Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

+4
Beco
Volnei S
Waybecker
Eichenberg
8 participantes

Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por Eichenberg Seg Abr 23, 2012 10:17 pm

Para ler o capítulo anterior, clique aqui!

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Poatapes.th

Domingo, 22 de abril, 10 horas da manhã. Acordamos, eu e a Michele, olhei pela janela e aquele baita dia! Friozinho, mas um belo e ensolarado dia. O que fazer? "Que tal irmos de BUGRE até Tapes? Eu tenho que pegar as ferramentas no barco, unimos o útil ao agradável!".
A Michele topou, nos vestimos apropriadamente como se fossemos para o polo norte, pois estava friozinho... de leve, pois no sol esquentava bastante.
Fomos até a garagem, verifiquei o óleo, a gasolina, presão dos pneus e saímos rumo a BR 116. Passamos a ponte do Guaíba, ponte sobre o Saco da Alemoa e logo em seguida saí da 116 para entrar na estrada do conde. Seguimos até o jardim Santa Rita, onde tomamos a 116 novamente. Passa Guaíba, passa o pedágio, passa a Barra do Ribeiro e resolvi parar no Posto das Cucas para abastecer, já que não posso encher o tanque devido a um vazamento quando o tanque está cheio.
Verifiquei o óleo e achei estranho... estava levemente baixo, mas não esquentei pois se mantinha no nível marcado (máximo) na vareta quando funcionando o motor. Seguimos adiante e à medida que nos aproximávamos do entroncamento para Tapes (conhecido como esquina de Tapes, o céu ia ficando mais encoberto e mais fria ficava a temperatura.
Vento frio, buggy saltitante, posição de dirigir incômoda, pois o parabrisa está muito baixo, o boné tentando voar da cabeça o tempo inteiro, o motor estranhamente sem força na quarta marcha mas com bom torque e força nas outras, barulho infernaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllll! Mas tava muito bom!
Chegamos por volta das 12:30h, fomos direto almoçar e logo em seguida recebemos uns pinguinhos de chuva, uma núvem isolada. Um problemão se a coisa aumentasse, pois não tenho capota no bugre! Mas foi só e passou. A Michele foi dar a dormidinha básica pós-almoço e eu comecei a separar as ferramentas e pô-las no buggy. Logo em seguida, verifiquei o nível de óleo e me surpreendi; estava na marca mínima da vareta, o que é preocupante, pois tenho filtro de óleo e radiador, quase um litro a mais de óleo. O buggy nivelado, liguei o motor e o óleo sumiu da vareta! Desliguei e peguei um litro de óleo no posto, do qual transferi para o cárter mais ou menos meio litro. MEIO LITRO! Prá onde foi meio litro de óleo? Em 110 km rodados?
Pelas 15:00h iniciamos o retorno. Na esquina de Tapes verifiquei o óleo, acima do nível marcado na vareta, pus um pouco de gasolina e "vamo que vamo"!
Senti (ou imaginei) que o motor estava um pouco mais solto, até precisei esticar a terceira numa ultrapassagem mal calculada (estava a uns 70km/h) mas assim que passei para a 4a marcha, o motor ficou chôcho. Tenho a impressão que um dos antigos donos alongou a 4a marcha não sei prá que... mais um ítem a ser verificado.
A volta pareceu mais rápida, a temperatura subindo e as núvens sumindo à medida que Porto Alegre se aproximava, o bugre chamando a atenção de quem passava (ou estavam com pena daquele casal maluco, quem sabe?) e logo chegamos em Porto Alegre, ambos faceiros com a indiada.
E de noite, depois de voltar do shopping, passamos na garagem e verifiquei novamente o óleo... baixou um pouco, mas não o meio-litro que baixou na ida. Quem sabe pelo motor estar com apenas 300km? Estava com 100 km quando saímos para Tapes. Ou quem sabe está com algo mal montado? Decidi que quando chegar aos 1000 km, se continuar com o excesso de vibração e consumindo óleo, vou abri-lo para ver qual o problema.
É isso, pessoALL, mais uma história do Eichenberg e seu BUGRE!

Abraços!



Próximo capítulo -> CLIQUE AQUI!


Última edição por Eichenberg em Ter maio 15, 2012 9:53 am, editado 2 vez(es)
Eichenberg
Eichenberg
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 260
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS
Tipo de Buggy : VW BUGRE II ano 1977
Pontos : 5401
Data de inscrição : 09/04/2010

https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100000879828638

Ir para o topo Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Re: Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por Waybecker Seg Abr 23, 2012 10:36 pm

grande berg,passou do lado da minha casa hehehe!moro no bairro Sans-Soucy na estrada do conde,que indiada bacana,é isso ai conforme vai andando vai vendo os pontos no buggy em que ele prescisa de melhorias ou uma manutenção.

ainda bem que não chuveu né,kkk

grande abraço.



waybecker
Waybecker
Waybecker
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1652
Idade : 45
Localização : Eldorado do Sul RS
Tipo de Buggy : Way em perfeitas condições para o que der e vier.amarelo indianapolys
Pontos : 7178
Data de inscrição : 23/06/2009

http://www.papaterra-rs.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Re: Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por Volnei S Ter Abr 24, 2012 12:06 am

[quote="Eichenberg"]
......Verifiquei o óleo estava levemente baixo....... o motor estranhamente sem força na quarta marcha mas com bom torque e força nas outras, barulho infernaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllll! Mas tava muito bom!....... verifiquei novamente o óleo....... baixou um pouco, mas não o meio-litro que baixou na ida. Quem sabe pelo motor estar com apenas 300km?
Não se preocupe Berg as reações do buggy boxer com pneus grandes são estas mesmas. Muito torque até a 3ª marcha e quarta só para manter a velocidade. Se estiver desconfiado de que tem algo errado peça para algum bugueiro experiente andar com o seu e ver se é isto mesmo. Quanto ao óleo na ida você diz que o motor foi feito novo, provavel algum anel não estava bem assentado e deixou passar para a câmara de combustão. Na volta, "as coisas" já se ageitaram e está tudo certo.
Volnei S
Volnei S
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2201
Idade : 63
Localização : Emis com Portas
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7537
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Re: Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por Beco Ter Abr 24, 2012 6:38 am

Bueno, como tu buggy está com filtro e radiador, pode ser que estivesse com um pouco de ar neste sistema.Vai controlando, para ver se a coisa se acomodou... Quanto à quarta marcha, estavas com a pior situação possível: sem capota e com parabrisa reto. Isso realmente segura o buggy, por incrivel que possa parecer. E a quarta marcha do fusca é desmultiplicada, ou seja é uma overdrive nativa, muito longa. Já que vais trocar o parabrisa, coloca um sistema rebatível! É como andar de moto, sem perigo de cair... É o melhor que tem no meu Gurgel.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11877
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Re: Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por jperson Ter Abr 24, 2012 4:42 pm

Para motores recem retificados existe um consumo de oleo, não sei se tanto.
Preste atenção na fumaça, se tiver branca é oleo queimado, se preta é so mistura muito rica.
Acho que esse consumo de oleo deve regularizar com o motor mais acentado(segundo a fabrica é normal o consumo de até um litro em 1000 km).


Última edição por jperson em Ter Abr 24, 2012 7:57 pm, editado 1 vez(es)
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10737
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Re: Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por fmgsm Ter Abr 24, 2012 6:19 pm

aproveitando para tirar uma dúvida, não seria melhor o cara no lugar do radiador dentro da capela, ser colocado dois tubos, e colocar ele externamente, sendo que adicionar um filtro de óleo, ao invés de por ali na bomba de óleo?

só um detalhe, o próprio cárter do motor boxer vw, é um radiador(também)?
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6298
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Re: Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por Volnei S Ter Abr 24, 2012 9:44 pm

O radiador dentro da capela recebe primeiro o fluxo de ar frio que vai ser jogado contra as camisas para resfriamento do motor.
Volnei S
Volnei S
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2201
Idade : 63
Localização : Emis com Portas
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7537
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Re: Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por Convidad Ter Abr 24, 2012 10:34 pm

Berg seu motor foi retificado há pouco tempo, deve estar muito justo e sem o devido assentamento dos anéis... pode estar passando um pouco de óleo que acaba sendo queimado. Isso deve durar ainda um tempinho até tudo se ajustar, mas mantenha atenção e vigilância!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Re: Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por fmgsm Ter Abr 24, 2012 10:50 pm

Volnei S escreveu:O radiador dentro da capela recebe primeiro o fluxo de ar frio que vai ser jogado contra as camisas para resfriamento do motor.

isso ai eu sei... a minha dúvida era, se num era melhor, fazer isso, no lugar de por a bomba de óleo com saída.

no caso o óleo que é bombeado, se o cara adicionar o filtro, vai demorar mais para lubrificar as engrenagens na partida, né isso?
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6298
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Re: Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por Pietro Qua Abr 25, 2012 8:07 pm

Quando montei a mangueira soltou e jogou mais de um litro para fora em 2 segundos.... É muito óleo que esta bomba joga.Very Happy

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7621
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Re: Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por Eichenberg Qui Abr 26, 2012 8:05 pm

@Waybecker - Chê, da próxima vez te prometo que passo por aí prá te conhecer pessoalmente!

@Volney, @Carlão, @JPerson e @Marcio - Vou observar melhor, pois agora não entendi mesmo... aquele 1/2 litro reapareceu e agora estou com MAIS meio litro... parece coisa de maluco (até mostrei prô Farina) e desde segunda-feira tenho andado e observado o óleo, tá com excesso... Mas por enquanto apenas vou observar e deixar o tempo correr.

Agora vou me preocupar em montar o parabrisa, pois já chegou a nova armação e a borracha e retirar o capô para ter acesso ao tanque de gasolina (não necessáriamente nesta ordem) e aproveitar prá fazer o chicote sugerido, fibrar os furos e recolocar os limpadores de parabrisa.

Agradeço a vocês pelas dicas e sugestões e participação.

Grande abraço!



Eichenberg
Eichenberg
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 260
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS
Tipo de Buggy : VW BUGRE II ano 1977
Pontos : 5401
Data de inscrição : 09/04/2010

https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100000879828638

Ir para o topo Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Re: Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por Farina Qui Abr 26, 2012 9:42 pm

Boa Sorte Meu Amigo, estamos sempre a disposição é só chegar!!!
Farina
Farina
Superintendente
Superintendente

Número de Mensagens : 804
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Farina F-1600
Pontos : 6574
Data de inscrição : 12/05/2008

http://www.farinaautomoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo? Empty Re: Porto Alegre/Tapes de BUGRE ou... cadê aquele meio litro de óleo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos