Segunda Reforma do Abais

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Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Sab Maio 04, 2013 7:22 pm

Olá pessoal.

Em janeiro deste ano iniciei a segunda grande reforma do meu buggy Abais.

As características do bólido: Motor Boxer 1500, (originalmente 1300, mas depois da retífica optei por subir a potência do motor) Carburação simples.

O buggy foi adquirido por mim em 2004. Todas as vezes que visitava minha tia, o buggy estava na garagem, era de um vizinho dela que usava garagem para guardar o bichinho. Como sempre tive vontade de ter um buggy, fiz a proposta para ficar com ele, já que o atual proprietário não estava usando o buggy a algum tempo.

A primeira reforma foi em 2005 e as fotos estão no planeta. http://www.planetabuggy.com.br/extintos/abais/ricardo.htm

Sete anos depois, o bichinho estava bem surrado. A pintura era só bolhas e pés de galinha, além de já não ter mais côr.

Iniciei a reforma com uma bela lixada com o intuito de tirar toda a tinta velha e corrigir as rachaduras que existiam no gelcoat.


Devido a grande dificuldade de se encontrar uma oficina de confiança que
faça o trabalho de lixamento, como deve ser feito, me fez optar por
fazer o lixamento em casa mesmo.



O lixamento foi feito a seco com lixadeira orbital. Demorou bastante e fez muita poeira, notivo de confusão com a esposa. Mas valeu a pena.


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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Sab Maio 04, 2013 7:33 pm

Na reforma de 2005, o chassi foi pintado com Cromato de Zinco Verde da Inquine e quase 8 anos depois o chassi estava quase intacto. Depois de retirada a corroçeria pude verificar o real estado do chassi.




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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Sab Maio 04, 2013 7:39 pm

Já na oficina, o trabalho começou com a aplicação de massa poliéster. Apesar de que chegaram a iniciar a aplicação de massa ligth, mas depois que reclamei, passaram a usar a masa correta. Poliester.



Aproveitei para instalar uma cantoneira lateral de reforço no chassi, que irá ser parafusada na carroçeria e melhorar a estrutura do carrinho.



Aqui a carroçeria com primer PU, pronta para ser pintada.


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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Sab Maio 04, 2013 7:45 pm

Depois de quase dois meses, o carrinho chegou em casa para a montagem. Olha a alegria do meu co-piloto.



Farei a montagem em casa mesmo, e com todo capricho aos poucos vou colocando o buggy em forma novamente.

Um painel novo, pra começar.





mais

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Sab Maio 04, 2013 8:11 pm

Hoje resolvi um dos problemas que mais me incomodava no buggy. O fato de não poder fazer ajustes no facho do farol.

O Abais usa o bloco ótico do Fiat 147, como tantos outros, mas a fixação do farol é feita com uma moldura de fibra.

Para fazer a adaptação, usei o suporte do farol original do 147.



Retirei os cravos dos pinos de ajuste e fiz a fixação na fibra.



Depois foi só encaixar o farol e fazer as regulagens de abertura e altura.



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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Sab Maio 04, 2013 8:23 pm

Amanhã pretendo terminar de arrumar a prte elétrica. O pessoal da oficina deixou uma zona.

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por jperson em Sab Maio 04, 2013 8:25 pm

Muito bom serviço torres.Meu sistema usa todo o bloco optico do 147, a frente é bem parecida com a do abais

http://jperson.nafoto.net/images/photo20071118150415.jpg


Última edição por jperson em Sab Maio 04, 2013 8:41 pm, editado 2 vez(es)
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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por basso em Sab Maio 04, 2013 8:31 pm

Ótimo.. Esses tópicos de reforma sao o canal! parabéns

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Convidad em Sab Maio 04, 2013 10:06 pm

Ótima ideia e adaptação da regulagem do farol!!Vai ajudar muita gente por ai!
Abraço

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Luciano Bohn em Dom Maio 05, 2013 7:25 am

Muito legal Torres, Parabéns pelo trabalho, abs.

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por zzefinho em Dom Maio 05, 2013 10:35 am

Taaa ficandoooooo! Parabéns!
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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Seg Maio 06, 2013 7:34 am

Bom dia pessoal. Este fim de semana foi de muito trabalho no buggy, mas ainda acho que terei uns dois ou três fins de semana para terminar tudo.

Desta vez o trabalho foi na instalação elétrica que estava um caos. Antes da pintura até que não estava ruim, mas o pessoal da oficina me fez o favor de bagunçar com tudo.

Como a maioria dos fios ainda estava conectada à caixa de fuzíveis, que já havia sido substituída pela de chevette a um tempo atraz, começei marcando todos os fios com fita crepe para não perder tanto tempo ao ligar de volta.



Depois de tudo marcado pude retirar a caixa de fusíveis e reposicionar ela num local mais adequado e fazer a limpeza de todos os fios, além de verificar a solda de cada um dos conectores. Claro que todos os fios devem ser soldados nos conectores e emendas para não ter mal contato depois.

Resolvi substituir os fios dos faróis. Coloquei uma fiação nova com fio 2,5mm para suportar as novas lâmpadas Osram de 80/100 W. Todas as emendas devidamente soldadas,



Para alimentar as lâmpadas de alta potência, decidi pelo uso de um relé para faróis, isto porque a alimentação vem direto da bateria e não sobrecarrega as chaves do painél. O aterramento também foi refeito para garantir o perfeito funcionamento.



Ao menos uma parte do painel de instrumentos já ficou pronta, mas ainda tem muito o que arrumar.

Os relés da foto abaixo serão usados para os faróis de milha e outros acessórios.



Continua....

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Seg Maio 06, 2013 8:00 am

As lanternas eram uma preocupação à parte. No Abais as lanternas dianteiras eram instaladas no parachoque dianteiro, diferentemente do TOY que é na própria carroçeria. Ambos utilizam a mesma lanterna diantaira da Brasília. Isto é um problema, já que o farol do 147 não tem a opção de luz de lanterna, ficando esta função com a lanterna. O problema é a dificuldade de se encontrar uma lanterna completa da Brasília (dianteira) com a opção de lâmpadas de dois polos. A saída é o uso de um bocal universal e o resultado é muito mal contato e problema.

Resolvi comprar uma luminária de uso geral, mas ao invés do uso de lâmpadas convencionais, optei por utilizar LED.



Havia comprado no DX.com algumas lâmpadas LED iguais a da foto abaixo, mas terminei desmontando a lâmpada e utilizando somente o painel de LED em uma adaptação que ficou bem interessante e com a opção de utilizar numa mesma lâmpada como pisca e lanterna de posição.


Lâmpada desmontada.



Nesta imagem ainda aparecem os LEDs utilizados de um painel, mas terminei por fazer a alteração depois.



Na trazeira, o problema do ABAIS é diferente, as lanternas da Kombi, somente mica, são uitilizadas com uma estrutura de base moldada na própria fibra, também com o uso de bocais universais.

Para adaptar as lanternas da Kombi completas, fiz uma alteração na fibra e fiz uma caixa fechada que irá acomodar a lanterna e os conectores, mas a profundidade ddo compartimento da lanterna ficou pequeno, e os bocais das lâmpadas ficariam para fora, recebendo toda a lama do peneu trazeiro.

Decidi então utilizar a mesma adaptação, utilizando o circuito de LED das lâmpadas diretamente na lanterna colados com cola quente.



Última edição por Torres em Seg Maio 06, 2013 8:14 am, editado 2 vez(es)

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Seg Maio 06, 2013 8:01 am

Luciano Bohn escreveu:Muito legal Torres, Parabéns pelo trabalho, abs.

Obrigado Luciano. Espero que compartilhando as imagens e as mudanças feitas no ABAIS durante a reforma, possa ajudar de alguma forma a gelera do planeta.

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Seg Maio 06, 2013 8:03 am

Aqui a aparência final do buggy com as lanternas dianteiras instaladas, os faróis, agora com ajuste de abertura e altura citado anteriormente e os faróis auxiliares. Ainda falta instalar o suporte da placa.


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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Mario Sergio em Seg Maio 06, 2013 8:08 am

Está ficando muito bom.... Parabéns!!!

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Seg Maio 06, 2013 8:11 am

Mais algumas mudanças ...

Não foram feitas agora, mas não havia relatado isso ainda aqui no planeta.

Um dos problemas do buggy ABAIS é que a dianteira da carroceria fica praticamente solta, já vi vários assim. A fixação da carroceria é somente no chapeu de napoleão e em baixo do tanque de combustível junto ao eixo, esta última feita com um "L" de chapa que provoca bribração na fibra e quase sempre quebra a fibra naquele ponto por ser uma região frágil. Não sei como é esta fixação no TOY.

Resolvi este problema com uma borracha feita sob encomenda que foi instalada em um dos pontos de fixação do chassi da Brasília, deixando a dianteira do buggy muito mais estável.


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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Seg Maio 06, 2013 8:13 am

Por fim, por hoje...

Esta é a mudança feita na barra de direção, trocando a barra inteira do fusca pela bipartida, mais moderna.


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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Seg Maio 06, 2013 8:17 am

Os dois Buggys da casa na garagem.

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por zzefinho em Seg Maio 06, 2013 8:28 am

Tá no jeito! esses posts de reforma só nos inspiram a reformar os nossos, seu trabalho está muito fino. Com certeza teremos um lindo abais nas ruas.
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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Mad Well em Seg Maio 06, 2013 5:45 pm

poo ricardo a galera vai babar no teu buggy hein... so por curiosidade fez a reforma com quem? com mucio axo que nao foi por ter ido tao rapido.... e a eletrica? a minha fiz com sr. lisboa ali no conj. aquarios... quarta voce vai pra orla?

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Seg Maio 06, 2013 5:54 pm

Opa MAD.

Iniciei a reforma em casa mesmo, fiz todo o lixamento da pintura antiga e eu mesmo fiz os reparos na fibra. Passei todo o período de minhas férias fazendo isso, deve ter levado uns 15 dias.

Depois acertei a pintura com uma oficina que fica na rodovia dos naufragos. Levamos o buggy completamente desmontado e durante todo este tempo garantimos que a fibra não fosse molhada. O preparo foi feito com massa poliester e primer PU. A pintura em tinta PU.

Depois de pintado, levei o bixinho para casa e eu mesmo estou montando aos fins de semana. Uma das maiores preocupações é montar toda a carroçeria com apopios de borracha, como também todos os parafusos de fização.

A elétrica sou eu mesmo que estou fazendo.

Ainda falta a reforma e instalação do som, o rádio PX, a pintura das latas do motor, a reforma dos bancos, e alguns outros pequenos detalhes.

Vai demorar, mas deve ficar do jeito que eu quero.

Não tenho como ir na reunião na quarta, estou dando aula neste dia e horário.

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Torres em Qua Maio 08, 2013 8:19 pm



Vamos continuar com a reforma.

Hoje resolvi a questão do alarme no buggy.

Durante o planejamento da reforma do painel, resolvi abolir a chave de ignição e colocar um interruptor daqueles parecidos com os utilizados em aeronaves e uma botoeira para dar a partida.

Para garantir a segurança, do carrinho, vi que terei de colocar um alarme. Para isto desencavei um módulo de alarme positron SW909 que tinha em casa, comprado em 96, creio eu, e após o teste, para minha surpresa, o bichinho funcionou perfeitamente.

Para garantir que o motor de partida não será acionado acidentalmente com o veículo engrenado, será instalado um interruptor de pressão que ao ser acionado o pedal da embreagem libera a partida.

Ao tempo que quando o alarme estiver acionado, um relé irá cortar o suprimento de energia do buggy, impossibilitando seu acionamento.

Serão instalados sensores no freio de mão, no capô, tampa do motor e bancos, além do cofre, onde fica o som.

Acredito que assim o carrinho estará mais seguro.

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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Beco em Qui Maio 09, 2013 7:47 am

Ficou legal o painel! "For Race use..."!!!
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Re: Segunda Reforma do Abais

Mensagem por Mad Well em Sab Maio 11, 2013 3:41 pm

adorei seu painbel.... torres falando em bamcos.... o paulo ta com uns bancos tipo concha shows pra vender olha la com, ele

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Re: Segunda Reforma do Abais

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