo, colocaria o do SP2. ou até mesmo um externo, vindo da bomba de óleo.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6307
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por fmgsm Sex Ago 15, 2014 2:00 pm

no caso teria que instalar um termostato para controlar a temperatura, talvez, assim como os carros refrigerados com radiador a água, na estrada nem sequer seja acionado...
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6307
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por Terrorista Seg Ago 18, 2014 12:11 pm

fmgsm escreveu:no caso teria que instalar um termostato para controlar a temperatura, talvez, assim como os carros refrigerados com radiador a água, na estrada nem sequer seja acionado...

É um pouco de risco fazer sem direcionamento para as aletas das camisas. Com o termostato tem um delay da histerése térmica do óleo do motor e das partes de aço dissipantes.

Na recirculação para o radiador externo você pode incluir um novo termostato para pilotar o acionamento deste ventilador.

Q vantagem da ventilação elétrica é que nao te consome os Pocotós da potencia do motor na polia de engrenamento! Aqui falamos de até 20% da potencia !!!
Terrorista
Terrorista
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 314
Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo

Vulgo SOLUÇO

Pontos : 5199
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por fmgsm Seg Out 06, 2014 4:02 pm

realmente terrorista, teria muitas vantagens, não foi atoa que os motores deixaram de ter o ventilador ligado diretamente na polia do eixo.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6307
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por fmgsm Sex Out 31, 2014 3:56 pm

fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6307
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por fmgsm Sex Out 31, 2014 3:57 pm

achei esse vídeo ai no youtube, ficou extremamente tosca, mais é uma ideia.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6307
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por marcos ET Qui Jul 11, 2019 12:21 pm

fmgsm escreveu:estou vendo se da certo a montagem desse tipo de refrigeração, alguém sabe dizer se da certo?



Amigos, boa tarde! Sou frequentador do fórum 4x4Brasil ja tem 15 anos, e agora, com muita satisfação, estou ingressando no "mundo boxer" rs

O que me fez encontrar esta lista é que estou para iniciar uma restauração de SP2 e, embora esteja fora da linha principal de discussão do grupo (por não ser Buggy), temos a mesma mecânica, por isso acho que estamos na "mesma família" rsrsrs.

No caso, tive a mesma ideia sobre instalar ventoinhas elétricas no lugar da capela original dos Fusca, para poder montar o Boxer no estilo "plano", para caber dentro do compartimento do motor do SP2. Pretendo usar o kit do 1.8 também, além de confeccionar uma flange para remover o radiador de óleo do lugar, e colocar outro, maior, em outro canto.

Vejo que a última postagem deste tópico foi em 2012, sete anos atrás... será que de la para cá alguém se arriscou na montagem? alguém instalou ventoinha elétrica no Boxer? Alguma ideia de como fica? rs

marcos ET
Novato

Número de Mensagens : 2
Localização : Palmas
Tipo de Buggy : Amante de motores Boxer, (ainda) não tenho Buggy, mas um SP2 em fase de restauração.
Pontos : 1724
Data de inscrição : 11/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por Beco Sex Jul 12, 2019 5:40 pm

acho que ninguém arriscou... o problema é que o boxer precisa de refrigeração, embora o povo acredite que não é tão crítico. Todas as latas que fazem o percurso do ar precisam estar lá, principalmente aquelas pequenas enttre os cilindros. Mas, imaginando como a coisa pode ser feita, talvez uma parte da lataria do gol BX pudesse ser usada para uma adaptação da ventoinha, já que ela é mais abrangente que a do fusca e brasilia
O radiador de óleo pode ser colocado externamente, mas com um pequeno ventilador também, para que mantenha a refrigeração, mesmo com o carro parado.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11886
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por marcos ET Seg Jul 15, 2019 8:04 am

Estou pensando em manter as latas que envolvem os cilindros (para garantir a eficiente circulação de ar nas aletas), alterando a entrada de ar de cada uma, e retirar a capela colocando duas ventoinhas de ar-condicionado (uma de cada lado).

O radiador de óleo também é algo que estou pesquisando, pois vou ter que tirá-lo do lugar (na vertical) para instala-lo na horizontal em algum lugar (gostei da montagem do vídeo, onde o cara põe o radiador ao lado da polia).

As ventoinhas de ar são melhores porque são feitas para ficar ligadas 100% do tempo, ao passo que ventoinha de carro sem ar elas são pensadas para funcionamento esporádico.

No meu caso, que preciso montar um motor plano para caber no SP2, me parece a opção mais viável (embora a entrada de ar das ventoinhas vá ficar muito perto da porta de acesso ao motor.

marcos ET
Novato

Número de Mensagens : 2
Localização : Palmas
Tipo de Buggy : Amante de motores Boxer, (ainda) não tenho Buggy, mas um SP2 em fase de restauração.
Pontos : 1724
Data de inscrição : 11/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

refrigeração eletrônica Empty Re: refrigeração eletrônica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos