Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

+5
Gustavo
Beco
Fabiano Marques
Bugólatra
Ccal
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Ccal Sex Abr 06, 2012 8:05 pm

Olá, amigos

Desculpem a confusão. Acho que, fiz alguma bobagem e postei duas vezes.
Estou ainda tentando me entender neste "novo forum" ... Para entrar fico meio perdido.
- - - - - - - - - - - - -

O objetivo deste tópico e desenvolver um medidorde RPM, ou seja um conta-giros de precisão,
com um projeto aberto, que possa ser reproduzido facilmente.


Num 2/ : Especificação

1. Geral

Projeto com memória de calculo detalhada, permitindo adaptação para outras condições de uso.

Simulador de circuito "free" , para testes.

Não usar componentes "exóticos" de difícil aquisição.

Permitir montagem simples em placa experimental.

Ser robusto, preciso, de baixo custos e sem uso de uProcessador.

Dispor de proteção não destrutiva, nas saídas e entradas.

Permitir ajuste do RPM de marcha lenta,900 RPM com precisão melhor que 1% .


2. Especificações Técnicas ADotadas

Facilidades Automonia – usa a bateria do buggy, para alimentação dos circuitos internos.

RPM – VOM digital e Visual com bar-graph
Motor boxer 4cilind -> Precisão <2% de 900 a 2000 RPM
Precisão <1% em 900 rpm

RPM Entrada Ligada direto no platinado.

RPM Saída 1RPM/mVdc; ex.: 1800RPm-> 180mV , para motores 4 cilindros.

Isolação 240 Vac

Proteção Entrada alimentaçao : 10-15Vdc : inversão de polaridade e sobretensão.
RPM Entrada platinado : 62 kohm - resistiva - alta impedancia.



3. Desenvolvimento - Motor de quatro tempos e quatro cilindros

Buggy VW, com distribuidor e platinado mecanico :

Em um motor de 4 cilindros e 4 tempos, o distribuidor gira na metade da rotação do motor.
Rotação do motor max = 5000 rpm ; Rotação do motor min (marcha lenta) = 850 rpm
Angulo de Permanência = 1000 rpm -> 29 a 37 graus; 3000 rpm -> 45 a 58 graus (?)

O tempo que o "platinado" permanece aberto é função do came do distribuidor(dado fixo) e da abertura ajustável do

platinado (0,4 mm). Maior abertura, maior o tempo aberto.

Em alta rotação uma abertura maior que o recomendável, pode reduzir o tempo de carga da bobina e reduzir a tensão na

saída da bobina.
Platinado fechado-> tempo de carga na bobina e platinado aberto -> tempo de descarga e "faísca" na vela .
O período do sinal é função da RPM e não depende do ajuste do platinado.


Cálculo do sinal gerado pelo platinado :

Rotação motor mx = 5.000 rpm
Rotação do distribuidor mx = Rotação motor/2 = 2.500 rpm
Pulso por Cilindro = Rotação do distribuidor = 2.500 pulsos/minuto em um cilindro
Resalto no Came do distribuidor = 4
Pulso no Platinado = 4xRotação do distribuidor = 10.000 pulsos/minuto

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rotaçao Rotação Pulso/mnt Frequencia Período Obs
Motor Distribuidor Platinado (Hz) (ms)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
5000 2500 10000 166.67 6.0
2500 1250 5000 83.33 12.0
1000 500 2000 33.33 30.0
850 425 1700 28.33 35.3 MLenta=900-800rpm
------------------------------------------------------------------------------------------------------------




// por hoje é só ...

[],Ccal

Ccal
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 43
Localização : SP / RJ
Tipo de Buggy : Savana
Pontos : 5555
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Ccal Sex Abr 06, 2012 8:07 pm

Embolou na colagem ....vou corrigir

Eta encrenca ! Ccal

Ccal
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 43
Localização : SP / RJ
Tipo de Buggy : Savana
Pontos : 5555
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Bugólatra Sex Abr 06, 2012 8:09 pm

Ccal escreveu:Olá, amigos

Desculpem a confusão. Acho que, fiz alguma bobagem e postei duas vezes.
Estou ainda tentando me entender neste "novo forum" ... Para entrar fico meio perdido.
- - - - - - - - - - - - -

O objetivo deste tópico e desenvolver um medidorde RPM, ou seja um conta-giros de precisão,
com um projeto aberto, que possa ser reproduzido facilmente.


Num 2/ : Especificação

1. Geral

Projeto com memória de calculo detalhada, permitindo adaptação para outras condições de uso.

Simulador de circuito "free" , para testes.

Não usar componentes "exóticos" de difícil aquisição.

Permitir montagem simples em placa experimental.

Ser robusto, preciso, de baixo custos e sem uso de uProcessador.

Dispor de proteção não destrutiva, nas saídas e entradas.

Permitir ajuste do RPM de marcha lenta,900 RPM com precisão melhor que 1% .


2. Especificações Técnicas ADotadas

Facilidades Automonia – usa a bateria do buggy, para alimentação dos circuitos internos.

RPM – VOM digital e Visual com bar-graph
Motor boxer 4cilind -> Precisão <2% de 900 a 2000 RPM
Precisão <1% em 900 rpm

RPM Entrada Ligada direto no platinado.

RPM Saída 1RPM/mVdc; ex.: 1800RPm-> 180mV , para motores 4 cilindros.

Isolação 240 Vac

Proteção Entrada alimentaçao : 10-15Vdc : inversão de polaridade e sobretensão.
RPM Entrada platinado : 62 kohm - resistiva - alta impedancia.



3. Desenvolvimento - Motor de quatro tempos e quatro cilindros

Buggy VW, com distribuidor e platinado mecanico :

Em um motor de 4 cilindros e 4 tempos, o distribuidor gira na metade da rotação do motor.
Rotação do motor max = 5000 rpm ; Rotação do motor min (marcha lenta) = 850 rpm
Angulo de Permanência = 1000 rpm -> 29 a 37 graus; 3000 rpm -> 45 a 58 graus (?)

O tempo que o "platinado" permanece aberto é função do came do distribuidor(dado fixo) e da abertura ajustável do

platinado (0,4 mm). Maior abertura, maior o tempo aberto.

Em alta rotação uma abertura maior que o recomendável, pode reduzir o tempo de carga da bobina e reduzir a tensão na

saída da bobina.
Platinado fechado-> tempo de carga na bobina e platinado aberto -> tempo de descarga e "faísca" na vela .
O período do sinal é função da RPM e não depende do ajuste do platinado.


Cálculo do sinal gerado pelo platinado :

Rotação motor mx = 5.000 rpm
Rotação do distribuidor mx = Rotação motor/2 = 2.500 rpm
Pulso por Cilindro = Rotação do distribuidor = 2.500 pulsos/minuto em um cilindro
Resalto no Came do distribuidor = 4
Pulso no Platinado = 4xRotação do distribuidor = 10.000 pulsos/minuto

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rotaçao Rotação Pulso/mnt Frequencia Período Obs
Motor Distribuidor Platinado (Hz) (ms)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
5000 2500 10000 166.67 6.0
2500 1250 5000 83.33 12.0
1000 500 2000 33.33 30.0
850 425 1700 28.33 35.3 MLenta=900-800rpm
------------------------------------------------------------------------------------------------------------




// por hoje é só ...

[],Ccal
quando tu fizer um manda pra mim testa-lo.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Ccal Sex Abr 06, 2012 8:11 pm

Cálculo do sinal gerado pelo platinado :

Rotação motor mx = 5.000 rpm
Rotação do distribuidor mx = Rotação motor/2 = 2.500 rpm
Pulso por Cilindro = Rotação do distribuidor = 2.500 pulsos/minuto em um cilindro
Resalto no Came do distribuidor = 4
Pulso no Platinado = 4xRotação do distribuidor = 10.000 pulsos/minuto

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rotaçao Rotação Pulso/mnt Frequencia Período Obs
Motor Distribuidor Platinado (Hz) (ms)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
5000 2500 10000 166.67 6.0
2500 1250 5000 83.33 12.0
1000 500 2000 33.33 30.0
850 425 1700 28.33 35.3 MLenta=900-800rpm
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[], CCal

Ccal
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 43
Localização : SP / RJ
Tipo de Buggy : Savana
Pontos : 5555
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Fabiano Marques Sex Abr 06, 2012 8:26 pm

CCal, seria melhor se você colocasse essas informações em apenas um tópico.
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7246
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Bugólatra Sáb Abr 07, 2012 10:03 am

Fabiano Marques escreveu:CCal, seria melhor se você colocasse essas informações em apenas um tópico.

depois desse aviso já foi criado outro igual, com esse já são quatro.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Beco Sáb Abr 07, 2012 10:42 am

tentei fundir os tópicos mas me perdi... Ccal, faz um novo com o texto corrigido e vamos apagar os outros.

Funciona assim: se tiveres que corrigir, é só clicar em "editar" no topo do tópico e fazer a correção.

Para seguir com novas informações, clica em "responder" na parte de baixo do tópico e escreve as novidades.

Vamos lá, que a idéia é boa!!!
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11886
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Gustavo Sáb Abr 07, 2012 11:07 am

Que doideira , minha postagem sumiu ...
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6271
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Pietro Sáb Abr 07, 2012 2:48 pm

Acho que fundi....

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7630
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Convidad Sáb Abr 07, 2012 3:31 pm

Cada postagem estava virando um tópico, melhor assim!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Gustavo Dom Abr 08, 2012 2:13 pm

Mas mesmo assim algumas postagens sumiram ... nada de importante , só para registrar ...
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6271
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Bugólatra Dom Abr 08, 2012 6:39 pm

Pietro escreveu:Acho que fundi....

Márcio ® escreveu:Cada postagem estava virando um tópico, melhor assim!!

Gustavo escreveu:Mas mesmo assim algumas postagens sumiram ... nada de importante , só para registrar ...
Pietro você só fundiu um, ha mais outros dois tópicos desses que não foram fundidos nem excluídos.

Gustavo as suas postagens devem estar nesses outros 2 tópicos.

https://planetabuggy.forumeiros.com/t4240-rpm-ponta-de-prova-desenvolvimento#61311

https://planetabuggy.forumeiros.com/t4239-rpm-ponta-de-prova-desenvolvimento#61288
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Gustavo Seg Abr 09, 2012 8:05 am

Bugólatra escreveu:
Pietro escreveu:Acho que fundi....

Márcio ® escreveu:Cada postagem estava virando um tópico, melhor assim!!

Gustavo escreveu:Mas mesmo assim algumas postagens sumiram ... nada de importante , só para registrar ...
Pietro você só fundiu um, ha mais outros dois tópicos desses que não foram fundidos nem excluídos.

Gustavo as suas postagens devem estar nesses outros 2 tópicos.

https://planetabuggy.forumeiros.com/t4240-rpm-ponta-de-prova-desenvolvimento#61311

https://planetabuggy.forumeiros.com/t4239-rpm-ponta-de-prova-desenvolvimento#61288

ISSO ISSO ISSO !!!

Hehehe , nada de importante , mas acho que foi isso mesmo que aconteceu , não houve a fusão de todos .
Caramba , quantos tópicos foram abertos afinal ???
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6271
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Ccal Seg Abr 09, 2012 4:25 pm

Carlão, entendi !

Pensei que, usando o mesmo titulo, ficasse tudo junto automaticamente ...
agora percebo que, mesmo com o mesmo titulo, o forum entende que é novo tópico.

Se escrever no mesmo tópico, tem limite de tamanho de texto ?

Pode ir responder, no mesmo tópico sem problema de tamanho ?

[],Ccal

[],Ccal

Ccal
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 43
Localização : SP / RJ
Tipo de Buggy : Savana
Pontos : 5555
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Gustavo Ter Abr 10, 2012 2:10 pm

Vamos ao que interessa , hehehe !

Tô curioso Suspect
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6271
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Convidad Ter Abr 10, 2012 7:45 pm

Ccal escreveu:Carlão, entendi !

Pensei que, usando o mesmo titulo, ficasse tudo junto automaticamente ...
agora percebo que, mesmo com o mesmo titulo, o forum entende que é novo tópico.

Se escrever no mesmo tópico, tem limite de tamanho de texto ?

Pode ir responder, no mesmo tópico sem problema de tamanho ?

[],Ccal

[],Ccal

Sem problemas Ccal, você poderá escrever o texto sem limite de tamanho, como também respondê-lo livremente

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Ccal Ter Abr 10, 2012 9:11 pm

Olá amigos,

Então se o motor , dá 2 giros, o eixo do distribuidor dá 1 giro e temos 4 abertura/fechamento do platinado e logo 4 centelhas distribuidas pelas quatro velas.
Estes dados são importantes, pois o que vamos medir é a abertura/fechamento do platinado.

Também, vamos simular o circuito de ignição(bobina.capacitor e platinado) para "excitar" com maior realismo o Medidor de RPM .

Com o motor a 1000 RPM , teremos distribuidor em 500 RPM e 2000 abertura/fechamento do platinado por minuto , o que equivale a 2000/60= 33.33 abertura/fechamento do platinado por segundo, ou uma frequencia de 33.33Hz.

Como a frequencia é baixa, (como comparação a frequencia da rede eletrica (127Vac) no Brasil é 60 Hz), não será muito complexo medir a RPM.

O problema é obter uma incerteza(precisão) da ordem de 1%, com baixa complexidade e a baixo custo.

Simulação : Para simulação optamos pelo software gratuito CIRCUIT MAKER 6, versão student .
Este software é o suficiente para o projeto , pode ser obtido gratis (não é pirata) com o manual, na internet facilmente..
Quem quiser acompanhar , baixe o soft.

Por hoje é só,

[],CCal

Ccal
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 43
Localização : SP / RJ
Tipo de Buggy : Savana
Pontos : 5555
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Bugólatra Ter Abr 10, 2012 9:21 pm

Ccal escreveu:Olá amigos,

Então se o motor , dá 2 giros, o eixo do distribuidor dá 1 giro e temos 4 abertura/fechamento do platinado e logo 4 centelhas distribuidas pelas quatro velas.
Estes dados são importantes, pois o que vamos medir é a abertura/fechamento do platinado.

Também, vamos simular o circuito de ignição(bobina.capacitor e platinado) para "excitar" com maior realismo o Medidor de RPM .

Com o motor a 1000 RPM , teremos distribuidor em 500 RPM e 2000 abertura/fechamento do platinado por minuto , o que equivale a 2000/60= 33.33 abertura/fechamento do platinado por segundo, ou uma frequencia de 33.33Hz.

Como a frequencia é baixa, (como comparação a frequencia da rede eletrica (127Vac) no Brasil é 60 Hz), não será muito complexo medir a RPM.

O problema é obter uma incerteza(precisão) da ordem de 1%, com baixa complexidade e a baixo custo.

Simulação : Para simulação optamos pelo software gratuito CIRCUIT MAKER 6, versão student .
Este software é o suficiente para o projeto , pode ser obtido gratis (não é pirata) com o manual, na internet facilmente..
Quem quiser acompanhar , baixe o soft.

Por hoje é só,

[],CCal
É! eu acho que vou desistir de testar esse equipamento pois pelo andar da carroagem ele só deverá ficar pronto quando as naves espaciais estivem popularizadas e pra mim esperar testar o meu nesse tempo eu não sei se ainda estarei vivo.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Gustavo Qua Abr 11, 2012 7:28 am

Bugólatra escreveu:
Ccal escreveu:Olá amigos,

Então se o motor , dá 2 giros, o eixo do distribuidor dá 1 giro e temos 4 abertura/fechamento do platinado e logo 4 centelhas distribuidas pelas quatro velas.
Estes dados são importantes, pois o que vamos medir é a abertura/fechamento do platinado.

Também, vamos simular o circuito de ignição(bobina.capacitor e platinado) para "excitar" com maior realismo o Medidor de RPM .

Com o motor a 1000 RPM , teremos distribuidor em 500 RPM e 2000 abertura/fechamento do platinado por minuto , o que equivale a 2000/60= 33.33 abertura/fechamento do platinado por segundo, ou uma frequencia de 33.33Hz.

Como a frequencia é baixa, (como comparação a frequencia da rede eletrica (127Vac) no Brasil é 60 Hz), não será muito complexo medir a RPM.

O problema é obter uma incerteza(precisão) da ordem de 1%, com baixa complexidade e a baixo custo.

Simulação : Para simulação optamos pelo software gratuito CIRCUIT MAKER 6, versão student .
Este software é o suficiente para o projeto , pode ser obtido gratis (não é pirata) com o manual, na internet facilmente..
Quem quiser acompanhar , baixe o soft.

Por hoje é só,

[],CCal
É! eu acho que vou desistir de testar esse equipamento pois pelo andar da carroagem ele só deverá ficar pronto quando as naves espaciais estivem popularizadas e pra mim esperar testar o meu nesse tempo eu não sei se ainda estarei vivo.

Auahuahauahuhau , tinha que ser ...
Mas para ser sincero , eu tava quase mandando uma dessas !!!

"Por hoje é só ..." PELAMORDEDEUS
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6271
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por grtecno® Sex Abr 13, 2012 2:57 pm

Estou acompanhando atentamente.

Baixei o CIRCUIT MAKER 6. Aguardando!
grtecno®
grtecno®
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 186
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tipo de Buggy : Bugre (?) 67 em restauro...
Pontos : 4794
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por VIVINHOM Sex Abr 13, 2012 5:56 pm

2
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9332
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Ccal Sex Abr 13, 2012 6:29 pm

Olá amigos,

Circuit Maker Student 6.2C : refs.:
--------------------------
-Tutorial em Portugues - CircuitMaker Student - Prof. Eberval Oliveira Castro - Faculdade Anhanguera de Jundiaí
ftp://ftp.sm.ifes.edu.br/.../CircuitMaker/.../5345660...

- Manual detalhado em Ingles - Universidade da California - Santa Barbara
http://my.ece.ucsb.edu/bobsclass/2C/Simulation/circuit_maker.htm
---------------------------------------------------------------------------------

Simulação do sistema ignição para testes do Medidor de RPM :
----------------------------------------------------------
É conveniente esta simulação, pois as condições reais do conjunto de ignição eletromecanica, são críticas.
Também é possível efetuar vários testes variando as condições e demonstrando a grande melhoria que o sistema de ignição eletronica introduziu.

Resumo do sistema de ignição eletromecanico
-------------------------------------------
Este é constituído da bobina, capacitor, platinado , distribuidor e velas.
Para nosso caso , há interesse somente no conjunto bobina,capacitor e platinado.

Inicialmente devemos observar que, a "bobina" é um transformador de pulso,com o primário excitado pelo conjunto bateria, platinado e condensador. O secundário da "bobina" é ligado(carregado) pela vela de ignição via distribuidor.

A função do capacitor,(comumente citada erroneamente como evitar centelha no platinado), é criar uma resposta oscilatoria (ringing circuit) com a "bobina", desta forma o valor do capacitor e "bobina" e outras caracteristicas eletricas, são precisamente determinadas para atender os requisitos de dado motor, pois do contrário haverá severa perda de performance.

A funcão do platinado é determinar o tempo de carga da bobina, o tempo de descarga e sincronizar estes tempos com o ciclo do motor.

Então o cálculo destes tres simples componentes, são vitais para o desempenho adequado do motor.
Controlam a energia transferida para a vela de ignição, que não é uma simples fagulha, pois o combustível não explode e sim queima a uma velocidade controlada, entre outros fatores pelo tempo de ignição.

Em suma, na realidade , tudo ocorre com tempos controlados e relativamente longos.

O sistema de ignição eletromecanico do motor VW a ar , precisa atender a rigorosas condições :

Operar uma larga faixa de temperatura de -10C a 100C .

Operar com tensão de 10V a 14.5V

Operar com rotações de 850 a 5000 rpm.

Operar com confiabilidade por muito tempo.

"Avisar" se está em risco de falha.

Se tivermos em conta que, funciona por milhares de quilometros, sem manutenção, é um dispositivo muito eficiente e extremamente barato.

Próximo cont. : Montar a simulação do circuito de ignição.

Por hoje é só...
[],CCal

Ccal
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 43
Localização : SP / RJ
Tipo de Buggy : Savana
Pontos : 5555
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por grtecno® Sex Abr 13, 2012 7:50 pm

reenvia os links que não funcionaram
grtecno®
grtecno®
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 186
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tipo de Buggy : Bugre (?) 67 em restauro...
Pontos : 4794
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Convidad Sáb Abr 14, 2012 6:27 am

Acompanhando....

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Gustavo Seg Abr 16, 2012 2:32 pm

Sleep
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6271
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento Empty Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos