Trocando o Retentor do Motor

Ir em baixo

Trocando o Retentor do Motor

Mensagem por Kleyton Maia em Ter Mar 05, 2013 12:56 pm

Melhor visualizado aqui : http://kadron74.blogspot.com.br/2013/03/trocando-o-retentor-do-motor.html

Bom pessoal , vou descrever o esquema que fizemos para a troca do retentor do motor , no caso é um motor VW boxer 1.6 gasolina.



Como de costume vou descrever os passos para o meu caso acredito que serve para toda essa linha de motores VW boxer e pode ajudar afinal não achei nenhum material sobre o assunto na net.



Antes de inciar os serviços vou demostrar os diagnósticos , o carro começou a vazar óleo de motor pela junção motor/cambio e ficava empossando óleo onde parasse  mas chegava a pegar pouco óleo um media de 200 ml , por més .. como não gosto de carro vazando por vários motivos e até por questões de ecologia assim que pude providenciei o reparo, nesta foto abaixo o ponto de vazamento note a parte mais brilhosa toda encharcada de óleo:











Primeiro passo , levante o carro de forma segura, soltar as rodas pode lhe ajudar a ter mais acesso aos pontos que devem ser soltos.









De uma olhada no motor e veja os pontos que precisam ser soltos para remoção do motor:









No meu caso foi necessário soltar as mangueiras de combustível , o cabo do acelerador as conexões elétricas do alternador da ignição eletrônica, o filtro de ar e as mangueiras de respiro, soltar os cabos da bateria para nao ter energia no sistema sequencia de fotos abaixo:

















Apos todos os acessórios e ligações devidamente soltos procedemos com a soltura  do motor  primeiro com os dois parafusos de fixação inferiores que ficam no coxim conforme as duas figuras abaixo: 













Apos isso soltar os dois parafusos superiores que ficam na parte superior do motor aproximadamente na mesma direção dos inferiores, note que apenas é necessário soltar a porca pois a outra parte do parafuso fica sediado na carcaça do cambio:









  No meu caso no lado passageiro tem um cabo auxiliar de aterramento , soltamos sem problemas:







Apos tudo solto proceda soltando o motor da seguinte forma , com o macaco apoie o mesmo levante levemente para aliviar o peso e vá com movimentos de vai e vem sacando ele lentamente apos ele sair do eixo do cambio vá descendo o macaco devagar e o motor sairá facilmente. Neste momento faça com atenção caso algo ainda tenha ficado preso(cabos etc) com o auxilio do apoio do macaco pare e solte.





Aqui um vídeo que já havia feito em outra ocasião onde sacamos o motor:












Na foto abaixo o detalhe do eixo do cambio e a poça de óleo que fica caindo na embreagem e no cambio devido ao vazamento do retentor:














ok , sacado o motor vamos soltar a embreagem e o volante do motor conforme mostrado nas fotos abaixo: 







Removas os parafusos da embreagem:








Solte ela devagar para não cair nada no chão e empenar as peças:




detalhe do disco da embreagem que fica logo atras antes do volante e sua posição correta; 







Aqui na foto abaixo temos o volante do motor para retira-lo solte a porca grande , lembre -se que será necessario travar ele para poder desapertar pois ali o torque é grande, nos usamos uma peça de metal calçando os dentes no parafuso do escapamento visto na segunda foto abaixo , ma tome cuidado para não danificar os dentes , eu acredito que exista uma ferramente especifica para isso  mas pode ser adaptada...








Apos remover a porca voce consegue sacar o volante ele tem os 4 pinos de apoio mas é apenas um guia.





Então atras do volante se encontra o bendito do retentor note o vazamento nas fotos abaixo:









Remova o retentor antigo 










note as arruelas elas são concavas , efetue a limpeza do local pode ser com gasolina e a montagem a concavidade para dentro do motor: 









 Agora montamos o novo retentor mas atenção para os cuidados, primeiramente na compra , prefira comprar as peças de procedência e que foram adequadamente armazenadas, de marca boa no caso deste retentor prefira o de silicone que tem uma melhor durabilidade, NUNCA aperte ou deforme o retentor pois estraga ele na hora











Comprativo entre o velho e o novo









Bom vamos a montagem , com muito cuidado apos a limpeza remova as sujeiras e faça a montagem das arruelas lembrando que a concavidade voltada para dentro do motor.









Posicione o retentor por igual, se necessario com ajuda do retentor antigo e um martelinho de borracha va encaixando ele por iguar ate ficar conforme as fotos abaixo:











Detalhe do encaixe do volante do motor , a peça que fica em contato com o retentor e meia que digamos conica e ao apertar vai colocar o retentor na posição de trabalho porem mesmo assim monte ele com cuidado e encaixe o volante com cuidado e vá acamando ele devagar:











Para a montagem do volante proceda o sentindo inverso e vá montando as peças , respeitando o torque de 30kgm ou 294,2nm para o volante necessário de cada uma.

 Umas dicas importantes:

Evite sujeiras com óleo ou graxa, limpe as mão limpe as peças e ferramentas de preferencia com desengraxante;








 Verifique as condições do volante antes da instalação volante não deve estar empenado com  trincas ou espelhado. Caso contrario será necessário dar um passe nele... 















Detalhe da adaptação que usamos para travar o volante no momento do aperto, recomendo a ferramenta ideal para o serviço porem na falta dela fica a dica:





Lembrete torque do volante de 30kgm ou 294,2nm , para converter pode usar esse site: 





http://www.gedore.com.br/tabela-conversor.php















Abaixo as fotos da montagem da embreagem:









Abaixo a foto do Eixo para ela não sair da posição correta:









Aperto da embreagem respeitando o torque necessário e de preferencia em sequencia de X (cruzado)  com aperto de 4kgm ou 39,2 nm .














Feito isso proceder com o encaixe do motor no lugar e a reconexão de todos os itens que foram soltos , parte elétrica,  cordoalhas, cabo do acelerador, filtro de ar alimentação de combustível, e etc..





Até momento ficou tudo certinho sanando o vazamento de óleo do carro.





Especificações de torque tiradas do manual pesquisado na internet em: http://pt.scribd.com/doc/37296044/Conheca-Seu-VW-a-Ar





_________________
Saudações;

Kleyton Maia
Kadron Vermelho 1974,VW 1.6 gas.
Confiram as aventuras de um kadron em: http://kadron74.blogspot.com

"Carburação ou ignição eis a questão !"
"Saudade é o preço que se paga, por viver momentos inesquecíveis!"
avatar
Kleyton Maia
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1268
Idade : 35
Localização : Santos
Tipo de Buggy : Kadron
Pontos : 5218
Data de inscrição : 20/10/2008

http://kadron74.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Trocando o Retentor do Motor

Mensagem por Bugólatra em Ter Mar 05, 2013 2:07 pm

Excelente tutorial Kleyton, impecável, adiciono a ele somente uma dica na escolha da marca do retentor que pra mim deve sempre ser optado pelo SABÓ.

_________________
cheers Evilasio cheers
avatar
Bugólatra
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 5061
Idade : 52
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 9857
Data de inscrição : 17/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Trocando o Retentor do Motor

Mensagem por jperson em Ter Mar 05, 2013 2:15 pm

Belo tutorial, parabéns!
avatar
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4823
Idade : 57
Localização : IJUI-RS
Pontos : 8799
Data de inscrição : 17/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Trocando o Retentor do Motor

Mensagem por Kleyton Maia em Ter Mar 05, 2013 3:55 pm

Obrigado, Então mas porque voce acha o sabo melhor ? eu pedi de primeira linha na loja e esse corteco ja fui em uma palestra deles parece ser bom quanto...(nada contra abo, tambem sei que é uma boa marca)

_________________
Saudações;

Kleyton Maia
Kadron Vermelho 1974,VW 1.6 gas.
Confiram as aventuras de um kadron em: http://kadron74.blogspot.com

"Carburação ou ignição eis a questão !"
"Saudade é o preço que se paga, por viver momentos inesquecíveis!"
avatar
Kleyton Maia
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1268
Idade : 35
Localização : Santos
Tipo de Buggy : Kadron
Pontos : 5218
Data de inscrição : 20/10/2008

http://kadron74.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Trocando o Retentor do Motor

Mensagem por Clayton em Ter Mar 05, 2013 4:09 pm

Bom trabalho Kleiton, obrigado por compartilhar!

_________________
Cl@yton
avatar
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 46
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 5139
Data de inscrição : 22/06/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Trocando o Retentor do Motor

Mensagem por Bugólatra em Ter Mar 05, 2013 4:34 pm

Kleyton Maia escreveu:Obrigado, Então mas porque voce acha o sabo melhor ? eu pedi de primeira linha na loja e esse corteco ja fui em uma palestra deles parece ser bom quanto...(nada contra abo, tambem sei que é uma boa marca)
Na verdade eu ainda não conheço esse retentor corteco e pode até ser que a qualidade dele seja comparavel ao sabó, eu costumo indicar o sabó somente porque o tempo já me provou que a qualidade dele é garantida e esse serviço de sua substituição é bem trabalhoso pra se arriscar usar um produto não confiável, mas vamos aguardar pra ver o que o tempo nos diz sobre esse corteco, quem sabe ele se igua-lha ou supera o sabó em qualidade?

_________________
cheers Evilasio cheers
avatar
Bugólatra
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 5061
Idade : 52
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 9857
Data de inscrição : 17/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Trocando o Retentor do Motor

Mensagem por schneider em Ter Mar 05, 2013 10:11 pm

um tutorial e tanto. apenas adicionando uma informação. eu tive sérios problemas com esse vazamento. cheguei a trocar esse retentor 3 vezes no mesmo dia e somente então descobrir que não era no retentor e sim no anel oring que fica alojado no volante do motor (cremalheira) próximo dos 4 furos que os pinos se encaixam. Foi uma dor de cabeça e tanta.
avatar
schneider
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 35
Idade : 29
Localização : barcarena PA
Tipo de Buggy : VW EMIS 85
verde
motor 1600 simples
pneus traseiros Maggion 11l
pneus dianteiros 185 60 14)
Suspensão Trazeira a AR
Recentemente reformado.
Pontos : 3016
Data de inscrição : 21/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Trocando o Retentor do Motor

Mensagem por Elvis em Qua Mar 06, 2013 10:18 am

Muito bom...
informação valiosa e com imagens importantissimas.
Abç
avatar
Elvis
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 394
Idade : 31
Localização : Teresina - PI
Tipo de Buggy : Buggy Fyber 2000W 1.8 AP
Pontos : 3216
Data de inscrição : 19/04/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Trocando o Retentor do Motor

Mensagem por Polinésio em Seg Abr 09, 2018 5:19 am

Ótimo tutorial. Continua tendo muita utilidade para os novos membros do grupo. Obrigado.

_________________
Polinésio
On the road...
avatar
Polinésio
Novato

Número de Mensagens : 8
Idade : 58
Localização : Angra dos Reis, RJ
Tipo de Buggy : Gurgel X-12 TR Tocantins, 1990.
Pontos : 355
Data de inscrição : 06/01/2018

http://www.polinesio.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Trocando o Retentor do Motor

Mensagem por Nevio em Qua Abr 11, 2018 1:35 pm

Show de tutorial kleyton, conheço o sabó, mas muitos mecanicos antigos, recomendam esse retentor Vermelho e não o preto....
avatar
Nevio
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 396
Idade : 60
Localização : SP/SP
Tipo de Buggy : Buggy Menon/71, Amarelo, 1.6, carburação dupla, rodas Gauchas....
Pontos : 3098
Data de inscrição : 12/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Trocando o Retentor do Motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum