EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Bugólatra em Qua Jun 06, 2012 10:47 pm

Hehehe, eu sabia que ia encontrar um veiculo de fabricação própria e legalizado, vejam esse ai abaixo.



http://www.youtube.com/watch?v=TGzbSDQLtWQ&feature=player_detailpage

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somente com CAT é possivel licenciar buggy

Mensagem por Nil em Seg Jul 16, 2012 5:57 pm

CLARO QUE É POSSIVEL. ESSES VEICULOS DO CARLOS CESAR, FORAM LICENCIADOS COMO PROTÓTIPOS E SEGUIRAM UMA RÍGIDA REGRA DO DENATRAN, ENTRE OUTRAS, TEVE QUE MOSTRAR TODAS AS NOTAS FISCAIS DAS PEÇAS, NÃO PARTIR DE OUTRO CHASSI , PASSAR PELO INMETRO E AGUARDAR ANALISE DEMORADA DO DENATRAN.

Evilasio escreveu:Hehehe, eu sabia que ia encontrar um veiculo de fabricação própria e legalizado, vejam esse ai abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=TGzbSDQLtWQ&feature=player_detailpage


Última edição por Nil em Ter Abr 16, 2013 9:11 pm, editado 1 vez(es)

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Bugólatra em Qua Nov 28, 2012 6:14 am

vejam ai um exemplo de um carro construído e legalizado por quem não tem CAT.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/11/empresario-de-vilhena-ro-constroi-carro-brasileiro-100-em-inox.html

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Farina em Qua Nov 28, 2012 7:49 am

Bugólatra escreveu:vejam ai um exemplo de um carro construído e legalizado por quem não tem CAT.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/11/empresario-de-vilhena-ro-constroi-carro-brasileiro-100-em-inox.html


Bugolatra... tem CAT sim, porem é um CAT individual para protótipo, todo veiculo tem que ter:

Desenho técnico descritivo
Engenheiro com responsabilidades técnica ART registrado no CREA
Notas Fiscais da peças novas (Sistema de Freio, Direção e Suspensão)
Laudo do INMETRO (teste de frenagem e ancoragem de cintos)
E o mais importante, não pode ser chassi nem carroceria derivado de outros veículos.

O processo para fazer um protótipo aqui no Sul é simples:

6.1.2 Veículos fabricados artesanalmente
a) Documento de identificação do proprietário ou condutor do veículo.
b) Desenhos técnicos com as dimensões e especificações técnicas do veículo.
c) Anotação de responsabilidade técnica (ART) do engenheiro responsável pelo projeto e
fabricação do veículo.
d) Documentos fiscais de aquisição dos principais componentes/conjuntos utilizados na
fabricação do veículo.
e) Declaração do proprietário e do engenheiro responsável de que o veículo atende
integralmente aos requisitos de segurança veicular pertinentes à legislação vigente, conforme
projeto de engenharia e memorial descritivo arquivados sob sua responsabilidade.

Sistemas e componentes a serem inspecionados:
a) Equipamentos obrigatórios e proibidos.
b) Sinalização.
c) Iluminação.
d) Freios.
e) Direção.
f) Eixos e suspensão.
g) Pneus e rodas.
h) Sistemas e componentes complementares.

Obs. todas estas peças tem obrigatoriamente ser novas com nota fiscal.

Depois de todos os laudos e liberações é só levar o veiculo ao CRVA para efetivar emplacamento.


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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Bugólatra em Qua Nov 28, 2012 8:53 am

como será que ele fez pra justificar a nota fiscal se foi ele que mandou forjar as peças na sua própria empresa?

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Farina em Qua Nov 28, 2012 11:13 am

Sem Problemas, porem ele não fabricou pinça de freio, cilindro mestre, pivôs e ponteiras...

Quanto ao resto das peças tendo o desenho técnico e um engenheiro responsável você pode fazer o que quiser.

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Mensagem por Nil em Qui Nov 29, 2012 5:08 am

É POSSIVEL SIM FAZER UM VEICULO DO ZERO E LICENCIAR COMO PROTOTIPO. MAS É MUITO COMPLICADO E DEMORADO MUITOS DESISTEM. O QUE NÃO PODE É TRANSFORMAR UM VEICULO EM OUTRO.


Última edição por Nil em Ter Abr 16, 2013 9:11 pm, editado 1 vez(es)

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Sérgio Lins em Ter Dez 04, 2012 6:08 pm

Afinal pode ou não pode legalizar???
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Mensagem por Nil em Ter Dez 04, 2012 6:12 pm

Sérgio lins escreveu:Afinal pode ou não pode legalizar???

não pode transformar um veiculo em outro. (fusca/buggy)

pode ser licenciado como protótipo se fizer tudo do zero e conseguir o Certificado de adequação de Transito.(coisa quase impossível, demorada e caro)


Última edição por Nil em Ter Abr 16, 2013 9:10 pm, editado 1 vez(es)

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Da1loudi em Ter Abr 16, 2013 7:32 pm

Olá pessoal.
Bom, por incrível que pareça, eu LI todo este tópico..rsss

Não sei qto ao buggy ou outros carros montados na carrocerias VW, mas acho que o criterio é o mesmo:

Um camarada que tem um chevas para burnout estava a caça de uma carretinha para levar o carro para os eventos.
De tanto procurar, ele mesmo resolveu fazer. Comprou as canaletas, eixos, molas, etc e levou tudo em um soldador de funde de quintal. O projeto ele tirou de um outro reboque documentado e fez algumas pequenas modificações. Depois de pronto ele foi documentar. Aí ferrou. Ele teve que molhar a mão de uma empresa que faz reboques por aqui, eles fizeram toda a documentação e marcação no reboque do n. do chassi como se o mesmo fosse de sua propria fabricação(como se fosse da empresa). Agora ele tá com um reboque 2012 documentado.
Pelo que entendi desta historia toda (forum e da experiencia propria) é que para documentar um veículo modificado ou fabricado, só por empresas credenciadas.

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Mensagem por chevas em Sex Jul 12, 2013 10:28 am

E se eu fizer um veículo do zero, protótipo, o motor tem que passar no teste de emissões atuais, mesmo que seja utilizado um motor mais antigo?

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Bugólatra em Sex Jul 12, 2013 3:42 pm

[quote="chevas"]E se eu fizer um veículo do zero, protótipo, o motor tem que passar no teste de emissões atuais, mesmo que seja utilizado um motor mais antigo?[/quote]

 acho que não pois a bugre continua vendendo e montando veículos com chassi e motor de fuscas.

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Farina em Seg Jul 15, 2013 9:18 am

Você pode fazer um protótipo, assim consegue emplacar (não como buggy e sim como protótipo), é só ter a ART ou um engenheiro responsável, um projeto com todas especificações do projeto incluindo ancoragem de cintos, em alguns casos também se pede laudo de frenagem depois é só levar o carro para o INMETRO que ira conferir tudo, juntando tudo isso encaminhar ao Detran para emplacamento, pode levar até 6 meses. Mas é possível.

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por chevas em Ter Ago 13, 2013 1:36 pm

Não achei nada na legislação sobre "protótipo". É o mesmo que veículo de fabricação artesanal?

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Carlão em Ter Ago 13, 2013 2:45 pm

sim, é isso mesmo.
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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por chevas em Ter Ago 13, 2013 3:38 pm

Obrigado, Carlão. E agora a pergunta final a todos, o que acham: poderia construir um "veículo artesanal" usando um chassi de fusca baixado?

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Carlão em Ter Ago 13, 2013 4:05 pm

acho que isso é impossível. Chassi baixado não tem como registrar novamente.

e atente para o fato que várias peças precisam ser novas e com nota fiscal. De lembrança, rodas, pneus, sistema de direção, freios, amortecedores (talvez algo mais...). O resto precisa ter origem mas pode ser usado.
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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Raimundo_BA em Ter Ago 13, 2013 8:23 pm

já li 06 paginas de comentários e ainda não sei se compro um fusca pra transformar ou não...O.o  rsrsrsrs

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Carlão em Ter Ago 13, 2013 8:34 pm

bueno, uma opinião pessoal... compra um buggy perfeitamente legalizado que possa estar precisando de reformas na fibra ou na mecânica. Fuja dos que tenham problemas de chassi, que são mais complicados de acomodar.

com certeza, vais ter menos problemas e menos custos, se souber escolher bem.
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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Raimundo_BA em Ter Ago 13, 2013 9:29 pm

Carlão, isso foi a única coisa que priorizei qdo comprei o coyote... documento regularizado... o resto tive que ir fazendo aos poucos. Ou melhor, ainda estou fazendo...rsrsrs

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por J_Arruda em Dom Ago 18, 2013 2:04 am

Olá Pessoal ! Sou antigo " leitor " do fórum, só leio e assimilo as informações, sem dar palpites. Discordo de algumas, concordo com outras. Lí esse tópico inteiro, assim como lí todas as resoluções e portarias Denatran e Contran ligadas ao assunto. Confesso que estou bem animado com meu projeto, que não tem nada a ver com buggys, e sim com a documentação de veículo artesanal, e este é motivo de eu estar aqui; trocar idéias, buscar informações, e quem sabe até ajudar alguém que esteja na mesma situação que a minha, que é montar um carro exclusivo, peça única, e principalmente a baixo custo, e que seja algo bacana e de bom gosto. Tenho em mente a construção de um carro, simples, carroçaria de fibra, e que seja realmente "peça única", é um sonho de criança. Vejo alguém dizer que não pode modificar, que não pode utilizar chassi VW, logo abaixo outro dizendo que pode, etc etc etc. Fui na fonte, ler e (o que é pior) interpretar as leis relacionadas ao assunto, e me deparei com a Resolução Contran 63/98 (em vigor na data de hoje - clique no link http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm e clique na resolução 63), a qual disciplina o registro e licenciamento de veículos de fabricação artesanal. Ela me parece até ser bem simples e clara. Obviamente, a resolução permite a construção de veículo por conta própria (Artesanal, esqueça o termo Protótipo), mas exige o cumprimento de um mínimo de protocolos. Não vi nada a respeito de CAT (li a resolução ao menos 80 vezes, e estou falando sério). As duas únicas exigências sérias que notei, é que um Engenheiro Mecânico habilitado deve assinar seu projeto (gostaría de tomar uma cerveja com um destes engenheiros, e apresentar meu projeto), e a outra exigência é que o veículo cumpra com as exigências do INMETRO, estando de acordo com as leis de trânsito (triângulo, iluminação, extintor, freio, pneus, limpador de para-brisa, etc, etc, etc, algumas peças devem ser novas com NF e outras podem ser em bom estado de conservação). Sinceramente, não acho isso o fim do mundo, afinal, damos a partida no carro e o colocamos na rua, arriscando a segurança de todos, dentro e fora do carro artesanal, logo, tudo deve estar nos conformes. Peço aos meus novos colegas, que leiam a resolução, imparcialmente, com calma, e que peçam a opinião, por exemplo, de um amigo alheio ao assunto mas que tenha certo conhecimento sobre automóveis, para saber que impressão tiveram sobre a resolução (isso para termos uma opinião realmente imparcial). Com base na resolução, quero crer que, excetuando-se as peças que obrigatoriamente deverão ser novas, todas as demais poderão ser usadas em bom estado de conservação. Em nenhum lugar está escrito que o chassi deverá ser novo (assim como o motor, câmbio, suspensão, etc). Cheguei ao plano de pegar um velho VW a ar, passar pro meu nome, dar baixa no documento junto ao Detran (taxas !!!), e aproveitar tudo que for possível, inclusive o chassi que nesta ocasião já estará sem o número WIN gravado no mesmo (pois já está baixado), além de eu ter documentação que comprove a procedência de todas as peças usadas (do meu VW baixado) além das NF´s das peças novas que são exigidas, NF´s da cabine que quero colocar, e o mais difícil, assinatura de Engenheiro Mecânico segurando a bronca caso dê B.O. Passar pelo INMETRO não é bicho de sete cabeças, pois o carro deve estar bom prá ser usado, com peças novas e outras usadas, tudo de acordo com a lei. Será que é muito difícil ??? O poder público que gere estas informações é pago (taxas) e deve registrar o veículo em tempo normal, haja vista todas as formalidades exigidas terem sido cumpridas e a lei ser clara, e caso contrário, fornecer o motivo da negativa baseado na lei, apontando número da lei, artigo, inciso, parágrafo, etc. O que ocorre muito não é nem a falta de interesse do funcionário público, é a pura preguiça de pesquisar com seus superiores e dar trabalho prá eles. Preferem dizer que não é possível, mas é possível sim. Detalhe: - seu carro artesanal terá como nome o seu primeiro nome, no meu caso MARCA/MODELO JOAQUIM/PICK-UP (ridículo !!!), e será zero Km, pagando IPVA como todos os outros. Opinem, ok ? Acho que vou até comprar um Buggy prá me familiarizar mais com vocês ! Esse blog é PHoda ! Bom, 03:03 da matina, vou sonhar com meu projeto !

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por VIVINHOM em Dom Ago 18, 2013 4:44 am

Continue na trilha companheiro Arruda, também gosto de madrugar, grande abraço.

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Bugólatra em Dom Ago 18, 2013 7:07 am

Olá Joaquim seja muito bem vindo ao PB, cara quando eu criei esse tópico foi justamente para que todos saibam que construir seu próprio carro é possível, a lei mostra claramente essa possibilidade mas devido ao fato de muitos por não conhecerem o assunto afirmarem que não é possível ninguém construir e legalizar seu próprio carro tem desestimulado os mais astuciosos a fazerem isso, as resoluções do contran garante esse direito independente da vontade de servidores do detran e caso algum deles tentar inviabilizar o andamento desse processo então uma ação judicial resgataria esse direito, o que esta faltando é apenas alguém decidir fazer e como você esta por dentro do que a lei diz então certamente você conseguiria regularizar o (JOAQUIM) sem grandes dificuldades, torço para que você decida partir pra essa guerra e acelere o seu projeto e em breve poste aqui fotos e registros mostrando passo a passo tudo que foi feito no carro, inclusive a peregrinação para legalizar a documentação.

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por daniel_s em Dom Ago 18, 2013 8:42 am

A Bugre e a Baby no Rio, fazem transformação em cima de Fusca /Brasilia e cia..Na Baby aproveitam as peças mas utilizam chassi próprio, e o carro sai como ano/modelo vigente, já na Bugre fazem (também) a transformação, e o carro sai ano 76/76 (por ex), ou seja, o ano do chassi doador. Tudo legalizado, dentro da lei, a nível de território nacional!
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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Carlão em Dom Ago 18, 2013 9:12 am

teve uma resolução do Contran que proibia o corte de chassi. Mas deveria ser só para caminhão e acabou sendo genérica. Depois, isto sumiu das outras resoluções que revogaram aquela.

Na verdade, pode ser feito, mas o trabalho é quase impossível para mortais comuns... A Bugre tem o CAT do buggy aprovado e pode fazer a alteração. O Detran do RS, por exemplo, nega qualquer solicitação. Talvez, com apoio jurídico se conseguisse, mas leva tempo e dinheiro e, por isso, não é sequer tentado.
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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Bugólatra em Dom Ago 18, 2013 9:44 am

Eu torço para que alguém compre logo essa briga e poste aqui o resultado.

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Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

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