Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

+6
lubisomem01
Emmis de Suarão
Bugre-SS
André - Maricá/RJ
Beco
Breno / Aguaí-SP
10 participantes

Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por Breno / Aguaí-SP Ter maio 27, 2008 2:44 am

Navegando pela internet em busca de mais informação para iniciar a 1º grande reforma em meu querido Buggynho deparei com esta questão, achei bem interessante e resolvi postar aqui no fórum, já que temos tantas pessoas entendidas no assunto e acho que podem me ajudar em muitas perguntar para começar a reforma.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------


Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Como faço? E para pintar?
É necessário algum material exclusivo?


Estou reformando um Buggy de fibra de vidro, e existem
alguns pés de galinha na pintura....Algumas pessoas falam que é só lixar e
pintar, outras falam que tem que reformar a fibra para só depois pintar. Qual é
o certo? e para reformar a fibra oque preciso????e depois para pintar? Tinta
normal de carro ou especial náutica? não precisa de uma base especial para
fibra? E onde estiver quebradinho???Massa epóxi ou fibra???Alguém me ajuda.
Breno / Aguaí-SP
Breno / Aguaí-SP
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 58
Idade : 42
Localização : Aguaí - SP
Tipo de Buggy : Bugre II Ano 62 - Escapamento de Puma Duplo - RODAS 15' Pneus 225 e 255 - Motor 1.600, Alternador e Ignição Eletronica BOSCH e Carburação Simples
Pontos : 5812
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por Beco Qua Jun 04, 2008 7:09 am

A questão dos "pés de galinha" é de algum nível de dificuldade, pois pode ser problema na fibra. Normalmente, é problema na pintura e aí é fácil resolver: É lixar até a fibra e fazer os procedimentos corretos de preparação e pintura. Mas pode ser necessário aprofundar um pouco mais, se for algum problema no gel coat. O gel coat é a primeira camada que o fabricante utiliza no molde e depois fica a mais externa. Se esta camada for muito espessa ou for feita de maneira incorreta [muito catalizada, por exemplo], ela vai trincar e aparecer sobre a pintura. Aí, a solução é lixar o gel coat também.

Quando for fazer a preparação, ajuda usar produtos de qualidade. Por exemplo, se for necessário usar massa, somente poliéster de boa marca. Se for muito fundo, pense em um preenchimento com um pouco de fibra - massa grossa é chance para "dar zebra". Se esta preparação for bem feita, a pintura não terá problemas, mesmo que seja feita com tinta sintética (argh!).

Eu tive algumas dicas fantásticas de um técnico da PPG quando iniciei a reforma do Belair. Mas - sei lá porque bobagem - apaguei o mail dele. Mas tenho impresso. Algumas das dicas sobre a massa poliéster:

Quando for catalisar a massa, "massageia" bem o tubo para homogeneizar seu conteúdo. Essa, muitos profissionais não sabem!!!
Não se lixa a massa com água - somente à seco;
Lixa 80 para nivelar; 150 para tirar os riscos da 80; 350 para retirar os riscos da 150;
Em cada uma destas etapas de lixamento, é bom usar um marcador [controle de lixamento] para se saber onde tirar mais e onde precisa ser recolocada a massa. Tem em pó que é melhor, mas pode se usar até mesmo tinta spray preta [leve borrifo];
Em cada uma destas etapas, usar um desengraxante de boa qualidade, com papel toalha - nada de panos! nada de água!

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Lixa
Reparem o tamanho do bloco de lixa. Dá mais trabalho, mas é muito melhor para nivelar. O tom verde na lata é wash primer - necessário na lata, mas não na fibra.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11886
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por André - Maricá/RJ Qua Jun 11, 2008 6:15 pm

Opa, reforma em fibra é comigo mesmo.

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Dsc02129cw6.th

Isso é só uma parte de como está meu bugre, no memento ele já está todo raspado.
Obs.: Eu raspei com um raspador e lixa 36 para adiantar o serviço, nada de usar removedores.

Sobre os pés de galinha ele tem um monte e para responder o assunto:

1º Eu vou esmerilhar até sair todo o pé de galinha;
2º Depois colocarei uma camada de manta com resina, como o de costume;
3º Depois de seca a manta, passarei uma camada de massa (talco industrial com resina, fica mais forte);
4º Lixarei para modelar as peças em questão. (Isso tudo a seco);
5º Depois sim passarei a massa de poliéster (Wanda) para retirar as imperfeições;
6º Depois da fibra toda pronta, eu cubro toda a carroceria com um primer de enchimento de boa qualidade (Primer BI - Componente Wanda) eu só uso este;
7º Depois de cobrir toda a carroceria com o primer, dê uma pequena pulverizada (névoa) com alguma tinta de cor escura que você tiver, isso se chama controle de lixamento como o Carlão já disse, é para você não se perder na hora de lixar;
8º A pintura você escolhe PU ou Base Poliéster. O PU não precisa dar Verniz, já a Base Poliéster tem que aplicar Verniz.

Eu acho que ajudei, se esquici alguma coisa, por favor me ajudem.

Abraços e mãos à obra.


Última edição por André - Maricá/RJ em Sex Ago 22, 2008 6:39 pm, editado 1 vez(es)
André - Maricá/RJ
André - Maricá/RJ
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 139
Idade : 48
Localização : Maricá/RJ
Tipo de Buggy : Tenho um Bugre modelo IV
Pontos : 5816
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por Beco Qua Jun 11, 2008 8:39 pm

Bem lembrada a história do removedor. No Belair, usei isto e funcionou muito bem. Mas é lata... na fibra, o removedor pode atacar profundamente e causar estragos irremediáveis.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11886
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por Breno / Aguaí-SP Qua Jun 11, 2008 11:52 pm

Nossa que bom que me avisaram sobre o removedor. Eu não sabia disso, estou com vontade de começar a desmontar meu bugre no começo do mês de Julho 2008 e reforma-lo por inteiro desde assoalho até sua fibra. Meus amigos vão me ajudar com a reforma. Eles já reformaram um fusca e ficou muito bonito um trabalho muito bem feito. Mas em matéria de fibra eles nunca mexeram e nós não sabemos nem o que usar e nem por onde e como devemos começar.

Se alguém tiver mais dicas e algumas explicações ou fotos elas serão muito bem aceitas, pois meus 2 amigos tem experiência em pintura apenas em lata, com fibra somos totalmente leigos!! rsrsrrs
Não sei nem o nome dos produtos que devo comprar para usar na reforma da fibra!! Embarassed
Só sei que vamos pintar com PU.


Socoooooorrrrrrrrooooo rsrsrsrs affraid
Abraços Breno!!!
Boa semana!!
Breno / Aguaí-SP
Breno / Aguaí-SP
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 58
Idade : 42
Localização : Aguaí - SP
Tipo de Buggy : Bugre II Ano 62 - Escapamento de Puma Duplo - RODAS 15' Pneus 225 e 255 - Motor 1.600, Alternador e Ignição Eletronica BOSCH e Carburação Simples
Pontos : 5812
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por Bugre-SS Qui Jun 12, 2008 8:46 am

Pessoal achei esse artigo no site do clube do puma:

http://www.clubedopuma.com.br/pintura.doc

vale a pena... abraços!

Bugre-SS
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 11
Localização : Teresópolis-RJ
Tipo de Buggy : Bugre SS 1972
Pontos : 5771
Data de inscrição : 12/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por Breno / Aguaí-SP Sex Jun 13, 2008 2:07 am

Nossa muito bom essa matéria Bugre SS valeu mesmo!!!
Obrigado!!

Da uma olhada gente !!!! segue abaixo o Artigo encontrado pelo Bugre SS


Recuperação de pinturas e reparação de peças em Fiberglas

Data da informação: 1979

Com a finalidade de mantê-los atualizados com a técnica para
a recuperação de pinturas e reparação de peças em Fiberglas, no caso do
aparecimento eventual de bolhas ou pequenas avarias, anexamos a presente
instrução para o tratamento da pintura e para correção das peças mencionadas.

Assunto: Correção de peças em fibra de vidro.

As Matérias Primas básicas empregadas para retoques são as
seguintes:

ESPECIFICAÇÃO FORNECEDOR

Manta M-740
Ocfibras
Resina Poliester (Uceflex AC-112) Ucebel
Naftenato de Cobalto (acelerador) Poliquima
Peróxido de M.E.K. (Catalizador) Poliquima
Gel-primer branco Ferro Enamel

A resina apresenta-se na forma xaroposa. Devemos
adicionar-lhe, inicialmente, 0,3% de Naftenato de Cobalto (líquido roxo) e, na
hora da operação, 1,0% de Peróxido de M.E.K. (líquido incolor).

A RELAÇÃO NORMAL FIBRA/RESINA É DE 30%

EXEMPLO:
Para 200 gr. de
manta, devemos consumir 666gr. de resina. Já contendo 2 gr. de Naftenato de
Cobalto. Como acima. Na hora da aplicação adicionar aproximadamente 7 gr. de
Peróxido de M.E.K

ATENÇÃO: Nunca
misturar Peróxido de M.E.K. com Naftenato de Cobalto. Há perigo de explosão.

OPERAÇÃO:
Lixar a superfície a ser reparada com lixa grão 80.
Limpar a superfície com estopa umedecida em redutor.
Cortar a manta de acordo com a superfície a ser reparada.
Adicionar à resina o naftenato de cobalto e, posteriormente, o peróxido de M.E.K. (misturar bem cada etapa). Aplicar a resina (já acelerada e catalizada) com uma trincha sobre camadas de manta, até que se tenha uma espessura um pouco maior que a real da peça (0,5 a 1,0 mm).

Após a cura (endurecimento), lixar com lixa grão 80, até a espessura normal da peça.

Posteriormente, pinta-se a superfície reparada com gel primer branco.
Após curado, caso surgam alguns pontinhos, conhecidos como cabeças de alfinetes, faz-se uma mistura de gel primer com talco, até que se obtenha uma massa não muito grossa e que seja aplicável com espátula.


* Não esquecer de adicionar à mistura 0,3% de Naftenato de Cobalto e, na hora da operação, 1,0% de Peróxido de M.E.K.


Dar sequência, a partir do ítem 10, conforme circular em anexo.

EM CASO DE TRINCAS OU ROMPIMENTO DA SUPERFÍCIE.

ÁREA FALTANDO PEDAÇOS.
Completar a parte que está faltando, pelo lado posterior com
papelão ou chapa maleável. Em seguida, procede-se como do ítem 2 em diante.

NÃO FALTANDO PEDAÇOS.
Ajustam-se as partes com a forma da área rompida, podendo-se utilizar pedaços de arame, para manter as partes na posição - preparam-se grampos, encerados (cera comum) que, após processado como do ítem 2 em diante, se consiga retirar o arame pela parte posterior, isto é, cortando com alicate e puxando a emenda do arame que deve ser feita por traz.

FORNECEDOR ENDEREÇO

OCFIBRAS Rua Araújo,
216, 9º andar - São Paulo.
Telefone: 257-6725

UCEBEL Rua Direita,
49, 4º andar - Centro - SP.
Telefone: 327-280

POLIQUIMA Estrada de
Campo Limpo, 1960 - Santo Amaro - SP.
Telefone: 548-1133

FERRO EMANEL Av.
senador Vergueiro, 2.720 - são Bernardo do Campo.
Telefone: 457-2700

OBS: Endereços e telefones constantes do documento original, portanto, desatualizados

Assunto: Bolhas na pintura.

Raspar toda a superfície afetada pelas bolhas caracterizadas
como cabeças de alfinete.

Lixar a referida superfície com lixa de ferro n.º 80
removendo todo o material até desaparecer todos os resíduos de tinta e massa
até permanecer totalmente limpa.

Lavar muito bem toda superfície com acetona.

Aplicar à pistola duas camadas de GEL - COAT. Para cada caneca (da pistola De Vilbiss cheia) misturar 15 gramas de catalizador MEK Butanox M 50 da Poliquima.

Após certa aplicação deixar secar por um período de 12 a 24 horas à temperatura
ambiente.

Em virtude do GEL COAT não apresentar uma secagem rápida e podendo o mesmo, ao passar-se de novo lixa, ficar agarrado a esta, deve, antes desta operação passar-se acetona por toda a superfície.

Após esta operação pode dar-se o caso de permanecerem uns pequenos buraquinhos na camada do GEL COAT. Deve então proceder-se a uma mistura de GEL COAT puro com talco, até que, o mesmo fique com a espessura de uma massa mais engrossada aplicável com espátula. Esta massa deve ser aplicada em cima de todos os referidos buraquinhos ou superfícies mais enrugadas ou arranhadas.

Esta superfície deverá depois de aplicado o GEL COAT ser bem lixada (lixa de ferro 100 e posteriormente lixa 220 com água).

Esta massa deverá ser de novo misturada com o mesmo catalizador (como se procedesse a uma mistura igual à mesma massa aplicável na pintura normal de automóveis).

Deixar secar o tempo necessário para lixamento.

Após verificar-se esta secagem, passa-se uma lixa de água 320 a fim de retirar todas as
impurezas que possam ter permanecido na superfície.

Aplica-se então o isolante acrílico (fundo selador da CORAL)
passando-se sobre este uma lixa 320.

Aplicar 3 demãos de laca acrílica CORAL.

Deixar secar na estufa 60 minutos a 85°C.

Lixar de novo a superfície com lixa 400.

Aplicar 2 demãos de laca acrílica bem fina.

Antes de aplicar o verniz incolor acrílico misturar para uma simples coloração uma pequena quantidade de laca acrílica.

Pistolar toda superfície com verniz incolor acrílico CORAL.

Deixar secar cerca de 06 horas antes de dar o polimento final.

N. B. Qualquer diluição no material de pintura só deverá ser feito com diluente acrílico da CORAL (Thinner ou redutor).

DEPARTAMENTO DE AUTOMÓVEL.
RECUPERAÇÃO DE CARROS USADOS

Defeito - Bolhas na pintura provenientes de defeito de fibra
de vidro.
Solução - Raspagem total da carroceria e pintura geral.
(vide circular 001/78 de 11 de outubro de 1978

OPERAÇÃO
TEMPO/HORAS

1 - Raspagem da carroceria 42,0

2 - Lixamento total da corroceria 8,0

3 - Aplicação do Gel Primer 1,0

4 - Lixamento do Gel 8,0

5 - Aplicação de massa de poliester 8,0

6 - Lixamento final 5,0

7 - Aplicação do isolante 0,5

8 - Lixamento do isolante 4,0

9 - Pistolagem (2 demãos de tinta de queimação) 1,0

10 - Lixamento + 1 demão 2,0

11 - Pistolagem (2 demãos finais de laca acrílica com
verniz) 2,0

12 - Estufa 6,0

13 - Polimento 6,0

TOTAL 88,0

MATERIAL APLICADO

10 x 1/4 laca acrílica
4 Gal.
redutor acrílico
3 x 1/4 isolante acrílico
40 folhas de lixa
1,5 Kg.
massa poliester
1/2 x 1/4 preto fosco
1/4 de quantil
1/4 verniz
Breno / Aguaí-SP
Breno / Aguaí-SP
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 58
Idade : 42
Localização : Aguaí - SP
Tipo de Buggy : Bugre II Ano 62 - Escapamento de Puma Duplo - RODAS 15' Pneus 225 e 255 - Motor 1.600, Alternador e Ignição Eletronica BOSCH e Carburação Simples
Pontos : 5812
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Agumas observações

Mensagem por Beco Sex Jun 13, 2008 4:18 am

1. A resina apresenta-se na forma xaroposa. Devemos adicionar-lhe, inicialmente, 0,3% de Naftenato de Cobalto (líquido roxo) e, na hora da operação, 1,0% de Peróxido de M.E.K. (líquido incolor).

Melhor comprar a pré-acelerada, que não há necessidade de colocar o cobalto. É difícil acertar este percentual. E, no catalisador (peróxido), vai depender da temperatura ambiente - mais calor, menos catalisador e vice-versa. Só se sabe com uma certa experiência. Na hora de misturar, o melhor é usar uma madeira roliça e fazê-lo vagarosamente para evitar a criação de bolhas.

2. Relação normal de fibra/resina é de 30%.

Depende. Em um remendo, você pode chegar a 50% e ficar com um bom trabalho. Aqui também o que manda é o senso prático. Você vai colocar uma camada de resina e sobre ela a fibra para ser melhor impregnada com a resina. Quando não tiver mais pontos brancos, está ok. O escesso de resina pode fazer a peça ficar mais quebradiça e frágil. Para ficar mais fácil, o melhor é abrir a manta em dois (com as mãos) e não usá-la inteira. Na hora de cortar a fibra, uma tesoura comum. Sempre use luvas, óculos e camisas de mangas compridas. Não queira saber o que é esta fibra na pele!!! (eu sei... Very Happy ). Use um pincel de fibras duras - barato - para impregnar a resina.

3. Nunca misturar o pek com o cobalto

Este é outro motivo para comprar a pré-acelerada...

4. Pinta-se com gel.

Bem, esta receita provavelmente foi feita antes da utilização de massa poliéster e dos fundos com altos sólidos, de boa qualidade. O uso de gel é muito bom [usei na primeira reforma do Velho, na década de 70], mas nem pense em colocar isto em sua pistola de pintura! A aplicação pode ser manual, mesmo. A catalização é igual à da resina e você pode comprar o gel colorido. Mas, como ele é feito para catalizar em ambiente fechado - normalmente, ele fica entre a forma e a futura peça de fibra - ele demora mais a catalisar no ambiente externo - fica melequento por um bom tempo... Na catalisação na forma, ele também usa o calor gerado pela fibra para catalisar mais rápido. Aliás, este é outro ponto de atenção: há uma geração de calor na catalisação da resina. Não use copos plásticos - pode usar uma garrafa pet cortada - para misturar a resina. Latas são melhores, mas depois, é lixo.

5. A questão do enchimento das bolhas "cabeça de alfinete" que, com absoluta certeza vão aparecer no seu trabalho: existe um tipo de massa, chamada putty, se não me falha a memória, e que vem em bisnagas. É exatamente para este tipo de problema e muito melhor que ficar preparando com talco.

Foi o que me lembrei, por enquanto... Cool
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11886
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por Breno / Aguaí-SP Sex Jun 20, 2008 8:11 pm

Valeu Carlão muito obrigado!!!

Se alguem tiver mais alguma coisa para acrescentar fico na expectativa !!!! rsrsrsrs


valeu gente

obrigado!!
Breno / Aguaí-SP
Breno / Aguaí-SP
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 58
Idade : 42
Localização : Aguaí - SP
Tipo de Buggy : Bugre II Ano 62 - Escapamento de Puma Duplo - RODAS 15' Pneus 225 e 255 - Motor 1.600, Alternador e Ignição Eletronica BOSCH e Carburação Simples
Pontos : 5812
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Mais uma coisinha...

Mensagem por Beco Dom Jun 22, 2008 2:21 pm

para lixar a fibra, sempre use luvas, máscara e óculos! Ela forma uma núvem de pequenas partículas de vidro que vão fazer um belo estrago no seu pulmão! Ou na pele, ou nos olhos. Prevenção é o melhor remédio! Podes usar uma esmerilhadora para fazer o formato inicial e dar acabamento com uma lixadeira orbital ou no muque mesmo, mas sempre usando um taco para ficar mais parelho.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11886
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Reforma

Mensagem por Emmis de Suarão Ter Jun 24, 2008 9:41 pm

Senhores...Eu sou novo no forum, mais antes de mais nada GOSTARIA DE AGRADECER MUUUUUITO ao Breno - Bugre. Eu postei esta pergunta em um forum da Yahoo a pelo menos dois meses, e obtive uma única resposta, na qual eu mesmo não botei muita fé....Me cadastrei no site Planeta Buggy com a única intensão de refazer a pergunta aqui, e ver como seriam as respostas...Pelo que vejo, as respostas são mais que excelentes, e novamente, devo agradecer ao Breno que me poupou bastante tempo e me entregou de bandeja algo que estou procurando a pelo menos seis meses.....

Senhores, agradeço a todos, e apartir de hoje, compartilharei com voces meus 16 anos de Emmis bem rodados no litoral sul paulista, sendo no asfalto ou nas pequenas dunas de areia de Itanhaém....

Um forte abraço

Daniel - Emmis de Suarão

Emmis de Suarão
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 46
Localização : Suarão - Itanhaém
Tipo de Buggy : Emmis
Pontos : 5759
Data de inscrição : 24/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por Breno / Aguaí-SP Qua Jun 25, 2008 9:04 pm

Olá Daniel !!! que legal!! prazer em "conhece-lo" rsrsrs
Realmente navegando na internet foi no yahoo mesmo que encontrei esta pergunta e achei bem interessante, e como eu também estava interessado em reformar meu buggy resolvi postar aqui no nosso fórum onde eu sei que tem muita gente fera em tudo sobre buggys.


Seja bem vindo em nosso fórum e aproveite tudo que ele tem de bom!!!
E não esqueça de colocar fotos da reforma de seu buggy!!! rsrsrssr


Abraços!!
T+
Breno / Aguaí-SP
Breno / Aguaí-SP
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 58
Idade : 42
Localização : Aguaí - SP
Tipo de Buggy : Bugre II Ano 62 - Escapamento de Puma Duplo - RODAS 15' Pneus 225 e 255 - Motor 1.600, Alternador e Ignição Eletronica BOSCH e Carburação Simples
Pontos : 5812
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por lubisomem01 Qui Jun 26, 2008 6:58 am

Neste link da Santa Matilde tem coisas interessantes sobre conserto em fibra de vidro.
http://www.geocities.com/sm4100_2000/recuperacao.htm
lubisomem01
lubisomem01
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1622
Localização : Rio de Janeiro - B R A S I L
Pontos : 7367
Data de inscrição : 25/06/2008

http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por DakarItape Dom Dez 22, 2013 8:46 am

Ola pessoal do fórum.... Um dia desses fui trabalhar com o Buggy e bateram nele estacionado, e pior que só fui ver na hora de ir embora... Estou pensando em fazer uma reforma eu mesmo... depois das dicas que li aqui me deu mais CORAGEM ainda (risos). Segue uma foto pra mostrar uma parcela do estrago causado... E também para algumas dicas especificas de como devo proceder no concerto... Grato!!
Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? <a href=Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Hy4o  " />
DakarItape
DakarItape
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 66
Localização : Itapetininga, SP
Tipo de Buggy : Buggy Pretty Dakar, Amarelo - 75
Pontos : 4355
Data de inscrição : 14/07/2012

https://www.facebook.com/rodrigomarcelinocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por DakarItape Dom Mar 02, 2014 12:11 pm

Alguem pra me ajudar na situação ai em cima??
DakarItape
DakarItape
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 66
Localização : Itapetininga, SP
Tipo de Buggy : Buggy Pretty Dakar, Amarelo - 75
Pontos : 4355
Data de inscrição : 14/07/2012

https://www.facebook.com/rodrigomarcelinocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por Bugólatra Qui maio 08, 2014 10:12 pm

Assistindo ontem a um episódio de MESTRES DAS RESTAURAÇÕES no discovery chanel eu fiquei surpreso com o modo que eles laminam fibra de vidro, é bem diferente de como estamos acostumados pois em vez de aplicar a resina sob a manta esticada como tradicionalmente fazemos aqui no Brasil eles simplesmente cortam a manta em pedaços de aproximadamente 15 cm e misturam com a resina no mesmo recipiente e com o pincel eles vão aplicando a manta já completamente ensopada de resina e não se importam se a manta ficar um pouco dobrada em alguns locais, quando vi isso fiquei imaginando que desse modo a fibra provavelmente deve ficar bem mais reforçada.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11723
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por VIVINHOM Sex maio 09, 2014 6:16 am

Fala "VILA" já havia assistido a uma laminação dessas com o time "A" do Foose, não gostei nem um pouco da execução, mas também, e daí? eu sou o "VIVINHO" e eles...   rsrsrsrsr   acho que fazem uma sujeirada tremenda, realmente ficam dobras na laminação, contudo existe uma coisa interessante nos programas de tv que se chama edição, se prejudicasse em alguma coisa eles editariam, mas que pra mim é um servic inho de preguiça isso é kkkkkk!

Esse procedimento de embebedar o tecido ou manta, eu uso quando a laminação é feita por baixo da peça, aí não tem jeito, acaba melecando mesmo, no mais é só thiner e alegria.
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9332
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por milton soares Sex Ago 15, 2014 3:01 pm

EM UMA REFORMA QUE NÃO ESTEJA MUITO CHEIO DE MASSA, PORÉM TEVE VARIAS PINTURAS ( 4) QUAL É MELHOR LIXAR OU UM BOM JTO DE AREIA NA FIBRA E NO CHASSI...

milton soares
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 19
Localização : porto velho - rondonia
Tipo de Buggy : coyote 1986
Pontos : 3712
Data de inscrição : 18/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Reformar com Fibra de Vidro: É fácil? Empty Re: Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos