Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tomada 12 volts

+8
Moacir
Beco
Andre_Braga
lubisomem01
GTMartini
Diogo Lima
Fabiano Marques
Ed
12 participantes

Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Tomada 12 volts

Mensagem por Ed Seg Jul 18, 2011 6:42 pm

Vi no Autoesporte neste domingo e gostei, o acendedor do meu carro eu joguei no lixo. (aquela mer...) Ficou só o buraco lá, mas se eu enfiar o negócio do GPS ou do celular sem tomar um certo cuidado. o fusivel queima, já comprei uma porção de fusiveis e não adianta, cada vez que eu chego na auto peças o cara já sabe o que eu quero. Estou disposto a trocar o "trem" que tem buraco por esta nova idéia.
Me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1567211-7823-MONTADORAS+SUBSTITUEM+CINZEIROS+E+ACENDEDORES+DE+CIGARRO+NOS+CARROS,00.html
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6675
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Fabiano Marques Seg Jul 18, 2011 7:07 pm

É uma boa colocar essa tomada, vai em frente com a idéia!
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7247
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Diogo Lima Seg Jul 18, 2011 7:09 pm

Isso é legal mesmo, eu ja andei procurando sobre isso, tem inclusive uma modelo nautico e esta outra mais comum.
Tomada 12 volts S_MLB_v_O_f_174269088_5850Tomada 12 volts S_MLB_v_O_f_177644137_2561
Falando nisso, um dia desses encontrei um anuncio de um cabo de chupeta com um aparelho que a pessoa conecta um no isqueiro de um carro e o outro no isqueiro do outro carro e com isso consegue-se passar a corrente do carro que esta com a bateria carregada para o outro que a bateria esta descarregada. Estranho, né? o fusivel, a bitola dos cabos e todo aquele papo de corrente de partida parece que não tem importancia para este aparelho "milagraso", se eu ver um desses ligar um carro que esta com a bateria descarregada por um cabinho de nada eu terei que reciclar o pouco que aprendi sobre corrente, no anuncio o aparelho aparece como recarregador entre duas baterias mas o vendedor insiste em dizer que é um cabo de chupeta "moderno".

Olha ele aí.

Tomada 12 volts S_MLB_v_O_f_182981683_1900
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6163
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Ed Seg Jul 18, 2011 7:27 pm

Todas são para acendedores de cigarros, não fumo, a idéia do USB é melhor pra mim. Quero trocar a tomada do acendedor por esta nova do Autoesporte. Esta ideia de fazer chupeta pelos acendedores de cigarros é bobagem você pode até por fogo no seu carro, observe a espessura dos cabos que são ligados nos bornes da bateria. Não caia nessa!!!
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6675
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Fabiano Marques Seg Jul 18, 2011 7:38 pm

Diogo Lima escreveu:Isso é legal mesmo, eu ja andei procurando sobre isso, tem inclusive uma modelo nautico e esta outra mais comum.
Tomada 12 volts S_MLB_v_O_f_174269088_5850Tomada 12 volts S_MLB_v_O_f_177644137_2561
Falando nisso, um dia desses encontrei um anuncio de um cabo de chupeta com um aparelho que a pessoa conecta um no isqueiro de um carro e o outro no isqueiro do outro carro e com isso consegue-se passar a corrente do carro que esta com a bateria carregada para o outro que a bateria esta descarregada. Estranho, né? o fusivel, a bitola dos cabos e todo aquele papo de corrente de partida parece que não tem importancia para este aparelho "milagraso", se eu ver um desses ligar um carro que esta com a bateria descarregada por um cabinho de nada eu terei que reciclar o pouco que aprendi sobre corrente, no anuncio o aparelho aparece como recarregador entre duas baterias mas o vendedor insiste em dizer que é um cabo de chupeta "moderno".

Olha ele aí.

Tomada 12 volts S_MLB_v_O_f_182981683_1900
Diogo já vi um cara ligar uma carreta que estava com a bateria descarregada fazendo chupeta através da caixa de fusivel, com um cabo fino!
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7247
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por GTMartini Ter Jul 19, 2011 7:48 am

O celta da minha namorada só tem a tomada com uma tampinha. Meu buggy tem a cendedor, mas só é usado pra tampar e proteger a tomada.
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 43
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5591
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por lubisomem01 Ter Jul 19, 2011 9:51 am

Fabiano Marques escreveu:
Diogo Lima escreveu:Isso é legal mesmo, eu ja andei procurando sobre isso, tem inclusive uma modelo nautico e esta outra mais comum.
Tomada 12 volts S_MLB_v_O_f_174269088_5850Tomada 12 volts S_MLB_v_O_f_177644137_2561
Falando nisso, um dia desses encontrei um anuncio de um cabo de chupeta com um aparelho que a pessoa conecta um no isqueiro de um carro e o outro no isqueiro do outro carro e com isso consegue-se passar a corrente do carro que esta com a bateria carregada para o outro que a bateria esta descarregada. Estranho, né? o fusivel, a bitola dos cabos e todo aquele papo de corrente de partida parece que não tem importancia para este aparelho "milagraso", se eu ver um desses ligar um carro que esta com a bateria descarregada por um cabinho de nada eu terei que reciclar o pouco que aprendi sobre corrente, no anuncio o aparelho aparece como recarregador entre duas baterias mas o vendedor insiste em dizer que é um cabo de chupeta "moderno".

Olha ele aí.

Tomada 12 volts S_MLB_v_O_f_182981683_1900
Diogo já vi um cara ligar uma carreta que estava com a bateria descarregada fazendo chupeta através da caixa de fusivel, com um cabo fino!



Interessante ...
lubisomem01
lubisomem01
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1622
Localização : Rio de Janeiro - B R A S I L
Pontos : 7368
Data de inscrição : 25/06/2008

http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por lubisomem01 Ter Jul 19, 2011 10:00 am

O aparelho comentado é este
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191864229-cabo-recarregador-eletronico-bateria-carro-chupeta-veicular-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186093739-cabo-para-chupeta-carregador-lanterna-ez-booster-_JM

não entendi direito é como a coisa funciona mas leva pinta de dar uma carga na bateria fraca e faze-la funcionar tanto é que um dos vendedores manda deixar uns 10/15 minutos antes de funcionar...quem tiver maiores informações coloca ai ..
lubisomem01
lubisomem01
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1622
Localização : Rio de Janeiro - B R A S I L
Pontos : 7368
Data de inscrição : 25/06/2008

http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Fabiano Marques Ter Jul 19, 2011 12:00 pm

Interessante esse produto!
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7247
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por GTMartini Ter Jul 19, 2011 12:10 pm

Ai sim, se ele deixar carregando um tempo a bateria pode até ser. Mas se estiver sem carga nenhuma... vai torra tudo. Se fosse facil os cabos de xupetas eram tudo fininho e nao bitola 16mm
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 43
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5591
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Diogo Lima Ter Jul 19, 2011 1:39 pm

Pessoal, é evidente que isso é um carregador de bateria que usa a bateria de outro carro para carregar a bateria do carro que esta sem carga, isso é até facil de fazer com um circuitinho bobo para elevar a tensão para uns 14 volts, o detalhe do comentário que fiz esta relacionado a insistencia do vendedor passar a idéia de cabo de chupeta, como se fosse possivel virar a chave do carro numa situação dessas em que até a luz do painel acender fraquinha e você pegasse o aparelho milagroso conectasse nos dois carros e pronto, viraria com a carga da bateria de outro carro, se fosse assim era mole.
Agora, se for esperando com certeza tem fundamento, não sei se 10 ou 15 minutos são suficiente até porque tudo depende do estado da bateria descarregada e o quanto ela esta descarregada, mas... esse é o tipo de detalhe que possivelmente o comprador só vai saber quando realmente precisar do aparelho, e ainda digo mais, ha casos onde a bateria do carro esta com defeito ou muito descarregada mesmo e até com um cabo de chupeta macho pra caramba o arranque vira pesado, você desconecta a bateria descarregada e deixa a boa ligada com o cabo de chupeta e o arranque gira redondinho, ou seja, a beteria boa é prejudicada pela que esta muito descarregada ou com defeito, num caso desses...(muito comum por sinal) este aparelho não resolve nada.

E voltando a falar da bitola do cabo, pela imagem que passam dele e pela responsabilidade de conduzir uma corrente de partida tão alta, ainda mais com 5,5 metros (se fosse verdade mesmo) poderiamos até chama-lo de cabo de chupeta wireless. rsrsrs
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6163
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Convidad Qua Jul 20, 2011 3:12 pm

Ed escreveu:Vi no Autoesporte neste domingo e gostei, o acendedor do meu carro eu joguei no lixo. (aquela mer...) Ficou só o buraco lá, mas se eu enfiar o negócio do GPS ou do celular sem tomar um certo cuidado. o fusivel queima, já comprei uma porção de fusiveis e não adianta, cada vez que eu chego na auto peças o cara já sabe o que eu quero. Estou disposto a trocar o "trem" que tem buraco por esta nova idéia.
Me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
[url=http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1567211-7823-MONTADORAS+SUBSTITUEM+CINZEIROS+E+ACENDEDORES+DE+CIGARRO+NOS+CARROS,00.html
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1567211-7823-MONTADORAS+SUBSTITUEM+CINZEIROS+E+ACENDEDORES+DE+CIGARRO+NOS+CARROS,00.html[/quote[/url]]


ED, tire a base do seu acendedor e examine um possivel curto, coloque a tomada no gps e repare que o negativo está em contato com o possitivo em algum ponto.Os acendedores comprados em auto peças normalmente são de baixa qualidade, o meu comprei original do celta na própria concessionária e ficou ótimo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Andre_Braga Seg Ago 15, 2011 1:41 pm

No meu buggy, comprei em auto peças, paguei R$ 15,00, e funciona muito bem p/ meu proposito, é só para ligar um transmissor de FM, q conecto o pendrive e ouço as musicas no som do carro!
Andre_Braga
Andre_Braga
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 71
Idade : 47
Localização : Itanhaem/SP
Tipo de Buggy : BRM - AMARELO
Reformado por Inteiro
Pontos : 5218
Data de inscrição : 30/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Beco Seg Ago 15, 2011 10:00 pm

No meu Gurgel, coloquei uma "extensão" de tomadas... como ele não tinha tomadas, precisei ligar diretamente na caixa de fusíveis. Uma delas é uma tomada específica para acendedor de cigarros e as outras são tomadas simples. Uma boa idéia... pelo menos, eu achei!

Tomada 12 volts 4245151847_bbb29cc27a
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11887
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Convidad Seg Ago 15, 2011 10:29 pm

Carlão escreveu:No meu Gurgel, coloquei uma "extensão" de tomadas... como ele não tinha tomadas, precisei ligar diretamente na caixa de fusíveis. Uma delas é uma tomada específica para acendedor de cigarros e as outras são tomadas simples. Uma boa idéia... pelo menos, eu achei!

Tomada 12 volts 4245151847_bbb29cc27a









As 4 tomadas são de bocal igual a de acedendor de cigarros Carlão?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Beco Seg Ago 15, 2011 10:52 pm

Uma delas tem aquele suporte específico para os acendedores, não sei direito - é um pouco diferente. As outras são tomadas comuns de 12v.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11887
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Convidad Ter Ago 16, 2011 9:19 am

kkkk...PQP, ja vi de tudo, mais um "T" ou "Benjamim" como queiram, de tomadas 12V nunca tinha visto...

Isso deve ser pra ligar o "rabo quente" do Carlão!!!...rsrsrssss



Explica ai pra galera o que é, e pra que serve isso, tchê....rsrrsss


Última edição por Alemão/Floripa em Ter Ago 16, 2011 1:19 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Moacir Ter Ago 16, 2011 11:21 am

Acho que a melhor idéia prá usar o acendedor de cigarro é adaptar para uma saída USB, que depois serve para usar um PEN DRIVE, um MP3, etc.
Moacir
Moacir
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 367
Idade : 70
Localização : Florianópolis - SC
Tipo de Buggy : VW GLASPAC 1971/1971, motor 1500, quase zero, alternador novinho, ignição eletrônica, estribos laterais precisando de um retoque na pintura, espelhos retrovisores externos do toyota bandeirantes 1984, carburador zerinho, zerinho, amortecedores também zerinhos.
Pontos : 5391
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por grtecno® Ter Set 27, 2011 4:29 pm

Essa tomada nada mais é que a parte de acendedor de cigarro sem o elemento... Se quiser ORIGINAL procure p.ex na Fiat para o Mille, na VW para o Gol, na GM para celta e Corsa, etc... Senão, em autopeças que tenham acessórios vc acha fácil

Agora, no meu caso que gosto de usar GPS, MP3 e carregador de celular essa é a solução:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196603364-extenso-para-tomada-veicular-03-conexes-12v-e-01-usb-_JM

dá até pra embutir no painel...


Última edição por grtecno® em Ter Set 27, 2011 4:31 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro)
grtecno®
grtecno®
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 186
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tipo de Buggy : Bugre (?) 67 em restauro...
Pontos : 4795
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Fabiano Marques Ter Set 27, 2011 9:23 pm

grtecno® escreveu:

no meu caso que gosto de usar GPS, MP3 e carregador de celular essa é a solução:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196603364-extenso-para-tomada-veicular-03-conexes-12v-e-01-usb-_JM

dá até pra embutir no painel...
muito boa essa tomada e num preço bom!
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7247
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Beco Qua Set 28, 2011 5:58 am

E é mais bonitinha que a minha! Mas tem dois modelos no anúncio.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11887
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Bugólatra Qua Set 28, 2011 1:01 pm

Essas tomadas 12V nada mais são de que os isqueiros dos carros mais antigos fabricados +- até 1985, depois disso os isqueiros ficaram um pouco mais estreitos apesar da mesma aparência do modelo antigo.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11724
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Rodrigovieira Seg Fev 18, 2013 11:03 am

atualizando o topico, esse fim de semana peguei a vap, e lavei o buggy todo, por baixo, por cima, por dentro, motor, estofado, etc..meu pai até falou "nunca mais que pega" rsrs pior que pegou de primeira.
Dai lembrei da p.... do documento que ficou no porta luvas, minha sorte que molhou pouca coisa.
Foi ai que notei que tem um acendedor de cigarros dentro do porta luvas, funcionando, acho que alguem adaptou ali, e ficou perfeito, ja queria instalar um, para carregar eletronicos. abç

Rodrigovieira
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 30
Idade : 43
Localização : Palhoça
Tipo de Buggy : buggueiro

Pontos : 4124
Data de inscrição : 16/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por fmgsm Seg Fev 18, 2013 11:52 am

Rodrigovieira escreveu:atualizando o topico, esse fim de semana peguei a vap, e lavei o buggy todo, por baixo, por cima, por dentro, motor, estofado, etc..meu pai até falou "nunca mais que pega" rsrs pior que pegou de primeira.
Dai lembrei da p.... do documento que ficou no porta luvas, minha sorte que molhou pouca coisa.
Foi ai que notei que tem um acendedor de cigarros dentro do porta luvas, funcionando, acho que alguem adaptou ali, e ficou perfeito, ja queria instalar um, para carregar eletronicos. abç


Elementar, meu caro Watson. rsrsrs... affraid
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6308
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por fmgsm Seg Fev 18, 2013 11:57 am

Tomada 12 volts Extenso-para-tomada-veicular-03-conexoes-12v-e-01-usb_MLB-O-188023904_3092
fica legal o cara instalar uma dessa! é só cortar os fios que vão até o conector do acendedor e liga-los em 12v. pronto e fixar as 3 tomadas no painel do buggy.
e ainda ganha uma tomada 5v padrão USB.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6308
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada 12 volts Empty Re: Tomada 12 volts

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos