Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

5 participantes

Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por CesarCampos Sáb Fev 09, 2013 10:35 am

Olá, pessoal deste fórum.


Sou novo aqui e venho em busca de informações -- por ser muito leigo, acredito que não poderei acrescentar muita à sapiência de vocês, mas quero aprender bastante aqui -- acerca do meu veículo: Gurgel Tocantins 1991. Meu carro é 100% original, com motor boxer 1600 a ar, carburação simples (Solex PIC30S, eu acredito), alternador Bosch 45A, bobina Bosch prata, cabos de vela NGK e velas Bosch.

Já faz algum tempo que adotei este maravilhoso carro, praticamente abandonado na garagem pelo meu pai, e desde então fiquei ainda mais apaixonado por ele e pelos veículos com mecânica "aircooled" de Fusca/Kombi/Brasília/SP2/etc. De fato, cresci tanto minha admiração por este tipo de carro que não troco o meu por nenhum outro e não tenho pretensão alguma de venda, apesar das muitas de ofertas que fazem por ele quando dirijo por aí.

Andei juntando informações por aqui e alí sobre como melhorar a mecânica do carrro. Tem me despertado interesse em instalar uma Ignição Eletrônica tipo HALL, velas NGK com cabos de vela Bosch (pelo que andei lendo, é o melhor "combo" para os motores de Fusca, procede?) e desborbulhador. Aproveitando o ensejo, quero saber se vale a pena troca alternador por um mais forte, assim como a bobina.

A intenção não é visar acréscimo de potência -- nem seria necessário, já que o carro tem força de sobra --, mas sim economia e confiabilidade. Quero me desfazer do platinado e de outras tecnologias arcaicas (condensador também vai embora com a Ignição Eletrônica?). Pensei até mesmo em aposentar o carburador e instalar injeção eletrônica, mas não posso ainda me dar ao luxo de gastar tanto assim. Acho um absurdo de caro o que cobram no sistema de injeção da Kombi. Por enquanto este investimento não valeria a pena, visto que rodo muito pouco de carro, mas quem sabe eu mude de ideia em alguns anos...

Bom, estou praticamente convencido a instalar a Ignição Eletrônica tipo HALL. Vai valer a pena? Posso esperar uma resposta melhor do motor, menor consumo e falha (marcha lenta mais estável, por exemplo?).

Bobina: instalando uma bobina bem forte conseguirei ter uma centelha maior das velas nos cilindros e, consequentemente, melhor explosão? Isso pode gerar melhor rendimento do motor, por exemplo, ter de pisar menos no acelerador para arrancar e subir ladeiras?

Velas: pretendo utilizar velas boas. Ouvi falar bem das NGK. Qual o modelo mais indicado para o motor de meu carro? Com a bobina mais forte, posso deixar o eletrodo mais "aberto", a fim de ter um arco maior e melhor queima?

Cabos de vela: pelo que andei lendo no passado, recomendava-se sempre usar cabos de velas Bosch e velas NGK. Isso ainda procede?

Alternador: acredito que seja necessária a troca do alternador por um mais potente, devido à maior exigência do sistema elétrico do automóvel. O Cinap de 75A é bom? Dizem seguir as especificações Bosch. Ou vale mais a pena um Bosch de Kombi de 52A mesmo?

Desborbulhador: esse sistema tão simples traz mesmo tantas vantagens como promete? É aconselhável a instalação? Alguém sabe qual o melhor jeito de conduzir a mangueira dele para o tanque de gasolina, na frente do carro? Será possível a adaptação na carroceria do Gurgel sem risco de rompimento da mangueira?

Lembrando que as alterações visam melhor consumo e motor mais "redondo", com melhores respostas. Não procuro deixar o carro mais veloz, mas se as alterações aumentarem naturalmente o rendimento do motor, posso ver isso como forma de economizar combustível, uma vez que o motor responderá mais facilmente, sem necessidade de empreender maior aceleração em alguns momentos.

Bom, acho que por hora é só. Desculpem-me pela imensa quantidade de perguntas, mas, conforme já disse, sou muito leigo no assunto, apesar de gostar de mecânica, pouca experiência possuo, pois trabalho em outra área.


Um forte abraço a todos e um excelente feriado de Carnaval,

CesarCampos
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : Gurgel Tocantins 1991
Pontos : 4061
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por fabriciolamonica Qui Fev 14, 2013 4:49 pm

Boa noite, Cesar
Tudo bom?

Muito legal você ter um Tocantins! Show de bola!
Nos últimos anos sou eu que faço todas as manutenções dos meus air cooled (2 fuscas e um Karmann Ghia TC). Nos fuscas já fiz a instalação da ignição eletrônica Hall com bobina de Gol Mi (Bosch), cabos e velas NGK. Não tenho do que reclamar. Realmente eles têm respostas rápidas, não sei mais o que é platinado e condensador e o ponto está sempre regulado. Realmente recomendo. Não quero dizer que é a única configuração possível pois tem gente que adora platinado pois só tem experiências agradáveis com ele, mas também preferi a confiabilidade da ignição eletrônica. O meu Karmann Ghia será o próximo a ganhar esse presente em março.
Você vai fazer muitas modificações elétricas a ponto de precisar mudar o alternador? Se não, deixa como está. Se precisar trocar, um Cinap é muito bom sim. Os meus 2 fuscas usam de 52A, mas devo trocar um deles por 75A pois esse carro tem muita coisa elétrica e ainda deve entrar um ar condicionado (não sei quando).
Quanto ao desborbulhador, eu recomendo com certeza. Recomendo utilizar mangueira de injeção eletrônica em tudo ou então tubo de cobre de 1/4 encontrado em lojas de refrigeração (geladeira, freeezer...). Fiz a troca da linha principal no meu Karmann Ghia e documentei o processo. Está na minha página: www.fuscaetal.com.br

Espero ter ajudado!

Abraços,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br

fabriciolamonica
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 49
Localização : Niterói/RJ
Tipo de Buggy : Fusca
Pontos : 4445
Data de inscrição : 11/03/2012

http://www.fuscaetal.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por Piedade Sex Fev 15, 2013 4:22 am

Deixem-me aproveitar o tópico e perguntar. Também tenho um Gurgel, mas é um X10, mais velhinho e me interessei pela ignição. Só tem um porém: meu carro ainda tem dínamo e não alternador. Será que dá pra usar a ignição mesmo ele usando dínamo?

Piedade
Novato

Número de Mensagens : 8
Localização : ABC
Tipo de Buggy : Não é Buggy, mas acho que Gurgel tá valendo
Pontos : 4234
Data de inscrição : 23/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por fabriciolamonica Sex Fev 15, 2013 7:38 am

Não vejo problema em instalar a ignição eletrônica com dínamo. Acho que um não é requisito do outro não.

Abraço,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br

fabriciolamonica
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 49
Localização : Niterói/RJ
Tipo de Buggy : Fusca
Pontos : 4445
Data de inscrição : 11/03/2012

http://www.fuscaetal.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por Fabrício®© Sex Fev 15, 2013 8:04 am

Piedade, como o meu chará disse, vc pode instalar a ignição eletrônica normalmente, mas seria interessante futuramente vc por um alternador para melhorar a alimentação, terá só alegria com esta dupla.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9864
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por Mad Well Sex Fev 15, 2013 10:39 am

O kit de igbicao eletronica ja ven cim uma bobina a que o pessoal faa ser do gol MI eu nao uso o desbrobulhador... as velas eu recomendo as ngk green elas tem corte em V queimam melhor, quanto ao alternador eh interessante. O da bosch de 75ah junto a uma bateria fica parecendo carro.0km
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6822
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por Piedade Dom Fev 17, 2013 4:32 pm

Legal, pessoal, obrigado pelas dicas. Aliás... quanto Fabricio por metro quadrado aqui. Sou mais um também, ehehehe.

Abraço a todos.

Piedade
Novato

Número de Mensagens : 8
Localização : ABC
Tipo de Buggy : Não é Buggy, mas acho que Gurgel tá valendo
Pontos : 4234
Data de inscrição : 23/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por CesarCampos Seg Fev 18, 2013 10:09 am

Olá novamente,


Muito obrigado pelas respostas, elas têm sido bem esclarecedoras.

Os foristas podem também me indicar marca/modelo de peças a serem adquiridas? Pois existe uma diversidade delas no MercadoLivre, quais que vocês recomendam? Ou se existe alguma loja em Sâo Paulo para retirar as peças pessoalmente (eu até prefiro, pois o frete não vai sair barato).

Esses kits de Ignição Eletrônica HALL já com alternador, valem a pena?


Abraço,

CesarCampos
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : Gurgel Tocantins 1991
Pontos : 4061
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por fabriciolamonica Seg Fev 18, 2013 10:46 am

Cesar,
eu já comprei 3 kits na JatServe. Eles são de confiança e ficam em SP.
Tem vários tipos de kits, mas recentemente pesquisei também para colocar no meu Karmann Ghia. Tem o kit de Hall com distribuidor novo (não é Bosch) e bobina de Gol Mi Bosch. Esse é um bom modelo. Se conseguir com distribuidor Bosch é melhor ainda, mas com certeza será distribuidor remanufaturado. A bobina tem que ser Bosch. Nada de outra marca.
Quanto ao alternador, veja um Cinap de 52A ou 75A. Depende do que você tem no carro e no $$$ disponível. Já quanto a comprar os 2 juntos num mesmo kit não sei se vale a pena. Veja o preço deles separados e depois tente chorar um desconto.

Espero ter ajudado.
Abraço,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br

fabriciolamonica
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 49
Localização : Niterói/RJ
Tipo de Buggy : Fusca
Pontos : 4445
Data de inscrição : 11/03/2012

http://www.fuscaetal.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por Mad Well Seg Fev 18, 2013 7:04 pm

kit de ignicao magnetti marelli(completo) alternador 75ah bosch velas NGK GREEN e cabos ou bosch ou ngk
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6822
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por fabriciolamonica Seg Fev 18, 2013 7:06 pm

Bobina é Bosch. Fuja de outras. É uma regra simples: bobina é Bosch. Bobina é Bosch. Bobina é Bosch. Very Happy Very Happy
Esqueça Magnetti Marelli.

Abraço,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br

fabriciolamonica
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 49
Localização : Niterói/RJ
Tipo de Buggy : Fusca
Pontos : 4445
Data de inscrição : 11/03/2012

http://www.fuscaetal.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por CesarCampos Seg Fev 18, 2013 8:11 pm

É melhor então utilizar a bobina do Gol MI 1.6 do que as Bosch com rótulo vermelho, feito para fusca/kombi/etc?

As bobinas para o Gol MI 1.6 são da Bosch?

Obrigado novamente pelas respostas. Espero que aprenda bastante neste tópico -- portanto, não parem de responder hehe Smile


Abraço a todos,

CesarCampos
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : Gurgel Tocantins 1991
Pontos : 4061
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por fabriciolamonica Seg Fev 18, 2013 8:14 pm

Eu, particularmente, prefiro as bobinas de Gol Mi. Independentemente se foram as de Gol Mi ou as cilíndricas, sempre Bosch.
Existem as de Gol Mi de outras marcas, mas dê preferência pelas Bosch pois são muito melhores.
Qualquer dúvida, é só gritar.

Abraço,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br

fabriciolamonica
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 49
Localização : Niterói/RJ
Tipo de Buggy : Fusca
Pontos : 4445
Data de inscrição : 11/03/2012

http://www.fuscaetal.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por Mad Well Seg Fev 18, 2013 8:38 pm

cara as minhas sao desse modelo de gol MI de 2 pinos quadradinha da magnetti nao esquenta como as cilindricas eu particularmente recomendo o kt d magnett
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6822
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar) Empty Re: Leigo procura obter melhorias na mecânica do Gurgel (Motor VW 1600 a ar)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos