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Parafuso da Caixa de Cambio...

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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Sex Mar 18, 2011 11:22 am

Caros, Boa Tarde...
Pretendo trocar o oleo da caixa de cambio do meu melindroso neste fds mas gostaria de saber a medida do parafuso... é allen 17 mesmo? é Padrão essa medida? Pois vou comprar a chave e não sei se a medida vai servir...
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Mensagem por Fabiano Marques Sex Mar 18, 2011 12:36 pm

Amigo o parafuso é 17mm,se não consegui a chave allen você pode até improvisar uma usando um parafuso 17mm você encaixa a cabeça do parafuso na caixa e com um alicate de pressão você folga.
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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Sex Mar 18, 2011 12:44 pm

Consegui a chave amigos, mas foi uma paulada na cabeça... 38 reais! Sad Sad
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Mensagem por Fabrício®© Sex Mar 18, 2011 1:41 pm

pow, vc ta achando caro... rsrsrs eses dias precisei comprar um soquete torque para fechar um cabeçote de motor AP, foi cinquentinha, um soquete pequeno de torque para encaixar no torquimetro de 1/2.
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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Sex Mar 18, 2011 1:42 pm

Isso que acho injusto, ferramentas caras né cara... poxa cada uma é uma paulada na moleira... =/
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Mensagem por Fabrício®© Sex Mar 18, 2011 1:56 pm

As ferramentas estão fora da realidade, de tão caras.
A poucos meses, comprei uma pistola de ponto com avanço, um torquimetro de estalo, um multimetro automotivo digital, um manometro ara medir pressão de bomba de combustivel e vazão, gastei mil e cacetada, agora to querendo comprar um jogo de chave de caixa, mas acho que num vou poder nem tao cedo, ta mt caro.
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Mensagem por Fabrício®© Sex Mar 18, 2011 1:58 pm

Fabiano Marques escreveu:Amigo o parafuso é 17mm,se não consegui a chave allen você pode até improvisar uma usando um parafuso 17mm você encaixa a cabeça do parafuso na caixa e com um alicate de pressão você folga.

Boa a sua dica, hehehehe eu sempre faço isso, já até tenho um parafuso de roda de gol separado só pra isso.
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Mensagem por Convidad Sex Mar 18, 2011 3:05 pm

Victor, vc tem a bomba pra mandar o óleo pra caixa de marcha?

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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Sex Mar 18, 2011 3:06 pm

Não... nossa nem sabia que precisaria... =/
onde acho isso?
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Mensagem por Fabrício®© Sex Mar 18, 2011 3:12 pm

MARCELO, tenho uma gambiarra pra fazer isso, opa gambiarra não! um ATI (aparato técnico improvisado).
Na lateral do cambio tem um bujão, solte-o.
Com um joelho de cano de pvc de 1/2, dois pedaços de cano de pvc de 1/2 com +ou- 10 cm, enrosque no joelho, arrume uma mangueira de 3/4 e encaixe na ponta do cano e na outra ponta encaixe no cambio, traga a mangueira por cima do motor.
corte uma garrafa pet de 2 litros e encaixe na mangueira, e ta pronto o (ATI) e é so por o óleo na quantidade exata. hehehehehe faço isso!
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Mensagem por Convidad Sex Mar 18, 2011 3:14 pm

Fabrício-RJ escreveu:MARCELO, tenho uma gambiarra pra fazer isso, opa gambiarra não! um ATI (aparato técnico improvisado).
Na lateral do cambio tem um bujão, solte-o.
Com um joelho de cano de pvc de 1/2, dois pedaços de cano de pvc de 1/2 com +ou- 10 cm, enrosque no joelho, arrume uma mangueira de 3/4 e encaixe na ponta do cano e na outra ponta encaixe no cambio, traga a mangueira por cima do motor.
corte uma garrafa pet de 2 litros e encaixe na mangueira, e ta pronto o (ATI) e é so por o óleo na quantidade exata. hehehehehe faço isso!

Tai ai a dica Victor, agora é só se lambusar....rsrsrs

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Mensagem por Fabrício®© Sex Mar 18, 2011 3:15 pm

ahahahaha
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Mensagem por jperson Sex Mar 18, 2011 3:59 pm

Eu fiz a minha chave para remover o bujão do cambio, com um farafuso soldado em uma haste de aço chata, funciona perfeitamente, quer menos esforço, haste mais comprida.
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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Sex Mar 18, 2011 7:24 pm

Poxa boa dica galera... agora só uma coisa... a quantidade exata é 2,5L mesmo? ou o frentista me falou groselha???
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Mensagem por NUNES/GIANTS Sex Mar 18, 2011 7:26 pm

Fabiano Marques, o alicate de pressão ñ é muito recomendado, pois pode gerar deslizamento, sugiro usar o parafuso, conforme seu comentário, e utilizar neste o sistema de porca e contraporca e usar uma chave do tipo estria ou estrela... vc terá alavanca maior e consequentemente, folgara o parafuso com maior facilidade.

Um abrç,

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Mensagem por Ed Sáb Mar 19, 2011 6:32 pm

Cara, não se usa trocar oleo de cambio, peça apenas para competar o nivel, normalmente se paga por voltas que se dá na manivela da bomba, além do que o posto possui todas as ferramentas para isso, inclusivo o elevador, oportunidade para você dar uma olhada por baixo do carro e ver se está tudo em ordem. Só vio trocar oleo quando o cambio é desmontado inteiro porque a ocasião o pede. Abs.
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Mensagem por Ed Sáb Mar 19, 2011 6:34 pm

Ah, essa quantidade de voltas se conta até escorrer oleo pelo buraco do botijão.
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Mensagem por Bugólatra Dom Mar 20, 2011 5:59 pm

Ed escreveu:Cara, não se usa trocar oleo de cambio, peça apenas para competar o nivel, normalmente se paga por voltas que se dá na manivela da bomba, além do que o posto possui todas as ferramentas para isso, inclusivo o elevador, oportunidade para você dar uma olhada por baixo do carro e ver se está tudo em ordem. Só vio trocar oleo quando o cambio é desmontado inteiro porque a ocasião o pede. Abs.

Ed escreveu:Ah, essa quantidade de voltas se conta até escorrer oleo pelo buraco do botijão.
Opa, Ed quem te disse que não é necessário trocar o óleo do cambio? muitas vezes é necessário sim trocar completamente o óleo do cambio pois muitas vezes as coifas se rasgam e não percebemos de imediato e ao passar em áreas alagadas ou mesmo durante as lavagens do buggy é comum entrar agua por ali e se misturar ao óleo que vai perder suas propriedades e isso obriga a troca das coifas e o do óleo.
Outra informação! Cada quatro voltas da manivela desse equipamento que você mencionou equivale a 250 ml de óleo.
* Eu uso como chave um parafuso de 17mm que eu entortei ele num torno e ficou uma beleza, ficou como uma chave L , uso ele com o auxilio de um cabo de um martelo de ferro ou o cabo do macaco a óleo.
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Mensagem por Fabrício®© Dom Mar 20, 2011 6:25 pm

Opa, cheguei da praia, é isso ai Evilasio, essa coisa de que cambio não troca óleo e coisa de mecânico atrasado, do passado, o fluido tem que ser trocado sim, ainda mais nessas condiçoes que vc citou.

Repare que qd é removido o bujão do cambio, está cheio de limalha de ferro grudada no imã.

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Mensagem por Moacir Seg Mar 21, 2011 8:03 am

Não é mais fácil levar o veículo num posto de troca e efetuar a troca do óleo? O preço vai ser o mesmo.
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Mensagem por Moacir Seg Mar 21, 2011 8:10 am

Faz mais ou menos uns 3 meses que troquei o óleo da caixa do meu buggy, foram colocados dois litros e gastei R$ 28,00, num posto de troca de óleo. O mesmo preço que ia gastar se comprasse o óleo. Então vale mais a pena pagar do que ficar quebrando cabeça, até porque tem que tem uma bomba de sucção para retirar o resto do óleo velho e outra bomba para injetar o óleo novo. Além disso tem que ter um macaco hidráulico para levantar o veículo a + - um metro e meio de altura, para poder efetuar a operação.
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Mensagem por VIVINHOM Seg Mar 21, 2011 8:48 am

No meu caso que tenho três veículos prefiriria andar sem óleo à gastar quase 80,00 lulas para efetuar a troca, por essas e outras que tenho também uma graxeira, e com exceção desta última, todos os acessórios (GAMBIARRAS) como saca volantes (02), parafuso guia pra troca de rodas, parafuso pra retirar bujão da caixa de marcha etc etc , foram feitos por mim, claro que tenho máquina de solda e um espírito pardalístico que ñ me larga, soma-se a isso, uma tremenda fase que estou passando a dois anos, ñ podendo me dar ao luxo de fazer gastos extras nem extravagâncias, mas tudo vai melhorar, abração.
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Mensagem por Fabrício®© Seg Mar 21, 2011 9:14 am

VIVINHOM escreveu:No meu caso que tenho três veículos prefiriria andar sem óleo à gastar quase 80,00 lulas para efetuar a troca, por essas e outras que tenho também uma graxeira, e com exceção desta última, todos os acessórios (GAMBIARRAS) como saca volantes (02), parafuso guia pra troca de rodas, parafuso pra retirar bujão da caixa de marcha etc etc , foram feitos por mim, claro que tenho máquina de solda e um espírito pardalístico que ñ me larga, soma-se a isso, uma tremenda fase que estou passando a dois anos, ñ podendo me dar ao luxo de fazer gastos extras nem extravagâncias, mas tudo vai melhorar, abração.


Vivinho, gambiarra não fica feio este nome, a gente faz um ATI (aparato técnico improvisado), hahahahahaha
Eu tb estou na mesma fase que você!

abçs...
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Mensagem por Fabrício®© Seg Mar 21, 2011 9:16 am

Moacir Goulart escreveu:Faz mais ou menos uns 3 meses que troquei o óleo da caixa do meu buggy, foram colocados dois litros e gastei R$ 28,00, num posto de troca de óleo. O mesmo preço que ia gastar se comprasse o óleo. Então vale mais a pena pagar do que ficar quebrando cabeça, até porque tem que tem uma bomba de sucção para retirar o resto do óleo velho e outra bomba para injetar o óleo novo. Além disso tem que ter um macaco hidráulico para levantar o veículo a + - um metro e meio de altura, para poder efetuar a operação.


Bom dia moacir, o negocio é que o nosso colega está começando a aprender a mexer no buggy agora, ai tudo é motivo pra por a mão na massa.

Eu prefiro comprar óleo e eu mesmo trocar... pois o óleo é autopeças é bem mais barato que em posto.
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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Seg Mar 21, 2011 9:18 am

pessoal, beleza o problema da chave eu resolvi mas e agora??? Como fazer para bombear o óleo???, os postos próximo de casa nenhum faz este serviço... Alguém tem o endereço de alguma troca de óleo por aqui no ipiranga?
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