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Desatolando o Fusca ou Buggy sem sair do carro e sem se sujar.

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Mensagem por lucianomartini Seg Fev 18, 2013 8:20 am

1- Diferencial: A teoria da dica:
Quando uma das rodas esta no ar ou patinando o diferencial deixa que toda a tração seja levada para esta roda, isso significa, que a roda que esta no chão com tração total perde tração para aquela que perdeu a tração.
A solução é simplesmente freiar a roda que esta no ar - isto pode até parecer bobagem mas é usado na maioria dos véiculos modernos off-road por computador, coisa que nosso fusca já podia fazer manualmente (à muito tempo), saiba como!

2- Descobrir qual roda perdeu tração
a) Em primeiro lugar abra levemente o vidro do motorista e olhe para a roda, acelere suavemente, e veja se a roda se meche rápido ou devagar ou se esta parada.
b) Abra o vidro do passageiro acelere suavemente, e veja se a roda do lado do passageiro gira rapido, devagar ou se esta parada.
c) A roda que girar mais rápido perdeu a tração

3- Freiar a roda que perdeu a tração.
a) Em primeiro lugar tire a capinha do freio de mão que fica atras da alavanca do freio (de borracha) - é só puxar.
b) Solte o cabo da roda que TEM tração (A que gira mais devagar), pois não queremos freia-la.
c) Puxe o freio de mão de modo a freiar a roda que perdeu a tração e acelere o veículo, repare como ele sai fácil agora do atoleiro.
d) Qdo perceber q o atoleiro modifica-se, solte o freio de mão imediatamente, e mantenha a aceleração sempre variando (nunca use aceleração continua em atoleiros, pois apenas atrapalha e ainda aquece o motor).

Atenção: Este procedimento não da certo em outros carros, pois o freio de mão não age na roda que tem a tração alem do processo ser mais complicado que no fusca.

Algumas características que fazem do fusca ainda que original um bom carro para off-road:


Na terra mole e lisa:
Peso e tração traseira - Como o peso esta concentrado atras, a tração traseira se torna ALIADA (ao contrário do que acontece em camionetes e galaxies que atolam mais fácil que um popular) conforme o fusca cavoca o atoleiro, o peso se concentra ainda mais atras e este acaba sempre ganhando tração.
Distribuidor atras da capela - Que age como um escudo para agua e barro entrando no distribuidor

Água:
Na maioria dos carros a dica é passar o mais devagar possível para não molhar a parte elétrica, mas no caso do fusca manter certa velocidade ajuda!
Formação de onda: Como o motor fica atras e o nosso querido fusca tem um formato arredondado que promove a formação de uma onda protetora quando esta entrando na água em certa velocidade, esta "onda" faz com que a altura da água fique menor atras e não pegue no distribuidor!
Este é um vídeo incrivel em que o capo do fusquinha é completamente coberto.

Este aconteceu comigo, aqui em Curitiba chegando em casa:

Na dúvida passe o mais devagar possível.

Barrancos:
Esta é a especialidade do fusca, realmente posso dizer como já vi fuscas em trilhas junto com jipe, que um fusquinha sem nenhum preparo pode ir melhor que muitos jipes preparados, isto porque o motor esta atras e no barranco o peso se concentra todo onde fica a tração do veículo empurrando-o com força.

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Mensagem por Bugólatra Seg Fev 18, 2013 8:49 am

Dicas importantíssimas essa do Luciano Martini, por isso em vez de ajustar o freio de mão somente na hara que estiver atolado eu aconselho a fazerem logo e definitivamente um sistema de freio seletivo, isso foi a melhor coisa que eu já fiz no meu buggy.

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Mensagem por lucianomartini Seg Fev 18, 2013 9:26 am

O Freio seletivo é melhor ainda! =] Pretendo instalar no meu fusquinha, não pego trilha, mas as vezes corto caminho para fugir do transito e nunca se sabe o que espera.

Mas de qualquer forma essa solução se pegar alguém desprevinido funciona, acabei numa estrada de terra das bravas esses dias de fusca, e fiquei ali atolado, não podia me sujar, tava voltando do trabalho de social, decidi então fazer o processo e deu certo. Cheguei limpo em casa hehehe =]

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Mensagem por Romeu Jorge Goiabeira Seg maio 27, 2013 3:32 pm

Tenho um magnata e estou pensando em instalar um freio seletivo nele.

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Mensagem por Nil Seg maio 27, 2013 6:24 pm

Romeu, o Magnata Country e o Taíba TR já vinham de fábrica com o freio seletivo.

Tenho a torre de comando original pra vender por R$ 180,00

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Romeu Jorge Goiabeira escreveu:Tenho um magnata e estou pensando em instalar um freio seletivo nele.
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Mensagem por Romeu Jorge Goiabeira Seg maio 27, 2013 6:28 pm

U
Nil escreveu: o Magnata trail e o Taíba TR já vinham de fábrica com o freio seletivo.

Tenho a torre de comando original pra vender por R$ 180,00

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Romeu Jorge Goiabeira escreveu:Tenho um magnata e estou pensando em instalar um freio seletivo nele.
amigo nil estou atras de par de pneu duny buggy vc tem? E quanto sai o par?

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Mensagem por Nil Seg maio 27, 2013 6:31 pm

Meu caro, isso é a coisa mais dificil por estas bandas!!!! Como é dificil de vender, apenas um distribuidor tem e são caros. Hoje se utiliza mais pneus de pickups, mas baratos e mais eficientes.

Romeu Jorge Goiabeira escreveu: amigo nil estou atras de par de pneu duny buggy vc tem? E quanto sai o par?
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Mensagem por Romeu Jorge Goiabeira Seg maio 27, 2013 6:39 pm

Nil escreveu: Meu caro, isso é a coisa mais dificil por estas bandas!!!! Como é dificil de vender, apenas um distribuidor tem e são caros. Hoje se utiliza mais pneus de pickups, mas baratos e mais eficientes.

Romeu Jorge Goiabeira escreveu: amigo nil estou atras de par de pneu duny buggy vc tem? E quanto sai o par?
meu amigao so mais uma coisa. E o engate de reboque dianteiro vc tem? Valeu.

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Mensagem por Nil Seg maio 27, 2013 6:44 pm

Romeu Jorge Goiabeira escreveu:
meu amigao so mais uma coisa. E o engate de reboque dianteiro vc tem? Valeu.[/quote]

tenho tudo pro seu Magnata....
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Mensagem por Mad Well Ter maio 28, 2013 1:09 pm

cara, ele tem tudo....ele é o cara (sem ironia)
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