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Suspensão dianteira

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 - Suspensão dianteira - Página 2 Empty Barra estabilizadora...

Mensagem por Farina Sex Mar 13, 2009 8:50 am

A barra estabilizadora, ou simplesmente estabilizador, consiste em uma ligação entre as suspensões das duas rodas de um mesmo eixo, com o fim de estabelecer um vínculo entre seus movimentos. Em uma curva, com a inclinação da carroceria (rolagem), as rodas externas à curva tendem a comprimir as respectivas molas, enquanto as externas à curva tendem a se afastar da carroceria, distendendo suas molas.
É aqui que entra o estabilizador: ao "amarrar" com certa flexibilidade as rodas interna e externa de cada eixo, ele as mantém mais niveladas, reduzindo a inclinação da carroceria.
Uma das vantagens do estabilizador, que pode ser aplicado a qualquer um dos eixos ou a ambos, e permitir o emprego de molas mais macias, com carga de 15% a 20% menor, para um rodar mais confortável. Nesse caso, o estabilizador não vem reduzir sensivelmente a rolagem, mas trazer ganho em conforto sem perda em estabilidade. O efeito de amarração do estabilizador só aparece quando as rodas do mesmo eixo se movimentam de forma desigual, como as passar por um obstáculo com apenas um lado do carro.


Como nos Buggys não temos o problema de suspensão mole e também 70% do peso se encontra proximo ao solo o efeito da barra estabilizadora é praticamente nulo, com relação a altas velocidades eu ja andei com o meu buggy em velocidade real medida por GPS a exatos 138KM/h (maxima das maximas) com vento lateral e curvas suaves e em nenhum momento senti ele ficar bobo, claro que não recomendo ninguem andar nesta velocidade pois uma simples turbulencia vinda de qualquer coisa até mesmo um outro carro pode jogar nosso buggy a mais de 200 metros da pista sem tempo algum de reação, depois deste teste que foi feito em uma pista dupla redizi a velocidade para 100km/h pois a pista ficou simples e uma carreta que passou no sentido contrario gerou um vacuo tal que quase me puxou para a pista contraria isto que minha velocidade era baixa imagina em alta, então pessoal nada de correr de buggy na estrada eu nunca mais ando acima de 100km/h.

Um Grande Abraço

Farina

Obs! achei esta figura que descreve a ação da suspensão em uma curva... a barra estabilizadora é justamente para diminuir esta inclinação.

 - Suspensão dianteira - Página 2 Fig-4


Última edição por Farina BRM em Sex Mar 13, 2009 3:53 pm, editado 3 vez(es)

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 - Suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira

Mensagem por Kleyton Maia Sex Mar 13, 2009 10:15 am

Farina , concluindo entao existe as vantagens em curvas certo ?
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 - Suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira

Mensagem por Beco Sex Mar 13, 2009 10:27 am

Essa é uma discussão meio sem fim... mas o que o Farina falou é um fato: a frente do buggy é muito mais leve que a frente de um fusca.

Um buggy não tem praticamente nada de rolling (a carroceria não "deita" nas curvas), que é justamente a função da barra estabilizadora: evitar o rolling. Em retas, ela não tem função nenhuma. Mas, em trilhas com muitos buracos, a barra não vai permitir que as duas rodas da frente permaneçam junto ao chão, sempre. Como é muito rígica, quando uma das rodas acionar a suspensão daquele lado, a do outro lado também vai ser acionada e babaus para a suspensão independente... a roda vai levantar do chão. Sem a barra, um lado pode estar sobre uma pedra e o outro lado pode estar dentro de um buraco.

Buggies não são feitos para correr e - certamente - não são feitos para fazer curvas muito rápido. Com a frente leve e com pneus geralmente muito mais largos que o original do fusca, a tendência dele é sair de frente - com ou sem barra estabilizadora. Um risco muito grande, principalmente em locais de baixa aderência, como são as estradas próximas do mar, com aquela areiazinha solta... some-se a isto, o fato das rodas traseiras terem uma tração - aderência - muito maior que as originais do fusca (e bota maior nisso!). Ele vai empurrar o buggy em linha reta...
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 - Suspensão dianteira - Página 2 Empty Barra!!!

Mensagem por Farina Sex Mar 13, 2009 11:24 am

Certo, não tera vantagem nenhuma em curvas... o que melhorou muito a estabilidade e o conforto foi a troca dos amortecedores dianteiros por traseiros do Corsa dupla ação e os traseiros, por traseiros de Meriva também dupla ação.

Abraço

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Mensagem por Pietro Sex Mar 13, 2009 1:50 pm

Boa dica Farina. Vou ter que comprar novos amortecedores e esse arranjo já será o escolhido.

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 - Suspensão dianteira - Página 2 Empty Aço e ferro

Mensagem por Clayton Sáb Mar 14, 2009 6:26 pm

Por favor Nil , nos diga a diferença entre aço e ferro.
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 - Suspensão dianteira - Página 2 Empty FERRO E AÇO

Mensagem por Clayton Dom Mar 15, 2009 6:43 pm

Não é nada Nil , só perguntei por que muitas pessoas usam erroneamente esses nomes. Simplificando , "FERRO" é um elemento encontrado na natureza , que depois de passar pelo processo de aquecimento e adicionado carbono , outro elemento da natureza , se transforma em "AÇO" . Por isso digo que praticamente todo "FERRO" na verdade é "AÇO", sendo de qualidade inferior ou não isso depende do fabricante. Um cheers .
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 - Suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira

Mensagem por marzano Sex Abr 03, 2009 11:24 pm

NILL/CAUYPE 2009 escreveu:
UMA BOA OPÇÃO É COLOCAR OS AMORTECEDORES TRASEIRO DO CORSA, FICA MUITO ESTÁVEL POR SEREM DUPLA AÇÃO E MAIS MACIO.

Essa eu não sabia.
Sabe dizer se as medidas desse amortecedor são iguais a do fusca?

[]s

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 - Suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira

Mensagem por J. Carlos Qua Abr 08, 2009 2:54 pm

Farina, precisa de alguma adaptação para utilizar o amortecedor traseiro do Meriva na traseira do buggy ? já uso o traseiro do Corsa na dianteira.
Valeu

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 - Suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira

Mensagem por ERICK Qua Abr 08, 2009 3:00 pm

marzano escreveu:
NILL/CAUYPE 2009 escreveu:
UMA BOA OPÇÃO É COLOCAR OS AMORTECEDORES TRASEIRO DO CORSA, FICA MUITO ESTÁVEL POR SEREM DUPLA AÇÃO E MAIS MACIO.

Essa eu não sabia.
Sabe dizer se as medidas desse amortecedor são iguais a do fusca?

[]s


É VERDADE EU COLOQUEI O AMORTECEDOR DO CORSA, QUE FOI UMA DICA DO NIL E FICOU OTIMO. MELHOR QUE UM TAG E MAIS BARATO
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 - Suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira

Mensagem por marzano Qua Abr 08, 2009 5:31 pm

ERICK escreveu:
marzano escreveu:
NILL/CAUYPE 2009 escreveu:
UMA BOA OPÇÃO É COLOCAR OS AMORTECEDORES TRASEIRO DO CORSA, FICA MUITO ESTÁVEL POR SEREM DUPLA AÇÃO E MAIS MACIO.

Essa eu não sabia.
Sabe dizer se as medidas desse amortecedor são iguais a do fusca?

[]s


É VERDADE EU COLOQUEI O AMORTECEDOR DO CORSA, QUE FOI UMA DICA DO NIL E FICOU OTIMO. MELHOR QUE UM TAG E MAIS BARATO

Chegou a comparar com o do fusca?
Gostaria de saber pois o meu é rebaixado.

Valeu.

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 - Suspensão dianteira - Página 2 Empty suspensão

Mensagem por jorgefpd Seg maio 04, 2009 7:42 pm

Oi pessoal!! Como nossos fuscas, brasilias, etc...estão cada vez mais raros suas peças idem. Nesse caso da suspensão alta e dura, possa ser pelo o mecanico ou a retifica ter usado as laminas(ou feixes) da Kombi, que são mais duros para suportar o trabalho e o peso da Kombi, consequentemente como o buggy é bem mais leve, fica inviavel dirigir.
Abraços

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 - Suspensão dianteira - Página 2 Empty V

Mensagem por ET Seg Out 18, 2010 5:19 pm

Gostaria de agradecer a todos que se manifestaram neste tópico. As informações foram ótimas para mim (e certamente para outros colegas de buggy). Valeu!!!
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Mensagem por amiltoncesar Dom Ago 02, 2015 12:54 pm

Ola Pessoal, 

Arrow  Estou adaptando os amortecedores traseiros do corsa/celta na suspensão dianteira do Fusca e estou com dificuldade para tirar as buchas dos amortecedores da parte inferior (que encaixa no parafuso de fixação) para poder inverte-las pois o parafuso de fixação q é preso na suspensão do fusca tem um diâmetro diferente do do corsa. Como vocês fizeram e que ferramentas usaram ? 
OUtra duvida, na parte q fixa em cima, o amortecedor original do fusca tem um "copinho", já no do corsa/celta não tem, vcs soldaram alguma arruela para imitar o do fusca na parte superior ? 

A dica de vocês irá me ajudar muito. Obrigado Laughing
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Mensagem por Convidado Seg Ago 03, 2015 6:47 am

amiltoncesar escreveu:Ola Pessoal, 

Arrow  Estou adaptando os amortecedores traseiros do corsa/celta na suspensão dianteira do Fusca e estou com dificuldade para tirar as buchas dos amortecedores da parte inferior (que encaixa no parafuso de fixação) para poder inverte-las pois o parafuso de fixação q é preso na suspensão do fusca tem um diâmetro diferente do do corsa. Como vocês fizeram e que ferramentas usaram ? 
OUtra duvida, na parte q fixa em cima, o amortecedor original do fusca tem um "copinho", já no do corsa/celta não tem, vcs soldaram alguma arruela para imitar o do fusca na parte superior ? 

A dica de vocês irá me ajudar muito. Obrigado Laughing

opa, eu fiz isso tb..
não precisa tirar nada, só passa uma broca 10mm no furo inferior do amortecedor (o original acho que é 8mm)..
apenas um detalhe, faça devagar e jogando água para não esquentar as buchas do amortecedor..

essa parte de cima do copinho eu não me lembro não, o seu não está com o furo muito largo não.. que gay esse papo.. ahahahah

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Mensagem por amiltoncesar Ter Ago 04, 2015 10:56 am

carlos.borowik escreveu:
amiltoncesar escreveu:Ola Pessoal, 

Arrow  Estou adaptando os amortecedores traseiros do corsa/celta na suspensão dianteira do Fusca e estou com dificuldade para tirar as buchas dos amortecedores da parte inferior (que encaixa no parafuso de fixação) para poder inverte-las pois o parafuso de fixação q é preso na suspensão do fusca tem um diâmetro diferente do do corsa. Como vocês fizeram e que ferramentas usaram ? 
OUtra duvida, na parte q fixa em cima, o amortecedor original do fusca tem um "copinho", já no do corsa/celta não tem, vcs soldaram alguma arruela para imitar o do fusca na parte superior ? 

A dica de vocês irá me ajudar muito. Obrigado Laughing

opa, eu fiz isso tb..
não precisa tirar nada, só passa uma broca 10mm no furo inferior do amortecedor (o original acho que é 8mm)..
apenas um detalhe, faça devagar e jogando água para não esquentar as buchas do amortecedor..

essa parte de cima do copinho eu não me lembro não, o seu não está com o furo muito largo não.. que gay esse papo.. ahahahah

hauhaeuhaeha. Verdade Carlos.

Mas a tua dica me ajudará muito. agora a parte de cima, no amortecedor original tem esse "copinho" e o do corsa tem uma travinha bem pequena apenas que infelismente para "varado" pelo buraco de fixação da suspensão na parte superior. Pensei em colocar umas arroelas bem fortes, mas não sei se seria o ideal.
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