Troca da Alavanca do Câmbio
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
antonio cotta escreveu:qual o lubrificante que a gente usa na montagem da alavanca??? Graxa de chassi mesmo???
Cuidado com a raxa,se for a base de calcio pode dar problema(fica muito duro e com o tempo,tende a forçar o tranbulador e todo o sistema em si)graxa de chassi normalmente é de calcio(é aquela graxa preta e bem grudenta que é indicada para protejer da oxidação,difícil de sair,essa não é legal),já vi dar muito problema.O bom seria usar uma graxa indicada para movimento,como a indicada para rolamentos a base se lítio,e se for uma com adição de grafite,melhor ainda.
Abraço e espero que tenha ajudado
Convidad- Convidado
Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Valeu combatente!
antonio cotta- Interessado
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Armando não é bem assim não amigo, ele vai usar é graxa não é cimento não, a graxa de cálcio só não é indicada para rolamentos porque com o giro dos rolamentos ela é expulsa pelas esferas e endurece um pouco e não volta novamente pra dentro dos rolamentos como acontece com a graxa azul que com o calor causado pela rotação dos rolamentos ela derrete um pouco e volta novamente para lubrificar as esferas e isso não acontece com a graxa de cálcio, apenas isso, mas pra usar na alavanca não tem perigo dela endurecer ao ponto de se perceber não, muito menos forçar o trambulador, isso não acontece de jeito nenhum, sempre que eu troco a alavanca eu uso essa graxa escura mesmo e nunca tive problema nenhum inclusive eu troquei novamente a uns 2 meses atrás e usei novamente a dita graxa e até agora não apresentou nenhum problema e espero que nos próximos dez anos continue assim.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Bugólatra escreveu:Armando não é bem assim não amigo, ele vai usar é graxa não é cimento não, a graxa de cálcio só não é indicada para rolamentos porque com o giro dos rolamentos ela é expulsa pelas esferas e endurece um pouco e não volta novamente pra dentro dos rolamentos como acontece com a graxa azul que com o calor causado pela rotação dos rolamentos ela derrete um pouco e volta novamente para lubrificar as esferas e isso não acontece com a graxa de cálcio, apenas isso, mas pra usar na alavanca não tem perigo dela endurecer ao ponto de se perceber não, muito menos forçar o trambulador, isso não acontece de jeito nenhum, sempre que eu troco a alavanca eu uso essa graxa escura mesmo e nunca tive problema nenhum inclusive eu troquei novamente a uns 2 meses atrás e usei novamente a dita graxa e até agora não apresentou nenhum problema e espero que nos próximos dez anos continue assim.
Tudo bem!Mas estou falando de eficiencia mecanica e o que é o mais indicado!Meus carros rodam cada um mais ou menos 10.000km por ano,eles não são bibelos de garagem e andam muito e muitas vezes no limite,pois a maioria desses km são feitos em auto estradas!Agora quer usar qualquer coisa,vai funcionar,vai!Pois por sorte o carro aguenta,mais não é o mais indicado,se no seu carro funciona com qualquer coisa o meus não!!Possuo os dois a muitos anos(mais de dez anos)e eu mesmo retifico meus motores e faço qualquer correção ou adaptação mecanica pois minha vida é essa,eu vivo e bem disso,não sou um curioso qualquer com vontade de aparecer na internet!Só comecei a participar deste site por causa de algumas idéias muito coesas de alguns participantes(entre eles:Nil e J person) agora se for por esse caminho,pelo visto,fiz uma escolha errada!E isso sei admitir quando o faço!
Convidad- Convidado
Re: Troca da Alavanca do Câmbio
amigo pra lubrificar a alavanca e proporciona-la uma boa eficiência mecânica em termos de lubrificação qualquer graxa serve, inclusive a de cálcio pois na alavanca ela não vai aquecer nem entrar em contato com água ou com partes elétricas que são suas únicas contra indicações, eu concordo com você que a graxa azul é bem melhor, é claro, mas acho que ela só é indispensável em rolamentos, mas isso é apenas minha opinião pessoal e ninguém é obrigado a concordar não, eu lhe parabenizo por você ter essa disposição de você próprio consertar seu carro, eu confesso que não tenho mais essa mesma disposição não mas acompanho passo a passo todos os serviços feitos pelos mecânicos inclusive conferindo tudo e opinando quando necessário, eu discordei de você que ela vai endurecer e prejudicar o trambulador por que a anos e anos eu uso esse tipo de graxa nos meus carros sem nunca apresentar esse tipo de problema.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Armando f escreveu:Bugólatra escreveu:Armando não é bem assim não amigo, ele vai usar é graxa não é cimento não, a graxa de cálcio só não é indicada para rolamentos porque com o giro dos rolamentos ela é expulsa pelas esferas e endurece um pouco e não volta novamente pra dentro dos rolamentos como acontece com a graxa azul que com o calor causado pela rotação dos rolamentos ela derrete um pouco e volta novamente para lubrificar as esferas e isso não acontece com a graxa de cálcio, apenas isso, mas pra usar na alavanca não tem perigo dela endurecer ao ponto de se perceber não, muito menos forçar o trambulador, isso não acontece de jeito nenhum, sempre que eu troco a alavanca eu uso essa graxa escura mesmo e nunca tive problema nenhum inclusive eu troquei novamente a uns 2 meses atrás e usei novamente a dita graxa e até agora não apresentou nenhum problema e espero que nos próximos dez anos continue assim.
Tudo bem!Mas estou falando de eficiencia mecanica e o que é o mais indicado!Meus carros rodam cada um mais ou menos 10.000km por ano,eles não são bibelos de garagem e andam muito e muitas vezes no limite,pois a maioria desses km são feitos em auto estradas!Agora quer usar qualquer coisa,vai funcionar,vai!Pois por sorte o carro aguenta,mais não é o mais indicado,se no seu carro funciona com qualquer coisa o meus não!!Possuo os dois a muitos anos(mais de dez anos)e eu mesmo retifico meus motores e faço qualquer correção ou adaptação mecanica pois minha vida é essa,eu vivo e bem disso,não sou um curioso qualquer com vontade de aparecer na internet!Só comecei a participar deste site por causa de algumas idéias muito coesas de alguns participantes(entre eles:Nil e J person) agora se for por esse caminho,pelo visto,fiz uma escolha errada!E isso sei admitir quando o faço!
Desculpe, viu alguém por aqui que apenas queira aparecer na internet? Acho que não. Ninguém é obrigado a aceitar sem direito de resposta o que é dito nesse fórum, então respeite a opinião e a resposta dos outros, e não é porque alguém discordou de vc que vc precisa se estressar.
Gui Kaufmann- Desbravador Master
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Vamo deixar isso pra lá...
Buggy em 1º lugar...
Buggy em 1º lugar...
Elvis- Super Desbravador
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
É isso ai gente, vamos tocar o buggy, boas opniões são sempre bem vindas!
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
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Data de inscrição : 02/12/2009
Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Eu gostaria de fazer somente duas pequenas correçoes neste tópico que possivelmente ocorreu uma pequena confusão na hora da postagem.
Este é o trambulador;
E estes abaixo que são os acopladores;
Brasilia
Fusca
Este é o trambulador;
E estes abaixo que são os acopladores;
Brasilia
Fusca
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
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Data de inscrição : 02/12/2009
Re: Troca da Alavanca do Câmbio
alguem sabe o nome das peças 12,13 e 14?? é facil de achar para comprar? meu buggy entra a ré qdo engato a segunda e vou trocar essas peças para ver se melhora.
gersaum- Buggueiro
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Tipo de Buggy : em fase de aquisição de um bugre ano 1974
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Data de inscrição : 11/12/2011
Re: Troca da Alavanca do Câmbio
A 12 não troca, é presa ao chassi.
A 13 é a bucha do varão e a 14 o anel trava.
Compra nas autopeças, é barato.
Troca a chapa guia da alavanca também(num 6).
Quando voce coloca a segunda marcha e entra a ré, pode ser esta chapa, as duas marchas são no mesmo local, só a ré e para baixo no movimento da alavanca, esta chapa é também a trava para isto não acontecer.
A 13 é a bucha do varão e a 14 o anel trava.
Compra nas autopeças, é barato.
Troca a chapa guia da alavanca também(num 6).
Quando voce coloca a segunda marcha e entra a ré, pode ser esta chapa, as duas marchas são no mesmo local, só a ré e para baixo no movimento da alavanca, esta chapa é também a trava para isto não acontecer.
jperson- Moderador
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Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Grande Jperson, perfeito! Gostaria de ressaltar também uma coisa, se a ré estiver sendo acionada qd vai engatar a terceira é porque o trabulador está desregulado e a chapa guia + alavanca + bucha do varão e acoplador podem estar com desgaste, mas o principal é você olhar com precisão a chapa guia e a alavanca, na parte inferior da alavanca entre a bola e o chapeu tem uma especia de disco, este disco não pode ter desgaste, pois ele é guiado pela chapa guia, e se estiver desgastado qd vc encosta a alavanca no lado esquerdo ela chama a ré e isso não pode ocorrer sem a alavanca ser pressionada para baixo e para trás.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
valeu! valeu! percebi que a bucha do varao é bi partida, eu preciso tirar o varao para a troca? ou posso abrir ela e colocar? e o anel trava nem tenho ideia de como se coloca.
valeu!!!
valeu!!!
gersaum- Buggueiro
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Localização : santo andre
Tipo de Buggy : em fase de aquisição de um bugre ano 1974
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Data de inscrição : 11/12/2011
Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Tem que tirar o varão, sai pelo furo central na suspesão dianteira.
Na verdade o que precisa é apenas lçeva-lo para a frente patra poder colocar a bucha nele.
Na verdade o que precisa é apenas lçeva-lo para a frente patra poder colocar a bucha nele.
jperson- Moderador
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Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Troca da Alavanca do Câmbio
tem que tirar o varão para trocar, senão ela não entra. o varão sai pela frente, da um bom trabalhinho para trocar, se vc nao tem experiencia com mecânica vale a pena pagar para fazer pq é bem chatinho...
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Data de inscrição : 02/12/2009
Re: Troca da Alavanca do Câmbio
pontei junto com jperson... rsrsrs
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
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Data de inscrição : 02/12/2009
alavanca de câmbio do fusca
Por favor, o que são exatamente os itens 6, 12, 13, 14 e 10?Nil escreveu: DICAZINHA SIMPLES MAS QUE ALGUNS AINDA NÃO SABEM.
VISITEM ESSE BLOG:
http://fuscaclubeaurea.blogspot.com.br/2011/08/mecanica-troca-da-alavanca-do-cambio.html
Capt Gottlieb- Interessado
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Tipo de Buggy : VW BAJA BUGGY motor 1600
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Re: Troca da Alavanca do Câmbio
a 6 é uma placa que serve de orientação para o movimento da alavanca. Pode gastar e ficar mais difícil de fazer as mudanças. Fica embaixo da peça 1, por cima do túnel.
a 13 é uma buchinha que serve para apoiar o varão, sendo que a 14 é uma arruela de segurança para prender esta bucha.
a 10 é o acoplamento que fica sob a placa metálica no final do túnel. Os gringos tem esta peça em poliuretano.
Mas este é um dos trabalhos mais chatos para se fazer em um fusca ou derivado. Nos buggies ainda tem o problema da haste ser encurtada, o que pode ter sido mal feito e ser ainda mais difícil.
a 13 é uma buchinha que serve para apoiar o varão, sendo que a 14 é uma arruela de segurança para prender esta bucha.
a 10 é o acoplamento que fica sob a placa metálica no final do túnel. Os gringos tem esta peça em poliuretano.
Mas este é um dos trabalhos mais chatos para se fazer em um fusca ou derivado. Nos buggies ainda tem o problema da haste ser encurtada, o que pode ter sido mal feito e ser ainda mais difícil.
Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Desenterrando...
Complementando a resposta do Carlão, a peça nº 12 é uma chapa que fica dentro do túnel e é fixa nele. O olhal inferior serve para segurar a bucha do varão e consequentemente o próprio varão. Nos buggies com chassi tubular isso tudo é feito numa peça como esta da foto abaixo, que normalmente também serve de suporte para os cabos de embreagem, acelerador e freio de mão:
[]'s
Complementando a resposta do Carlão, a peça nº 12 é uma chapa que fica dentro do túnel e é fixa nele. O olhal inferior serve para segurar a bucha do varão e consequentemente o próprio varão. Nos buggies com chassi tubular isso tudo é feito numa peça como esta da foto abaixo, que normalmente também serve de suporte para os cabos de embreagem, acelerador e freio de mão:
[]'s
chevas- Moderador
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Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5878
Data de inscrição : 09/10/2010
Re: Troca da Alavanca do Câmbio
Regulando a alavanca de câmbio do Fusca
A posição da coifa metálica que fixa a alavanca de câmbio sobre o túnel do Fusca é o que dá a regulagem da mesma. O sistema é um tanto primitivo, mas é assim que funciona. Afinal o projeto do carro é da década de 30 e precisava ter custo baixo. É por isso que muitas pessoas quando vão retirar a alavanca, por qualquer motivo, costumam marcar com caneta hidrográfica a posição da coifa sobre o túnel.
1. D1- Desaperte os dois parafusos de 13 mm que fixam a alavanca no túnel, porém sem tirar a alavanca do lugar. Isto deixará a alavanca mole e todas as marchas devem engatar facilmente.
2. E2- Engate várias vezes as quatro marchas, Ré e também o ponto morto.
3. Engate a 3ª marcha e segure nesta posição. Comece então a apertar os parafusos e deixe a alavanca firme sobre o túnel.
4. A3- Após esta manobra as marchas deverão engatar de modo correto e sem dificuldade.
5. SSe não for obtido resultado satisfatório solte novamente os parafusos 13 mm e repita o item 2. Deixe em ponto morto e empurre a coifa mais para direita (estibordo) ou esquerda (bombordo). É por tentativa e erro, até se obter a regulagem desejada.
Capt Gottlieb- Interessado
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Idade : 77
Localização : Amparo SP
Tipo de Buggy : VW BAJA BUGGY motor 1600
VW BUGGY GAIOLA motor 1600
Pontos : 3249
Data de inscrição : 27/05/2015
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