Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

+2
Bugólatra
Luk
6 participantes

Ir para baixo

Setor de direção de monza no meu não deu certo..... Empty Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

Mensagem por Luk Seg Fev 04, 2013 7:40 pm

Pessoal.
A alguns meses postei o começo de uma nova reforma no buggy.Entre os itens da reforma incluia a substituição do setor original por um de monza segundo dicas do forum. Fui as compras e adquiri um setor quase novo em um desmanche em Santa Maria RS,peguei completo com as barras pivos ,articulação do sem fim e braçadeiras.Logo tirei a carroceria fixei o suporte e montei o sistema.Troquei a coluna de direção por uma do corça escamotiavel coloquie ponteiras novas e fui fazer a geometria. A direção ficou um doce bem levinha e sem nenhum arrasto,porem quando a suspensão trabalhava mexia as rodas e virava uma esculhambação..sisplesmente impossivel de dirigir.Como aprontei as pressas para levar para a praia acabei arrancando tudo fora e catando as peças velhas e andando como caranguejo de volta ao setor velho. AI FICA A PERGUNTA AONDE FOI QUE EU ERREI????????
ABRAÇO.
LUCIANO AVILA.
Luk
Luk
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 109
Idade : 50
Localização : Uruguaiana RS
Tipo de Buggy : BRM ano 1974 MOTOR AP 1.8,FREIO A DISCO TRASEIRO DO MAREIA, SUSPENSÃO TRASEIRA IRS,CAIXA DA KOMB DIESEL,DIFERENCIAL DA KOMB FLEX 1.4 E VOLTANDO PARA O VELHO SETOR DE FUCA QUE TA PESADO PRA CARAMBA...
Pontos : 5663
Data de inscrição : 01/12/2008

http://www.recuperadoraluciano.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Setor de direção de monza no meu não deu certo..... Empty Re: Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

Mensagem por Bugólatra Seg Fev 04, 2013 8:03 pm

sinceramente eu não vejo nenhum problema no sistema de direção original do fusca que justifique uma mudança para outro sistema, principalmente num buggy que é muito mais leve.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11714
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setor de direção de monza no meu não deu certo..... Empty Re: Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

Mensagem por Nil Seg Fev 04, 2013 9:53 pm

Luciano, voce errei no angulo de colocação da caixa.

Luk escreveu: Pessoal.
A alguns meses postei o começo de uma nova reforma no buggy.Entre os itens da reforma incluia a substituição do setor original por um de monza segundo dicas do forum. Fui as compras e adquiri um setor quase novo em um desmanche em Santa Maria RS,peguei completo com as barras pivos ,articulação do sem fim e braçadeiras.Logo tirei a carroceria fixei o suporte e montei o sistema.Troquei a coluna de direção por uma do corça escamotiavel coloquie ponteiras novas e fui fazer a geometria. A direção ficou um doce bem levinha e sem nenhum arrasto,porem quando a suspensão trabalhava mexia as rodas e virava uma esculhambação..sisplesmente impossivel de dirigir.Como aprontei as pressas para levar para a praia acabei arrancando tudo fora e catando as peças velhas e andando como caranguejo de volta ao setor velho. AI FICA A PERGUNTA AONDE FOI QUE EU ERREI????????
ABRAÇO.
LUCIANO AVILA.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10066
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Setor de direção de monza no meu não deu certo..... Empty Re: Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

Mensagem por Luk Ter Fev 05, 2013 3:04 am

Nil escreveu: Luciano, voce errei no angulo de colocação da caixa.

Luk escreveu: Pessoal.
A alguns meses postei o começo de uma nova reforma no buggy.Entre os itens da reforma incluia a substituição do setor original por um de monza segundo dicas do forum. Fui as compras e adquiri um setor quase novo em um desmanche em Santa Maria RS,peguei completo com as barras pivos ,articulação do sem fim e braçadeiras.Logo tirei a carroceria fixei o suporte e montei o sistema.Troquei a coluna de direção por uma do corça escamotiavel coloquie ponteiras novas e fui fazer a geometria. A direção ficou um doce bem levinha e sem nenhum arrasto,porem quando a suspensão trabalhava mexia as rodas e virava uma esculhambação..sisplesmente impossivel de dirigir.Como aprontei as pressas para levar para a praia acabei arrancando tudo fora e catando as peças velhas e andando como caranguejo de volta ao setor velho. AI FICA A PERGUNTA AONDE FOI QUE EU ERREI????????
ABRAÇO.
LUCIANO AVILA.

Nil.
Acredito que você se refere a altura...isso foi o que me pareceu ...meu suporte ficou uns 60mm acima do cabeçote e realmente se notava uma inclinação nas barras. Quanto ao comentário do Evilasio o meu buggy tem a direção muito pesada se deixar a calibragem baixa para ficar mais macio fica impossível de manobrar acho que pode ser em função do algulo dos braços da ponta de eixo que estão levemente fechados..Ja com o setor do monza havia ficado bem levinho....um espetaculo.
Att.
Luciano.
Luk
Luk
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 109
Idade : 50
Localização : Uruguaiana RS
Tipo de Buggy : BRM ano 1974 MOTOR AP 1.8,FREIO A DISCO TRASEIRO DO MAREIA, SUSPENSÃO TRASEIRA IRS,CAIXA DA KOMB DIESEL,DIFERENCIAL DA KOMB FLEX 1.4 E VOLTANDO PARA O VELHO SETOR DE FUCA QUE TA PESADO PRA CARAMBA...
Pontos : 5663
Data de inscrição : 01/12/2008

http://www.recuperadoraluciano.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Setor de direção de monza no meu não deu certo..... Empty Re: Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

Mensagem por Bugólatra Ter Fev 05, 2013 5:32 am

a pouco tempo troquei a caixa de direção do meu buggy, (caixa original TRW) e a direção esta leve de mais principalmente quando o buggy esta trafegando no asfalto com a calibragem acima de 12lbs por isso estou pensando em dar um pequeno aperto na regulagem mesmo não havendo até o momento nenhuma folga na direção.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11714
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setor de direção de monza no meu não deu certo..... Empty Re: Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

Mensagem por Fabrício®© Ter Fev 05, 2013 11:06 am

Luk, eu também quero por a caixa de monza, eu troquei a caixa do meu e coloquei TRW original zerada e a direção permanece dura e pra piorar, deu folga novamente, regulei e folgou novamente pq com calibragem baixa ela força muito e eu desisto desta porcaria, pelo que eu andei lendo, ocorre este problema que vc relatou pela caixa estar fora da posição como disse o Nil, e tem mais um detalhe, vc tem que usar o angulo de alinhamento com o grau do monza, se usar do fusca fica doida! faz esse teste pra vê, explica ao alinhador.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9864
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Setor de direção de monza no meu não deu certo..... Empty Re: Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

Mensagem por Luk Ter Fev 05, 2013 11:16 am

Fabrício®© escreveu:Luk, eu também quero por a caixa de monza, eu troquei a caixa do meu e coloquei TRW original zerada e a direção permanece dura e pra piorar, deu folga novamente, regulei e folgou novamente pq com calibragem baixa ela força muito e eu desisto desta porcaria, pelo que eu andei lendo, ocorre este problema que vc relatou pela caixa estar fora da posição como disse o Nil, e tem mais um detalhe, vc tem que usar o angulo de alinhamento com o grau do monza, se usar do fusca fica doida! faz esse teste pra vê, explica ao alinhador.

AGORA VOU DEIXAR PASSAR O VERÃO...POIS ESTOU DEIXANDO MINHA CAMIONETE NA GARAGEM E APROVEITANDO O BUGGY NO DIA DIA...MAS VOU INCISTIR NA DIREÇÃO DO M MONZA EM PRIMEIRO PORQUE JA FIZ TODO O INVESTIMENTO E DEPOIS PORQUE COM O ORIGINAL TA PESADO ATÉ MESMO ANDANDO,NÃO SEI QUAL É O PROBLEMA MAS TA HORRIVEL MESMO. CONSEGUI NUMA SUCATA UM SETOR QUE NÃO SEI DE QUE CARRO SE TRATA,POIS É IDENTICO AO DO FUCA MAS A ROSCA SEM FIM É MAIS FINA E O CARRETEL É DUPLO,DEVE FICAR MACIO POREM ACHO QUE NUNCA VOU CONSEGUIR QUALQUER PESSA SE PRECISAR DE REPOSIÇÃO.jÁ O SETOR DO MONZA TEM TUDO E É MUITO BARATO COMPREI O MEU QUASE NOVO POR 80 PILAS E COMO TENHO PLANOS DE FICAR COM O BUGGY POR MUITO TEMPO TENHO QUE LEVAR A REPOSIÇÃO EM CONTA.

ABRAÇO...
Luk
Luk
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 109
Idade : 50
Localização : Uruguaiana RS
Tipo de Buggy : BRM ano 1974 MOTOR AP 1.8,FREIO A DISCO TRASEIRO DO MAREIA, SUSPENSÃO TRASEIRA IRS,CAIXA DA KOMB DIESEL,DIFERENCIAL DA KOMB FLEX 1.4 E VOLTANDO PARA O VELHO SETOR DE FUCA QUE TA PESADO PRA CARAMBA...
Pontos : 5663
Data de inscrição : 01/12/2008

http://www.recuperadoraluciano.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Setor de direção de monza no meu não deu certo..... Empty Re: Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

Mensagem por Fabrício®© Ter Fev 05, 2013 11:23 am

Isso ai, não desista porque da certo, muitos instalaram e ficou mt bom, são detalhes que fazem a diferença na adaptação. Eu quero instalar tb pelo mesmo motivo seu e por ficar uma direção mais segura e precisa com o motor AP.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9864
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Setor de direção de monza no meu não deu certo..... Empty Re: Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

Mensagem por Clayton Sex Fev 08, 2013 8:05 am

Ao meu ver, tem que se adaptar a caixa na altura dos braços da ponta de eixo, assim quando a suspensão abaixar ou subir os braços oscilam pelo centro, tudo é questão de geometria mesmo.
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7060
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setor de direção de monza no meu não deu certo..... Empty Re: Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

Mensagem por Luk Sex Fev 08, 2013 8:19 am

COM CERTEZA MINHA ADAPATAÇÃO FICOU MUITO ALTA ACHO QUE FOI POR AI O PROBLEMA.....MAS NESTA PARTE SÓ VOLTO A MECHER DEPOIS DO VERÃO POIS AGORA É HORA DE APROVEITAR O BUGGY....JA PERDI BASTANTE TEMPO NESTE VERÃO...
Luk
Luk
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 109
Idade : 50
Localização : Uruguaiana RS
Tipo de Buggy : BRM ano 1974 MOTOR AP 1.8,FREIO A DISCO TRASEIRO DO MAREIA, SUSPENSÃO TRASEIRA IRS,CAIXA DA KOMB DIESEL,DIFERENCIAL DA KOMB FLEX 1.4 E VOLTANDO PARA O VELHO SETOR DE FUCA QUE TA PESADO PRA CARAMBA...
Pontos : 5663
Data de inscrição : 01/12/2008

http://www.recuperadoraluciano.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Setor de direção de monza no meu não deu certo..... Empty Re: Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

Mensagem por NikKo Saraiva Sex Jul 12, 2013 8:54 pm

Luk escreveu:COM CERTEZA MINHA ADAPATAÇÃO FICOU MUITO ALTA ACHO QUE FOI POR AI O PROBLEMA.....MAS NESTA PARTE SÓ VOLTO A MECHER DEPOIS DO VERÃO POIS AGORA É HORA DE APROVEITAR O BUGGY....JA PERDI BASTANTE TEMPO NESTE VERÃO...

 Tente o seguinte: com o carro no chão, verifique o alinhamento da ponta da barra(terminais de direção), com a parte central da caixa. As barras de direção nesse caso devem estar alinhadas desde a bucha central até os terminais, isso faria com que a oscilação da barra de direção fosse dividida exatamente ao meio...
 Por exemplo: quando a barra sobe ou desce como em uma lombada por exemplo, a tendência é que ela diminua o raio de ação em relação ao centro da caixa de direção. Pense que a barra trabalha como um compasso escolar, onde o terminal de direção faz o circulo em volta da bucha central, mas com um raio limitado(pois ela nunca fechará o círculo). Se a se a barra estiver perfeitamente nivelada com os terminais de direção, pelo menos tende a ter sempre a mesma reação, nesse caso a barra puxa os terminais para o centro do carro, fazendo com que os ângulos de convergência(alinhamento) fiquem sempre negativos em relação a posição normal da suspensão(desde que os terminais estejam na parte de trás das rodas).
  Isso ocorre por que no caso do Monza, as Bandejas de suspensão compensam esse trabalho da barra, alterando também os ângulos de camber em oscilações verticais!
Se seu suporte mantém a caixa muito alta, pode se fazer uma pequena correção rebaixando a frente do carro(o que não vai ser muito legal para um Buggy).
  Espero ajudar em algo!!!
NikKo Saraiva.

NikKo Saraiva
Novato

Número de Mensagens : 1
Localização : Paraná
Tipo de Buggy : Nenhum
Pontos : 3903
Data de inscrição : 12/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Setor de direção de monza no meu não deu certo..... Empty Re: Setor de direção de monza no meu não deu certo.....

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos