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RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011

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Mensagem por Sergio Augusto Sáb Dez 24, 2011 6:05 pm

Atenção companheiros:

O fim das placas de aviso de radares está previsto na resolução 396, publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira. Os integrantes do Contran decidiram excluir trecho de deliberação anterior do órgão, que tornava obrigatória "a utilização, ao longo da via em que está instalado o aparelho, equipamento ou qualquer outro meio tecnológico medidor de velocidade, de sinalização vertical". A partir daí, os órgãos estaduais de trânsito podem ou não instalar placas de aviso. A medida dependerá dos interesses das administrações locais.



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 RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011 Empty Re: RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011

Mensagem por Mario - Canavieiras-BA Sáb Dez 24, 2011 6:32 pm

Que notícia horrível,

o interesse das administrações locais é a arrecadação, aí já viu né!, sem placas de aviso maior a arrecadação.

Esses caras são uns canalhas.
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 RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011 Empty Re: RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011

Mensagem por Convidad Dom Dez 25, 2011 4:40 am

Vi esse assunto noticiado ontem... vai ser uma festa de arrecadação, mas por outro lado, talvez o povo fique mais educado e aprenda a respeitar os limites de velocidade no trânsito.

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 RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011 Empty Re: RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011

Mensagem por LEONARDO RS Dom Dez 25, 2011 8:29 am

$$$$$$$
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 RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011 Empty Re: RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011

Mensagem por Gustavo Dom Dez 25, 2011 7:26 pm

A fiscalização em cima do excesso de velocidade deve SIM existir , mas eliminar as placas de aviso é o CUMULO da falta de respeito , muitas vezes passamos mesmo devagar e não percebemos um radar , pois estamos preocupados com os outros carros e com atenção no transito , imagina um radar de 40 KM/H e por uma distração voce passa a 43 KM/H , sabe o que vai acontecer ???
Alguém que passa 3 KM/H acima do permitido pode ser considerado um risco ao transito ??? DEVE SER MULTADO ???
PELO AMOR DE DEUS , ISSO É UMA VERGONHA !!!

Acho que já comentei isso aqui uma vez , mas vale relembrar :

Da porta da minha casa até a porta da casa do meu pai ( em outra cidade ) são aproximadamente 130 KM , e no percusro existem simplesmente 23 RADARES , façam as contas e vejam :

É aproximadamente 1 RADAR a cada 5,6 KM , imaginem ter que reduzir a velocidade a cada 5,6 KM , como fica cansativo o trajeto .
É um verdadeiro caça níqueis .
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 RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011 Empty Re: RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011

Mensagem por Fabiano Marques Dom Dez 25, 2011 8:22 pm

Isso é uma maneira de arrecadar mais dinheiro!
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 RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011 Empty Re: RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011

Mensagem por grtecno® Dom Dez 25, 2011 8:47 pm

Radar não é educativo, é uma forma pura e simples de arrecadação, pois não existe uma engenharia de trânsito.

Por exemplo, a via é de 80 km/h, do nada cai pra 50 e colocam um radar... Pronto, já era...

E assim vai indo...
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 RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011 Empty Outra resolução!!!!!

Mensagem por Antonio Marcos Silva Ter Dez 27, 2011 4:10 am

Novamente,voltam com a idéia de retirarem os carros antigos de circulação.

Agora aqui no RJ o Detran,começará à partir de 2012 a medir a emissão de gases poluentes nos carros de passeio até 5 passageiros,com a intenção de "punir" os mais antigos ,impedindo a entrega do documento anual (licenciamento) se não passar no teste.

A questão é que aquelas máquinas de inspeção ,muitas vezes não possuem "calibração" adequada,colocando em dúvida certas medições;

O que tenho medo nessa nossa indústria de "leis de fantoches" é que pelo que lembro um dos motivos pelo o qual a VW retirou o motor Boxer da Kombi ,foi ela não conseguir evitar uma quantidade menor de particulados,nas medições,fazendo até mesmo Kombis 0Km serem reprovadas por excesso de particulados.

Infelizmente se for necessário terei que recorrer aos jeitinhos brasileiros e colocar o bom e velho "despachante" na jogada,pois não estou afim de ficar sem andar de Buggy.......

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 RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011 Empty emissão de gases

Mensagem por Antonio Marcos Silva Ter Dez 27, 2011 4:37 am

Segue :



RIO - O diretor de registro de veículos do Detran–RJ, Sebastião Faria, fala sobre o controle de emissão de gases poluentes para carros de passeio, medida que entra em vigor este mês em quatro postos de vistoria veicular e vai se expandir para todo o Estado. Além disso, Sebastião explica as novas regras de trânsito do Detran, destacando a exigência de capacetes com película refletiva nas laterais e selo do Inmetro, sob pena de multa para os motociclistas. Na última quinta-feira, o Departamento de Trânsito do estado do RJ (Detran-RJ), a Secretaria de Ambiente e a Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente (Feema) assinaram portaria conjunta, estendendo o caráter reprobatório do teste de emissão de gases para os carros de passeio. A medida vale apenas para carros agendados para os postos de Santa Luzia, Ceasa, São Gonçalo e Belford Roxo e fabricados a partir de 1998. JB Online: Monitorar a emissão de gases poluentes no trânsito é uma medida que acompanha a preocupação mundial com o aquecimento global. Na Alemanha, adesivos classificam as emissões dos carros. Em alguns países da Europa, a publicidade de carros tem que avisar sobre o nível de emissão de CO2 dos veículos. Em São Paulo, a medição é feita com os carros em movimento. Como surgiu a idéia de implantar essa medida no Detran-Rio? Sebastião: Estamos atendendo o que está no Código de Trânsito Brasileiro, a Lei Federal 9503/ 97, a Lei Estadual 2539/96, que estabelece programa de inspeção de veículos para diminuir a poluição atmosférica. Atendemos também as diversas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), lançadas desde 1993. Esse trabalho é em conjunto com a Feema. Realizamos aferição de gases desde julho de 1997. Inicialmente fizemos apenas nos postos da região metropolitana. A partir de 1999 ampliamos para todo o Estado, mas em caráter educativo, ou seja, não reprovava ninguém na hora da renovação do licenciamento anual. A partir de 2002 partimos para reprovar veículos de uso intensivo, como caminhões, microônibus, táxis, utilitários e veículos acima de cinco passageiros. Agora em janeiro estamos ampliando o controle para os veículos de passeio fabricados a partir de 1998 e para as motocicletas de motor de quatro tempos. Antes monitorávamos 480 mil veículos, ou seja, 12% da frota. Com a expansão para carros de passeio e motos de quatro tempos, passa para 1 milhão e 600 mil veículos, serão 38% da frota. Em 2009 a meta é estender para todos os veículos fabricados a partir de 1991. Inicialmente estamos monitorando só nos postos de Santa Luzia, Ceasa, Belford Roxo e São Gonçalo para fazer os ajustes necessários. Depois, vamos ampliando de tal forma que em 1º de julho deste ano faremos o monitoramento em 22 postos na Região Metropolitana e em 24 no interior, ou seja, em todos os postos de vistoria veicular do Detran. JB Online: Como será realizada a avaliação da emissão de gases na vistoria anual. Além disso, qual será a penalidade para os veículos considerados poluentes? Sebastião:Temos equipamentos de aferição de gases que dão o percentual de monóxidode carbono e de hidrocarbonetos, que são os combustíveis não queimados. Eles são prejudiciais à camada de ozônio, à nossa saúde e ao bolso, porque um veículo desregulado gasta mais. Em relação à penalidade para os veículos poluentes, quando o motorista for fazer seu licenciamento anual ele não vai conseguir renovação. Se ele for reprovado na aferição de gases, vai ter até 30 dias para levar o carro na oficina para regular o motor, retornar ao posto sem ter que fazer novo agendamento e fazer nova aferição. Se não for aprovado de novo aí vai ter que fazer um novo agendamento. O Detran só faz aferição de gases a partir do segundo licenciamento, no carro zero não é exigido. JB Online: Quais são as novas regras de trânsito de acordo com as regras do Conselho Nacional de Trânsito? Sebastião: Os capacetes agora têm que ter película refletiva nas laterais e na parte traseira, além de selo de certificação do Inmetro. A película serve para brilhar à noite e melhorar a visualização dos motociclistas no trânsito pelos outros motoristas. A viseira tem que ser transparente, padrão cristal. Muita gente coloca película tipo Insufilm, isso não pode. Para os motociclistas que dirigem com capacetes sem viseira, é preciso usar óculos especiais, mesmo por cima dos óculos de grau. Isso está valendo desde 1º de janeiro. A fiscalização do capacete cabe aos agentes de trânsito, à Polícia Rodoviária Federal e à Polícia Militar. Motociclistas com capacete irregular sem selo do Inmetro ou película refletiva vão pagar R$ 127 de multa e mais terão cinco pontos na carteira. Quem tiver com a viseira errada a multa é de R$ 191, 54 e o sujeito terá a carteira apreendida, além de sete pontos na carteira. A suspensão da carteira será de um mês a dois anos, dependendo da reincidência. Além do capacete, existem outras mudanças nas regras de trânsito. As placas indicativas do veiculo estão mudando. As letras terão nova tipologia para facilitar a visualização, com fonte Mandatori. Essa medida será válida para os veículos de primeiro licenciamento, com carro zero, ou por ocasião da troca de município e estado. Nos outros casos, o proprietário pode continuar com a placa antiga. As motos de categoria aluguel, de placa vermelha, que fazem serviço de transporte comercial, têm que trocar também a placa antiga pela nova na hora de renovar o licenciamento. Além de novos caracteres, a nova placa tem película refletiva.
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Mensagem por grtecno® Qui Dez 29, 2011 12:33 pm

essa materia é bem antiga, essas regras já estão valendo...
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Mensagem por Volnei S Qui Dez 29, 2011 2:27 pm

grtecno®️ escreveu:Radar não é educativo, é uma forma pura e simples de arrecadação, pois não existe uma engenharia de trânsito.Por exemplo, a via é de 80 km/h, do nada cai pra 50 e colocam um radar... Pronto, já era... E assim vai indo...
Acho que os limites devem ser obedecidos, o que eu não concordo são alguns limites muito baixos. Com toda a tecnologia automibilistica os carros são mais seguros, mais potentes (tem motor 1.0 com mais de 70cv), freios ABS,... estradas pedagiadas(que devem ser seguras e boas) e em várias o limite ainda é 80 KM sem dizer que derepende baixa para 50 ou 60.What a Face
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