Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

+12
LucasASX
wiltonsp
braglia62
Luciano Bohn
Bocca
Gui Kaufmann
Reinaldo
Geraldo Barroso
samuteck
Bugólatra
albertocn
Pietro
16 participantes

Página 1 de 10 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Convidado Seg Fev 10, 2014 7:22 pm

Pessoal,
Estou trazendo um cambão original Fyber e vou guinchá-lo com um Ford Ecosport 1.6..
Mesmo sendo engate e cambão originais dos fabricantes dos veículos, uma coisa é o peso do carro e outra o peso de arrasto (menor do que o peso do carro).. A pergunta é.. 400kg é suficiente?

Engate articulado fechado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Engate articulado aberto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E pretendo instalar um engate original Ford com capacidade de tração de 400kg:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

• Para transporte de pequenas carretas, motos e jet ski
• Desenvolvido com sistema de gaveta que permite a retirada da ponteira e substituição por uma capa plástica protetora
• Instalado em furação especial, sem afetar a parte estrutural do veículo
• Capacidade máxima de reboque: 400 kg
• 3 anos de Garantia.
• Disponível para todas as versões do EcoSport.
Part Number: BH2T/19D520/BA/

Adquira sempre Acessórios Originais Ford e evite o mau funcionamento dos componentes de seu veículo. Os Acessórios Originais tem qualidade testada e aprovada pelos Engenheiros da Ford, além de possuírem garantia em todo território nacional. Imagens ilustrativas. Consulte um Distribuidor Ford para mais detalhes e preços.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Pietro Qua Fev 12, 2014 2:37 pm

É suficiente. O importante é a utilização da corrente como salvaguarda. Pois as situações mais criticas são:
Quebra molas - se passar direto.
Arrancadas,
400kgf é muita coisa.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7630
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por albertocn Qua Fev 12, 2014 2:54 pm

Carlos, usando os conceitos da física o correto seria especificar a força máxima que o engate suporta e não a massa do que ele está puxando. Uma coisa é você sair lentamente puxando o buggy e outra é acelerar tudo e soltar a embreagem de vez. A massa tracionada é a mesma, mas a aceleração é bam maior nesta última situação. Então suponho que esses 400 kg foram testados nas piores condições de aceleração e frenagem que o Ecosport suporta.

Logo, o único cuidado que você deve tomar é não acelerar e frear excessivamente.

O meu New Fiesta está com um original da Ford que suporta 446 kg. Mas já puxei o Buggy diversas vezes sem qualquer problema aparente.

Eu no seu lugar ficaria tranquilo.
albertocn
albertocn
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5339
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Qua Fev 12, 2014 5:13 pm

400 kg de tração é muita coisa, acho que essa capacidade aguenta rebocar até um caminhão.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Convidado Qua Fev 12, 2014 5:53 pm

Valeu pelas respostas, bom saber que mais alguem guincha com tipo de engate.. Pra mim a corrente estar la só garante se quebrar a bola, se rasgar o engate inteiro do carro ela nao faz muita diferença.. Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Pietro Qua Fev 12, 2014 6:32 pm

Eu prendo a corrente no elo de cambão de fábrica do Pólo
, que é separado do engate.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7630
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Convidado Qui Fev 13, 2014 7:32 am

Pietro escreveu:Eu prendo a corrente no elo de cambão de fábrica do Pólo
, que é separado do engate.
 No Polo esse elo original não fica na extermidade do carro? se sim, tem o risco de ficar curto no caso do carro virar para o outro lado e ficar comprido ao se virar o carro para o lado do elo original..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Qui Fev 13, 2014 4:54 pm

carlos.borowik escreveu:Valeu pelas respostas, bom saber que mais alguem guincha com  tipo de engate.. Pra mim a corrente estar la só garante se quebrar a bola, se rasgar o engate inteiro do carro ela nao faz muita diferença.. Smile

A corrente é importantíssima em todos os reboques, independente da marca com o tempo eles folgam e passam a escapar a munheca da bola, já vi muitos casos desses acontecer, o meu eu estou preparado para trocar o conjunto bola e munheca a cada 40 vezes de uso, parece pouco mas de 2009 pra cá eu reboquei o meu um pouco mais de 25 vezes por isso acho que não sai tão caro assim, acho que vale a pena, para controlar isso fielmente eu tenho uma folhinha no porta luvas do buggy e a cada rebocada eu marco um tracinho, outro dia troquei a folhinha pois já estava bem desgastada.  cyclops
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Convidado Qui Fev 13, 2014 5:00 pm

Bugólatra escreveu:
carlos.borowik escreveu:Valeu pelas respostas, bom saber que mais alguem guincha com  tipo de engate.. Pra mim a corrente estar la só garante se quebrar a bola, se rasgar o engate inteiro do carro ela nao faz muita diferença.. Smile

A corrente é importantíssima em todos os reboques, independente da marca com o tempo eles folgam e passam a escapar a munheca da bola, já vi muitos casos desses acontecer, o meu eu estou preparado para trocar o conjunto bola e munheca a cada 40 vezes de uso, parece pouco mas de 2009 pra cá eu reboquei o meu um pouco mais de 25 vezes por isso acho que não sai tão caro assim, acho que vale a pena, para controlar isso fielmente eu tenho uma folhinha no porta luvas do buggy e a cada rebocada eu marco um tracinho, outro dia troquei a folhinha pois já estava bem desgastada.  cyclops

Confesso que nunca guinchei buggy com cambão mas tive carretinha por muitos anos (daquela com suspensão com feixe de molas) e nunca percebi folga ou desgate no período que usei, a munheca chega a desgatar por dentro pelo atrito?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Qui Fev 13, 2014 5:12 pm

carlos.borowik escreveu:
Bugólatra escreveu:
carlos.borowik escreveu:Valeu pelas respostas, bom saber que mais alguem guincha com  tipo de engate.. Pra mim a corrente estar la só garante se quebrar a bola, se rasgar o engate inteiro do carro ela nao faz muita diferença.. Smile

A corrente é importantíssima em todos os reboques, independente da marca com o tempo eles folgam e passam a escapar a munheca da bola, já vi muitos casos desses acontecer, o meu eu estou preparado para trocar o conjunto bola e munheca a cada 40 vezes de uso, parece pouco mas de 2009 pra cá eu reboquei o meu um pouco mais de 25 vezes por isso acho que não sai tão caro assim, acho que vale a pena, para controlar isso fielmente eu tenho uma folhinha no porta luvas do buggy e a cada rebocada eu marco um tracinho, outro dia troquei a folhinha pois já estava bem desgastada.  cyclops

Confesso que nunca guinchei buggy com cambão mas tive carretinha por muitos anos (daquela com suspensão com feixe de molas) e nunca percebi folga ou desgate no período que usei, a munheca chega a desgatar por dentro pelo atrito?

Sim o conjunto é muito justo e o desgaste é imperceptível a olho nu mas isso é o suficiente pra eles se soltarem, isso é muito comum acontecer, pergunte a quem transporta cavalos que certamente eles tem muitas histórias dessas pra contar.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por samuteck Qui Fev 13, 2014 6:06 pm

estou pensando em colocar é uma carreta no meu para transporte de algo mais pesado... até 300 kg no buggy, ainda nao esta pronto meu outro carro e por enquanto meu buggy é meu carro de  andar. semanalmente ir no mercado etc etc... alguem aki ja transportou uma carretinha no buggy ???
samuteck
samuteck
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 196
Idade : 33
Localização : Sampa
Tipo de Buggy : ***

VW Menon 1986 Verde

- Pintura Metálica - ok
- Ignição no pen-drive (nao usa chave) -ok
- tapeçaria (couro bege do kia Soul) - ok
- Assoalho (borracha tipo madeira) - ok
- Polimento (a fazer)
- Rodas gauchas (para reforma)
- Motor (1600 Boxer Em estudo )
- Capota de inverno (a fazer)
- Capota de verão (a reformar/troca de cor)
- Suspenção (a fazer)
- Freio a disco nas 4 rodas (a fazer)

Ter o Prazer de nunca concluir o Projeto ... nao tem preço, para todas as outras existe
Mastercard..


***
Pontos : 3922
Data de inscrição : 16/01/2014

http://samuteck@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por albertocn Qui Fev 13, 2014 6:17 pm

Já puxei outro buggy por mais de 50 km
albertocn
albertocn
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5339
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por samuteck Qui Fev 13, 2014 6:24 pm

ah entao acho que puxa de boa.... o duro vai ser ter coragem par apuxar a eletrica.... mais vamos ver mais para frente
samuteck
samuteck
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 196
Idade : 33
Localização : Sampa
Tipo de Buggy : ***

VW Menon 1986 Verde

- Pintura Metálica - ok
- Ignição no pen-drive (nao usa chave) -ok
- tapeçaria (couro bege do kia Soul) - ok
- Assoalho (borracha tipo madeira) - ok
- Polimento (a fazer)
- Rodas gauchas (para reforma)
- Motor (1600 Boxer Em estudo )
- Capota de inverno (a fazer)
- Capota de verão (a reformar/troca de cor)
- Suspenção (a fazer)
- Freio a disco nas 4 rodas (a fazer)

Ter o Prazer de nunca concluir o Projeto ... nao tem preço, para todas as outras existe
Mastercard..


***
Pontos : 3922
Data de inscrição : 16/01/2014

http://samuteck@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Qui Fev 13, 2014 6:30 pm

albertocn escreveu:Já puxei outro buggy por mais de 50 km
Sim eles são feitos pra rebocar mesmo, o conjunto estando em boas condições não ha problema nenhum nisso, eu mesmo algumas vezes já reboquei o meu buggy por mais de 300km sem ter nenhum problema, apenas aconselho a revisar sempre esse sistema reapertando a bola quando necessário, verificar se não apareceu trinca ou ferrugem nos canos, observar se a instalação elétrica esta funcionando a contendo, e depois de muito uso substituir a bola e a munheca, faça os cálculos a seguir que verás que em nome da segurança é viável fazer isso, trocando o conjunto (bola + munheca) a cada 40 vezes de uso o custo sai aproximadamente ao consumo de 1 litro de gasolina por vez que usar, para manter a segurança esse custo não é tão alto assim, eu acho que vale a pena até porque dificilmente alguém vai rebocar 40 vezes o buggy em menos de 2 ou 3 anos.

Obs: Nunca reboque o buggy sem a corrente pois além de ser obrigatório ela pode lhe livrar de problemas pois mesmo o conjunto estando em boas condições as vezes acontecem alguns imprevistos, como por exemplo um obstaculo na pista, caia alguma carga de um caminhão que vai a frente, um animal, um buraco, etc. que lhe obrigue a uma mudança brusca do trajeto e é nesses casos que pode ocorrer um eventual desprendimento do reboque e o buggy estando sem a corrente sairia desgovernado podendo atingir alguém ou outro carro.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Geraldo Barroso Sex Fev 14, 2014 9:16 am

Bugólatra escreveu:
albertocn escreveu:Já puxei outro buggy por mais de 50 km
Sim eles são feitos pra rebocar mesmo, o conjunto estando em boas condições não ha problema nenhum nisso, eu mesmo algumas vezes já reboquei o meu buggy por mais de 300km sem ter nenhum problema, apenas aconselho a revisar sempre esse sistema reapertando a bola quando necessário, verificar se não apareceu trinca ou ferrugem nos canos, observar se a instalação elétrica esta funcionando a contendo, e depois de muito uso substituir a bola e a munheca, faça os cálculos a seguir que verás que em nome da segurança é viável fazer isso, trocando o conjunto (bola + munheca) a cada 40 vezes de uso o custo sai aproximadamente ao consumo de 1 litro de gasolina por vez que usar, para manter a segurança esse custo não é tão alto assim, eu acho que vale a pena até porque dificilmente alguém vai rebocar 40 vezes o buggy em menos de 2 ou 3 anos.

Obs: Nunca reboque o buggy sem a corrente pois além de ser obrigatório ela pode lhe livrar de problemas pois mesmo o conjunto estando em boas condições as vezes acontecem alguns imprevistos, como por exemplo um obstaculo na pista, caia alguma carga de um caminhão que vai a frente, um animal, um buraco, etc. que lhe obrigue a uma mudança brusca do trajeto e é nesses casos que pode ocorrer um eventual desprendimento do reboque e o buggy estando sem a corrente sairia desgovernado podendo atingir alguém ou outro carro.

Bugolatra, sempre reboco meu buggy em um Gol a bola fica um pouco baixa em relação a munheca, quando engato a munheca fica inclinada para baixo, mas coloco a corrente deste do eixo ate a argola do engate dou 2 voltas. esta inclinação seria normal ou tenho q baixar a suspensão do buggy.? as vezes fico com medo a distancia é de uns 150 km só de ida. o q acha ?

Geraldo Barroso
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 58
Idade : 62
Localização : Fortaleza/Ce
Tipo de Buggy : Equus - 1996 santo antonio, parachoque e cambão de aço.
Pontos : 4032
Data de inscrição : 23/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Sex Fev 14, 2014 10:00 am

Rebocar o Buggy é tranquilo quando tudo está bem preso e com segurança.

lembre-se que o PBT(Peso bruto total) Carro + Reboque(Buggy) não devem passar de 3.500 Kg, pois esse é o limite da CNH categoria "B", a qual a maioria dos condutores possui.

A partir desse peso(3.500 Kg) tem que ser CNH categoria "C" em diante.

Portanto, muito cuidado donos de caminhonetes e carros grandes quando rebocarem seus Buggys, para não exceder o PBT. 

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7166
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Sex Fev 14, 2014 10:07 am

Reinaldo escreveu:Rebocar o Buggy é tranquilo quando tudo está bem preso e com segurança.

lembre-se que o PBT(Peso bruto total) Carro + Reboque(Buggy) não devem passar de 3.500 Kg, pois esse é o limite da CNH categoria "B", a qual a maioria dos condutores possui.

A partir desse peso(3.500 Kg) tem que ser CNH categoria "C" em diante.

Portanto, muito cuidado donos de caminhonetes e carros grandes quando rebocarem seus Buggys, para não exceder o PBT. 

Reinaldo

Obs: PBT(Peso Bruto Total) é o peso do carro + a Capacidade de carga dele... Então por ex: Uma caminhonete que pesa 2.000 Kg e tem capacidade para 1000 Kg, tem PBT = 3.000 Kg. Com isso, só sobra 500 Kg para o PBT do Buggy e a conta não dá...

Mesmo com o carro vazio, o que vale para fiscalização é o PBT, por isso cuidado!

Olhem no manual ou no documento dos seus carros, para fazerem a conta certa e não serem surpreendidos com a fiscalização...

Abraços.

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7166
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Sex Fev 14, 2014 12:05 pm

Reinaldo escreveu:
Reinaldo escreveu:Rebocar o Buggy é tranquilo quando tudo está bem preso e com segurança.

lembre-se que o PBT(Peso bruto total) Carro + Reboque(Buggy) não devem passar de 3.500 Kg, pois esse é o limite da CNH categoria "B", a qual a maioria dos condutores possui.

A partir desse peso(3.500 Kg) tem que ser CNH categoria "C" em diante.

Portanto, muito cuidado donos de caminhonetes e carros grandes quando rebocarem seus Buggys, para não exceder o PBT. 

Reinaldo

Obs: PBT(Peso Bruto Total) é o peso do carro + a Capacidade de carga dele... Então por ex: Uma caminhonete que pesa 2.000 Kg e tem capacidade para 1000 Kg, tem PBT = 3.000 Kg. Com isso, só sobra 500 Kg para o PBT do Buggy e a conta não dá...

Mesmo com o carro vazio, o que vale para fiscalização é o PBT, por isso cuidado!

Olhem no manual ou no documento dos seus carros, para fazerem a conta certa e não serem surpreendidos com a fiscalização...

Abraços.

Reinaldo

Reinaldo sua conta esta errada, o PBT é calculado pelo peso do veículo + a capacidade de carga, só que a carga transportada não deve ser somada ao PBT a menos que a carga exceda esse limite, portanto o peso do buggy que esta sendo rebocado deve ser computado como parte do limite de carga onde o limite é o PBT, então a conta seria ± assim, uma caminhonete que pesa 2T e tem a capacidade de carga de 1T mas não esta carregando nenhuma mercadoria e sim esta apenas rebocando o buggy o PBT deve ser computado como 2T da caminhonete + 650KG do buggy, esse peso do buggy entraria como carga transportada dentro do limite do PBT, nesse caso sobraria espaço para mais 350kg de carga e ainda ficaria 1/2 T abaixo do limite permitido para quem tem habilitação categoria B.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Sex Fev 14, 2014 12:29 pm

Bugólatra escreveu:

Reinaldo sua conta esta errada, o PBT é calculado pelo peso do veículo + a carga transportada e não a capacidade de carga, portanto o peso do buggy que esta sendo rebocado deve ser computado como parte do limite de carga, então a conta seria ± assim, uma caminhonete que pesa 2T e tem a capacidade de carga de 1T mas não esta carregando nenhuma mercadoria e sim esta apenas rebocando o buggy o PBT deve ser computado assim, 2T da caminhonete + 650KG do buggy, nesse caso sobraria espaço para mais 350kg de carga e ainda ficaria 1/2 T abaixo do limite permitido para quem tem habilitação categoria B.

Bugólatra, boa tarde.

Com todo respeito do mundo, tenho certeza do que estou falando e é você que está equivocado...

PBT para o CONTRAN é Peso do Veiculo + sua Capacidade de carga, independente se esta carregado ou não...

É só consultar o CONTRAN...

Não estou falando isso não por "ouvi falar" e também não quero ser arrogante e nem parecer ser mais do que ninguém aqui, mas vou dizer porque tenho certeza do que estou falando:

Por ser Engenheiro Mecãnico e trabalhar na indústria automobilística a 18 anos.

Além disso, se sua conta fosse verdade, cada posto rodoviário e cada "marronzinho" da CET, teria que andar com uma balança para medir a massa de cada carro e reboque para ver se está dentro do permitido...

Como eu disse antes, não quero parecer ser mais do que ninguém aqui. Só coloquei essa informação como orientação...

Qualquer dúvida é só consultar o CONTRAN.

Abraços.

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7166
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Sex Fev 14, 2014 12:41 pm

Só para não restar dúvidas sobre o assunto...



RESOLUÇÃO Nº 290, DE 29 DE AGOSTO DE 2008




Disciplina a inscrição de pesos e capacidades em veículos de tração, de carga e de transporte coletivo de passageiros, de acordo com os artigos 117, 230-XXI, 231-V e X, do Código de Trânsito Brasileiro.



2.3 - TARA - peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível – pelo menos 90% da capacidade do(s) tanque(s), das ferramentas e dos acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas.



2.4 - LOTAÇÃO - carga útil máxima, expressa em quilogramas, incluindo o condutor e os passageiros que o veículo pode transportar, para os veículos de carga e tração ou número de pessoas para os veículos de transporte coletivo de passageiros.



2.5 - PESO BRUTO TOTAL (PBT) - o peso máximo (autorizado) que o veículo pode transmitir ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação.


Abraços.

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7166
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Sex Fev 14, 2014 12:52 pm

A titulo de informação também, sobre os limites de cada categoria de CNH...


TABELA DE CORRESPONDÊNCIA E PREVALÊNCIA DAS CATEGORIAS

Conf. Art. 143 do CTB e Res. 168 do CONTRAN anexo I

CATEGORIAESPECIFICAÇÃO
"A"Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.
Ex.: Motocicleta, Ciclomotor, Motoneta ou Triciclo.
"B"Condutor de veículos, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3500 KG.
Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.
"C"Condutor de veículos, utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas.
O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação.
Combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, não exceda a 6.000 kg.
Todos os veículos abrangidos pela categoria "B".
Ex: Caminhão.
"D"Condutor de veículos, utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 passageiros, excluindo o motorista.
Todos os veículos abrangidos nas categorias "B" e "C".
Ex: Microônibus, Ônibus.
"E"Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi reboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.
Condutor de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total.
Ex.: Ônibus Articulado, Ônibus Biarticulado, veículo com dois reboques acoplados.
"ACC"
Condutor de veículos de duas ou três rodas com potência até 50 cilindradas.
Ex: Ciclomotores.
A Resolução CONTRAN nº 315/2008 estabelece a equiparação dos veículos ciclo-elétricos aos ciclomotores. Para os efeitos de equiparação ao ciclomotor, entende-se como ciclo-elétrico todo veículo de duas ou três rodas, provido de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kW (quatro kilowatts) dotados ou não de pedais acionados pelo condutor, cujo peso máximo, incluindo condutor, passageiro e carga, não exceda 140 kg (cento e quarenta quilogramas) e cuja velocidade máxima declarada pelo fabricante não ultrapasse 50 km/h (cinquenta quilômetros por hora). Inclui-se nesta definição de ciclo-elétrico a bicicleta dotada originalmente de motor elétrico, bem como aquela que tiver este dispositivo motriz agregado posteriormente à sua estrutura.
MOTOR-CASA
Até 6 toneladas categoria B, acima de 6 toneladas categoria C, caso o motor-casa tenha acima de 8 passageiros excluindo o motorista, categoria D.

Abraços

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7166
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Sex Fev 14, 2014 2:16 pm

Eis a prova, o próprio CTB garante ao condutor de categoria B até 3.500 kg e até 8 passageiros, peso bruto total = veículo + carga, nesse caso a carga seria o buggy.

"B"Condutor de veículos, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3500 KG.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Sex Fev 14, 2014 2:22 pm

Bugólatra escreveu:Eis a prova, o próprio CTB garante ao condutor de categoria B até 3.500 kg e até 8 passageiros, peso bruto total = veículo + carga, nesse caso a carga seria o buggy.

"B"Condutor de veículos, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3500 KG.

Bom... Depois de tudo que eu postei e falei, você ainda continua insistindo...

Deve ser o CONTRAN que está errado... Boa sorte!

Abraços.

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7166
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Sex Fev 14, 2014 3:51 pm

Acrescente + 7,5% de tolerância por eixo ao limite de peso permitido, nesse caso acho que da pra rebocar sem problemas 2 buggys de uma única vez.

 http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao4672013.pdf
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Sex Fev 14, 2014 4:04 pm

Bugólatra escreveu:Acrescente + 7,5% de tolerância por eixo ao limite de peso permitido, nesse caso acho que da pra rebocar sem problemas 2 buggys de uma única vez.

 http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao4672013.pdf

Bulgólatra

Com todo respeito, não preste desinformação para comunidade de Buggys.

Não sei porque você está insistindo tanto...

O problema não são os 3.500 Kg que dá direito de conduzir com a CNH "B", mas sim em como chegar nesses 3.500 Kg.

E eu já postei a lei aí em cima que os 3.500 Kg é o PBT(Peso Bruto Total), que é calculado somando a massa do carro + sua capacidade de carga INDEPENDENTE se está carregando essa carga ou não.

O seu erro é teimar que o PBT é o peso do carro + a carga que esta carregando no mento... E NÂO é isso...

Conforme a RESOLUÇÃO Nº 290, DE 29 DE AGOSTO DE 2008, que eu já postei aqui, o PBT é calculado somando a TARA(Carro sem Carga) + Lotação(Capacidade de Carga) independentemente se está carregando essa carga ou não.

Por isso eu alertei para tomar cuidado com isso ao rebocar os Buggys....

Entendeu? Ou eu vou ter ir até o Ceará comer uma carne de sol enquanto discutimos isso? Rrsrrsrsrsrrsrsrsrsrsr!

Abraços.

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7166
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 10 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos