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Troca da Alavanca do Câmbio

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Mensagem por Convidad Ter Dez 11, 2012 5:59 am

antonio cotta escreveu:qual o lubrificante que a gente usa na montagem da alavanca??? Graxa de chassi mesmo???

Cuidado com a raxa,se for a base de calcio pode dar problema(fica muito duro e com o tempo,tende a forçar o tranbulador e todo o sistema em si)graxa de chassi normalmente é de calcio(é aquela graxa preta e bem grudenta que é indicada para protejer da oxidação,difícil de sair,essa não é legal),já vi dar muito problema.O bom seria usar uma graxa indicada para movimento,como a indicada para rolamentos a base se lítio,e se for uma com adição de grafite,melhor ainda.

Abraço e espero que tenha ajudado

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Mensagem por antonio cotta Ter Dez 11, 2012 2:33 pm

Valeu combatente!
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Mensagem por Bugólatra Ter Dez 11, 2012 4:07 pm

Armando não é bem assim não amigo, ele vai usar é graxa não é cimento não, a graxa de cálcio só não é indicada para rolamentos porque com o giro dos rolamentos ela é expulsa pelas esferas e endurece um pouco e não volta novamente pra dentro dos rolamentos como acontece com a graxa azul que com o calor causado pela rotação dos rolamentos ela derrete um pouco e volta novamente para lubrificar as esferas e isso não acontece com a graxa de cálcio, apenas isso, mas pra usar na alavanca não tem perigo dela endurecer ao ponto de se perceber não, muito menos forçar o trambulador, isso não acontece de jeito nenhum, sempre que eu troco a alavanca eu uso essa graxa escura mesmo e nunca tive problema nenhum inclusive eu troquei novamente a uns 2 meses atrás e usei novamente a dita graxa e até agora não apresentou nenhum problema e espero que nos próximos dez anos continue assim.
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Mensagem por Convidad Ter Dez 11, 2012 7:41 pm

Bugólatra escreveu:Armando não é bem assim não amigo, ele vai usar é graxa não é cimento não, a graxa de cálcio só não é indicada para rolamentos porque com o giro dos rolamentos ela é expulsa pelas esferas e endurece um pouco e não volta novamente pra dentro dos rolamentos como acontece com a graxa azul que com o calor causado pela rotação dos rolamentos ela derrete um pouco e volta novamente para lubrificar as esferas e isso não acontece com a graxa de cálcio, apenas isso, mas pra usar na alavanca não tem perigo dela endurecer ao ponto de se perceber não, muito menos forçar o trambulador, isso não acontece de jeito nenhum, sempre que eu troco a alavanca eu uso essa graxa escura mesmo e nunca tive problema nenhum inclusive eu troquei novamente a uns 2 meses atrás e usei novamente a dita graxa e até agora não apresentou nenhum problema e espero que nos próximos dez anos continue assim.



Tudo bem!Mas estou falando de eficiencia mecanica e o que é o mais indicado!Meus carros rodam cada um mais ou menos 10.000km por ano,eles não são bibelos de garagem e andam muito e muitas vezes no limite,pois a maioria desses km são feitos em auto estradas!Agora quer usar qualquer coisa,vai funcionar,vai!Pois por sorte o carro aguenta,mais não é o mais indicado,se no seu carro funciona com qualquer coisa o meus não!!Possuo os dois a muitos anos(mais de dez anos)e eu mesmo retifico meus motores e faço qualquer correção ou adaptação mecanica pois minha vida é essa,eu vivo e bem disso,não sou um curioso qualquer com vontade de aparecer na internet!Só comecei a participar deste site por causa de algumas idéias muito coesas de alguns participantes(entre eles:Nil e J person) agora se for por esse caminho,pelo visto,fiz uma escolha errada!E isso sei admitir quando o faço!

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Mensagem por Bugólatra Ter Dez 11, 2012 8:35 pm

amigo pra lubrificar a alavanca e proporciona-la uma boa eficiência mecânica em termos de lubrificação qualquer graxa serve, inclusive a de cálcio pois na alavanca ela não vai aquecer nem entrar em contato com água ou com partes elétricas que são suas únicas contra indicações, eu concordo com você que a graxa azul é bem melhor, é claro, mas acho que ela só é indispensável em rolamentos, mas isso é apenas minha opinião pessoal e ninguém é obrigado a concordar não, eu lhe parabenizo por você ter essa disposição de você próprio consertar seu carro, eu confesso que não tenho mais essa mesma disposição não mas acompanho passo a passo todos os serviços feitos pelos mecânicos inclusive conferindo tudo e opinando quando necessário, eu discordei de você que ela vai endurecer e prejudicar o trambulador por que a anos e anos eu uso esse tipo de graxa nos meus carros sem nunca apresentar esse tipo de problema. cheers
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Mensagem por Gui Kaufmann Ter Dez 11, 2012 10:18 pm

Armando f escreveu:
Bugólatra escreveu:Armando não é bem assim não amigo, ele vai usar é graxa não é cimento não, a graxa de cálcio só não é indicada para rolamentos porque com o giro dos rolamentos ela é expulsa pelas esferas e endurece um pouco e não volta novamente pra dentro dos rolamentos como acontece com a graxa azul que com o calor causado pela rotação dos rolamentos ela derrete um pouco e volta novamente para lubrificar as esferas e isso não acontece com a graxa de cálcio, apenas isso, mas pra usar na alavanca não tem perigo dela endurecer ao ponto de se perceber não, muito menos forçar o trambulador, isso não acontece de jeito nenhum, sempre que eu troco a alavanca eu uso essa graxa escura mesmo e nunca tive problema nenhum inclusive eu troquei novamente a uns 2 meses atrás e usei novamente a dita graxa e até agora não apresentou nenhum problema e espero que nos próximos dez anos continue assim.



Tudo bem!Mas estou falando de eficiencia mecanica e o que é o mais indicado!Meus carros rodam cada um mais ou menos 10.000km por ano,eles não são bibelos de garagem e andam muito e muitas vezes no limite,pois a maioria desses km são feitos em auto estradas!Agora quer usar qualquer coisa,vai funcionar,vai!Pois por sorte o carro aguenta,mais não é o mais indicado,se no seu carro funciona com qualquer coisa o meus não!!Possuo os dois a muitos anos(mais de dez anos)e eu mesmo retifico meus motores e faço qualquer correção ou adaptação mecanica pois minha vida é essa,eu vivo e bem disso,não sou um curioso qualquer com vontade de aparecer na internet!Só comecei a participar deste site por causa de algumas idéias muito coesas de alguns participantes(entre eles:Nil e J person) agora se for por esse caminho,pelo visto,fiz uma escolha errada!E isso sei admitir quando o faço!

Desculpe, viu alguém por aqui que apenas queira aparecer na internet? Acho que não. Ninguém é obrigado a aceitar sem direito de resposta o que é dito nesse fórum, então respeite a opinião e a resposta dos outros, e não é porque alguém discordou de vc que vc precisa se estressar.
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Mensagem por Elvis Qua Dez 12, 2012 6:32 am

Vamo deixar isso pra lá...
Buggy em 1º lugar...
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Mensagem por Fabrício®© Qua Dez 12, 2012 11:39 am

É isso ai gente, vamos tocar o buggy, boas opniões são sempre bem vindas!
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Mensagem por Fabrício®© Qua Dez 12, 2012 11:53 am

Eu gostaria de fazer somente duas pequenas correçoes neste tópico que possivelmente ocorreu uma pequena confusão na hora da postagem.

Este é o trambulador;
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E estes abaixo que são os acopladores;

Brasilia
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Fusca
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Mensagem por gersaum Qui Jan 17, 2013 5:18 pm

alguem sabe o nome das peças 12,13 e 14?? é facil de achar para comprar? meu buggy entra a ré qdo engato a segunda e vou trocar essas peças para ver se melhora.

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Mensagem por jperson Qui Jan 17, 2013 5:49 pm

A 12 não troca, é presa ao chassi.
A 13 é a bucha do varão e a 14 o anel trava.
Compra nas autopeças, é barato.
Troca a chapa guia da alavanca também(num 6).
Quando voce coloca a segunda marcha e entra a ré, pode ser esta chapa, as duas marchas são no mesmo local, só a ré e para baixo no movimento da alavanca, esta chapa é também a trava para isto não acontecer.
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Mensagem por Fabrício®© Qui Jan 17, 2013 9:33 pm

Grande Jperson, perfeito! Gostaria de ressaltar também uma coisa, se a ré estiver sendo acionada qd vai engatar a terceira é porque o trabulador está desregulado e a chapa guia + alavanca + bucha do varão e acoplador podem estar com desgaste, mas o principal é você olhar com precisão a chapa guia e a alavanca, na parte inferior da alavanca entre a bola e o chapeu tem uma especia de disco, este disco não pode ter desgaste, pois ele é guiado pela chapa guia, e se estiver desgastado qd vc encosta a alavanca no lado esquerdo ela chama a ré e isso não pode ocorrer sem a alavanca ser pressionada para baixo e para trás.
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Mensagem por gersaum Sex Jan 18, 2013 4:07 am

valeu! valeu! percebi que a bucha do varao é bi partida, eu preciso tirar o varao para a troca? ou posso abrir ela e colocar? e o anel trava nem tenho ideia de como se coloca.

valeu!!!

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Mensagem por jperson Sex Jan 18, 2013 5:15 am

Tem que tirar o varão, sai pelo furo central na suspesão dianteira.
Na verdade o que precisa é apenas lçeva-lo para a frente patra poder colocar a bucha nele.
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Mensagem por Fabrício®© Sex Jan 18, 2013 5:17 am

tem que tirar o varão para trocar, senão ela não entra. o varão sai pela frente, da um bom trabalhinho para trocar, se vc nao tem experiencia com mecânica vale a pena pagar para fazer pq é bem chatinho...
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Mensagem por Fabrício®© Sex Jan 18, 2013 5:18 am

pontei junto com jperson... rsrsrs
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cambio - Troca da Alavanca do Câmbio - Página 3 Empty alavanca de câmbio do fusca

Mensagem por Capt Gottlieb Sáb Jun 06, 2015 3:32 pm

Nil escreveu:   DICAZINHA SIMPLES MAS QUE ALGUNS AINDA NÃO SABEM.

VISITEM ESSE BLOG:
http://fuscaclubeaurea.blogspot.com.br/2011/08/mecanica-troca-da-alavanca-do-cambio.html

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Por favor, o que são exatamente os itens 6, 12, 13, 14 e 10?
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Mensagem por Beco Seg Jun 08, 2015 4:17 pm

a 6 é uma placa que serve de orientação para o movimento da alavanca. Pode gastar e ficar mais difícil de fazer as mudanças. Fica embaixo da peça 1, por cima do túnel.

a 13 é uma buchinha que serve para apoiar o varão, sendo que a 14 é uma arruela de segurança para prender esta bucha.

a 10 é o acoplamento que fica sob a placa metálica no final do túnel. Os gringos tem esta peça em poliuretano.

Mas este é um dos trabalhos mais chatos para se fazer em um fusca ou derivado. Nos buggies ainda tem o problema da haste ser encurtada, o que pode ter sido mal feito e ser ainda mais difícil.
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Mensagem por chevas Qua Nov 09, 2016 5:48 am

Desenterrando... geek

Complementando a resposta do Carlão, a peça nº 12 é uma chapa que fica dentro do túnel e é fixa nele. O olhal inferior serve para segurar a bucha do varão e consequentemente o próprio varão. Nos buggies com chassi tubular isso tudo é feito numa peça como esta da foto abaixo, que normalmente também serve de suporte para os cabos de embreagem, acelerador e freio de mão:

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Mensagem por Capt Gottlieb Seg Ago 27, 2018 11:41 am

Regulando a alavanca de câmbio do Fusca


       A posição da coifa metálica que fixa a alavanca de câmbio sobre o túnel do Fusca é o que dá a regulagem da mesma. O sistema é um tanto primitivo, mas é assim que funciona. Afinal o projeto do carro é da década de 30 e precisava ter custo baixo. É por isso que muitas pessoas quando vão retirar a alavanca, por qualquer motivo, costumam marcar com caneta hidrográfica a posição da coifa sobre o túnel.
1. D1- Desaperte os dois parafusos de 13 mm que fixam a alavanca no túnel, porém sem tirar a alavanca do lugar. Isto deixará a alavanca mole e todas as marchas devem engatar facilmente.
2. E2- Engate várias vezes as quatro marchas, Ré e também o ponto morto.
3. Engate a 3ª marcha e segure nesta posição. Comece então a apertar os parafusos e deixe a alavanca firme sobre o túnel.
4. A3- Após esta manobra as marchas deverão engatar de modo correto e sem dificuldade.
5. SSe não for obtido resultado satisfatório solte novamente os parafusos 13 mm e repita o item 2. Deixe em ponto morto e empurre a coifa mais para direita (estibordo) ou esquerda (bombordo). É por tentativa e erro, até se obter a regulagem desejada.


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