Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CAMBIO

+4
Volnei S
fmgsm
Nil
Rick
8 participantes

Ir para baixo

CAMBIO Empty CAMBIO

Mensagem por Rick Qui Out 11, 2012 8:41 pm

Pessoal, estou pensando em trocar a caixa para 5 marcha, só não sei que relação usar 8.33 ou 8.31, pois no meu caso o carro esta em 4 marcha forçando como se tivesse que passar outra marcha, alguém pode me ajudar?
Rick
Rick
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 99
Idade : 62
Localização : RIO DE JANEIRO
Tipo de Buggy : EMIS, 1989, motor 1600, ignição eletronica BOSCH, alternador 95 A, rodas 13 e 14, 175/70/13 e 225/70/14, bancos PROCAR, suspensão trazeira a AR, ótimo para asfalto, tem jogo de rodas reserva aro 14 e 15, 185/60/14 , 9L15
Pontos : 5163
Data de inscrição : 31/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Nil Qui Out 11, 2012 8:46 pm

Rick escreveu:Pessoal, estou pensando em trocar a caixa para 5 marcha, só não sei que relação usar 8.33 ou 8.31, pois no meu caso o carro esta em 4 marcha forçando como se tivesse que passar outra marcha, alguém pode me ajudar?

RICK, É POSSIVEL QUE SEU CAMBIO SEJA DE FUSCA (8X35) E ESTA MUITO REDUZIDO. USAR CAMBIO DE 5 MARCHAS EM BUGGY NAO É O MAIS ADEQUADO, PRINCIPALMENTE PORQUE A QUINTA MARCHA ADAPTADA RONCA MUITO. SE O USO DO SEU BUGGY NAO FOR OFF ROAD, COLOQUE UM DIFERENCIAL 8X31.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10075
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por fmgsm Qui Out 11, 2012 10:04 pm

só por questão de organização, é bom levar esse tópico para o lugar certo...

por enquanto esta em: Promoções e Sorteios > Visite o Planeta 3

deveria estar em: Mecânica > Transmissão e Agregados

geek
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6307
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Rick Qui Out 11, 2012 10:22 pm

Nill, a caixa que verifiquei esta a venda no ML, no pessoal do adatpafusca, da uma olhada, eu liguei para eles e mencionam que ficaria ótima, vc como um bom conhecedor, que achas? eu consigo verificar pela numerção da caixa qual a minha relação?, no meu caso é só comprar uma relação como vc disse 8.31 que ficaria ótima? uso o buggy mais em asfalto e até mesmo barros, parei de usar na areia por motivo de já esta havendo algumas limitações, mesmo assim a areia aqui não é socada ela é fofa (Marica, Itaipuaçu, Ponta Negra, etc), quando colocava para andar na areia não conseguia passar a quarta, pois perdia força, areia pesada por motivo de ser fofa, bem por aqui é meio loucura, empenei duas mangas de eixo. como gosto do carros não quero detonar-lo. e olha que até coloquei suspensão a ar, amigo ficou ótimo, sem carga coloco pouca calibragem, com pessoal aumento a calibragem e se manter na mesma altura. apesar de ser proibido pelo CONTRAN.
mas voltando o que vc aconselha?
Rick
Rick
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 99
Idade : 62
Localização : RIO DE JANEIRO
Tipo de Buggy : EMIS, 1989, motor 1600, ignição eletronica BOSCH, alternador 95 A, rodas 13 e 14, 175/70/13 e 225/70/14, bancos PROCAR, suspensão trazeira a AR, ótimo para asfalto, tem jogo de rodas reserva aro 14 e 15, 185/60/14 , 9L15
Pontos : 5163
Data de inscrição : 31/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Volnei S Qui Out 11, 2012 10:36 pm

Qual a velocidade que parece que tá forçando a 4ª. Se for por volta de 100Km/h é normal para o boxer. Se for antes pode estar com a caixa reduzida, aí parte para a troca de relação. Caixa de 5 marchas no buggy com boxer já houvi comentários que não fica legal, no fusca talvez fique melhor.
Volnei S
Volnei S
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2201
Idade : 63
Localização : Emis com Portas
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7546
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Rick Qui Out 11, 2012 10:39 pm

boas Volnei, é em quarta mesmo, coloco até 120 e 140, força muito, pensei em colocar uma caixa com a 5, será que dá certo, outra coisa este tópico esta em lugar errado, como faço para mudar?
Rick
Rick
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 99
Idade : 62
Localização : RIO DE JANEIRO
Tipo de Buggy : EMIS, 1989, motor 1600, ignição eletronica BOSCH, alternador 95 A, rodas 13 e 14, 175/70/13 e 225/70/14, bancos PROCAR, suspensão trazeira a AR, ótimo para asfalto, tem jogo de rodas reserva aro 14 e 15, 185/60/14 , 9L15
Pontos : 5163
Data de inscrição : 31/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Nil Qui Out 11, 2012 10:53 pm

Rick escreveu:Nill, a caixa que verifiquei esta a venda no ML, no pessoal do adatpafusca, da uma olhada, eu liguei para eles e mencionam que ficaria ótima, vc como um bom conhecedor, que achas? eu consigo verificar pela numerção da caixa qual a minha relação?, no meu caso é só comprar uma relação como vc disse 8.31 que ficaria ótima? uso o buggy mais em asfalto e até mesmo barros, parei de usar na areia por motivo de já esta havendo algumas limitações, mesmo assim a areia aqui não é socada ela é fofa (Marica, Itaipuaçu, Ponta Negra, etc), quando colocava para andar na areia não conseguia passar a quarta, pois perdia força, areia pesada por motivo de ser fofa, bem por aqui é meio loucura, empenei duas mangas de eixo. como gosto do carros não quero detonar-lo. e olha que até coloquei suspensão a ar, amigo ficou ótimo, sem carga coloco pouca calibragem, com pessoal aumento a calibragem e se manter na mesma altura. apesar de ser proibido pelo CONTRAN.
mas voltando o que vc aconselha?

dÁ UMA LIDA AQUI:
https://planetabuggy.forumeiros.com/t936p20-caxia-de-cambio-com-cinco-marchas-5-vw-ar?highlight=5+marchas#31293

PODE SE DIZER QUE É NORMAL O QUE VC DESCREVEU SOBRE SEU BUGGY. MAS É PROVAVEL QUE SEU CAMBIO SEJA REDUZIDO E PARA PASSAR DE 12O SÓ COM CAMBIO LONGO MAS, TU VAI PRA ONDE A 140 POR HORAS????? SRSRRSRSRS
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10075
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Mad Well Qui Out 11, 2012 10:55 pm

olha rick nna minha opnião voce pode usar uma relaçao intermediaria mesmo(que provavelmente eh a que voce usa) 8x33 ja que voce tambem usa em areia! eh meio arriscado correr demais com o buggy amigo!
eu AXO que se a adaptação da quinta for bem feita mantendo a relação 8x33 e a relação das marchas eh viavel porem nao recomendavel correr muito em buggy... a rick outra coisa! eh apenas impressao porque um fusca/buggy/brasilia/variant/kombi a quarta marcha na velocidade maxima de 120 a 140 fica em torno de 2.800 rotações esse barulho eh da propria caixa se tiver um conta giros pode testar!
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6831
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Volnei S Qui Out 11, 2012 11:00 pm

Nos veículos doadores desta mecânica (originais), nesta velocidade é normal parecer forçar. A caixa de 5 marchas deve diminuir isto mas acho que a 5ª serve só para baixar o giro e perderá a força muito rápido. Não tenho certeza se é isto, mas logo alguem com mais conhecimento vai nos ajudar. O que sei desta caixa é que tem problemas de roncar e facil de quebrar.

Quanto ao tópico algum moderador fará isto não esquenta e vamos tratando aqui por enquanto.
Volnei S
Volnei S
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2201
Idade : 63
Localização : Emis com Portas
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7546
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Rick Qui Out 11, 2012 11:07 pm

Volnei, verifica no ML esta caixa, e de um parecer, o pessoal se denomina como adapta fusca, pelo , que eles falam ficaria ótima,, o Nill menciona em colocar uma relação 8.31, pode ser colocada em minha propria caixa? resolveria minha situação?
Rick
Rick
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 99
Idade : 62
Localização : RIO DE JANEIRO
Tipo de Buggy : EMIS, 1989, motor 1600, ignição eletronica BOSCH, alternador 95 A, rodas 13 e 14, 175/70/13 e 225/70/14, bancos PROCAR, suspensão trazeira a AR, ótimo para asfalto, tem jogo de rodas reserva aro 14 e 15, 185/60/14 , 9L15
Pontos : 5163
Data de inscrição : 31/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Mad Well Qui Out 11, 2012 11:17 pm

pode sim é a coroa 31(encaixes para os dentes) e o pinhao 8(dentes) mas se voce usar 8x31 nao vai ficar legal na areia porque nao tem um motor tao fortao assim sao poucos ap que usam 8x31 pega um conta giros e vai ver que eh apenas impressao
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6831
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Nil Sex Out 12, 2012 6:23 am

Volnei S escreveu:Nos veículos doadores desta mecânica (originais), nesta velocidade é normal parecer forçar. A caixa de 5 marchas deve diminuir isto mas acho que a 5ª serve só para baixar o giro e perderá a força muito rápido. Não tenho certeza se é isto, mas logo alguem com mais conhecimento vai nos ajudar. O que sei desta caixa é que tem problemas de roncar e facil de quebrar.

Quanto ao tópico algum moderador fará isto não esquenta e vamos tratando aqui por enquanto.

TÓPICO MOVIDO.

VOLNEI, ACONTECE EXATAMENTE ISSO, A QUINTA DESSA CAIXA É UMA OVER DRIVE E SÓ SERVE PARA BAIXAR O GIRO.


Última edição por Nil em Sex Out 12, 2012 6:27 am, editado 1 vez(es)
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10075
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Nil Sex Out 12, 2012 6:27 am

Rick escreveu:Volnei, verifica no ML esta caixa, e de um parecer, o pessoal se denomina como adapta fusca, pelo , que eles falam ficaria ótima,, o Nill menciona em colocar uma relação 8.31, pode ser colocada em minha propria caixa? resolveria minha situação?


COMO O MAD FALOU, A RELAÇÃO 8X33(IDEAL PRA BUGGY) JA MELHORIA MUTO SEU CASO. A 8X31 PERDE EM ARRANCADA, MAS VOCE FALOU QUE NÃO ANDA MAIS EM AREIA. A PROPIA ADAPTA FUSCA VENDE ESSA RELAÇÃO BARATINHA:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441237460-coroa-e-pinhao-cambio-de-fusca-brasilia-variant-1-8x33-8x35-_JM
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10075
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Mad Well Sex Out 12, 2012 11:03 am

nil a relaçao dele ja eh 8x33 ja que ele chega a 120 140 essa relacao nao deixaria alcançar!!! eu acho que se ele quer correr mais e poder andar em terrenos diferentes do asfalto ele deve dar uma encrementadinha no motor que o buggy vai correr mais e vai poder andar em outros tipos de terrenos... RICK EM LUGAR NENHUM SE ENGATA 4 MARCHA EM AREIA POR MAIS DURA QUE ELA SEJA NAO PODE POR MAIS QUE USE RELAÇAO 7X36
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6831
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Rick Seg Out 29, 2012 9:23 pm

Amigos, vê se podem ajudar, no fim de semana coloquei no asfalto levei um gps, onde tirei a velocidade real, independente do velocímetro, pois é cabo e pega na roda dianteira e não tem precisão. bem andei a 100km e o contagiro chegou a 3500 giro, acho que a relação esta em torno de 8x35, o que acham?
Se eu mudar para 8x33 ou 8x31 qual ficaria melhor?
pós e contra
Rick
Rick
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 99
Idade : 62
Localização : RIO DE JANEIRO
Tipo de Buggy : EMIS, 1989, motor 1600, ignição eletronica BOSCH, alternador 95 A, rodas 13 e 14, 175/70/13 e 225/70/14, bancos PROCAR, suspensão trazeira a AR, ótimo para asfalto, tem jogo de rodas reserva aro 14 e 15, 185/60/14 , 9L15
Pontos : 5163
Data de inscrição : 31/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por chevas Ter Abr 04, 2017 1:56 pm

Rick escreveu:Amigos, vê se podem ajudar, no fim de semana coloquei no asfalto levei um gps, onde tirei a velocidade real, independente do velocímetro, pois é cabo e pega na roda dianteira e não tem precisão.  bem andei a 100km e o contagiro chegou a 3500 giro, acho que a relação esta em torno de 8x35, o que acham?
Se eu mudar para 8x33 ou 8x31 qual ficaria melhor?
pós e contra
A dúvida é antiga mas tá valendo. Eu pessoalmente acho que a medição da velocidade por gps é menos precisa do que a do carro. A menos que vc não conheça ou não confie nada do que está no seu carro. Mas pode-se fazer o seguinte: peça pra um amigo com um carro mais moderno te acompanhar a uma velocidade constante, depois vcs comparam as velocidades. Agora a conversão de giro para saber a relação eu não sei, mas tem jeito. Tem umas dicas na internet, tipo medir a distância que o pneu traseiro percorre para uma volta do virabrequim e depois converte...dê uma pesquisada.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5877
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por chevas Ter Abr 04, 2017 2:02 pm

Resolvi postar aqui a minha dúvida pra não criar outro tópico...como sabem (se não sabem, vejam no tópico abaixo) a minha segunda está escapando. Não sei exatamente o que causa isso, mas pergunto: pode-se colocar o conjunto de engrenagens e luvas e sincronizadores de uma outra caixa, que esteja funcionando direito, para arrumar isso? Acho que essa caixa nunca foi aberta, e se for o caso, devem aparecer outros problemas. O melhor seria reformar essa 2ª que escapa, ou procurar outra caixa, o que acham?
[]'s

https://planetabuggy.forumeiros.com/t6574p25-oficina#99110
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5877
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Reinaldo Ter Abr 04, 2017 4:50 pm

Chevas, sua percepção pessoal sobre o GPS está errada... O GPS sempre vai ser mais preciso do que o velocímetro do carro, seja ele mecânico, digital, antigo ou moderno...

Para encontrar a relação de coroa e pinhão que tem no seu Buggy, com caixa VW a Ar, use esse aplicativo: http://www.gurgel800.com.br/diversos/calculo.php

Selecione a medida de rodas e pneus (Tração), escolha o cambio com a relação que vc acha que tem no seu Buggy e verifique a tabela para ver qual velocidade vc deveria ter com essa relação em 4ª marcha. Depois faça um teste com o Buggy para ver se bate a velocidade, de preferência usando um GPS...

Com relação ao anel sincronizado, coloque novos se abrir a caixa...

Veja o vídeo: https://youtu.be/KzLC1xvOWrk
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7166
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por chevas Ter Abr 04, 2017 6:11 pm

Valeu Reinaldo.
[]`s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5877
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty rebocar

Mensagem por raul neto Sex Abr 21, 2017 3:10 pm

OI, preciso rebocar uma kombi sem motor e caixa com o cambão, isso é possivel?

raul neto
Novato

Número de Mensagens : 1
Localização : são gonçalo, RJ
Tipo de Buggy : Buggy 72
Pontos : 2534
Data de inscrição : 21/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

CAMBIO Empty Re: CAMBIO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos