Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barra estabilizadora.

+6
PCardozo
samuteck
Gui Kaufmann
Reinaldo
Beco
braglia62
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Barra estabilizadora.

Mensagem por braglia62 Sáb Mar 22, 2014 9:52 am

A barra estabilizadora do meu Terral está colocada por baixo da suspensão; essa da foto funciona igual??? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
braglia62
braglia62
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 85
Localização : Sao Paulo
Tipo de Buggy : Bianco SS 1979
Pontos : 5773
Data de inscrição : 19/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Beco Sáb Mar 22, 2014 10:25 am

Se ela tiver os movimentos livres, deve funcionar.

Mas não uso esta barra há muito tempo. Ela tem a função de reduzir o "rolling" em curvas. Quando o carro entra em uma curva, a parte de fora tende a arriar, enquanto a de dentro tende a levantar, fazendo com que o carro "deite". Com a barra, a suspensão de fora força a de dentro a arriar também, reduzindo esta tendência de "deitar".

A explicação está meio confusa, mas acho que dá para entender. Em um buggy, como tem a frente muito leve e ele é um conjunto relativamente rígido, esta tendência de "rolling" é bem pequena. Aliás, a presença da barra, faz com que a suspensão trabalhe um pouco menos também, dando a impressão de uma suspensão mais dura.

Aguardo os contra-argumentos...
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11887
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Beco Sáb Mar 22, 2014 10:32 am

Além disso, sem a barra, a suspensão dianteira funciona independente, sem ligação, fazendo com que, em trilhas, o movimento seja mais amplo em cada uma das rodas.

E tem um bom uso para esta barra, que é feita de um aço muito resistente: cortar um pedaço de tamanho suficiente para colocar dentro da barra de direção do lado direito. Quem ainda não torceu uma destas em uma trilha, é porque nunca andou em uma trilha... Ela cabe perfeitamente e basta um pontinho de solda para não ficar batendo e ter uma barra extremamente resistente, sem perder o visual original (alguns soldam uma cantoneira por fora, ficando um visual horrível).
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11887
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Reinaldo Sáb Mar 22, 2014 2:23 pm

Carlão

Os contra argumentos são os seguintes:

Nada é 100% na vida e nos equipamentos também não são... Tudo depende do tipo de uso...

Para Off-Road(Em baixa velocidade), a barra é desnecessária e até atrapalha, pois tem o efeito de levantar uma das rodas em desníveis e se observa com mais importância em carros de tração 4x4, em que as rodas dianteiras tem tração também e podem perder aderência com o solo por causa da barra... O que não é o caso dos Buggys, que tem tração só nas rodas traseiras, porém se beneficiam da ausência da barra em algumas situações de uso em Off-Road(Em baixa velocidade).

No asfalto e em medias e altas velocidades a barra é altamente recomendável para qualquer carro, inclusive os nossos Buggys. Mesmo que leve e com pouca tendência(visual) de "rolling", o Buggy faz esse movimento sim(mesmo que imperceptível pelo motorista) e em médias e altas velocidades a barra trabalha para dar boa aderência na roda de dentro da curva equilibrando e distribuindo a aderência nos dois pneus da frente para um maior controle do motorista, inclusive numa eventual freada de emergência em curva minimizando o "arraste" das rodas dianteiras, que é tendência nos Buggys.

Dito isto, cada um deve escolher usar ou não a barra na dianteira, dependendo do uso que faz do Buggy, mas eu aconselho não usar só se o Buggy for de uso exclusivamente em Off-Road(Em baixa velocidade), em uso misto e/ou asfalto eu recomendo o uso da barra de torção na dianteira principalmente em estrada e mais ainda em descida de serra.

Abraços.

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7167
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Beco Sáb Mar 22, 2014 2:30 pm

Nunca ando acima de 80-90km/h no meu buggy... logo, a barra não faz falta! hehe. Meu buggy tem algumas características bem diferentes do teu, por exemplo. Não tenho abertura no capô dianteiro, logo o único peso que tem ali é o tanque de combustível, que não coloco mais de 25 litros nunca. Meu buggy é com plataforma e uma fibra tão grossa que ele não flexiona absolutamente nada. Apesar de não ser monobloco é extremamente rígido. A suspensão dianteira é muito dura e não tem rolling nenhum nas velocidades que ando, mesmo sem a barra.

Mas é como dizes, vai depender do uso.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11887
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Beco Sáb Mar 22, 2014 2:31 pm

Durante muito tempo, pesquisei para colocar a barra traseira. Era meio complicado colocar as originais do Fusca mais moderno e as não originais nunca me inspiraram confiança.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11887
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Reinaldo Sáb Mar 22, 2014 3:01 pm

Carlão

Qualquer velocidade acima de 40 Km/h é considerada de média e depois alta...

O fato de você não perceber o "rolling", não quer dizer que ele não aconteça... Certamente ocorre uma diferença de pressão dos pneus dianteiros com asfalto maior sem a barra e que só vais perceber se fizer testes seguidos com e sem a barra no mesmo carro e em situação limite.

O problema em andar sem a barra no asfalto é que só vai aparecer a diferença em uma situação limite e normalmente em uma emergência...

O seu Buggy já teve um "plus" de estabilidade e aderência frontal muito grande se comparado com a condição de 1975 dele. O balanceamento correto, a troca das rodas, troca dos pneus diagonais por radiais mais largos... Só isso, sem o uso da Barra, já deu uma diferença(Para melhor) muito grande, mas a barra na dianteira é um "plus" a mais, se queres ter mais confiança e segurança ainda.

Já a barra na traseira, o beneficio é bem questionável mesmo... Para um carro com tração traseira e de uso misto(Off-Road/On-Road), e considerando que os Buggys tem grandes pneus traseiros, os efeitos benéficos da barra de torção traseira só seriam justificados em caso de carros de competição em asfalto e altas velocidades...

Abraços.

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7167
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por braglia62 Sáb Mar 22, 2014 11:54 pm

Só ando no asfalto e achei a posição legal; pois meu carro tá colado no chão, com ela nessa posição ganharia alguns centímetros de altura. Se essa barra enroscar pode fazer um estrago dos bons.
braglia62
braglia62
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 85
Localização : Sao Paulo
Tipo de Buggy : Bianco SS 1979
Pontos : 5773
Data de inscrição : 19/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Beco Dom Mar 23, 2014 6:04 am

É verdade, principalmente porque com a suspensão rebaixada, a barra desce mais ainda.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11887
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Gui Kaufmann Dom Mar 23, 2014 1:32 pm

Aqui em SP o pessoal dificilmente usa a barra estabilizadora, mesmo dentre os preparados o uso não é muito popular. No nosso estamos com ela, mas sempre está sem tinta na parte de baixo por raspar nas lombadas e outras irregularidades do asfalto. Como no nosso o tanque é de 54L, e quase nunca andamos com ele vazio, a barra faria mais falta do que em um com tanque normal. Existe uma barra pra Fusca ou Brasília rebaixo, se não me engano é da Empi, mas é bem difícil de achar.
Gui Kaufmann
Gui Kaufmann
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 736
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM 1979
Pontos : 5247
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por samuteck Seg Mar 24, 2014 7:45 am

no meu tem a barra mais nunca experimentei tirar para ver como fica o desempenho... a unica coisa que me queixo eh que ele nao estreça tanto. quando um carro mais novo. mais isso é "acostumavel"
samuteck
samuteck
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 196
Idade : 33
Localização : Sampa
Tipo de Buggy : ***

VW Menon 1986 Verde

- Pintura Metálica - ok
- Ignição no pen-drive (nao usa chave) -ok
- tapeçaria (couro bege do kia Soul) - ok
- Assoalho (borracha tipo madeira) - ok
- Polimento (a fazer)
- Rodas gauchas (para reforma)
- Motor (1600 Boxer Em estudo )
- Capota de inverno (a fazer)
- Capota de verão (a reformar/troca de cor)
- Suspenção (a fazer)
- Freio a disco nas 4 rodas (a fazer)

Ter o Prazer de nunca concluir o Projeto ... nao tem preço, para todas as outras existe
Mastercard..


***
Pontos : 3923
Data de inscrição : 16/01/2014

http://samuteck@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por PCardozo Seg Mar 24, 2014 1:56 pm

braglia62 escreveu:Só ando no asfalto e achei a posição legal; pois meu carro tá colado no chão, com ela nessa posição ganharia alguns centímetros de altura. Se essa barra enroscar pode fazer um estrago dos bons.

Amigo, o meu também não tem a barra, e é tranquilo para andar, ele só ficou um pouco duro a frente depois que eliminei a catraca,  mais depois eu diminui as borrachas dos amortecedores e voltou a ficar mais macio.
PCardozo
PCardozo
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 54
Localização : Curitiba
Tipo de Buggy : Terral II
Pontos : 3917
Data de inscrição : 29/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por basso Ter Mar 25, 2014 11:32 am

Carlão escreveu:Quem ainda não torceu uma destas em uma trilha, é porque nunca andou em uma trilha...

é bem por ai hehehehehe
mandei "perto" a minha...
basso
basso
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Localização : Xangri-Lá / RS
Tipo de Buggy : BRM M8-Long Exclusiv 2005


Pontos : 5492
Data de inscrição : 07/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Mad Well Sex Mar 28, 2014 12:53 pm

basso escreveu:
Carlão escreveu:Quem ainda não torceu uma destas em uma trilha, é porque nunca andou em uma trilha...

é bem por ai hehehehehe
mandei "perto" a minha...
ou porque no segundo dia com o buggy pegou um alicate e arrancou ela fora What a Face
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6832
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Bugólatra Dom Mar 30, 2014 7:22 pm

Eu percebo diferença entre usar ou não a barra estabilizadora quando se trafega por estrada com ondulações na pista.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11724
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por chevas Qui Nov 19, 2015 12:01 pm

Ressussitando...
A barra estabilizadora dianteira que eu conheço é essa:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas tem um outro anúncio mostrando esta:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Será que é a traseira? Obrigado.

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5878
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Reinaldo Qui Nov 19, 2015 12:36 pm

chevas escreveu:Ressussitando...
A barra estabilizadora dianteira que eu conheço é essa:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas tem um outro anúncio mostrando esta:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Será que é a traseira? Obrigado.

[]'s

Chevas

A do segundo link é da traseira... Essa não tem como instalar nos Buggys, pois falta pontos de fixação que no Fusca são na carroceria...

Existe uma outra, importada, para traseira que dá para colocar no Buggy somente presa nos semi-eixos... É desjavel ter essa barra na traseira, mas é infinitamente mais necessário ter barra estabilizadora na dianteira...

Obs: A barra do primeiro link é a dianteira, mas faltam a buchas e a presilhas... Cuidado na hora de comprar... O preço completa gira em torno de R$ 90,00, desconfie desses preços mais baixos...

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7167
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por chevas Qui Nov 19, 2015 1:09 pm

Sim, eu sei que tem as buchas, Reinaldo. Já achei aqui numa auto-peças a pronta entrega, 15,00 o kit de buchas com as abraçadeiras e 55,00 a barra. Será que é fácil de colocar, quero dizer, será que dá pra colocar em casa? E depois de colocada precisa de algum ajuste posterior na suspensão? Obrigado.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5878
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Reinaldo Qui Nov 19, 2015 1:20 pm

chevas escreveu:Sim, eu sei que tem as buchas, Reinaldo. Já achei aqui numa auto-peças a pronta entrega, 15,00 o kit de buchas e 55,00 a barra. Será que é fácil de colocar, quero dizer, será que dá pra colocar em casa? E depois de colocada precisa de algum ajuste posterior na suspensão? Obrigado.
[]'s

Sim, é fácil de colocar, se você tiver alguma afinidade com mecânica, e pode ser feito por você mesmo em casa... Não precisa nem tirar as rodas, basta levantar a frente...

Não é necessário nenhum ajuste posterior de alinhamento ou outra coisa qualquer porque não precisa desmontar nada pra colocar ou tirar...

Obs: Tem que respeitar a posição das buchas, que são duas de cada lado e a posição das presilhas, também duas de cada lado. Repara que nas presilhas tem um furo e esse furo tem que coincidir com o ressalto no braço inferior pelo lado de dentro, para o encaixe perfeito. É só passar o dedo antes para sentir esse ressalto...

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7167
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por chevas Qui Nov 19, 2015 1:27 pm

Valeu Reinaldo! 
Acho que vou passar na auto-peças na saída do serviço...mas não posso deixar a patroa saber!  Laughing
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5878
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Reinaldo Qui Nov 19, 2015 1:33 pm

chevas escreveu:Valeu Reinaldo! 
Acho que vou passar na auto-peças na saída do serviço...mas não posso deixar a patroa saber!  Laughing
[]'s

rrsrsrrsrsrsrsrrs!!!! Registre em fotos ou fima se você tiver alguma dificuldade e posta aqui que a gente ajuda...

Obs: trate de elaborar um plano bem convincente, porque vais ir mais vezes na auto-peças... Rrsrsrrsrsr Buggy é isso...

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7167
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por chevas Qui Nov 19, 2015 2:20 pm

Verdade!  Laughing
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5878
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por chevas Qui Nov 26, 2015 6:10 am

Caros,
Coloquei a barra e, adivinhem: melhorou um pouco o comportamento do carro! Está mais "na mão", parece que tenho mais controle. E ainda por cima parece que melhorou o conforto. Eu gostei, embora ainda não tenha testado em rodovias, com velocidades maiores.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5878
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Reinaldo Qui Nov 26, 2015 9:06 am

chevas escreveu:Caros,
Coloquei a barra e, adivinhem: melhorou um pouco o comportamento do carro! Está mais "na mão", parece que tenho mais controle. E ainda por cima parece que melhorou o conforto. Eu gostei, embora ainda não tenha testado em rodovias, com velocidades maiores.
[]'s

E as fotos...
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7167
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por chevas Qui Nov 26, 2015 11:15 am

Reinaldo escreveu:
chevas escreveu:Caros,
Coloquei a barra e, adivinhem: melhorou um pouco o comportamento do carro! Está mais "na mão", parece que tenho mais controle. E ainda por cima parece que melhorou o conforto. Eu gostei, embora ainda não tenha testado em rodovias, com velocidades maiores.
[]'s

E as fotos...
Ah, as fotos só no final de tudo...ainda faltam umas coisinhas, aguardem, hehe.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5878
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Barra estabilizadora. Empty Re: Barra estabilizadora.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos