Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca do sistema de Barra de torção

+6
jperson
Fabrício®©
Farina
Pescador
GTMartini
Márcio Barbas
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Márcio Barbas Qui Jun 02, 2011 10:20 pm

Como já mencionei anteriormente, uso meu BUGRE em trilhas, onde altura livre e pneus mais agressivos são fatores determinantes. Atualmente estou usando pneus 30'' x 9,5 x 15 (equivalentes ao 235 75 15) e gostaria de trocá-los por pneus maiores e com desenho mais agressivo. Acontece que meu Buggy é montado sobre o chassis de Brasília, que tem as pontas da barra de torção salientes, o que limita o tamanho dos pneus, no meu caso, já estou no máximo Crying or Very sad . Seria possível trocar o sistema da barra de torção pelo do Fusca (sem pontas salientes)?? Caso positivo seria algo muito complexo?? Rolling Eyes .Se algum companheiro puder me dar uma consultoria... Smile

Abraço a todos!
Márcio Barbas
Márcio Barbas
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 226
Idade : 55
Localização : Cordeiro - RJ
Tipo de Buggy : Bugre IV 1974 trilheiro / Gaiola (aranha)
Pontos : 5067
Data de inscrição : 01/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Márcio Barbas Sex Jun 03, 2011 10:05 am

Ninguém se habilita??
Márcio Barbas
Márcio Barbas
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 226
Idade : 55
Localização : Cordeiro - RJ
Tipo de Buggy : Bugre IV 1974 trilheiro / Gaiola (aranha)
Pontos : 5067
Data de inscrição : 01/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Márcio Barbas Sex Jun 03, 2011 5:47 pm

???
Márcio Barbas
Márcio Barbas
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 226
Idade : 55
Localização : Cordeiro - RJ
Tipo de Buggy : Bugre IV 1974 trilheiro / Gaiola (aranha)
Pontos : 5067
Data de inscrição : 01/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Convidad Sex Jun 03, 2011 6:24 pm

Olá Marcio!!!
Rapaz eu vou postar para vc não ficar sem resposta, mas acho que além de não ajudar ainda vou te deixar com mais dúvidas ... é que não tenho certeza sobre a possibilidade da troca que vc propõe, mas tenho certeza que terá um sistema inferior... o da brasília é mais robusto!!!
Por outro lado, analise com mais calma o que pretende ... a suspensão com ressalto (da brasília) permite o uso com certa folga de pneus 11l/15, acredito que o 31X10.5 caibam sem problemas!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por GTMartini Sex Jun 03, 2011 9:14 pm

CAlma que as vezes agente demora pra ver...rsss
Vamos lá. Meu pneu é remold cravudo 255/75 R15, acho que é o maior que cabe, fica uns 2-3 cm dessa barra (meu buggy tb usa essa barra.) m equivalente ao meu acho que é 30x10,5R15 (equivale ao 265/70 R15) Accho que es tb cabe, tem que calcular o diametro final. Pra trocar a barra o ideal seria medir o comprimento e subtrair aquela ponta que sobra pra ver se bate com a distancia do facao. É provavel que caiba, pois nao acho que os caras teriam feito um chassi mais estreito, pois seria uam escolha inferior já que a bitola larga é boa pra nao deixar capotar.
Logo aparece alguem que talez tenha tentado isso. MAs se tiver oportunidade, procura o tamanho delas.
Abraço
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 43
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5581
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Márcio Barbas Sáb Jun 04, 2011 9:27 am

Galera,

Me perdoem a afobação What a Face !!

Mas é que surgiu a oportunidade de adquirir um par de VJ900 31 x 10,5 x 15 na molezinha e tinha que ser até hoje, mas acabei desistindo pq os meus pneus atuais (30 x 9,5) ficam rente (+- 2 cm) da ponta da barra. Por aqui alguns curiosos até falaram que a mudança da barra seria possível, mas to achando que não vale a complicação, sei lá...
De qq forma obrigado pelas respostas!!
Márcio Barbas
Márcio Barbas
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 226
Idade : 55
Localização : Cordeiro - RJ
Tipo de Buggy : Bugre IV 1974 trilheiro / Gaiola (aranha)
Pontos : 5067
Data de inscrição : 01/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Pescador Sáb Jun 04, 2011 9:35 am

Márcio Barbas escreveu:Como já mencionei anteriormente, uso meu BUGRE em trilhas, onde altura livre e pneus mais agressivos são fatores determinantes. Atualmente estou usando pneus 30'' x 9,5 x 15 (equivalentes ao 235 75 15) e gostaria de trocá-los por pneus maiores e com desenho mais agressivo. Acontece que meu Buggy é montado sobre o chassis de Brasília, que tem as pontas da barra de torção salientes, o que limita o tamanho dos pneus, no meu caso, já estou no máximo Crying or Very sad . Seria possível trocar o sistema da barra de torção pelo do Fusca (sem pontas salientes)?? Caso positivo seria algo muito complexo?? Rolling Eyes .Se algum companheiro puder me dar uma consultoria... Smile

Abraço a todos!

sempre tive essa dúvida e até pensei em trocar pelo do fusca, mas não me atreví, eu uso o chassi da brasília e pneu bigfoot 15L e fica com menos de 1cm para encostar na ponta da parra de torção. acho que em casas de suspensão possa tirar essa dúvida. vou acompanhar esse tópico pois também quero saber se pode ou não trocar pelo do fusca
Pescador
Pescador
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 432
Idade : 54
Localização : rio de janeiro
Tipo de Buggy : Giants
Pontos : 5777
Data de inscrição : 21/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Farina Sáb Jun 04, 2011 2:18 pm

Márcio pode trocar o sistema sem problemas e só comprar as barras facão e as tampas e totalmente intercambiavel.
Um forte abraço!
Farina
Farina
Farina
Superintendente
Superintendente

Número de Mensagens : 804
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Farina F-1600
Pontos : 6574
Data de inscrição : 12/05/2008

http://www.farinaautomoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Fabrício®© Sáb Jun 04, 2011 4:00 pm

O que você pode fazer, uma solução mais simples e mais barata... levar as rodas traseiras em um bom profissional e alterar o Off-set das rodas traseiras, altere para o offset negativo, com isso as rodas ficam para fora, ta ai uma imagem para você entender como é o offset.
Com isso a roda não irá bater na barra de torção.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9864
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por jperson Sáb Jun 04, 2011 4:32 pm

Minhas rodas traseiras com of set negativo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10737
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Fabrício®© Sáb Jun 04, 2011 4:38 pm

Jperson, ficou show...
A roda amarela sua é igual a minha!
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9864
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por jperson Sáb Jun 04, 2011 4:47 pm

São Mangels triangular.
Originalmente de 6 pol, alarguei para 8 pol.
As pretas sao originais dos brasilias alargadas para 9 pol.
todas Aro 14.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10737
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Fabrício®© Sáb Jun 04, 2011 4:52 pm

As minhas tmabem são mangels triangular branca, 8,5 polegadas, quero alargar elas para 10,5 ou 11.
Depois da reforma vou vê isso.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9864
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Sergio Augusto Sáb Jun 04, 2011 6:24 pm

Jperson
Teu buggy é muito show!
Parabens, gostei muito!!
Abs.
Sergio
Sergio Augusto
Sergio Augusto
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 563
Idade : 74
Localização : Maricá Rj
Tipo de Buggy : Kadron 1971, Taiba 1993
Pontos : 6084
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Pescador Sáb Jun 04, 2011 7:11 pm

Fabrício®© escreveu:As minhas tmabem são mangels triangular branca, 8,5 polegadas, quero alargar elas para 10,5 ou 11.
Depois da reforma vou vê isso.

acho que vc deveria ver isso antes da reforma, pois provavelmente terá que alargar os paralamas.
Pescador
Pescador
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 432
Idade : 54
Localização : rio de janeiro
Tipo de Buggy : Giants
Pontos : 5777
Data de inscrição : 21/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por jperson Sáb Jun 04, 2011 7:21 pm

Valeu Sergio!
Passo mais tempo mexendo nele e inventando coisas do que andando.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10737
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Fabrício®© Sáb Jun 04, 2011 7:32 pm

Pescador escreveu:
Fabrício®© escreveu:As minhas tmabem são mangels triangular branca, 8,5 polegadas, quero alargar elas para 10,5 ou 11.
Depois da reforma vou vê isso.

acho que vc deveria ver isso antes da reforma, pois provavelmente terá que alargar os paralamas.

Pescador, não vou precisar não... as rodas traseiras do meu buggy é 10 polegadas postei errado antes, medi agora, vou aumentar para 11,5 e tem espaço, olhei la agora... vlw a dica.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9864
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Pescador Sáb Jun 04, 2011 7:37 pm

Fabrício®© escreveu:
Pescador escreveu:
Fabrício®© escreveu:As minhas tmabem são mangels triangular branca, 8,5 polegadas, quero alargar elas para 10,5 ou 11.
Depois da reforma vou vê isso.

acho que vc deveria ver isso antes da reforma, pois provavelmente terá que alargar os paralamas.

Pescador, não vou precisar não... as rodas traseiras do meu buggy é 10 polegadas postei errado antes, medi agora, vou aumentar para 11,5 e tem espaço, olhei la agora... vlw a dica.

então tá tudo certo.
Pescador
Pescador
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 432
Idade : 54
Localização : rio de janeiro
Tipo de Buggy : Giants
Pontos : 5777
Data de inscrição : 21/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Márcio Barbas Sáb Jun 04, 2011 10:02 pm

Opa Opa galera...

O problema aqui não é a largura dos pneus, mas sim o diâmetro dos danados!!!

Hoje acabei conseguindo um par de pneus 235 x 75 x R15 para serem recauchutados com as bandas Off Road VJ900 e, por enquanto, não vou mecher nos "facões" (suspensão traseira)... mas como todo buggy que se preza é uma questão de se estar "eternamente mexendo..." rsss, nunca se sabe...

Abraço a todos!!! cheers
Márcio Barbas
Márcio Barbas
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 226
Idade : 55
Localização : Cordeiro - RJ
Tipo de Buggy : Bugre IV 1974 trilheiro / Gaiola (aranha)
Pontos : 5067
Data de inscrição : 01/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Clayton Dom Jun 05, 2011 8:49 am

Marcio, nem se colocar um espaçador da roda? Isso a levará para fora.
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7060
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por GTMartini Dom Jun 05, 2011 7:14 pm

Acho que é o mesmo caso do meu e Não dá pois essa ponta que ele fala chega a passar a metade da largura do pneu, entao teria que colocar um offset de uns 15-20cm pra tentar escapar da barra. O que teria é tentar chegar os penus pra tras, mas teria que mexer no facao ou ver se dá pra prender mais pra tras os flanges da rodas sem alterar o alinhamento.
flw
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 43
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5581
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Márcio Barbas Dom Jun 05, 2011 10:15 pm

É isso aí mesmo que o Martini falou!!

Acho que a melhor solução é mesmo a troca pelos do Fusca que, segundo o Farina disse anteriormente, é perfeitamente viável.
Márcio Barbas
Márcio Barbas
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 226
Idade : 55
Localização : Cordeiro - RJ
Tipo de Buggy : Bugre IV 1974 trilheiro / Gaiola (aranha)
Pontos : 5067
Data de inscrição : 01/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Pescador Seg Jun 06, 2011 1:02 pm

GTMartini escreveu:Acho que é o mesmo caso do meu e Não dá pois essa ponta que ele fala chega a passar a metade da largura do pneu, entao teria que colocar um offset de uns 15-20cm pra tentar escapar da barra. O que teria é tentar chegar os penus pra tras, mas teria que mexer no facao ou ver se dá pra prender mais pra tras os flanges da rodas sem alterar o alinhamento.
flw

ao meu ver isso que vc sugeriu é impossível, tanto com o off-set e quanto ao deslocamento do braço da suspensão. Se for feito pelo off-set o pneu vai ficar fora da carreceria e se for pelo afastamento do braço vai ter que fazer outra furação e vai trabalhar forçado.
Pescador
Pescador
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 432
Idade : 54
Localização : rio de janeiro
Tipo de Buggy : Giants
Pontos : 5777
Data de inscrição : 21/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Delon Seg Jun 06, 2011 8:48 pm

Aqui sempre trocamos a barra de torção e facão para poder caber o pneu maior , só preste atenção pois nao é recomendado inverter o lado das barras de torção , e tmb bastante atenção pois pneus maiores alonga um pouco a relação de marchas e vc vai sentir uma diferença ao precisar de força ! abraço a todos .
Delon
Delon
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 34
Localização : Saquarema RJ
Tipo de Buggy : Baby raly , baby rs , bugre , todos dos meus amigos .
Pontos : 4770
Data de inscrição : 07/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Pescador Ter Jun 07, 2011 3:19 pm

Delon escreveu:Aqui sempre trocamos a barra de torção e facão para poder caber o pneu maior , só preste atenção pois nao é recomendado inverter o lado das barras de torção , e tmb bastante atenção pois pneus maiores alonga um pouco a relação de marchas e vc vai sentir uma diferença ao precisar de força ! abraço a todos .

Delon de tira uma dúvida, o que aconteceria se trocar a barra de torção de lado? e como poderíamos distinguir o lado de cada uma?
Pescador
Pescador
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 432
Idade : 54
Localização : rio de janeiro
Tipo de Buggy : Giants
Pontos : 5777
Data de inscrição : 21/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do sistema de Barra de torção Empty Re: Troca do sistema de Barra de torção

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos