Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

motor esquentando e com barulhos estranhos

+4
Bugólatra
GTMartini
jperson
vfortunato
8 participantes

Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por vfortunato Seg Jan 14, 2013 10:01 pm

Boa Noite pessoal , sou novo no forum mas estou com um problema em meu buggy com motor boxer 1600 1 carburador ele quando esquenta, geralmente quando pego estrada acima de 90km começa um barulho estranho como se estivesse batendo pino, e perde força, ja atrasei e nao adiantou, outra coisa estranha depois de muito quente ( o mostrador mostra 70graus) nao sei se esta certo no normal fica em 50graus se vc fizer uma curva fechada para a direita e tirar o pé, assim que vc volta a acelerar sai uma cortina de fumaça muito intensa e depois para como se nada tivesse acontecido, parece coisa de james bond , o motor nao fuma quando esta andando, alguem saberia me dizer algo? desde já agradeço
vfortunato
vfortunato
Novato

Número de Mensagens : 7
Localização : bertioga
Tipo de Buggy : BRM M11 WAY
Pontos : 4104
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por jperson Ter Jan 15, 2013 5:08 am

Primeiramente troca o oleo por um de boa qualidade(20w50), eu uso Mobil.
Depois faz um bom acerto de ponto, carburação e valvulas.
Verifica se não tem folga no seu virabrequim, puxa e empurra a polia com força, swe sim pode ser aí seu problema, folga no virabrequim normalmente indica motor desgastado internamente.
Retifiquei o motor de meu fuscão recentemente, ele não queimava oleo, mas tinha folga no via, quando abrimos estava bem desgastado, a folga do vira tinha comido parte da carcaça.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10737
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por GTMartini Ter Jan 15, 2013 7:02 am

Deve ser cabeçote trincado. Qdo esquenta a trinca abre e perde a potencia e da batida de pinos por cais da quina da trinca. Seu medidor de temperatura está com algum problema, ele deveria estar de auns 80 a 100 graus.
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 43
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5581
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por vfortunato Ter Jan 15, 2013 11:56 am

jperson escreveu:Primeiramente troca o oleo por um de boa qualidade(20w50), eu uso Mobil.
Depois faz um bom acerto de ponto, carburação e valvulas.
Verifica se não tem folga no seu virabrequim, puxa e empurra a polia com força, swe sim pode ser aí seu problema, folga no virabrequim normalmente indica motor desgastado internamente.
Retifiquei o motor de meu fuscão recentemente, ele não queimava oleo, mas tinha folga no via, quando abrimos estava bem desgastado, a folga do vira tinha comido parte da carcaça.

jperson grato pela resposta o oleo foi trocado e o ponto acertado , até atrasei um pouco pra ver se melhorava, folga no vira nao tem , este motor esta com 7.000km proximo passo vai ser regular valvulas, mas o que me intriga é esse negocio de fazer uma curva e ele soltar um tufo de fumaça.
vfortunato
vfortunato
Novato

Número de Mensagens : 7
Localização : bertioga
Tipo de Buggy : BRM M11 WAY
Pontos : 4104
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por vfortunato Ter Jan 15, 2013 11:58 am

GTMartini escreveu:Deve ser cabeçote trincado. Qdo esquenta a trinca abre e perde a potencia e da batida de pinos por cais da quina da trinca. Seu medidor de temperatura está com algum problema, ele deveria estar de auns 80 a 100 graus.

GTMartini boa tarde tambem acho que meu mostrador de temperatura deva estar com algum problema, mas será que com 7000km pode ser cabeçote trincado?
vfortunato
vfortunato
Novato

Número de Mensagens : 7
Localização : bertioga
Tipo de Buggy : BRM M11 WAY
Pontos : 4104
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por jperson Ter Jan 15, 2013 1:32 pm

A fumaça deve ser do oleo passando para a camara de combustão.
A fumaça é preta ou branca?


Última edição por jperson em Ter Jan 15, 2013 3:46 pm, editado 1 vez(es)
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10737
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por Bugólatra Ter Jan 15, 2013 2:20 pm

estou achando que pode ser alguma válvula presa.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11714
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por Levi_RS Ter Jan 15, 2013 4:41 pm

o Buggy é Zero ?
Tem que ver se oe motor e novo !!!
Acho que pode ser uma trinca no cabeçote !
Levi_RS
Levi_RS
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 90
Idade : 37
Localização : Porto Alegre RS
Tipo de Buggy : Buggy Emis Rosa
Motor 1600 carburação simples
Alternador cinap
Rodas 255/75 R15 na trazeira
Rodas 175/80 R14 na dianteira
43cm do chão
Pronto para qualquer aventura !!
Pontos : 4310
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por Levi_RS Ter Jan 15, 2013 4:45 pm

Levi_Cati escreveu:o Buggy é Zero ?
Tem que ver se oe motor e novo !!!
Acho que pode ser uma trinca no cabeçote !


Meu velho disse para dar uma verificada se seu radiador de oleo esta com a tela inteira !!
e citou:

Radiador de oleo
Suspiro do oleo
E a telinha do bujao do oleo intupida
Tudo baratinho e facil verificaçao pode ser que seu buggy esta na hora de trocar o oleo e conferir se nao misturarao oleo sintetico com mineral !!
Boa sorte !
Levi_RS
Levi_RS
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 90
Idade : 37
Localização : Porto Alegre RS
Tipo de Buggy : Buggy Emis Rosa
Motor 1600 carburação simples
Alternador cinap
Rodas 255/75 R15 na trazeira
Rodas 175/80 R14 na dianteira
43cm do chão
Pronto para qualquer aventura !!
Pontos : 4310
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por vfortunato Ter Jan 15, 2013 5:28 pm

jperson escreveu:A fumaça deve ser do oleo passando para a camara de combustão.
A fumaça é preta ou branca?

A fumaça é branca, imagine o seguinte vc tira o pé e faz uma curva bem fechada para a direita, quando vc acelera ele sai um tufo de fumaça branca como se fosse o motor estourado, muita mesmo e depois para e nao sai mais nada, a impressao que dá é que quando o oleo afina pelo motor quente e se faz a curva ele penetra na camara de combustao pela valvula, sei lá valvula gasta? com 7000km seria possivel? misterios.....
vfortunato
vfortunato
Novato

Número de Mensagens : 7
Localização : bertioga
Tipo de Buggy : BRM M11 WAY
Pontos : 4104
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por vfortunato Ter Jan 15, 2013 5:29 pm

Bugólatra escreveu:estou achando que pode ser alguma válvula presa.
é meu proximo passo regular valvulas
vfortunato
vfortunato
Novato

Número de Mensagens : 7
Localização : bertioga
Tipo de Buggy : BRM M11 WAY
Pontos : 4104
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por vfortunato Ter Jan 15, 2013 5:31 pm

Levi_Cati escreveu:o Buggy é Zero ?
Tem que ver se oe motor e novo !!!
Acho que pode ser uma trinca no cabeçote !

Levi ele nao é zero mas esta com 7000km
vfortunato
vfortunato
Novato

Número de Mensagens : 7
Localização : bertioga
Tipo de Buggy : BRM M11 WAY
Pontos : 4104
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por vfortunato Ter Jan 15, 2013 5:33 pm

Levi_Cati escreveu:
Levi_Cati escreveu:o Buggy é Zero ?
Tem que ver se oe motor e novo !!!
Acho que pode ser uma trinca no cabeçote !


Meu velho disse para dar uma verificada se seu radiador de oleo esta com a tela inteira !!
e citou:

Radiador de oleo
Suspiro do oleo
E a telinha do bujao do oleo intupida
Tudo baratinho e facil verificaçao pode ser que seu buggy esta na hora de trocar o oleo e conferir se nao misturarao oleo sintetico com mineral !!
Boa sorte !


Meu unico medo de fazer isso é que tem de tirar o motor pra remover a capela e verificar o radiador de oleo, o oleo troquei agora , telinha do bujao , essa nao tinha pensado vou verificar, valew
vfortunato
vfortunato
Novato

Número de Mensagens : 7
Localização : bertioga
Tipo de Buggy : BRM M11 WAY
Pontos : 4104
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por jperson Ter Jan 15, 2013 6:36 pm

Pode ter problema na montagem de seu motor.
Tenta uma regulagem de valvulas e ve se muda algo.
Pode ser acentamento das mesmas.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10737
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por GTMartini Qua Jan 16, 2013 5:25 am

vfortunato escreveu:
GTMartini escreveu:Deve ser cabeçote trincado. Qdo esquenta a trinca abre e perde a potencia e da batida de pinos por cais da quina da trinca. Seu medidor de temperatura está com algum problema, ele deveria estar de auns 80 a 100 graus.

GTMartini boa tarde tambem acho que meu mostrador de temperatura deva estar com algum problema, mas será que com 7000km pode ser cabeçote trincado?

O cabeçote é novo ou retificado ou só foi desmontado e remontado?
Pode acontecer de ter dado algum problema e ter tricado sim, geralmente ocorre por mistura mto pobre, algum defeito ou nao viram a trinca qdo colocaram. É dificil ver a trinca, geralmente tem que limpar pra ver e parece que nao é nada, só um risquinho.
Nao acho que é guia de valvula pois o motor fica fraco qdo esquenta.
flw
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 43
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5581
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por Ed Qua Jan 16, 2013 8:34 am

Olá amigo, boas vindas. Seu filtro de ar é seco ou a oleo? A fumaça pode ser causada por estar caindo oleo no carbura, seria um "purgante" para o motor. Já o barulho pode ser por varios fatores inclusive folga no cabeçote, se for, talvez um reaperto resolva.
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6665
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por jperson Qua Jan 16, 2013 1:44 pm

O Ed tá correto, são duas grandes possibilidades.
Cabeçotes soltos normalmente dá uma ruido tipo"pof, pof, pof" quando o motor tá frio.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10737
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por Terrorista Qua Jan 16, 2013 2:28 pm

jperson escreveu:O Ed tá correto, são duas grandes possibilidades.
Cabeçotes soltos normalmente dá uma ruido tipo"pof, pof, pof" quando o motor tá frio.



JP .. A Onomatopéia foi fantástica!! hehehehe ....


Não acho que seja cabeçote solto. O Motor não esquentaría e muito menos bateria pino!
Também não creio que seja o Bura pois faria da mesma forma para o lado esquerdo!

Se fossem os respiros entupidos, a vareta do óleo já teria ido para o espaço!

Tá com cara de válvula presa e por estar presa pode ter danificado as sedes. E com certeza é cabeçote da esquerda! Quando ele faz curva para a direita o óleo por inércia tende a ir mais para aquele lado, encharcando mais o ponto que está dando vazamento para o cilindro.

Tente fazer um teste amigo ..... Tire os cabos de vela do lado esquerdo e acelere o buggy, veja como vai. Recoloque e tire os do lado direito. Acelere de novo.

Se um dos lados engasgar, e deve ser o esquerdo, repare se ele joga gasolina para cima, pela boca do Bura .. Se for isso, pode abrir pois ou tá trincado ou uma das válvulas está presa !

Abraço !!!!!!
Terrorista
Terrorista
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 314
Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo

Vulgo SOLUÇO

Pontos : 5190
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por Mad Well Qua Jan 16, 2013 3:02 pm

o ed ta correto o meu quando passo do nivel no oleo do filtro ele fumaça mesmo , pode ser agluma valvula que tenha prendido aberta e quadno faz a curva o oleo da tampa de valvulas corre pra dentro leva num boa ofcina manda desmontar tudo acionadores tuchos varetas limpar e monta tudo regulado
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6822
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

motor esquentando e com barulhos estranhos Empty Re: motor esquentando e com barulhos estranhos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos