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Dicas simples: Aumentar a durabilidade da bateria no fusca ou buggy

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Mensagem por lucianomartini Dom Dez 16, 2012 3:33 pm

Vi que muitos ainda tem problema com descarga de bateria no fusca e são poucos os eletrecistas e mecânicos que conhecem as minucias do veículo e já vão logo oferecendo alternador à troca do mesmo. Vou passar algumas dicas que com certeza vão melhorar muito a durabilidade das suas baterias - e você vai poder manter seu carro original mesmo que ele use dinamo!


1==Malha(cordoalha) de aterramento do assoalho ao câmbio - uma das principais causas de descarga da bateria em carros antigos(R$7,00 +ferramentas)
Se entrar embaixo do seu carro (pelo lado de tras), você verá uma espécie de malha metalica que liga o cambio no assoalho, parecida com o negativo da bateria. Veja na imagem:
fusca - Dicas simples: Aumentar a durabilidade da bateria no fusca ou buggy Foto_0045
Cada partida que você da no carro esta malha aquece por estar velha e conduzindo mau a eletricidade, este calor, é energia da sua bateria sendo jogada fora que deveria estar indo para o motor de partida, e não é pouca, muitas vezes esta queda é suficiente para estragar uma bateria nova. Vamos adicionar então uma malha extra de redundância para garantir que mesmos as peças já antigas tenham uma ótima condução.
Com uma chave 17(recomendo L17) e também uma 13, solte outro parafuso que não esta sendo usado pela malha atual no cambio e no assoalho e coloque a malha extra(R$3,00), de uma lixada nos contatos onde a malha vai ficar, e use arroelas para garantir a melhor condução, pronto agora você tem duas malhas de aterramento e sua bateria vai dar partidas bem mais leves. Veja como ficará:
fusca - Dicas simples: Aumentar a durabilidade da bateria no fusca ou buggy Foto_0044
Note também na figura acima que o aterramento antigo esta molhado de óleo que funciona como fita isolante atrapalhando severamente o aterramento. Assim trabalhar com mais de um aterramento evitará estes tipos de problema.
Se for mecher no aterramento velho também ou esta num fim de semana sem ter onde comprar o aterramento novo não recomendo que mude-o de lugar original, apenas limpe-o bem, e faça uma lixa nos contatos onde ele estava - óbviamente compre o aterramento extra assim que puder!
Entre outras vantagens desta dica estão: menor aquecimento da bobina, maior faísca, melhor funcionamento do condensador e por consequência do bom aterramento do condensador maior duração do platinado. Em carros com ignição eletrônica vai melhorar também o bom funcionamento e diminuir o aquecimento dos transistores.
Segurança: Use cavaletes para entrar embaixo do carro OU ao invés de ergue-lo, suba ou coloque o carro em tabuas mais largas que o pneu, estas tornando o carro mais alto permitem que você entre embaixo dele sem necessidade de ergue-lo. Esteja em um local plano e com o cambio engatado em primeira e freio de mão bem puxado![/b]


2==Arrume o afogador ou use o afogador R$0,00-50,00
O afogador fecha a entrada de ar, o que produz a mistura rica.
Uma mistura rica tem como característica gerar torque sem necessidade de altas rotações. Como este torque aumenta, o motor ainda girando lentamente(antes de pegar), começa a fazer parte da força necessária reduzindo assim o consumo da bateria. Pisar no acelerador ajuda mas não produz os mesmos efeitos do afogador (exceto nos carros com carburação dupla).  Se no frio o motor de partida estiver virando devagarzinho é possível melhorar a situação! Acione o afogador e vai ver como ele vai girar mais rápido! Originalmente o afogador devia ser acionado pelo painel antes da partida, mas se o seu já não funciona pode usar a imagem abaixo:
fusca - Dicas simples: Aumentar a durabilidade da bateria no fusca ou buggy Afogador
Depois de acionado até travar(faça um pouco de força), de partida no carro observe como agora o motor de partida deve girar mais leve. - Evite acelerar na partida com o afogador puxado pois não é necessário e vai apenas dificultar neste caso, exceto dar uma "casquinha" ;-). Como facilita o trabalho do motor de partida, seguir essa dica também diminui o consumo da sua bateria. Não esqueça de voltar o afogador ao  normal antes do  passeio...
Se tiver paciência: Para não ter mais problemas, re-ligue o cabo do afogador no painel para poder fazer este processo com comodidade.

Consulte o manual do seu carro para aprender mais sobre o uso do afogador!


3==Carro fabricado até anos 80(dinamo) + toca-cds (R$0,00)
Os toca-cds consomem mesmo desligados, pois ficam em stand-by(não adianta arrancar a frente deles). Apesar do consumo ser pequeno ele é a todo tempo, e por isso pode não ser compatível com a recarga lenta do dinamo - que em sua época usava toca-fitas (com acionamento mecânico).
Se vai utiliza-los em um carro com dinamo(carga lenta usada até os anos 79/80) ou um carro que fica muito tempo parado, um jeito de resolver isso é simplesmente ligar o toca-cd com a ignição, assim poderá usar o toca-cd com o motor ligado não tendo riscos de descarga, para tal basta ligar em qualquer conexão de um dos três primeiros fusíveis da esquerda para direita olhando de dentro do porta-malas. Para um carro com dinamo é praticamente obrigatório fazer essa ligação: Imagine só voce anda 30 minutos com o carro por dia e as outras 23:30 deixa ele com o toca-cd la descarregando, vai ficar sem bateria sem dúvida nenhuma, se o eletrecista não concorda(pq o toca-cd não gasta nada), então vai empurrar o carro muitas vezes ainda às custas deste pensamento, pois na época do seu fusca não existia esse dispositivo! Os antigos toca-fita tinham acionamento mecânico e por isso não precisavam ser ligados nestes 3 fusíveis como indiquei, mas para o toca-cd pode precisar.
fusca - Dicas simples: Aumentar a durabilidade da bateria no fusca ou buggy 9C06B130801185718_zo
Seja feliz com seu fusca e pode sim ouvir música no passeio, usando seu toca-cd.


4==Carro que é usado menos de 5 dias por semana ou que faz apenas pequenos trajetos (R$ 0,00)
Todo mundo sabe que carros que andam pouco ou ficam parados acabam descarregando a bateria. Dar partidas na garagem para recarregar a bateria, pode ser também um grave erro bem intencionado, pois cada partida, gasta cerca de 20 minutos de re-carga!
fusca - Dicas simples: Aumentar a durabilidade da bateria no fusca ou buggy Tired-battery
Para que o problema não aconteça novamente é simples, e leva menos de 5 minutos, simplesmente desconecte a cordoalha de aterramento da bateria quando não for usar o carro,  ela fica normalmente do lado esquerdo sobre a bateria, usando um alicate ou chave 12/13 e retire a cordoalha. O processo não oferece riscos para veículos antigos, não da choques ou curto(se tirar o negativo), e é extremamente simples e recomendado nestas situações - para que correr o risco de ter que comprar uma bateria nova?


5==Ponto do motor muito adiantado: (um dos principais motivos de descarga da bateria no fusca e outros) R$0,00
Se quando o seu veículo esquenta, você nota que o motor de partida gira com dificuldade, provavelmente o ponto esta muito adiantado.
Isto além de danificar o motor irá consumir sua bateria rapidamente.
No vídeo abaixo explico como efetuar a troca do platinado e também como ajustar o ponto do motor (estarei postando um vídeo só sobre o ponto):

Se estiver em uma situação como esta após ter parado para abastecer por exemplo, não insista a partida, simplesmente desligue o negativo da bateria e espere cerca de 1 hora para liga a bateria novamente, e somente depois disso faça uma nova tentativa.


6==Polos de bateria limpos e cabo de aterramento novinho! R$ 0,00-12,00
Faça o possível para que os polos de bateria tenham uma cor quase cromada, isto garante a melhor condutividade (a má condutividade gera calor e este calor é a energia gasta da sua bateria em nada), pode usar limpa contato que custa cerca de 6,00. Os plugs podem em último caso ser lixados suavemente com uma lixa dagua que vai te custar 2 reais. Lixe até sair a crosta, e se a bateria for muito velha pode dar uma lixadinha em seus contatos tbm, pode até usar lixa de unha usada pois deve fazer de leve. Troque se possível a malha de aterramento e não use ela se estiver desfiada, coloque uma malha nova. Vai custar mais 12 reais.
fusca - Dicas simples: Aumentar a durabilidade da bateria no fusca ou buggy Electra_distribuidora-73cb097e42d5e4f58aade6bbbc5c5db1
Encape com alguma borracha ou com fita isolante por cima o positivo do cabo de forma que não tenha riscos de curto com o banco. O negativo é ligado sempre na lataria.


7==Revise o dínamo (gerador) do seu fusca: R$ 5,00(valor das escovinhas)

(No vídeo acima, ainda tem outras revisões caso a troca das escovinhas não surta efeito)


8==Não apenas desengatar o carro antes da partida, mas pisar fundo na embreagem R$ 0,00
É bastante simples a dica, porém funciona para dar um ganho extra na sua bateria. Motor também ficará mais leve de girar facilitando a partida!
(Dica de _Douglas)


9==Revisão da parte elétricaR$25,00(valor médio do multímetro com medidor de amperagem)
Identifique se não há consumidores ou curto-circuito escondido no seu carro(siga o vídeo abaixo):

Se possível com uma lixa de unha ou uma lixa dagua, lixe com cuidado todos os contatos da sua caixa de fusíveis, retire um fio lixe e conecte novamente para não se perder. Mau-contato gera calor e calor é energia sendo desperdiçada.


10==Tenha um carregador e se sua bateria descarregou a ponto de precisar de tranco não use o dinamo ou alternador para carrega-la: R$15-30,00 (valor de carregador de bateria à lâmpada)
Se você usa o dinamo ou alternador para carregar a bateria depois de uma descarga que exigiu um tranco, esta no caminho errado, o tranco é bom para levar o carro para casa mas não é porque voce andou com o carro que a bateria já esta carregada mesmo que agora ela de uma partida. Garanto que cada vez que você fizer isso vai danificar sua bateria em 30% e não vai conseguir boa recarga, com o tempo vai ter que substitui-la por recarga incorreta(A recarga destes dispositivos não é suficientemente estabilizada, e é muito veloz, ou seja é segura apenas para repor uma bateria com meia carga).
Recarregue usando um carregador nem que seja destes mais baratos com lampada (R$ 15-30,00). Voce vai achar em hiper-mercados. Sempre tire a bateria do carro para recarga se necessário e de acordo com a velocidade do carregador e da capacidade da bateria deixe ela carregando com carinho e vai ficar ótimo! Carregadores de lâmpada demoram até 72 horas para carregar uma bateria - não há riscos de sobrecarga, porque a bateria para de receber carga depois de um certo limite.
fusca - Dicas simples: Aumentar a durabilidade da bateria no fusca ou buggy 1227486783203_bigPhoto_0



Agradecimentos à: Jperson, Fabricio, Lubisomem Alemão da comunidade Buggy e Bar por terem sido uma grande fonte de conhecimento.


TAGS: Bateria do fusca descarrega, bateria do fusca, fusca não pega, fusca dinamo problema, bateria descarrega, aumentar durabilidade da bateria. .


Última edição por lucianomartini em Qui Jul 16, 2015 9:25 pm, editado 20 vez(es)

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Mensagem por Beco Seg Dez 17, 2012 2:17 pm

Beleza de dicas, Luciano! É tua autoria? Se for, posso colocar no site do planeta?
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Mensagem por lucianomartini Ter Dez 18, 2012 6:40 pm

Sim carlão é da minha autoria postei também no fórum fusca brasil! O pessoal la gostou muito vários fuscas que não pegavam passaram a pegar logo depois de seguir já as primeiras dicas... até a moderação gostou! não imagina o qto fiquei feliz de ouvir um elogio desses de sua parte

Será uma honra para mim se divulgar meu tópico - ainda mais você sendo o chefe de uma fonte tão rica de informação!
=]

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Mensagem por jperson Ter Dez 18, 2012 7:14 pm

Voce tá ficando especialista em tutoriais Luciano.
Parabéns.
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Mensagem por lucianomartini Ter Dez 18, 2012 7:42 pm

Teve gente que me ensinou tudo aí de mecânica VW, jperson, fabricio, alemão, lubisomem...
só tenho de agradecer à eles... ehhehe

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Mensagem por Fred_ Ter maio 21, 2013 7:58 pm

Boas dicas
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Mensagem por lucianomartini Ter maio 21, 2013 8:13 pm

Ola Fred, muito obrigado amigo, qualquer dúvida volte!

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Mensagem por Joker Seg Jul 15, 2013 1:32 pm

Vou imprimir e colocar em uma pasta para consultas posteriores !! ^^
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Mensagem por lucianomartini Ter Mar 25, 2014 8:41 pm

Opa obrigado à todos pelos comentários!

Revisei o tópico, tornei ele mais resumido e preciso na detecção dos problemas acrescentando vídeos!
Inclusive agora ele ensina a arrumar o dínamo!

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Mensagem por wiltonsp Qua Mar 26, 2014 8:11 am

Parabens Luciano!!!  tutorial de primeira qualidade!!! OBRIGADO.
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Mensagem por giuseph Qua Mar 26, 2014 6:45 pm

Aos usuários de buggy reforço a 1º dica - Aterramento,

Como nossa carroceria é de fibra é necessário colocar aterramento nas lampadas,instrumentos, luzes.. enfim em todos os aparelhos, mas ao invés de puxar vários fios direto no chassis faça da seguinte forma :

Compre 03 barramento de distribuição 1 grande (varias vias) e 2 pequenos (poucas vias) ( R$ 5,00 a R$ 8,00  cada )
fusca - Dicas simples: Aumentar a durabilidade da bateria no fusca ou buggy 2011-03-28-12-18-35-barramento
Coloque o grande próximo do painel do carro e faça toda a distribuição do aterramento do painel através das vias de menor bitola( utilize uma via para cada instrumento ) com terminal de olhal pré isolado
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Terminando coloque um barramento na parte da frente do carro e faça a distribuição do aterramento para os faróis setas e qualquer outro equipamento que necessite, faça o mesmo procedimento para a parte traseira do carro, terminando esse procedimento utilize as vias de maior bitola para unir ( com fios ) os 2 barramentos menores ao barramento maior, e por ultimo faça o aterramento do barramento maior ao chassis do carro,


Esse procedimento elimina riscos de mal aterramento de instrumentos, pois em grande maioria utilizam vários conectores ligados ao chassis para servir de aterramento mas com o tempo esses conectores enferrujam ou mesmo ficam sujos causando mal contato e dificilmente conseguimos verificar isso, com esse sistema que mostrei, temos um esquema elétrico de aterramento totalmente visível e fácil de verificar, evitando o famosos fio enroscado no outro para passar o aterramento kkk

giuseph
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