Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

+3
Beco
jperson
Paulinho
7 participantes

Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Paulinho Qui Fev 05, 2009 12:04 pm

Estou colocando no meu Galgo um escapamento de puma, porem a "aranha" ficou a aproximadamente 1 dedo da fibra, querisa saber se existe problema de esquentar demais a fibra e até mesmo pegar fogo, tendo em vista que a parte do cano q esta proxima é logo apos a saida do motor. Pensei em colocar "termotape" no cano, mas nao sei se essas fitas realmente seguram o calor ou se é mais pra estetica..



Obs.: nao achei nada sobre escapamento nas sessoes do forum, por isso coloquei aqui mesmo.

Paulinho
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Localização : São Leopoldo - RS
Tipo de Buggy : Galgo 86
Pontos : 5825
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por jperson Qui Fev 05, 2009 2:54 pm

Paulinho, eu uso a minha turbina também quase colada na tampa do motor, para resolver o problema coloque uma manta asfaltica com uma capa de aluminio(manta consegue nas casas de mat. de construção, vendida a metro, é barato) e tem funcionado bem.
Dá uma olhada:

www.jperson.nafoto.net
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10786
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Beco Qui Fev 05, 2009 6:58 pm

outra saída é uma daquelas mantas especiais para escapamento, que se encontra em lojas com acessórios para carros turbinados. Não fica muito bonito, mas funciona também, pois isola o calor do escapamento.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Paulinho Qui Fev 05, 2009 8:06 pm

Sim carlao, essa manta é exatamente a "termotape" que falei.. nao acho nada bonito, mas dizem que diminui 40% do calor emitido pelo escapamento..


Mas acho que vou desistir, pois o escapamento vai ficar meio saltado pra fora da fibra, to achando q nao vai ficar legal.. o problema é q pra colocar e ver como fica precisaria cortar a fibra um pequeno pedaço, e se eu corto e nao fica legal?? Ta ficar saltado pra fora?? Dai ja vai ta cortado..

Paulinho
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Localização : São Leopoldo - RS
Tipo de Buggy : Galgo 86
Pontos : 5825
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por jperson Qui Fev 05, 2009 9:00 pm

Paulinho, experimente outro escape, com um desenho diferente.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10786
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Paulinho Qui Fev 05, 2009 9:18 pm

Ja pensei na possibilidade de outro escape, mas vcs saberiam me dizer algum com um som bonito e que nao precise da "aranha" que tem no de puma??

Paulinho
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Localização : São Leopoldo - RS
Tipo de Buggy : Galgo 86
Pontos : 5825
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Beco Sex Fev 06, 2009 4:03 am

O som mais bonito é o 4x1, mesmo. A questão está em colocar um que não atrapalhe em nada a fibra do buggy. Como o Galgo é fechado na parte traseira, fica mais complicada a escolha, além da "aranha" da Puma. Mas uma empresa de escapamentos pode alterar o caminho da saída para ficar melhor. O meu, eu fiz com um Truck, específico para formula V que, originalmente, era feito com uma corneta enorme e saindo por baixo da saia traseira do fusca:

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Velho

Depois, fiz uma adaptação para sair para cima e, finalmente, minha adaptação final, um pouco mais elaborada, com um abafador dentro desta corneta, feita em uma empresa de escapamentos. Como os tubos de saída são mais grossos que os originais, o som é muito bom, sem ser exagerado.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Pietro Sex Fev 06, 2009 5:44 am

Na minha opnião 1cm de ar é isolamento térmico suficiente, não precisa colocar nada. Veja o exemplo dos difusores que os carros modernos tem: É uma chapa de alumínio que separa o asoalho dos carros do cano de descarga; e a distância gira em torno disso. Além do mais, a fibra é isolante térmico. O que complica é a pintura, essa sim pode escurecer com o tempo.
Existe uma coisa chamada raio-crítico de isolamento, que caso não seja atingido a temperatura na superficie aumenta ao invés de diminiur... ou seja, colocar manta ou fita pode piorar. O ideal é conseguir um termômeto a laser e verificar a temperatura na fibra. Se ficar abaixo de 120ºC está ótimo. Se ficar acima, colocar a fita, medir de novo e ver se melhorou ou piorou...
Não esquecer de deixar o motor trabalhar um tempo para omogenizar a temperatura.

Ps: O pessoal do SMCLUBE tem um problema parecido com esse.
http://www.smclube.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=1024&SearchTerms=escapamento

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7670
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Beco Sex Fev 06, 2009 10:47 am

O Santa é famoso por este problema. Um amigo meu tinha um e andava com o ar ligado até no inverno! Mas ali é diferente, pois o cofre é fechado e aquele motor é uma usina! Mas no puminha, não deve ser grande problema a descarga ficar perto da fibra. Como disse o Pietro, um pouquinho de ar é suficiente para isolar, senão as motos seriam churrasqueiras ambulantes...
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Paulinho Sex Fev 06, 2009 11:55 am

É amigos.. ja to desistindo, acho q vo coloca a de buggy mesmo.. o corte na fibra pra colocar a "aranha" vai se grande e ela vai fica muuuito saltada atraz do buggy.. acho que vai fica meio feio alem de ser isca facil para pernas desavisadas se escostarem ali e dar aquela bela queimadura..

Um amigo me disse pra fazer algo tipo um mini parachoque tubular em volta, mas acredito que pelo designe do Galgo vai ficar estranho..


To estudando as possibilidades ainda.. se nao pensa em nada até segunda-feira, vou la trocar por um de buggy normalzinho e era isso..

Paulinho
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Localização : São Leopoldo - RS
Tipo de Buggy : Galgo 86
Pontos : 5825
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Beco Sáb Fev 07, 2009 4:37 am

Não desiste, não, Paulinho! A maioria dos buggueiros daqui não conhece o Galgo e não consegue imaginar uma solução. Aí vai fotos para "inspiração"!

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Traseira2

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Motor

A polia fica quase encostada na fibra! Não tem espaço para uma aranha, mesmo... acho que o original 4x2 é a melhor opção neste caso, mesmo.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por jperson Sáb Fev 07, 2009 7:25 am

Paulinho, se voce quer mudar o som do escape, substitua os abafadores originais do escape duplo por abafadores do tipo turbo, quando meu motor ainda era aspirado usava assim com dois turbões de 2 pol. soldados em cada junção dos dois canos que saiam dos cabeçotes, tinha um ronco extremamente grave.
Tem foto dele no buggy, na secção de extintos SARRUS do Jairo.
Para que não ficassdem soltos fiz um gancho preso ao parachoques e outro no escape com coxim de escape dos gol.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10786
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Paulinho Sáb Fev 07, 2009 10:46 pm

Essa ideia dos 2 turboes até ja me passou pela cabeça, mas achei que ficaria muuuito alto o barulho. Fica alto demais e grave, ou fica um barulho suportavel e bem grave??

Paulinho
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Localização : São Leopoldo - RS
Tipo de Buggy : Galgo 86
Pontos : 5825
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Paulinho Dom Fev 08, 2009 5:01 am

Achei essa foto de um Galgo a venda com escapamento de puma, olhem como fca saltado pra fora da fibra.. e no meu tenho impressao que ficara mais inda do que neste da foto..


Nao sei adicionar foto aqui, tenteni de todas formas e nao deu, mas ae ta o link da foto..

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Ibn29172nk7


Última edição por Carlão em Dom Fev 08, 2009 5:07 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : para colocar a foto é só clicar no ícone imagem - o segundo do quinto bloco lá de cima - e colocar o endereço da foto. Ou digitar [img] no início e [/img] no fim do endereço)

Paulinho
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Localização : São Leopoldo - RS
Tipo de Buggy : Galgo 86
Pontos : 5825
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por jperson Dom Fev 08, 2009 6:00 am

Paulinho, com os turbões o som ficou bem grave mas bem suportavel, nada como um original de carro moderno, mas o suficiente para não incomodar.
O ideal é testar.
Vai em uma loja de escapes e coloque um destes na ponta de seu escape, o som é mais ou menos este que vais ter.
Quanto ao comprimento, para não ficar para fora, basta cortar o cano velho mais para tras e ver o abafador que tenha o comprimento adequado, provavelmente vai ficar escondido atras da saia traseira, coloque os turbões com a saida virada para baixo.
O unico porém é o preço, quando comprei o que uso hoje no turbo de 2,5 pol a uns 2 anos já paguei 100 reais por ele, mas acho que por aí consegue mais barato, já que vais precisar de menores.(os que eu usava o cano interno tinha 2 pol, para dar vazão aos dois canos que vinham dos cilindros.
Voce chegou a ver as fotos do meu buggy aí no site?
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10786
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Paulinho Dom Fev 08, 2009 11:16 am

Vi as fotos do seu buggy sim, e ja fiquei louco para turbinar o meu.. hehehe.. amanha vo da uma olhada nos preços dos turboes e ver como fica o som.

Paulinho
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Localização : São Leopoldo - RS
Tipo de Buggy : Galgo 86
Pontos : 5825
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Ed Ter Dez 22, 2009 8:40 pm

Carlão escreveu:O som mais bonito é o 4x1, mesmo. A questão está em colocar um que não atrapalhe em nada a fibra do buggy. Como o Galgo é fechado na parte traseira, fica mais complicada a escolha, além da "aranha" da Puma. Mas uma empresa de escapamentos pode alterar o caminho da saída para ficar melhor. O meu, eu fiz com um Truck, específico para formula V que, originalmente, era feito com uma corneta enorme e saindo por baixo da saia traseira do fusca:

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Velho

Depois, fiz uma adaptação para sair para cima e, finalmente, minha adaptação final, um pouco mais elaborada, com um abafador dentro desta corneta, feita em uma empresa de escapamentos. Como os tubos de saída são mais grossos que os originais, o som é muito bom, sem ser exagerado.

Carlão; estou com o mesmo problema no meu terral 2 (espaço), quero colocar um silencioso adicional igual o da puma, colocando a tubagem do escape do lado do motor e voltando para traz com uma ponteira silenciosa. O meu escape é de uma saida apenas (no meio da parte de traz da carroceria) estou pensando em mudar o cano de descarga para cima e fazer as curvas para o lado direito do motor voltando para traz. O amigo não colocaria uma foto do que foi feito no seu para eu ver se da certo fazer no meu também? Qual a melhor solda para escapamento? Abraços.
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6714
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Beco Ter Dez 22, 2009 9:40 pm

A solda usada pelo pessoal que trabalha aqui na minha cidade, é oxiacetileno. Em lugares mais sofisticados, pode ser que usem mig (é o que vemos no programa da OCC, quando eles soldam os escapes das motos).

Vou tirar algumas fotos novas do Velho e coloco por aqui. Mas a saída ficou bem elevada.

Uma opção é algo semelhante ao que tem a kombi mais recente - a última que saiu com motor boxer. A descarga faz uma volta por trás do motor.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por VIVINHOM Qua Dez 23, 2009 5:32 am

Carlão, vc continua usando esse tipo de escapamento ? deve ser um pouco chato pra estacionar ñ ?
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9372
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Kibe Qua Dez 23, 2009 7:30 am

vivinhom escreveu:Carlão, vc continua usando esse tipo de escapamento ? deve ser um pouco chato pra estacionar ñ ?
na america usa muito este tipo de escapamento para Fusca tbem !!!
Kibe
Kibe
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 814
Idade : 48
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : BUGGY CAUYPE/GASPLAC NEXTEL ID 126*78933
Pontos : 6477
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Beco Qua Dez 23, 2009 7:43 am

vivinhom escreveu:Carlão, vc continua usando esse tipo de escapamento ? deve ser um pouco chato pra estacionar ñ ?

hehe, na verdade, coloquei só para aquele encontro. Eu tinha um tipo de curva que jogava o escapamento para cima. Depois, fiz a adaptação final que ficou boa. No início, tinha um escape de alumínio que foi roubado de dentro da minha garagem... depois, fiz uma adaptação nesta mesma corneta, colocando um miolo furado e lã de vidro. Ficou muito bom.

Na foto, o Velho com o escape ainda no estilo antigo. Já troquei o parachoque, também.

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Motor_01
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por VIVINHOM Qui Dez 24, 2009 4:56 am

Muito maneiro.
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9372
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

escapamento - Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas?? Empty Re: Escapamento de puma muito proximo da fibra, problemas??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos