Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

+12
LucasASX
wiltonsp
braglia62
Luciano Bohn
Bocca
Gui Kaufmann
Reinaldo
Geraldo Barroso
samuteck
Bugólatra
albertocn
Pietro
16 participantes

Página 8 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qua Out 25, 2017 2:47 pm

Beco escreveu:só nessa! hehehe
KKKKKKKKKKKKKKKK Obrigado....Rrsrrsrsrs

Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qua Out 25, 2017 2:50 pm

Beco escreveu:A lei do CBT continua a mesma, de 1997, mas a versão do link é consolidada, com todas as alterações desde aquela época. Enquanto não for revogada, segue valendo a original com as atualizações.
A portarias se interligam e citam outras ... a lei principal é a mesma, e as portarias modificam textos específicos...

Novamente devo salientar que não inventei essas leis... Só indiquei esclarecendo e colando o texto aqui...
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7188
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Beco Qua Out 25, 2017 2:53 pm

fui olhar os links. Realmente, na Resolução do Contran fala na soma, mas uma Resolução não pode se sobrepor a uma lei em vigor. Portanto, continuo achando que o que vale é a lei.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11908
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qua Out 25, 2017 2:55 pm

Sugestão Carlão;

Dá um Google aí procurando por: " Limites da CNH B "

Depois dá um retorno aqui para ver se não achou nada dizendo sobre PBT CNH B e soma do PBT dos dois veículos, rebocador e rebocado...
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7188
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qua Out 25, 2017 2:58 pm

Beco escreveu:fui olhar os links. Realmente, na Resolução do Contran fala na soma, mas uma Resolução não pode se sobrepor a uma lei em vigor. Portanto, continuo achando que o que vale é a lei.

Pô Carlão.... Tá ficando pior que o Nil e o Evilasio juntos..... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Contestar a lei é demais... Rrsrsrrsrsr

Você pode não gostar, mas é a lei hoje.... Também não gosto de um monte de coisas das leis, mas tenho que respeitar e aceitar enquanto vigente...
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7188
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Beco Qua Out 25, 2017 3:04 pm

não contesto a lei! A lei vigente é o CBT!
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11908
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qua Out 25, 2017 3:15 pm

Beco escreveu:não contesto a lei! A lei vigente é o CBT!

Bão... Acho que já postei tudo que podia para esclarecer e convencer... Se eu não consegui até agora, acho que não adianta falar mais nada... rrsrsrrsrs

Cada um segue o que quiser aí... E tirem suas própria conclusões...

Abraço a todos.

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7188
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Beco Qua Out 25, 2017 4:26 pm

O Detran respondeu que vai responder... vamos ver o que eles dizem.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11908
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Júnior Mineiro Qua Out 25, 2017 7:28 pm

Então suponhamos que o PBT não atinja os 3500kg.
   Não se aplica a soma dos lugares dos passageiros do carro trator (5 ) mais o do buggy (5) já deu 10 e a habilitação B é só para 8 lugares, ou se aplica a parte da lei que diz que não se pode passageiro no buggy?
   Confuso isso né?
   Já arrastei meu buggy mais de 1000km e já passei por vários postos de guarda, mais tenho essas dúvidas e gostaria de ter certeza pra não correr o risco e ter argumentos.
Júnior Mineiro
Júnior Mineiro
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 146
Idade : 47
Localização : Poços de Caldas - MG/ Ubatuba-SP
Tipo de Buggy : Glaspac 67 ("Poçante")
Pontos : 4015
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Beco Qua Out 25, 2017 7:37 pm

bueno, não chega a ser confuso, pois não se pode levar ninguém no carro que está sendo tracionado. Talvez o motorista, se não tiver cambão controlado. A questão do PBT inclui passageiros, carga, 90% de capacidade de combustível e outros líquidos.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11908
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Nil Qua Out 25, 2017 7:43 pm

Só interpretaçao equivocada.  Não existe limite nem restriçaõ para rebocar um buggy em um veiculo que exija categoria B
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10097
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Qua Out 25, 2017 8:54 pm

Júnior Mineiro escreveu:Então suponhamos que o PBT não atinja os 3500kg.
   Não se aplica a soma dos lugares dos passageiros do carro trator (5 ) mais o do buggy (5) já deu 10 e a habilitação B é só para 8 lugares, ou se aplica a parte da lei que diz que não se pode passageiro no buggy?
   Confuso isso né?
   Já arrastei meu buggy mais de 1000km e já passei por vários postos de guarda, mais tenho essas dúvidas e gostaria de ter certeza pra não correr o risco e ter argumentos.

Amigo não tem nada de complicado, apenas esqueça tudo que você leu escrito pelo Reinaldo aqui nesse tópico pois nada daquilo faz sentido algum e já foi devidamente contestado e esclarecido por mim e vários outros membros.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11745
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Qua Out 25, 2017 9:01 pm

Reinaldo escreveu:
Beco escreveu:fui olhar os links. Realmente, na Resolução do Contran fala na soma, mas uma Resolução não pode se sobrepor a uma lei em vigor. Portanto, continuo achando que o que vale é a lei.

Pô Carlão.... Tá ficando pior que o Nil e o Evilasio juntos..... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Contestar a lei é demais... Rrsrsrrsrsr

Você pode não gostar, mas é a lei hoje.... Também não gosto de um monte de coisas das leis, mas tenho que respeitar e aceitar enquanto vigente...
Reinaldo isso é só você que equivocadamente pensa assim mas todos os outros 200.000.000 de brasileiros inclusive os agentes de trânsito sabem que não é.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11745
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Beco Qua Out 25, 2017 9:39 pm

talvez a gente esteja fazendo uma aproximação inadequada. Estamos pensando o buggy como um reboque. Não é. É um carro que pode ser rebocado por outro, sendo que a única infração possível, de acordo com o CTB, é rebocar com cordas ou fitas flexíveis. 

Acho que é por aí... todos podemos rebocar carros com auxílio de cambão - não de cordas. E aí não faz sentido o PBT.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11908
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qua Out 25, 2017 9:52 pm

Júnior Mineiro escreveu:Então suponhamos que o PBT não atinja os 3500kg.
   Não se aplica a soma dos lugares dos passageiros do carro trator (5 ) mais o do buggy (5) já deu 10 e a habilitação B é só para 8 lugares, ou se aplica a parte da lei que diz que não se pode passageiro no buggy?
   Confuso isso né?
   Já arrastei meu buggy mais de 1000km e já passei por vários postos de guarda, mais tenho essas dúvidas e gostaria de ter certeza pra não correr o risco e ter argumentos.

Confuso... Leia as minhas postagens acima... Já tem resposta para isso...
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7188
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qua Out 25, 2017 9:54 pm

Beco escreveu:bueno, não chega a ser confuso, pois não se pode levar ninguém no carro que está sendo tracionado. Talvez o motorista, se não tiver cambão controlado. A questão do PBT inclui passageiros, carga, 90% de capacidade de combustível e outros líquidos.

Só suposições... O que vale é a lei que eu expliquei acima... O resto é Bla bla bla e "achismos" ....
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7188
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qua Out 25, 2017 9:55 pm

Nil escreveu:Só interpretaçao equivocada.  Não existe limite nem restriçaõ para rebocar um buggy em um veiculo que exija categoria B

Posta aí uma lei que isenta o Buggy desse restrição... Só falar não vale...
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7188
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qua Out 25, 2017 9:56 pm

Bugólatra escreveu:
Júnior Mineiro escreveu:Então suponhamos que o PBT não atinja os 3500kg.
   Não se aplica a soma dos lugares dos passageiros do carro trator (5 ) mais o do buggy (5) já deu 10 e a habilitação B é só para 8 lugares, ou se aplica a parte da lei que diz que não se pode passageiro no buggy?
   Confuso isso né?
   Já arrastei meu buggy mais de 1000km e já passei por vários postos de guarda, mais tenho essas dúvidas e gostaria de ter certeza pra não correr o risco e ter argumentos.

Amigo não tem nada de complicado, apenas esqueça tudo que você leu escrito pelo Reinaldo aqui nesse tópico pois nada daquilo faz sentido algum e já foi devidamente contestado e esclarecido por mim e vários outros membros.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Só vale o que você diz com a sua "enorme sabedoria".... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Gênio !!!!!!!!!
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7188
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qua Out 25, 2017 10:01 pm

Beco escreveu:talvez a gente esteja fazendo uma aproximação inadequada. Estamos pensando o buggy como um reboque. Não é. É um carro que pode ser rebocado por outro, sendo que a única infração possível, de acordo com o CTB, é rebocar com cordas ou fitas flexíveis. 

Acho que é por aí... todos podemos rebocar carros com auxílio de cambão - não de cordas. E aí não faz sentido o PBT.

Carlão não elucubra coisas sem respaldo na lei... O que vale é lei que eu postei... O resto é suposição e teimosia...

Cadê a resposta da sua consulta? Ficar aqui levantado dúvidas onde não existe e não tem na lei, não vai ajudar nada... Só criar mais dúvida...

A única lei que fala sobre o assunto é a que eu postei e é a única que temos como base para aplicar...  Qualquer outra coisa que vcs falarem são só suposições sem respaldo legal nenhum...
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7188
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Qua Out 25, 2017 10:15 pm

Não existe dúvida nenhuma sobre o tema tratado nesse tópico a não ser na sua cabeça, siga fielmente tudo o que eu disse em todas as minhas postagem nesse tópico que você estará completamente dentro da lei, já quem ousar seguir a sua equivocada suposição ai com certeza também estará completamente equivocado sobre as leis de trânsito mas eu não creio que exista outras pessoas no mundo que chegaria ao cúmulo de também cometer esse seu equívoco.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11745
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qui Out 26, 2017 6:29 am

Bugólatra escreveu:Não existe dúvida nenhuma sobre o tema tratado nesse tópico a não ser na sua cabeça, siga fielmente tudo o que eu disse em todas as minhas postagem nesse tópico que você estará completamente dentro da lei, já quem ousar seguir a sua equivocada suposição ai com certeza também estará completamente equivocado sobre as leis de trânsito mas eu não creio que exista outras pessoas no mundo que chegaria ao cúmulo de também cometer esse seu equívoco.

hahhahahhahahahah!!!!

Deixa de ser ridículo! Só postou besteira até agora!




Olhe as suas INCOERENCIAS: Quem ler o tópico desde o inicio, vai ver que você só postou INCOERENCIAS:

Cap. 01 - Você começou contestando, a conta que eu coloquei como exemplo do PBT. Fez até a sua própria conta, ERRADAMENTE, admitindo a regra do PBT...

Cap. 02 - Depois você INSISTIU em interpretar, ERRADAMENTE, as definições de PBT, TARA e LOTAÇÃO, novamente admitindo a regra do PBT como valida, mas que supostamente, segundo sua interpretação, calculada errada.

Cap. 03 - Depois você passou a dar exemplos de condutas irregulares, que você presenciou e nunca foram autuados, como rebocar mais de veiculo ao mesmo tempo, que só é permitido por CNH “E”. Dizendo que não tinha nenhum problema e fazer isso...

Cap. 04 - Depois começou a misturar conceitos e unidades, como Kg(Massa) e Kgf(Força), tentando desviar o assunto envolvendo a resistência a tração do engate, que nada tem haver com dúvida em questão.

Cap. 05 - Depois, e o que mostra mais ainda sua incoerência passa a NEGAR a regra do PBT, que já havia admitido antes e até discutido a forma de calcular... Dizendo que não se aplica a automóveis...

Cap. 06 - Aí postou uma Norma para estabelecer conduta na formação de condutores que não tem nada haver com o assunto...

Cap. 07 - Aí postou uma Norma para carregar BICICLETA e BAGAGEIRIO em carros de passeio, como solução definitiva para o caso... Rrsrsrrsrsrsr!!!!

Cap. 08 - Depois citou uma norma estritamente para VEICULOS DE CARGA PESADA, que não tem nada haver com o assunto e não é o nosso caso...
Cap. 09 - Voltou a postar besteiras e contradições insistentemente sem base em lei alguma....

A sua linha de raciocínio é completamente incoerente e contraditória, ao contrário da minha que estou dizendo a mesma coisa desde o inicio.

Ainda se coloca como “EXPERT”, como se fosse a maior fonte de conhecimento do Planeta Buggy, se passando por ridículo e motivo de risos dos outros usuários...

Não espero que você entenda isso, só estou postando para que os outros usuários leiam e tirem suas próprias conclusões... Mesmo porque, tenho medo que você force seu cérebro e tenha um AVC pensando nisso... Rrsrsrrsrsrsrrsrsrsrrs!!!!

Não inventei nada... O que eu estou postando e orientando é a lei... Basta ler... Não adianta ficar de Bla Bla Bla......


Senhores, Só para refrescar a memória de todos...
"B"
Condutor de veículos, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3500 KG.
Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.

TABELA DE CORRESPONDÊNCIA E PREVALÊNCIA DAS CATEGORIAS

Conf. Art. 143 do CTB e Res. 168 do CONTRAN anexo I

CATEGORIAESPECIFICAÇÃO
"A"Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.
Ex.: Motocicleta, Ciclomotor, Motoneta ou Triciclo.
"B"Condutor de veículos, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3500 KG.
Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.
"C"Condutor de veículos, utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas.
O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação.
Combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, não exceda a 6.000 kg.
Todos os veículos abrangidos pela categoria "B".
Ex: Caminhão.
"D"Condutor de veículos, utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 passageiros, excluindo o motorista.
Todos os veículos abrangidos nas categorias "B" e "C".
Ex: Microônibus, Ônibus.
"E"Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi reboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.
Condutor de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total.
Ex.: Ônibus Articulado, Ônibus Biarticulado, veículo com dois reboques acoplados.
"ACC"
Condutor de veículos de duas ou três rodas com potência até 50 cilindradas.
Ex: Ciclomotores.





A Resolução CONTRAN nº 315/2008 estabelece a equiparação dos veículos ciclo-elétricos aos ciclomotores. Para os efeitos de equiparação ao ciclomotor, entende-se como ciclo-elétrico todo veículo de duas ou três rodas, provido de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kW (quatro kilowatts) dotados ou não de pedais acionados pelo condutor, cujo peso máximo, incluindo condutor, passageiro e carga, não exceda 140 kg (cento e quarenta quilogramas) e cuja velocidade máxima declarada pelo fabricante não ultrapasse 50 km/h (cinquenta quilômetros por hora). Inclui-se nesta definição de ciclo-elétrico a bicicleta dotada originalmente de motor elétrico, bem como aquela que tiver este dispositivo motriz agregado posteriormente à sua estrutura.




MOTOR-CASA
Até 6 toneladas categoria B, acima de 6 toneladas categoria C, caso o motor-casa tenha acima de 8 passageiros excluindo o motorista, categoria D.




Essa regra se aplica a todos os automóveis.. Tanto que é destinado aos que tem CNH "B", que são na maioria carros de passeio e dentre esses se contemplam também veículos de carga leves e particulares, que são as caminhonetes... 

Eu e ninguém aqui esta discutindo se pode ou não rebocar o Buggy com cambão... É CERTO QUE PODE!!!!! Só que deve respeitar a lei especifica e ficar alerta para os limites da CNH "B".

Os posts anteriores já foram suficientes para provar e esclarecer os que quiserem estar dentro da 
lei.

Para quem quiser saber o PBT do seu carro de passeio, é só olhar no manual ou no DOCUMENTO do carro e se não constar o PBT, certamente terá a (TARA)peso do veiculo e sua lotação(Capacidade de Carga), que para carros de passeio será o número de ocupantes/lugares.

A Lotação calcula-se por normalização como 70 Kg para cada ocupante/lugar.

Então por exemplo: Um veiculo que tem TARA de 700 Kg e Lotação de 5 lugares terá: TARA=700 Kg e Lotação=350 Kg(70x5) e como PBT= TARA + LOTAÇÃO, PBT=700 Kg + 350 Kg = 1.050 Kg

Abraços

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7188
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Qui Out 26, 2017 7:29 am

Vou repetir o que eu disse anteriormente que é para ficar bem claro a novos membros que ler esse tópico não se confundirem com o que não existe, BASTA IGNORAR TUDO que o Reinaldo escreveu aqui nesse tópico pois já está provado e comprovado que nada do que foi dito por ele é verídico, nada disso existe como erroneamente ele alardeou.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11745
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qui Out 26, 2017 7:38 am

Bugólatra escreveu:Vou repetir o que eu disse anteriormente que é para ficar bem claro a novos membros que ler esse tópico não se confundirem com o que não existe, BASTA IGNORAR TUDO que o Reinaldo escreveu aqui nesse tópico pois já está provado e comprovado que nada do que foi dito por ele é verídico, nada disso existe como erroneamente ele alardeou.

Só Bla Bla Bla... O que vale é a lei que eu postei... Não inventei nada, é a lei...

hahhahahhahahahah!!!!


Deixa de ser ridículo! Só postou besteira até agora! Focou louco de vez... Rrsrrsrsr




Olhe as suas INCOERENCIAS: Quem ler o tópico desde o inicio, vai ver que você só postou INCOERENCIAS:

Cap. 01 - Você começou contestando, a conta que eu coloquei como exemplo do PBT. Fez até a sua própria conta, ERRADAMENTE, admitindo a regra do PBT...

Cap. 02 - Depois você INSISTIU em interpretar, ERRADAMENTE, as definições de PBT, TARA e LOTAÇÃO, novamente admitindo a regra do PBT como valida, mas que supostamente, segundo sua interpretação, calculada errada.

Cap. 03 - Depois você passou a dar exemplos de condutas irregulares, que você presenciou e nunca foram autuados, como rebocar mais de veiculo ao mesmo tempo, que só é permitido por CNH “E”. Dizendo que não tinha nenhum problema e fazer isso...

Cap. 04 - Depois começou a misturar conceitos e unidades, como Kg(Massa) e Kgf(Força), tentando desviar o assunto envolvendo a resistência a tração do engate, que nada tem haver com dúvida em questão.

Cap. 05 - Depois, e o que mostra mais ainda sua incoerência passa a NEGAR a regra do PBT, que já havia admitido antes e até discutido a forma de calcular... Dizendo que não se aplica a automóveis...

Cap. 06 - Aí postou uma Norma para estabelecer conduta na formação de condutores que não tem nada haver com o assunto...

Cap. 07 - Aí postou uma Norma para carregar BICICLETA e BAGAGEIRIO em carros de passeio, como solução definitiva para o caso... Rrsrsrrsrsrsr!!!!

Cap. 08 - Depois citou uma norma estritamente para VEICULOS DE CARGA PESADA, que não tem nada haver com o assunto e não é o nosso caso...


Cap. 09 - Voltou a postar besteiras e contradições insistentemente sem base em lei alguma....

Cap. 10 - Insiste em dizer que é para ignorar o que eu posto, mas eu só posto a lei e você só besteira e Bla Bla Bla... Rrsrsrsrrs --- Ficou louco de vez... Rrsrrsrsrsr

A sua linha de raciocínio é completamente incoerente e contraditória, ao contrário da minha que estou dizendo a mesma coisa desde o inicio.

Ainda se coloca como “EXPERT”, como se fosse a maior fonte de conhecimento do Planeta Buggy, se passando por ridículo e motivo de risos dos outros usuários...

Não espero que você entenda isso, só estou postando para que os outros usuários leiam e tirem suas próprias conclusões... Mesmo porque, tenho medo que você force seu cérebro e tenha um AVC pensando nisso... Rrsrsrrsrsrsrrsrsrsrrs!!!!

Não inventei nada... O que eu estou postando e orientando é a lei... Basta ler... Não adianta ficar de Bla Bla Bla......


Senhores, Só para refrescar a memória de todos...
"B"
Condutor de veículos, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3500 KG.
Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.

TABELA DE CORRESPONDÊNCIA E PREVALÊNCIA DAS CATEGORIAS

Conf. Art. 143 do CTB e Res. 168 do CONTRAN anexo I

CATEGORIAESPECIFICAÇÃO
"A"Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.
Ex.: Motocicleta, Ciclomotor, Motoneta ou Triciclo.
"B"Condutor de veículos, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3500 KG.
Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.
"C"Condutor de veículos, utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas.
O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação.
Combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, não exceda a 6.000 kg.
Todos os veículos abrangidos pela categoria "B".
Ex: Caminhão.
"D"Condutor de veículos, utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 passageiros, excluindo o motorista.
Todos os veículos abrangidos nas categorias "B" e "C".
Ex: Microônibus, Ônibus.
"E"Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi reboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.
Condutor de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total.
Ex.: Ônibus Articulado, Ônibus Biarticulado, veículo com dois reboques acoplados.
"ACC"
Condutor de veículos de duas ou três rodas com potência até 50 cilindradas.
Ex: Ciclomotores.





A Resolução CONTRAN nº 315/2008 estabelece a equiparação dos veículos ciclo-elétricos aos ciclomotores. Para os efeitos de equiparação ao ciclomotor, entende-se como ciclo-elétrico todo veículo de duas ou três rodas, provido de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kW (quatro kilowatts) dotados ou não de pedais acionados pelo condutor, cujo peso máximo, incluindo condutor, passageiro e carga, não exceda 140 kg (cento e quarenta quilogramas) e cuja velocidade máxima declarada pelo fabricante não ultrapasse 50 km/h (cinquenta quilômetros por hora). Inclui-se nesta definição de ciclo-elétrico a bicicleta dotada originalmente de motor elétrico, bem como aquela que tiver este dispositivo motriz agregado posteriormente à sua estrutura.



MOTOR-CASA
Até 6 toneladas categoria B, acima de 6 toneladas categoria C, caso o motor-casa tenha acima de 8 passageiros excluindo o motorista, categoria D.



Essa regra se aplica a todos os automóveis.. Tanto que é destinado aos que tem CNH "B", que são na maioria carros de passeio e dentre esses se contemplam também veículos de carga leves e particulares, que são as caminhonetes... 

Eu e ninguém aqui esta discutindo se pode ou não rebocar o Buggy com cambão... É CERTO QUE PODE!!!!! Só que deve respeitar a lei especifica e ficar alerta para os limites da CNH "B".

Os posts anteriores já foram suficientes para provar e esclarecer os que quiserem estar dentro da 
lei.

Para quem quiser saber o PBT do seu carro de passeio, é só olhar no manual ou no DOCUMENTO do carro e se não constar o PBT, certamente terá a (TARA)peso do veiculo e sua lotação(Capacidade de Carga), que para carros de passeio será o número de ocupantes/lugares.

A Lotação calcula-se por normalização como 70 Kg para cada ocupante/lugar.

Então por exemplo: Um veiculo que tem TARA de 700 Kg e Lotação de 5 lugares terá: TARA=700 Kg e Lotação=350 Kg(70x5) e como PBT= TARA + LOTAÇÃO, PBT=700 Kg + 350 Kg = 1.050 Kg

Abraços

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7188
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Beco Qui Out 26, 2017 9:31 am

bueno, antes que aconteça alguma coisa um pouco mais grave, vamos fazer o seguinte. Não discutimos mais o assunto até que tenhamos uma resposta do Detran-RS, para o qual fiz a demanda.

Este é um lugar de paz, sossego e muita diversão. Este tópico não está mais divertido. Ok?
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11908
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Beco Qui Out 26, 2017 5:29 pm

Bueno, o Detran-RS respondeu minha solicitação.

Perguntei:

Sou administrador de um site de buggies ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e surgiu uma dúvida que dividiu os usuários. A categoria B da CNH permite conduzir um veículo com até 3.500kg de PBT. A dúvida é se, ao rebocar um buggy no cambão, o que vale é a soma dos dois Pesos Brutos Totais ou o Peso bruto dos dois somados? Ou seja, uma camionete que pesa, digamos, 2.500kg mas tem peso bruto total de 3.200kg, poderia tracionar um buggy de 700kg, desde que não estivesse carregada? O buggy seria carga no caso?

A resposta veio em um dia:

Conforme resposta encaminhada pela Divisão de Habilitação, informamos que a soma dos dois veículos não pode ultrapassar o peso bruto total (PBT) de 3500kg, senão poderá ser caracterizado como categoria "C".

Lembramos que há diferença entre Tara, que é peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível – pelo menos 90% da capacidade do(s) tanque(s), das ferramentas e dos acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas e PBT, que é o peso máximo (autorizado) que o veículo pode transmitir ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação.




Bueno, esta é a interpretação do Detran-RS. Aqui, portanto, é bom cuidar a soma dos PBT do buggy e do carro trator. Esta é uma situação muito rara de se atingir, na verdade e me deu outra dúvida. No caso da liberação para motorhome, que é de 6.000kg, o buggy ficaria incluído também, desde que o motorhome tivesse, digamos 5.000kg?

Alguém poderia fazer as pesquisas nos demais Detrans do país?

Tá, perdi essa. Vamos para a próxima!
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11908
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qui Out 26, 2017 6:27 pm

Beco escreveu:Bueno, o Detran-RS respondeu minha solicitação.

Perguntei:

Sou administrador de um site de buggies ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e surgiu uma dúvida que dividiu os usuários. A categoria B da CNH permite conduzir um veículo com até 3.500kg de PBT. A dúvida é se, ao rebocar um buggy no cambão, o que vale é a soma dos dois Pesos Brutos Totais ou o Peso bruto dos dois somados? Ou seja, uma camionete que pesa, digamos, 2.500kg mas tem peso bruto total de 3.200kg, poderia tracionar um buggy de 700kg, desde que não estivesse carregada? O buggy seria carga no caso?

A resposta veio em um dia:

Conforme resposta encaminhada pela Divisão de Habilitação, informamos que a soma dos dois veículos não pode ultrapassar o peso bruto total (PBT) de 3500kg, senão poderá ser caracterizado como categoria "C".

Lembramos que há diferença entre Tara, que é peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível – pelo menos 90% da capacidade do(s) tanque(s), das ferramentas e dos acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas e PBT, que é o peso máximo (autorizado) que o veículo pode transmitir ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação.




Bueno, esta é a interpretação do Detran-RS. Aqui, portanto, é bom cuidar a soma dos PBT do buggy e do carro trator. Esta é uma situação muito rara de se atingir, na verdade e me deu outra dúvida. No caso da liberação para motorhome, que é de 6.000kg, o buggy ficaria incluído também, desde que o motorhome tivesse, digamos 5.000kg?

Alguém poderia fazer as pesquisas nos demais Detrans do país?

Tá, perdi essa. Vamos para a próxima!

Bom... Acho que agora não tem mais dúvidas sobre quem está certo, né?

Eu aceito as desculpas sem rancor, de quem for humilde o bastante para reconhecer que eu estava certo o tempo todo...

Abraços a todos.

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7188
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 8 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos