RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
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Gustavo
Beco
Fabiano Marques
Bugólatra
Ccal
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RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Olá, amigos
Desculpem a confusão. Acho que, fiz alguma bobagem e postei duas vezes.
Estou ainda tentando me entender neste "novo forum" ... Para entrar fico meio perdido.
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O objetivo deste tópico e desenvolver um medidorde RPM, ou seja um conta-giros de precisão,
com um projeto aberto, que possa ser reproduzido facilmente.
Num 2/ : Especificação
1. Geral
Projeto com memória de calculo detalhada, permitindo adaptação para outras condições de uso.
Simulador de circuito "free" , para testes.
Não usar componentes "exóticos" de difícil aquisição.
Permitir montagem simples em placa experimental.
Ser robusto, preciso, de baixo custos e sem uso de uProcessador.
Dispor de proteção não destrutiva, nas saídas e entradas.
Permitir ajuste do RPM de marcha lenta,900 RPM com precisão melhor que 1% .
2. Especificações Técnicas ADotadas
Facilidades Automonia – usa a bateria do buggy, para alimentação dos circuitos internos.
RPM – VOM digital e Visual com bar-graph
Motor boxer 4cilind -> Precisão <2% de 900 a 2000 RPM
Precisão <1% em 900 rpm
RPM Entrada Ligada direto no platinado.
RPM Saída 1RPM/mVdc; ex.: 1800RPm-> 180mV , para motores 4 cilindros.
Isolação 240 Vac
Proteção Entrada alimentaçao : 10-15Vdc : inversão de polaridade e sobretensão.
RPM Entrada platinado : 62 kohm - resistiva - alta impedancia.
3. Desenvolvimento - Motor de quatro tempos e quatro cilindros
Buggy VW, com distribuidor e platinado mecanico :
Em um motor de 4 cilindros e 4 tempos, o distribuidor gira na metade da rotação do motor.
Rotação do motor max = 5000 rpm ; Rotação do motor min (marcha lenta) = 850 rpm
Angulo de Permanência = 1000 rpm -> 29 a 37 graus; 3000 rpm -> 45 a 58 graus (?)
O tempo que o "platinado" permanece aberto é função do came do distribuidor(dado fixo) e da abertura ajustável do
platinado (0,4 mm). Maior abertura, maior o tempo aberto.
Em alta rotação uma abertura maior que o recomendável, pode reduzir o tempo de carga da bobina e reduzir a tensão na
saída da bobina.
Platinado fechado-> tempo de carga na bobina e platinado aberto -> tempo de descarga e "faísca" na vela .
O período do sinal é função da RPM e não depende do ajuste do platinado.
Cálculo do sinal gerado pelo platinado :
Rotação motor mx = 5.000 rpm
Rotação do distribuidor mx = Rotação motor/2 = 2.500 rpm
Pulso por Cilindro = Rotação do distribuidor = 2.500 pulsos/minuto em um cilindro
Resalto no Came do distribuidor = 4
Pulso no Platinado = 4xRotação do distribuidor = 10.000 pulsos/minuto
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rotaçao Rotação Pulso/mnt Frequencia Período Obs
Motor Distribuidor Platinado (Hz) (ms)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
5000 2500 10000 166.67 6.0
2500 1250 5000 83.33 12.0
1000 500 2000 33.33 30.0
850 425 1700 28.33 35.3 MLenta=900-800rpm
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O objetivo deste tópico e desenvolver um medidorde RPM, ou seja um conta-giros de precisão,
com um projeto aberto, que possa ser reproduzido facilmente.
Num 2/ : Especificação
1. Geral
Projeto com memória de calculo detalhada, permitindo adaptação para outras condições de uso.
Simulador de circuito "free" , para testes.
Não usar componentes "exóticos" de difícil aquisição.
Permitir montagem simples em placa experimental.
Ser robusto, preciso, de baixo custos e sem uso de uProcessador.
Dispor de proteção não destrutiva, nas saídas e entradas.
Permitir ajuste do RPM de marcha lenta,900 RPM com precisão melhor que 1% .
2. Especificações Técnicas ADotadas
Facilidades Automonia – usa a bateria do buggy, para alimentação dos circuitos internos.
RPM – VOM digital e Visual com bar-graph
Motor boxer 4cilind -> Precisão <2% de 900 a 2000 RPM
Precisão <1% em 900 rpm
RPM Entrada Ligada direto no platinado.
RPM Saída 1RPM/mVdc; ex.: 1800RPm-> 180mV , para motores 4 cilindros.
Isolação 240 Vac
Proteção Entrada alimentaçao : 10-15Vdc : inversão de polaridade e sobretensão.
RPM Entrada platinado : 62 kohm - resistiva - alta impedancia.
3. Desenvolvimento - Motor de quatro tempos e quatro cilindros
Buggy VW, com distribuidor e platinado mecanico :
Em um motor de 4 cilindros e 4 tempos, o distribuidor gira na metade da rotação do motor.
Rotação do motor max = 5000 rpm ; Rotação do motor min (marcha lenta) = 850 rpm
Angulo de Permanência = 1000 rpm -> 29 a 37 graus; 3000 rpm -> 45 a 58 graus (?)
O tempo que o "platinado" permanece aberto é função do came do distribuidor(dado fixo) e da abertura ajustável do
platinado (0,4 mm). Maior abertura, maior o tempo aberto.
Em alta rotação uma abertura maior que o recomendável, pode reduzir o tempo de carga da bobina e reduzir a tensão na
saída da bobina.
Platinado fechado-> tempo de carga na bobina e platinado aberto -> tempo de descarga e "faísca" na vela .
O período do sinal é função da RPM e não depende do ajuste do platinado.
Cálculo do sinal gerado pelo platinado :
Rotação motor mx = 5.000 rpm
Rotação do distribuidor mx = Rotação motor/2 = 2.500 rpm
Pulso por Cilindro = Rotação do distribuidor = 2.500 pulsos/minuto em um cilindro
Resalto no Came do distribuidor = 4
Pulso no Platinado = 4xRotação do distribuidor = 10.000 pulsos/minuto
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Rotaçao Rotação Pulso/mnt Frequencia Período Obs
Motor Distribuidor Platinado (Hz) (ms)
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5000 2500 10000 166.67 6.0
2500 1250 5000 83.33 12.0
1000 500 2000 33.33 30.0
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Ccal- Buggueiro
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Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Embolou na colagem ....vou corrigir
Eta encrenca ! Ccal
Eta encrenca ! Ccal
Ccal- Buggueiro
- Número de Mensagens : 43
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Data de inscrição : 10/03/2009
Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
quando tu fizer um manda pra mim testa-lo.Ccal escreveu:Olá, amigos
Desculpem a confusão. Acho que, fiz alguma bobagem e postei duas vezes.
Estou ainda tentando me entender neste "novo forum" ... Para entrar fico meio perdido.
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O objetivo deste tópico e desenvolver um medidorde RPM, ou seja um conta-giros de precisão,
com um projeto aberto, que possa ser reproduzido facilmente.
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Projeto com memória de calculo detalhada, permitindo adaptação para outras condições de uso.
Simulador de circuito "free" , para testes.
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2. Especificações Técnicas ADotadas
Facilidades Automonia – usa a bateria do buggy, para alimentação dos circuitos internos.
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Motor boxer 4cilind -> Precisão <2% de 900 a 2000 RPM
Precisão <1% em 900 rpm
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RPM Saída 1RPM/mVdc; ex.: 1800RPm-> 180mV , para motores 4 cilindros.
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Proteção Entrada alimentaçao : 10-15Vdc : inversão de polaridade e sobretensão.
RPM Entrada platinado : 62 kohm - resistiva - alta impedancia.
3. Desenvolvimento - Motor de quatro tempos e quatro cilindros
Buggy VW, com distribuidor e platinado mecanico :
Em um motor de 4 cilindros e 4 tempos, o distribuidor gira na metade da rotação do motor.
Rotação do motor max = 5000 rpm ; Rotação do motor min (marcha lenta) = 850 rpm
Angulo de Permanência = 1000 rpm -> 29 a 37 graus; 3000 rpm -> 45 a 58 graus (?)
O tempo que o "platinado" permanece aberto é função do came do distribuidor(dado fixo) e da abertura ajustável do
platinado (0,4 mm). Maior abertura, maior o tempo aberto.
Em alta rotação uma abertura maior que o recomendável, pode reduzir o tempo de carga da bobina e reduzir a tensão na
saída da bobina.
Platinado fechado-> tempo de carga na bobina e platinado aberto -> tempo de descarga e "faísca" na vela .
O período do sinal é função da RPM e não depende do ajuste do platinado.
Cálculo do sinal gerado pelo platinado :
Rotação motor mx = 5.000 rpm
Rotação do distribuidor mx = Rotação motor/2 = 2.500 rpm
Pulso por Cilindro = Rotação do distribuidor = 2.500 pulsos/minuto em um cilindro
Resalto no Came do distribuidor = 4
Pulso no Platinado = 4xRotação do distribuidor = 10.000 pulsos/minuto
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Rotaçao Rotação Pulso/mnt Frequencia Período Obs
Motor Distribuidor Platinado (Hz) (ms)
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5000 2500 10000 166.67 6.0
2500 1250 5000 83.33 12.0
1000 500 2000 33.33 30.0
850 425 1700 28.33 35.3 MLenta=900-800rpm
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Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008
RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Cálculo do sinal gerado pelo platinado :
Rotação motor mx = 5.000 rpm
Rotação do distribuidor mx = Rotação motor/2 = 2.500 rpm
Pulso por Cilindro = Rotação do distribuidor = 2.500 pulsos/minuto em um cilindro
Resalto no Came do distribuidor = 4
Pulso no Platinado = 4xRotação do distribuidor = 10.000 pulsos/minuto
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Rotaçao Rotação Pulso/mnt Frequencia Período Obs
Motor Distribuidor Platinado (Hz) (ms)
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5000 2500 10000 166.67 6.0
2500 1250 5000 83.33 12.0
1000 500 2000 33.33 30.0
850 425 1700 28.33 35.3 MLenta=900-800rpm
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Rotação motor mx = 5.000 rpm
Rotação do distribuidor mx = Rotação motor/2 = 2.500 rpm
Pulso por Cilindro = Rotação do distribuidor = 2.500 pulsos/minuto em um cilindro
Resalto no Came do distribuidor = 4
Pulso no Platinado = 4xRotação do distribuidor = 10.000 pulsos/minuto
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Rotaçao Rotação Pulso/mnt Frequencia Período Obs
Motor Distribuidor Platinado (Hz) (ms)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
5000 2500 10000 166.67 6.0
2500 1250 5000 83.33 12.0
1000 500 2000 33.33 30.0
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Ccal- Buggueiro
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Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
CCal, seria melhor se você colocasse essas informações em apenas um tópico.
Fabiano Marques- Homem das Dunas
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Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Fabiano Marques escreveu:CCal, seria melhor se você colocasse essas informações em apenas um tópico.
depois desse aviso já foi criado outro igual, com esse já são quatro.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
tentei fundir os tópicos mas me perdi... Ccal, faz um novo com o texto corrigido e vamos apagar os outros.
Funciona assim: se tiveres que corrigir, é só clicar em "editar" no topo do tópico e fazer a correção.
Para seguir com novas informações, clica em "responder" na parte de baixo do tópico e escreve as novidades.
Vamos lá, que a idéia é boa!!!
Funciona assim: se tiveres que corrigir, é só clicar em "editar" no topo do tópico e fazer a correção.
Para seguir com novas informações, clica em "responder" na parte de baixo do tópico e escreve as novidades.
Vamos lá, que a idéia é boa!!!
Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Que doideira , minha postagem sumiu ...
Gustavo- Desbravador Master
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Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Acho que fundi....
Pietro- Moderador
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Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
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Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Cada postagem estava virando um tópico, melhor assim!!
Convidad- Convidado
Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Mas mesmo assim algumas postagens sumiram ... nada de importante , só para registrar ...
Gustavo- Desbravador Master
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Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6271
Data de inscrição : 11/05/2009
Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Pietro escreveu:Acho que fundi....
Márcio ® escreveu:Cada postagem estava virando um tópico, melhor assim!!
Pietro você só fundiu um, ha mais outros dois tópicos desses que não foram fundidos nem excluídos.Gustavo escreveu:Mas mesmo assim algumas postagens sumiram ... nada de importante , só para registrar ...
Gustavo as suas postagens devem estar nesses outros 2 tópicos.
https://planetabuggy.forumeiros.com/t4240-rpm-ponta-de-prova-desenvolvimento#61311
https://planetabuggy.forumeiros.com/t4239-rpm-ponta-de-prova-desenvolvimento#61288
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Bugólatra escreveu:Pietro escreveu:Acho que fundi....Márcio ® escreveu:Cada postagem estava virando um tópico, melhor assim!!Pietro você só fundiu um, ha mais outros dois tópicos desses que não foram fundidos nem excluídos.Gustavo escreveu:Mas mesmo assim algumas postagens sumiram ... nada de importante , só para registrar ...
Gustavo as suas postagens devem estar nesses outros 2 tópicos.
https://planetabuggy.forumeiros.com/t4240-rpm-ponta-de-prova-desenvolvimento#61311
https://planetabuggy.forumeiros.com/t4239-rpm-ponta-de-prova-desenvolvimento#61288
ISSO ISSO ISSO !!!
Hehehe , nada de importante , mas acho que foi isso mesmo que aconteceu , não houve a fusão de todos .
Caramba , quantos tópicos foram abertos afinal ???
Gustavo- Desbravador Master
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Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6271
Data de inscrição : 11/05/2009
Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Carlão, entendi !
Pensei que, usando o mesmo titulo, ficasse tudo junto automaticamente ...
agora percebo que, mesmo com o mesmo titulo, o forum entende que é novo tópico.
Se escrever no mesmo tópico, tem limite de tamanho de texto ?
Pode ir responder, no mesmo tópico sem problema de tamanho ?
[],Ccal
[],Ccal
Pensei que, usando o mesmo titulo, ficasse tudo junto automaticamente ...
agora percebo que, mesmo com o mesmo titulo, o forum entende que é novo tópico.
Se escrever no mesmo tópico, tem limite de tamanho de texto ?
Pode ir responder, no mesmo tópico sem problema de tamanho ?
[],Ccal
[],Ccal
Ccal- Buggueiro
- Número de Mensagens : 43
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Tipo de Buggy : Savana
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Data de inscrição : 10/03/2009
Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Vamos ao que interessa , hehehe !
Tô curioso
Tô curioso
Gustavo- Desbravador Master
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Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
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Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Ccal escreveu:Carlão, entendi !
Pensei que, usando o mesmo titulo, ficasse tudo junto automaticamente ...
agora percebo que, mesmo com o mesmo titulo, o forum entende que é novo tópico.
Se escrever no mesmo tópico, tem limite de tamanho de texto ?
Pode ir responder, no mesmo tópico sem problema de tamanho ?
[],Ccal
[],Ccal
Sem problemas Ccal, você poderá escrever o texto sem limite de tamanho, como também respondê-lo livremente
Convidad- Convidado
Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Olá amigos,
Então se o motor , dá 2 giros, o eixo do distribuidor dá 1 giro e temos 4 abertura/fechamento do platinado e logo 4 centelhas distribuidas pelas quatro velas.
Estes dados são importantes, pois o que vamos medir é a abertura/fechamento do platinado.
Também, vamos simular o circuito de ignição(bobina.capacitor e platinado) para "excitar" com maior realismo o Medidor de RPM .
Com o motor a 1000 RPM , teremos distribuidor em 500 RPM e 2000 abertura/fechamento do platinado por minuto , o que equivale a 2000/60= 33.33 abertura/fechamento do platinado por segundo, ou uma frequencia de 33.33Hz.
Como a frequencia é baixa, (como comparação a frequencia da rede eletrica (127Vac) no Brasil é 60 Hz), não será muito complexo medir a RPM.
O problema é obter uma incerteza(precisão) da ordem de 1%, com baixa complexidade e a baixo custo.
Simulação : Para simulação optamos pelo software gratuito CIRCUIT MAKER 6, versão student .
Este software é o suficiente para o projeto , pode ser obtido gratis (não é pirata) com o manual, na internet facilmente..
Quem quiser acompanhar , baixe o soft.
Por hoje é só,
[],CCal
Então se o motor , dá 2 giros, o eixo do distribuidor dá 1 giro e temos 4 abertura/fechamento do platinado e logo 4 centelhas distribuidas pelas quatro velas.
Estes dados são importantes, pois o que vamos medir é a abertura/fechamento do platinado.
Também, vamos simular o circuito de ignição(bobina.capacitor e platinado) para "excitar" com maior realismo o Medidor de RPM .
Com o motor a 1000 RPM , teremos distribuidor em 500 RPM e 2000 abertura/fechamento do platinado por minuto , o que equivale a 2000/60= 33.33 abertura/fechamento do platinado por segundo, ou uma frequencia de 33.33Hz.
Como a frequencia é baixa, (como comparação a frequencia da rede eletrica (127Vac) no Brasil é 60 Hz), não será muito complexo medir a RPM.
O problema é obter uma incerteza(precisão) da ordem de 1%, com baixa complexidade e a baixo custo.
Simulação : Para simulação optamos pelo software gratuito CIRCUIT MAKER 6, versão student .
Este software é o suficiente para o projeto , pode ser obtido gratis (não é pirata) com o manual, na internet facilmente..
Quem quiser acompanhar , baixe o soft.
Por hoje é só,
[],CCal
Ccal- Buggueiro
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Tipo de Buggy : Savana
Pontos : 5555
Data de inscrição : 10/03/2009
Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
É! eu acho que vou desistir de testar esse equipamento pois pelo andar da carroagem ele só deverá ficar pronto quando as naves espaciais estivem popularizadas e pra mim esperar testar o meu nesse tempo eu não sei se ainda estarei vivo.Ccal escreveu:Olá amigos,
Então se o motor , dá 2 giros, o eixo do distribuidor dá 1 giro e temos 4 abertura/fechamento do platinado e logo 4 centelhas distribuidas pelas quatro velas.
Estes dados são importantes, pois o que vamos medir é a abertura/fechamento do platinado.
Também, vamos simular o circuito de ignição(bobina.capacitor e platinado) para "excitar" com maior realismo o Medidor de RPM .
Com o motor a 1000 RPM , teremos distribuidor em 500 RPM e 2000 abertura/fechamento do platinado por minuto , o que equivale a 2000/60= 33.33 abertura/fechamento do platinado por segundo, ou uma frequencia de 33.33Hz.
Como a frequencia é baixa, (como comparação a frequencia da rede eletrica (127Vac) no Brasil é 60 Hz), não será muito complexo medir a RPM.
O problema é obter uma incerteza(precisão) da ordem de 1%, com baixa complexidade e a baixo custo.
Simulação : Para simulação optamos pelo software gratuito CIRCUIT MAKER 6, versão student .
Este software é o suficiente para o projeto , pode ser obtido gratis (não é pirata) com o manual, na internet facilmente..
Quem quiser acompanhar , baixe o soft.
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Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Bugólatra escreveu:É! eu acho que vou desistir de testar esse equipamento pois pelo andar da carroagem ele só deverá ficar pronto quando as naves espaciais estivem popularizadas e pra mim esperar testar o meu nesse tempo eu não sei se ainda estarei vivo.Ccal escreveu:Olá amigos,
Então se o motor , dá 2 giros, o eixo do distribuidor dá 1 giro e temos 4 abertura/fechamento do platinado e logo 4 centelhas distribuidas pelas quatro velas.
Estes dados são importantes, pois o que vamos medir é a abertura/fechamento do platinado.
Também, vamos simular o circuito de ignição(bobina.capacitor e platinado) para "excitar" com maior realismo o Medidor de RPM .
Com o motor a 1000 RPM , teremos distribuidor em 500 RPM e 2000 abertura/fechamento do platinado por minuto , o que equivale a 2000/60= 33.33 abertura/fechamento do platinado por segundo, ou uma frequencia de 33.33Hz.
Como a frequencia é baixa, (como comparação a frequencia da rede eletrica (127Vac) no Brasil é 60 Hz), não será muito complexo medir a RPM.
O problema é obter uma incerteza(precisão) da ordem de 1%, com baixa complexidade e a baixo custo.
Simulação : Para simulação optamos pelo software gratuito CIRCUIT MAKER 6, versão student .
Este software é o suficiente para o projeto , pode ser obtido gratis (não é pirata) com o manual, na internet facilmente..
Quem quiser acompanhar , baixe o soft.
Por hoje é só,
[],CCal
Auahuahauahuhau , tinha que ser ...
Mas para ser sincero , eu tava quase mandando uma dessas !!!
"Por hoje é só ..." PELAMORDEDEUS
Gustavo- Desbravador Master
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Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Estou acompanhando atentamente.
Baixei o CIRCUIT MAKER 6. Aguardando!
Baixei o CIRCUIT MAKER 6. Aguardando!
grtecno®- Desbravador
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Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
Olá amigos,
Circuit Maker Student 6.2C : refs.:
--------------------------
-Tutorial em Portugues - CircuitMaker Student - Prof. Eberval Oliveira Castro - Faculdade Anhanguera de Jundiaí
ftp://ftp.sm.ifes.edu.br/.../CircuitMaker/.../5345660...
- Manual detalhado em Ingles - Universidade da California - Santa Barbara
http://my.ece.ucsb.edu/bobsclass/2C/Simulation/circuit_maker.htm
---------------------------------------------------------------------------------
Simulação do sistema ignição para testes do Medidor de RPM :
----------------------------------------------------------
É conveniente esta simulação, pois as condições reais do conjunto de ignição eletromecanica, são críticas.
Também é possível efetuar vários testes variando as condições e demonstrando a grande melhoria que o sistema de ignição eletronica introduziu.
Resumo do sistema de ignição eletromecanico
-------------------------------------------
Este é constituído da bobina, capacitor, platinado , distribuidor e velas.
Para nosso caso , há interesse somente no conjunto bobina,capacitor e platinado.
Inicialmente devemos observar que, a "bobina" é um transformador de pulso,com o primário excitado pelo conjunto bateria, platinado e condensador. O secundário da "bobina" é ligado(carregado) pela vela de ignição via distribuidor.
A função do capacitor,(comumente citada erroneamente como evitar centelha no platinado), é criar uma resposta oscilatoria (ringing circuit) com a "bobina", desta forma o valor do capacitor e "bobina" e outras caracteristicas eletricas, são precisamente determinadas para atender os requisitos de dado motor, pois do contrário haverá severa perda de performance.
A funcão do platinado é determinar o tempo de carga da bobina, o tempo de descarga e sincronizar estes tempos com o ciclo do motor.
Então o cálculo destes tres simples componentes, são vitais para o desempenho adequado do motor.
Controlam a energia transferida para a vela de ignição, que não é uma simples fagulha, pois o combustível não explode e sim queima a uma velocidade controlada, entre outros fatores pelo tempo de ignição.
Em suma, na realidade , tudo ocorre com tempos controlados e relativamente longos.
O sistema de ignição eletromecanico do motor VW a ar , precisa atender a rigorosas condições :
Operar uma larga faixa de temperatura de -10C a 100C .
Operar com tensão de 10V a 14.5V
Operar com rotações de 850 a 5000 rpm.
Operar com confiabilidade por muito tempo.
"Avisar" se está em risco de falha.
Se tivermos em conta que, funciona por milhares de quilometros, sem manutenção, é um dispositivo muito eficiente e extremamente barato.
Próximo cont. : Montar a simulação do circuito de ignição.
Por hoje é só...
[],CCal
Circuit Maker Student 6.2C : refs.:
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-Tutorial em Portugues - CircuitMaker Student - Prof. Eberval Oliveira Castro - Faculdade Anhanguera de Jundiaí
ftp://ftp.sm.ifes.edu.br/.../CircuitMaker/.../5345660...
- Manual detalhado em Ingles - Universidade da California - Santa Barbara
http://my.ece.ucsb.edu/bobsclass/2C/Simulation/circuit_maker.htm
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Simulação do sistema ignição para testes do Medidor de RPM :
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É conveniente esta simulação, pois as condições reais do conjunto de ignição eletromecanica, são críticas.
Também é possível efetuar vários testes variando as condições e demonstrando a grande melhoria que o sistema de ignição eletronica introduziu.
Resumo do sistema de ignição eletromecanico
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Este é constituído da bobina, capacitor, platinado , distribuidor e velas.
Para nosso caso , há interesse somente no conjunto bobina,capacitor e platinado.
Inicialmente devemos observar que, a "bobina" é um transformador de pulso,com o primário excitado pelo conjunto bateria, platinado e condensador. O secundário da "bobina" é ligado(carregado) pela vela de ignição via distribuidor.
A função do capacitor,(comumente citada erroneamente como evitar centelha no platinado), é criar uma resposta oscilatoria (ringing circuit) com a "bobina", desta forma o valor do capacitor e "bobina" e outras caracteristicas eletricas, são precisamente determinadas para atender os requisitos de dado motor, pois do contrário haverá severa perda de performance.
A funcão do platinado é determinar o tempo de carga da bobina, o tempo de descarga e sincronizar estes tempos com o ciclo do motor.
Então o cálculo destes tres simples componentes, são vitais para o desempenho adequado do motor.
Controlam a energia transferida para a vela de ignição, que não é uma simples fagulha, pois o combustível não explode e sim queima a uma velocidade controlada, entre outros fatores pelo tempo de ignição.
Em suma, na realidade , tudo ocorre com tempos controlados e relativamente longos.
O sistema de ignição eletromecanico do motor VW a ar , precisa atender a rigorosas condições :
Operar uma larga faixa de temperatura de -10C a 100C .
Operar com tensão de 10V a 14.5V
Operar com rotações de 850 a 5000 rpm.
Operar com confiabilidade por muito tempo.
"Avisar" se está em risco de falha.
Se tivermos em conta que, funciona por milhares de quilometros, sem manutenção, é um dispositivo muito eficiente e extremamente barato.
Próximo cont. : Montar a simulação do circuito de ignição.
Por hoje é só...
[],CCal
Ccal- Buggueiro
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Re: RPM - Ponta de prova - Desenvolvimento
reenvia os links que não funcionaram
grtecno®- Desbravador
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Tipo de Buggy : Bugre (?) 67 em restauro...
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Gustavo- Desbravador Master
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Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
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