Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvidas sobre gelcoat??????

+2
Pietro
Morcego
6 participantes

Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty duvidas sobre gelcoat??????

Mensagem por Morcego Qui Dez 11, 2008 1:54 pm

ola amigos!!lixei meu buggy até a fibra,reparie as trincas;agora o proximo passo seria:aplicar o gel coat ,dar massa poliester,mais fundo PU e por fim a pintura PU?;ou posso dar massa poliester,mais fundo PU,e pintar . cada um fala uma coisa, dizem que o gelcoat é só para fazer moldes de peças??qual o correto pois a reforma é definitiva e quero fazer bem feito!!!!!!aguardando respostas pois o pintor quer começar amanha!!.valeu.

Morcego
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 50
Idade : 55
Localização : santa rita do passa quatro
Tipo de Buggy : menon tupy
Pontos : 5707
Data de inscrição : 01/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty Re: duvidas sobre gelcoat??????

Mensagem por Pietro Qui Dez 11, 2008 5:39 pm

Tudo que sei é o que está no livro "Aprendendo Fibra de Vidro" e lá não fala em Gelcolt para reparos, memso por que o acabamento do gelcolt é feito na cera do molde, o que não vai acontecer se você aplicá-lo sobre a fibra, o lado que vai aparecer é o lado fosco.
Sendo assim, é levar côco, reparar os defeitos mais profundos com fibra, os médios com plastic, e dar acabamento com massa de poliester. Deixar secar uns três dias no sol, corrigir novos defeitos. Depois vem o prime PU, e depois a pintura.
ACHO que é isso. Nunca pintei, mas acompanho de perto a reforma do SM.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7630
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty Re: duvidas sobre gelcoat??????

Mensagem por Beco Sex Dez 12, 2008 4:40 am

Eu já coloquei gel coat sobre a fibra, mas ele não é feito para isto. Inclusive, a cura total é feita sem oxigênio, já que ele fica entre a fibra e o molde (não se espera a catalização completa para fazer a laminação).

Usa um fundo PU de alto sólidos para o início da preparação da base para pintura. Se for preciso corrigir algum detalhe, usa massa poliéster e não lixa com água, apenas à seco. Água somente na última camada de fundo.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11886
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty GEL COAT

Mensagem por VIVINHOM Sex Dez 12, 2008 4:46 am

Caro morcego, o gel nada mais é do que um desmoldante para formas se queres fazer um molde basta passar cêra a base de carnaúba ou vaselina líquida, mas como esse não é o seu objetivo... é fazer como disse o PIETRO e boa sorte.

Um grde. abraço
ALVARO
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9332
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty GEOCOAT

Mensagem por VIVINHOM Sex Dez 12, 2008 4:52 am

É CARLÃO, o detalhe da lixa à seco eu já sabia, mas o interessante é o detalhe da oxigenação por assim dizer, bem interessante mesmo.

Um grde. abraço

ALVARO
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9332
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty Re: duvidas sobre gelcoat??????

Mensagem por Beco Sex Dez 12, 2008 5:17 pm

vivinhom escreveu:Caro morcego, o gel nada mais é do que um desmoldante para formas se queres fazer um molde basta passar cêra a base de carnaúba ou vaselina líquida, mas como esse não é o seu objetivo... é fazer como disse o PIETRO e boa sorte.

Um grde. abraço
ALVARO



Desculpa, Álvaro, mas o gel não é um desmoldante. Ele é uma camada - bem grossa, por sinal - que protege a fibra de interferências externas e dá acabamento. Era bastante comum, por exemplo, os buggies não serem pintados, mas terem uma camada de gel coat colorizada. Meu buggy só foi pintado na década de 80, quase 10 anos depois de montado. Até então, tinha apenas o gel branco. O desmoldante mais comumente utilizado industrialmente é o álcool polivinílico. A cera, inclusive, também não é um desmoldante em si. Serve mais para proteger a forma e para possibilitar a ação mais nivelada, digamos assim, do álcool polivinílico.

O álcool é colocado em cada vez que se usa a mesma forma. Já a cera pode ser reaplicada a um número bem maior de desmoldagens.

duvidas sobre gelcoat?????? Laranjal

Aí está o Velho, com seu gel coat branco... não tinha muitas fotos deste período, pois não acreditava que iria ficar com ele tanto tempo! Very Happy



Grande abraço e bom final de semana! Vou estar sem o Velho, pois o Dane está em Tarumã e fiquei sem o motor de arranque... Sad

Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11886
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty Re: duvidas sobre gelcoat??????

Mensagem por jalbas Sex Dez 12, 2008 6:26 pm

Professor Carlão obrigado pela aula. Tem uma semana que adquirí um baldinho com 2 litros de gel preto(importado do Guarujá-SP) para retocar internamente meu buguinho e estava cismado se seria essa a opção correta. Agora vou botar a mão na massa, aliás, como não tenho aplicador eu uso um rolinho ou uma trincha para aplicar/pintar?
jalbas
jalbas
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 250
Idade : 70
Localização : Goiânia - GO
Tipo de Buggy : Cooper
Pontos : 5843
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty gel coat

Mensagem por Nil Sáb Dez 13, 2008 4:47 pm

o gel só deve ser aplicado diretamente na fibra. serve como base(primer) para receber a tinta. aqui na nossa empresa é comum remover toda a camada velha de tinta e aplicar gel coat. antigamente aplicavamos poliuretano entretanto tem um custo alto e muito trabalhoso de aplicar.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10075
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty GEL

Mensagem por VIVINHOM Seg Dez 15, 2008 8:44 am

Carlão escreveu:
vivinhom escreveu:Caro morcego, o gel nada mais é do que um desmoldante para formas se queres fazer um molde basta passar cêra a base de carnaúba ou vaselina líquida, mas como esse não é o seu objetivo... é fazer como disse o PIETRO e boa sorte.

Um grde. abraço
ALVARO



Desculpa, Álvaro, mas o gel não é um desmoldante. Ele é uma camada - bem grossa, por sinal - que protege a fibra de interferências externas e dá acabamento. Era bastante comum, por exemplo, os buggies não serem pintados, mas terem uma camada de gel coat colorizada. Meu buggy só foi pintado na década de 80, quase 10 anos depois de montado. Até então, tinha apenas o gel branco. O desmoldante mais comumente utilizado industrialmente é o álcool polivinílico. A cera, inclusive, também não é um desmoldante em si. Serve mais para proteger a forma e para possibilitar a ação mais nivelada, digamos assim, do álcool polivinílico.

O álcool é colocado em cada vez que se usa a mesma forma. Já a cera pode ser reaplicada a um número bem maior de desmoldagens.

duvidas sobre gelcoat?????? Laranjal

Aí está o Velho, com seu gel coat branco... não tinha muitas fotos deste período, pois não acreditava que iria ficar com ele tanto tempo! Very Happy



Grande abraço e bom final de semana! Vou estar sem o Velho, pois o Dane está em Tarumã e fiquei sem o motor de arranque... Sad



É verdade prof. Carlão, quando me informei não tive as devidas orientações, ou falta de atenção da minha parte, não seria o gel aquela cor que vem nas piscinas de fibra? Seria aquela lisura da parte interna? Quanto ao desmoldante uso os que mencionei devido ao custo, inclusive um amigo usa cêra de passar em chão para esse fim e vi o resultado final, não sei se ele usa algum tipo de pruduto para remover a gordura que deve ficar na peça, a título de barateamento é o que uso e a propósito, aproveito para desculpar-me com o MORCEGO pela informação errada e agradecer ao CARLÃO pelo contato (1º) e explicações a cerca do equívoco.

Um grde. abraço

ALVARO
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9332
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty GEL

Mensagem por VIVINHOM Seg Dez 15, 2008 8:50 am

NIL ARAUJO escreveu:o gel só deve ser aplicado diretamente na fibra. serve como base(primer) para receber a tinta. aqui na nossa empresa é comum remover toda a camada velha de tinta e aplicar gel coat. antigamente aplicavamos poliuretano entretanto tem um custo alto e muito trabalhoso de aplicar.

NIL, o gel para ficar com aquela lisura é necessário proceder o lixamento como se fosse pintar um carro normal ou existe outro método que também desconheço?

Um grde. abraço

ALVARO
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9332
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty GELCOAT

Mensagem por VIVINHOM Seg Dez 15, 2008 10:08 am

Morcego escreveu:ola amigos!!lixei meu buggy até a fibra,reparie as trincas;agora o proximo passo seria:aplicar o gel coat ,dar massa poliester,mais fundo PU e por fim a pintura PU?;ou posso dar massa poliester,mais fundo PU,e pintar . cada um fala uma coisa, dizem que o gelcoat é só para fazer moldes de peças??qual o correto pois a reforma é definitiva e quero fazer bem feito!!!!!!aguardando respostas pois o pintor quer começar amanha!!.valeu.

Morcego, para tentar reparar meu erro Embarassed vá até (pintura, preparação final) e clique em como usar o gel, o amigo André dá altas dicas e sequências .
Desculpe-me
Um grde. abraço

ALVARO
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9332
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty Re: duvidas sobre gelcoat??????

Mensagem por Beco Seg Dez 15, 2008 3:15 pm

Bobagem, Alvaro! Só erra quem faz, não é mesmo? Também dou meus pitacos errados e sou corrigido pelos mais atentos. Até foi bom para se discutir um pouco mais sobre o assunto que é sempre polêmico, pois não é só tecnica envolvida, mas também gostos e preferências. E, sim, aquele azul das piscinas é o próprio gelcoat.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11886
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty desculpas do que!!!!!

Mensagem por Morcego Seg Dez 15, 2008 3:30 pm

vivinhom escreveu:
Morcego escreveu:ola amigos!!lixei meu buggy até a fibra,reparie as trincas;agora o proximo passo seria:aplicar o gel coat ,dar massa poliester,mais fundo PU e por fim a pintura PU?;ou posso dar massa poliester,mais fundo PU,e pintar . cada um fala uma coisa, dizem que o gelcoat é só para fazer moldes de peças??qual o correto pois a reforma é definitiva e quero fazer bem feito!!!!!!aguardando respostas pois o pintor quer começar amanha!!.valeu.

Morcego, para tentar reparar meu erro Embarassed vá até (pintura, preparação final) e clique em como usar o gel, o amigo André dá altas dicas e sequências .
Desculpe-me
Um grde. abraço

ALVARO
caro amigo alvaro ! que desculpas,que nada!! nos gostamos das mesmas coisas(nossos brinquedinhos)e aqui no planeta é para nos discutirmos nossas duvidas,e aprimorar nossos conhecimentos sobre buggys.é isso aì!!! forte abraço amigão!!!

Morcego
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 50
Idade : 55
Localização : santa rita do passa quatro
Tipo de Buggy : menon tupy
Pontos : 5707
Data de inscrição : 01/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty Re: duvidas sobre gelcoat??????

Mensagem por jalbas Qua Dez 17, 2008 3:27 pm

NIL ARAUJO escreveu:o gel só deve ser aplicado diretamente na fibra. serve como base(primer) para receber a tinta. aqui na nossa empresa é comum remover toda a camada velha de tinta e aplicar gel coat. antigamente aplicavamos poliuretano entretanto tem um custo alto e muito trabalhoso de aplicar.

Nil, como é a primeira vez que vou usar o gel eu gostaria que vc fizesse a gentileza de me informar o seguinte: Depois que eu adicionar o catalisador ele dura pouco tempo como a massa plástica ou demora? Já que não tenho aplicador vc recomendaria um rolinho de espuma, de lã ou uma trincha? Demora cerca de quantas horas para sumir o cheiro forte(nem abrí o balde e a radio-patroa já está reclamando)...rsrs.
jalbas
jalbas
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 250
Idade : 70
Localização : Goiânia - GO
Tipo de Buggy : Cooper
Pontos : 5843
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre gelcoat?????? Empty Re: duvidas sobre gelcoat??????

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos