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Motor 1600???

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Motor 1600??? Empty Motor 1600???

Mensagem por Viniciussr Sex maio 10, 2013 6:13 am

Boa Galera!

Acho que meu motor vai pro saco, pois a luz de óleo não pára de acender, fora que acho ele fraco.
Ele é 1300 e estou pensando em por um 1600 mais moderno.
Será que vale a pena, pois retificar acho que deve ficar quase a mesma coisa em preço?
Quanto custa um motor 1600, no mínimo e no máximo? Não preciso dos tork da kombi pois já ouvi falar que são muito caros. Pra retificar pra 1600 teria que fazer muitas adaptações, se não me engano.

Fico no aguardo.

Vlw pessoal!
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Mensagem por Torres Sex maio 10, 2013 6:56 am

Bom dia Vinicius. Passei pelo mesmo problema que você. Tinha um motor 1300 que estava fraquinho e fiquei na dúvida entre trocar por outro ou retificar.

Fiz a seguinte avaliação. Optando por trocar o motor seria bem mais rápido, mas também eu não saberia o real estado no motor, podendo cair no golpe de pegar um motor bem surrado.

Com a opção de fazer a retífica, acredito que você gasta um pouco mais, mas sabe exatamente o que está sendo feito em seu motor e terá a certeza que ele vai durar bastante.

Optei por fazer a retífica, alterando a cilindrada de 1300 para 1500, neste caso apenas os kits são trocados e o cabeçote alargado, mas sem nenhum prejuízo a durabilidade do motor. Você irá manter o mesmo coletor e todos os demais agregados do motor.

Acho o motor 1500 com uma boa potência e econômico, uma boa relação de custo/benefício ao meu ver.

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Mensagem por Nil Sex maio 10, 2013 10:43 am

Fiz muito isso na juventude, só que eu colocava os kits 1600 com o cabeçote do 1300/1500 aberto para pegar o kit 1600.


Torres escreveu:Bom dia Vinicius. Passei pelo mesmo problema que você. Tinha um motor 1300 que estava fraquinho e fiquei na dúvida entre trocar por outro ou retificar.



Fiz a seguinte avaliação. Optando por trocar o motor seria bem mais rápido, mas também eu não saberia o real estado no motor, podendo cair no golpe de pegar um motor bem surrado.

Com a opção de fazer a retífica, acredito que você gasta um pouco mais, mas sabe exatamente o que está sendo feito em seu motor e terá a certeza que ele vai durar bastante.

Optei por fazer a retífica, alterando a cilindrada de 1300 para 1500, neste caso apenas os kits são trocados e o cabeçote alargado, mas sem nenhum prejuízo a durabilidade do motor. Você irá manter o mesmo coletor e todos os demais agregados do motor.

Acho o motor 1500 com uma boa potência e econômico, uma boa relação de custo/benefício ao meu ver.



Última edição por Nil em Sex maio 10, 2013 10:58 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Convidad Sex maio 10, 2013 10:55 am

O Torres está certíssimo!Principalmente na região de Arraial do Cabo!Os motores da região dos lagos estão normalmente caros por causa da demanda do local e normalmente bem surrados e nunca se dá pra ter garantia do que está sendo comprado!(uma vez eu abri um motor com o virabrequim quebrado no meio!!rsrs,nunca tinha visto nada parecido!)O mais fácil seria retificalo nos moldes da idéia do nosso amigo,e deve até ficar mais barato que comprar qualquer motor,sem tocar no assunto da possibilidade do seu atual motor já está cadastrado no número do chassi do Buggy;Ai só se fosse um motor com nota fiscal!
Ae Nil!Se lembra da época que se abria as camisas para passar o motor de 1300 para 1600??!!rsrsrs as camisas ficavam finas que nem casca de siri!rsrs Boa época!rsrsrs
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Mensagem por jperson Sex maio 10, 2013 3:31 pm

Apesar do preço eu retificaria, fiz o meu 1500 do fuscão e troquei quase tudo, ficou carcaça bielas e cabeçotes e me custou 3.800,00 com as pelas.
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Mensagem por Viniciussr Sex maio 10, 2013 3:57 pm

Torres escreveu:Bom dia Vinicius. Passei pelo mesmo problema que você. Tinha um motor 1300 que estava fraquinho e fiquei na dúvida entre trocar por outro ou retificar.

Fiz a seguinte avaliação. Optando por trocar o motor seria bem mais rápido, mas também eu não saberia o real estado no motor, podendo cair no golpe de pegar um motor bem surrado.

Com a opção de fazer a retífica, acredito que você gasta um pouco mais, mas sabe exatamente o que está sendo feito em seu motor e terá a certeza que ele vai durar bastante.

Optei por fazer a retífica, alterando a cilindrada de 1300 para 1500, neste caso apenas os kits são trocados e o cabeçote alargado, mas sem nenhum prejuízo a durabilidade do motor. Você irá manter o mesmo coletor e todos os demais agregados do motor.

Acho o motor 1500 com uma boa potência e econômico, uma boa relação de custo/benefício ao meu ver.


Mas qto ficou o serviço?
Quais peças teria que trocar? Pergunto pois não queria me deixar ser enganado e deixar trocar coisa que não precisa.
Pra comprar outro poderia ir em Itaboraí que é aqui perto da área, tem vários desmanches lá. Um 1500 fica esperto pra andar na areia?

Vlw!
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Mensagem por Torres Sex maio 10, 2013 4:03 pm

Opa Vinicius,

Mesmo com meun 1300 eu andava na areia, mas judiando um pouco do bicho. Com o 1500 ficou bem melhor, deixando muito pouco a desejar em comparação com o 1600.

Na época, isso já tem uns 3 anos, o serviço ficou uns 2500 reais.

Comprei o KIT (cilindros e pistons) da Mahle novo 1500,
Casquilhos móveis e fixos
Retífica da carcaça
Retífica dos cabeçotes
Juntas
Capas de tuchos
e outros poucos trecos.

[]´s
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Mensagem por Convidad Sex maio 10, 2013 6:40 pm

2500 é mais ou menos o preço aqui da área de Niterói e região dos lagos do Rio,isso "montando" um motor muito bom com exelentes profissionais,e quando digo profissionais são os de verdade!Eu mesmo até poderia fazer o serviço,mas estou extremamente ocupado nos meus trabalhos e não poderia fazelo ,mas poderia te indicar por exemplo o Cunha,que foi e ainda é uns dos melhores preparadores e especialista em motor Boxer do estado do Rio quiçá do Brasil!Sem exageiros e respeitando e muito todos os outros profissionais!



Abração

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Mensagem por Torres Sex maio 10, 2013 6:49 pm

O meu motor foi preparado por um grande mecânico que havia aqui em Aracaju, o Marcão, que conhecia os motores boxer como ninguém. Ele havia trabalhado por muitos anos em SP, e me contou que chegou até a preparar motores para corridas. Mas infelizmente ele faleceu ano passado.
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Mensagem por Convidad Sex maio 10, 2013 7:08 pm

Torres escreveu:O meu motor foi preparado por um grande mecânico que havia aqui em Aracaju, o Marcão, que conhecia os motores boxer como ninguém. Ele havia trabalhado por muitos anos em SP, e me contou que chegou até a preparar motores para corridas. Mas infelizmente ele faleceu ano passado.

Com certeza os dois se conheciam!pois o Cunha foi durante toda a existência da formula V e divisão 3 preparador das mesmas!Aprendi muito com esses profissionais!De certo que seu motor ficou muito bom!Torres

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Mensagem por Viniciussr Sex maio 10, 2013 9:22 pm

Tem diferença gritante de potência entre um 1500 e um 1600?
Meu 1300 não passa de 70km!

E o cambio nessa estória, como fica?
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Mensagem por Convidad Sáb maio 11, 2013 7:50 am

Viniciussr escreveu:Tem diferença gritante de potência entre um 1500 e um 1600?
Meu 1300 não passa de 70km!

E o cambio nessa estória, como fica?

Existe uma "diferençazinha" sim,mas como o nosso amigo Torres falou,o 1500 já tem uma boa potencia e consegue ser econômico;sobre a caixa de marcha,no seu buggy deve estar 8x33 ou 8x35(caixa do 1500 e 1600 e caixa do 1300 respectivamente) No caso da instalação de um motor 1500 o interessante(eu uso essa configuração em um dos meus carros e não tenho problema nem um,pelo contrárioficou exelente!) seria a 8x35 que apesar de ser mais reduzida,essa característica seria atenuada pelo tamanho das rodas e pneus traseiros,que acredito que sejam maiores(tipo dune bug) no seu caso;nada te impede de rodar também com a 8x33(mais longa) mas dependendo do uso,poderia ter um pouco de falta de potencia em usos extremos,mas também fica muito bom.

Sobre o seu buggy está chegando a 70km,tem alguma coisa estranha ai mesmo!Mesmo sendo 1300 ele era pra estar chegando a pelo menos 100,será que não é regulagem não?gigle,altura da cuba do carburador,ponto,regulagem de folga de válvula,abertura de vela,etc?Vc já viu se tem folga na polia?

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Mensagem por Viniciussr Sáb maio 11, 2013 9:21 am

Figueiredo;

Rapaz, ele acende a luz de óleo depois de uns 10 minutos rodando. Acho que tem a ver...
A polia parece estar dentro do padrão.

Já deve estar judiado, já desconfiava disso qdo peguei pois estava parado há 5 anos.

vlw!
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Mensagem por jperson Sáb maio 11, 2013 9:37 am

Voce botou oleo novo 20w50?
trocou a cebolinha do oleo?
Regulou as valvulas?
Limpou o carburador?
Trocou ou limpou as velas?
Regulou o platinado?
Para o 1300 não andar podem ser muitas coisas, ainda mais se ele estava um bom tempo parado.
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Mensagem por Viniciussr Sáb maio 11, 2013 10:14 am

Fala Jperson,

Cara, pelo menos o mecanico disse que fez isso aí, o óleo foi até eu que comprei, até a tela que fica por debaixo do motor eu troquei, mas vaza por ali tb, aliás vaza a p**** toda...
Não sei se tudo, mas o que eu disse da luz é que se acende tem algo errado.

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Mensagem por jperson Sáb maio 11, 2013 12:14 pm

Então pelo que falastes teu motor tá com desgaste mesmo.
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Mensagem por Mad Well Sáb maio 11, 2013 3:36 pm

por 1600... eu abriuria logo pra 1700 a diferenca de preco nao eh tanta
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Mensagem por Nil Sáb maio 11, 2013 8:18 pm

Mad Well escreveu:por 1600... eu abriuria logo pra 1700 a diferenca de preco nao eh tanta
a diferença de preço é muito grande...
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Mensagem por Nil Sáb maio 11, 2013 8:23 pm

Vinicius, lembrei agora que dei uma melhorada no motor 1300 de um Menon de 2 lugares que tenho sem uso na garagem. Como eu não queira gastar um motor tork nele, abri os cabeçotes para 1600 e adaptei dois carburadores pic 30

As fotos noturnas foram feitas antes de colocar o motor no buggy mas dá pra notar o coletorzinho simples de fazer e não gastei quase nada pois aproveitei 2 carburadores que estavam sem uso e um kit 1600 antigos também usados. Ficou muito forte o motorzinho!

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Viniciussr escreveu:Tem diferença gritante de potência entre um 1500 e um 1600?
Meu 1300 não passa de 70km!

E o cambio nessa estória, como fica?
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Mensagem por Viniciussr Sáb maio 11, 2013 9:38 pm

Nil,
E fica muito gastão nessa configuração?
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Mensagem por Nil Sáb maio 11, 2013 9:52 pm

Viniciussr escreveu:Nil,
E fica muito gastão nessa configuração?

ficou bom de economia pois a giclagem é do 1300
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Mensagem por Viniciussr Dom maio 12, 2013 4:41 pm

Me interessou essa de passar pra 1600 logo, mas e as camisas finas?
Nao existe maneira de comprar prontas sem usinar?

Desculpe tantas perguntas, acho q algumas sejam até imbecis mas preciso chegar a uma conclusão pq o boxer é novidade ainda pra mim.

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Mensagem por Convidad Dom maio 12, 2013 6:40 pm

Viniciussr escreveu:Me interessou essa de passar pra 1600 logo, mas e as camisas finas?
Nao existe maneira de comprar prontas sem usinar?

Desculpe tantas perguntas, acho q algumas sejam até imbecis mas preciso chegar a uma conclusão pq o boxer é novidade ainda pra mim.

Vlw

Tudo bom!

Isso das camisas finas é uma "gambiarra" que se fazia muito antigamente!No caso,seria o kit 1600 mesmo novo!Em Niterói está em 400 reais!

obs:perguntar é ótimo!

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Mensagem por Viniciussr Dom maio 12, 2013 7:00 pm

Pow!
400 merréis já tá de bom tamanho! O melhor é o que? Malhe mesmo? O que vem no kit?

Vlw!
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Mensagem por Convidad Dom maio 12, 2013 7:05 pm

Comprei um Kit Malhe tem uns 15 dias por 420,posso te confirmar amanhã se o preço ainda está o mesmo!Kit "básico" camisas,pistões e anéis!

Consegui na mesma compra um kit 1600 a álcool na mesma compra por 520 e um comando eagle 110 por 350, mas isso é outra história,hehehe

obs:se for permitido,pois não sei se pode,passo o tel e o nome da loja

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