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Oleo da caixa - Onde? Como?

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Mensagem por Paulinho Seg Out 20, 2008 6:12 am

Por onde se coloca e como se ve o nivel do oleo da caixa?? Que oleo se utiliza??

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Mensagem por jperson Seg Out 20, 2008 8:24 am

Voce precisa ir até um posto de comb. pois o bujão que tampa o buraco por onde se coloca o oleo(na lateral esquerda da caixa)precisa de uma chave especial para ser removido.Para verificar o nivel é só colocar o dedo no furo e ver se o oleo está proximo do furo.
Quanto ao oleo, ali vai 2,5 l de oleo SAE 90 API gl5.
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Mensagem por VIVINHOM Seg Out 20, 2008 8:44 am

Paulinho, do lado esquerdo (lado do motorista) está localizado este bujão mencionado pelo colega, fica na carcaça da caixa de marcha, mas se você gosta de botar a mão na graxa, vai aí a dica de uma gambiarra que eu fiz.
Peguei dois parafusos de 17mm e cortei um bom pedaço do curso de ambos e soldei suas cabeças bem próximas uma da outra com isso conseguirá tirar o tambor numa boa não se esqueça de utilizar uma chave de 17mm Laughing
espero ter contribuido.
um abç
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Mensagem por Farina Seg Out 20, 2008 8:52 am

Não esqueça que o parafuso é o do lado ali onde passa o cabo da embreagem e não o de baixo!!!!

Abraço

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Mensagem por Clayton Ter Out 21, 2008 6:13 pm

Ô vivinhon . procure não passar dicas de gambiarra para o pessoal , depois eles se machucam e vc que que leva a fama , o mais certo e arrumar um chave allen 17 mm e soltar o bujão .Mais uma dica ,o carro não pode estar inclinado se não vai dar diferença no nivel correto. um abraço cheers .
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Mensagem por Convidad Seg Out 27, 2008 4:13 pm

Sempre procuro verificar e quando preciso completar o oléo da caixa, mas sempre tive dúvidas se há ou não problemas em baixar e substituir de tempos em tempos todo o oléo. Alguém que entenda sabe informar com segurança qual a melhor medida a ser tomada?? Rolling Eyes

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Mensagem por Hedney Ter Jan 20, 2009 3:06 pm

Márcio SPA escreveu:Sempre procuro verificar e quando preciso completar o oléo da caixa, mas sempre tive dúvidas se há ou não problemas em baixar e substituir de tempos em tempos todo o oléo. Alguém que entenda sabe informar com segurança qual a melhor medida a ser tomada?? Rolling Eyes




Tbm tenho essa dúvida, espero que alguem nos esclareça, agora mesmo estou trabalhando na minha e vou precisar substituí-lo eu colocava 2L e achava que estava bom espero que as dúvidas se acabem agora. cheers

Mandei um proficiona aqui da minha área fazer a manutenção o cara é referencia quando se fala em caixa de marcha, a mão de obra dele é um pouco salgado 250,00 R$ mais eu estou apostando na experiência do cidadão, vou trocar os aneis sincronizados estava raspando na 1ª e 2ª comprei original numa revendedora wolksvagem mais do que o dobro do preço das auto peças, já que se trata de serviço caro ñ quero arriscar colocando peça generica. Espero que fique bom ñ quero mais ter problemas com caixa ufa!!!!! rabbit
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Mensagem por Guga Pedrosa Qua Jan 21, 2009 8:27 am

Hedney escreveu:
Mandei um proficiona aqui da minha área fazer a manutenção o cara é referencia quando se fala em caixa de marcha, a mão de obra dele é um pouco salgado 250,00 R$ mais eu estou apostando na experiência do cidadão, vou trocar os aneis sincronizados estava raspando na 1ª e 2ª comprei original numa revendedora wolksvagem mais do que o dobro do preço das auto peças, já que se trata de serviço caro ñ quero arriscar colocando peça generica. Espero que fique bom ñ quero mais ter problemas com caixa ufa!!!!! rabbit

Serviços na caixa de marcha geralmente são caros. Pois existem poucos profissionais bons nesta área.
A poucos meses mandei fazer um serviço na minha, o cara cobrou muito caro. E olhe que eu já mandei o buggy pra ele sem motor!

Abraços,
Gustavo Pedrosa
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Mensagem por VIVINHOM Qui Jan 22, 2009 1:51 pm

Clayton escreveu:Ô vivinhon . procure não passar dicas de gambiarra para o pessoal , depois eles se machucam e vc que que leva a fama , o mais certo e arrumar um chave allen 17 mm e soltar o bujão .Mais uma dica ,o carro não pode estar inclinado se não vai dar diferença no nivel correto. um abraço cheers .

É mesmo Clayton, já pensou se alguém se machuca? É mais fácil pedir uma allen 17 emprestada, nem todos têm uma máquina de solda a disposição, além disso mão de obra é caro.

ABRAÇÃO

ALVARO
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Mensagem por Gustavo Ter Jan 17, 2012 9:06 pm

Retomando ...

Vejo que a dúvida ainda não foi sanada , devemos trocar o óleo ou apenas completar ?
Em caso de troca , qual o período ? um ano ?

Abraços .
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Mensagem por tiago2fast Ter Jan 17, 2012 9:38 pm

Gustavo escreveu:Retomando ...

Vejo que a dúvida ainda não foi sanada , devemos trocar o óleo ou apenas completar ?
Em caso de troca , qual o período ? um ano ?

Abraços .


Sem muita experiência mas o óleo deve ser completado sempre que estiver baixo e substituido a cada 50 mil Km..

A caixa de marcha sofre desgastes normais das engrenagens e com oleo velho o desgaste certamente sera maior

Alguem discorda?

Abraços!

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Mensagem por Convidad Qua Jan 18, 2012 4:45 am

Gustavo escreveu:Retomando ...

Vejo que a dúvida ainda não foi sanada , devemos trocar o óleo ou apenas completar ?
Em caso de troca , qual o período ? um ano ?

Abraços .

Gustavo as pessoas tem mania de dizer que oleo de caixa não se troca, só se completa... balela! Claro que se troca, não com a mesma frequência que se faz no motor, até porque a exigência é bem menor, são só 2,5 litros e vale o investimento... o que não pode é deixar baixo, por isso mandam sempre completar... quanto aos prazos.... isso também não tenho certeza para informar, bom censo é o melhor indicador!!

Abração e até Domingo!! Very Happy

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Mensagem por jperson Qua Jan 18, 2012 5:11 am

No manual dos fuscas Itamar, diz que é necessario apenas completar o oleo.
Nos fuscas dos anos 70(como meu 1500 1974), fala em troca mas não diz em que tempo.
Eu troco oleo quando ele está abaixo do nivel( em vez de completar), é barato e compensa, oleo novo sempre faz bem..
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Mensagem por Gustavo Qua Jan 18, 2012 5:29 am

Pois é Tiago , já ouvi esse papo de 50 mil , mas é complicado , não é comum um BUGGY completar 50 mil com o mesmo dono .

Marcio , pelo bom senso , acho que o BUGGY sofre com altas temperaturas , altas rotações , além de muitas vezes ficar exposto a sol , chuva e umidade . Isso deve degradar o óleo , mas realmente não sei qual o tempo recomendável para troca .

No meu caso , estou a 2 anos com o BUGGY , acho que já tá na hora , vou trocar ainda essa semana .Não sei se tem relação , mas comentei em outro tópico da dificuldade de engatar a 1° e 2° marcha .

Abraços .
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Mensagem por tiago2fast Qua Jan 18, 2012 7:24 am

Gustavo escreveu:Pois é Tiago , já ouvi esse papo de 50 mil , mas é complicado , não é comum um BUGGY completar 50 mil com o mesmo dono .

Marcio , pelo bom senso , acho que o BUGGY sofre com altas temperaturas , altas rotações , além de muitas vezes ficar exposto a sol , chuva e umidade . Isso deve degradar o óleo , mas realmente não sei qual o tempo recomendável para troca .

No meu caso , estou a 2 anos com o BUGGY , acho que já tá na hora , vou trocar ainda essa semana .Não sei se tem relação , mas comentei em outro tópico da dificuldade de engatar a 1° e 2° marcha .

Abraços .


Fala Gustavo!

É pois é 50 mil são os carros de uso diário, qualquer tipo de óleo vence por kilometragem ou por tempo....se alguem demora 3 anos para chegar aos 50 mil km eu tenho certeza de que o óleo ja vai estar ruim antes disso....

Eu li o seu tópico da troca de marcha...mas acho que a relação da troca e do óleo não tem muito a ver não.... o óleo velho vai acelerar o desgaste das peças do câmbio....ai sim...com as peças desgastadas voce tem a dificuldade da troca....

Abraço!!

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Mensagem por Hedney Qua Jan 18, 2012 9:11 am

Pois é, eu ouvi falar que o óleo depois de aberto a embalagem tem validade de 6 meses isso para o óleo do motor não sei se é aplicado para caixa de marcha tbm.
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Mensagem por Joker Qua Jul 10, 2013 8:29 am

jperson escreveu:Voce precisa ir até um posto de comb. pois o bujão que tampa o buraco por onde se coloca o oleo(na lateral esquerda da caixa)precisa de uma chave especial para ser removido.Para verificar o nivel é só colocar o dedo no furo e ver se o oleo está proximo do furo.
Quanto ao oleo, ali vai 2,5 l de oleo SAE 90 API gl5.


PessoALL, estou com uma dúvida:
Como estou dando uma geral na mecânica do buggy, o mecânico solicitou que eu comprasse o Óleo para Caixa - SAE 140.
Ao pesquisar aqui no fórum, vi no comentário acima a indicação para SAE 90.

Bem na Rede, achei a informação:
""O óleo 140 é usado no diferencial de caminhões extra-pesados, portanto acho que só vai acelerar o desgaste do câmbio do seu veiculo, vai virar uma graxa lá dentro deixando assim de lubrificar pequenas partes móveis.""


outros dizem isso:
Parceiro, eu venho utilizando o 140 a 10 anos... nunca tive problemas, utilizo justamente pelos mesmos motivos que o senhor da "JAP" indicou "pois devido a viscosidade as engrenagens estariam melhor lubrificadas, reduzindo o impacto de metal com metal, além de ficar mais silencioso"..

e também:

Cada um tem suas experiencias.... eu utilizava o 90, coloquei o 140 para um teste e não volto pro 90 não!!!!! creio que se vc mora em locais quentes e utiliza a viatura pro batente..... vc deve sim utilizar o 140!!!

e por fim:
Recentemente eu coloquei o Multigear EP SAE 140" da Texaco e junto coloquei MILITEC (condicionador de metais).  A exemplo do que já havia acontecido com o motor, o barulho nos mesmos diminuiu sensivelmente.


Alguém pode me esclarecer ?
Obrigado.



ps: @Luciano Bohn sem essa de "pá de ouro" !! kkkk
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Mensagem por zzefinho Qua Jul 10, 2013 9:19 am

Ei alysson, cavou legal, hahahaha
Essa do militec é interessante, não sei te responder da viscosidade, usa o 90 com molykote (que é o militec mais barato! auisd)
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Mensagem por Bugólatra Qua Jul 10, 2013 9:26 am

se a caixa tiver mais de 10 anos pode usar o SAE 140 sem medo.
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Mensagem por LeoMaraski Qua Jul 10, 2013 10:38 am

O meu cambio estava ruim de desengatar a 4ª marcha. Ela engatava fácil, mas para desengatar era só na porrada. Ai o buggy estava ainda sem o motor e retirei o cambio. Tenho um amigo mecânico que conhece de cambio, ele abriu o cambio e apenas deu uma "lixada" em uma peça e o cambio voltou a ficar macio. Aproveitei para lavar tudo e colocar óleo novo.
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Mensagem por Clayton Qua Jul 10, 2013 2:43 pm

Bugólatra escreveu:se a caixa tiver mais de 10 anos pode usar o SAE 140 sem medo.

Então praticamente 99% dos buggys/fuscas devem utilizar esse óleo.
No meu caso prefiro usar o original SAE 90.
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Mensagem por Joker Qua Jul 10, 2013 3:00 pm

Só pra constar, comprei o litro no valor de R$11,15.

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Mensagem por Elvis Dom Jul 14, 2013 10:17 pm

Pessoal meu Buggy começou a vazar oleo pela roda do lado de dentro(percebi pela manhã)
Percebi q depois q ando muito nele...no outro dia amanhece com vazamento
Lembrando q troquei os retentores e fiz serviço na caixa em janeiro.
Provavelmente seja os retentores das rodas traseiras???
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Mensagem por jperson Seg Jul 15, 2013 6:07 am

É oleo ou liquido de freio Elvis?
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Mensagem por Elvis Seg Jul 15, 2013 8:40 am

É oleo da da caixa...
Eu coloquei as molas nova e as rodas estão assim \ /
Será se é por isso...ou são os retentores(vazamento nas duas rodas)
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