CHASSI TUBULAR

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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por Reinaldo em Qua Maio 17, 2017 9:12 am

Sinto muito... Só estou explicando tecnicamente...

Reinaldo
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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por chevas em Qua Maio 17, 2017 9:43 am

Reinaldo escreveu:Sinto muito... Só estou explicando tecnicamente...
Sente muito porquê, Reinaldo? Só estamos "conversando"... e gosto de ler as opiniões do outros colegas do fórum.

[]'s

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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por Reinaldo em Qua Maio 17, 2017 12:12 pm

chevas escreveu:
Reinaldo escreveu:Sinto muito... Só estou explicando tecnicamente...
Sente muito porquê, Reinaldo? Só estamos "conversando"... e gosto de ler as opiniões do outros colegas do fórum.

[]'s
Sinto muito, por que você disse que não gostou de saber do quadro soldado no chassi e que só viu depois.... Só isso... Também só estou conversando... Guarde a "faca".... rsrrsrsrrs

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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por chevas em Qua Maio 17, 2017 12:30 pm

Ah tá, agora entendi. Capaz, sem stress. Detesto brigas, sejam reais ou virtuais...
Na próxima vez que eu for a SP visitar meus irmãos tento entrar em contato contigo...só que vou de avião, não de buggy, hehe. 
Mas falando sobre o chassi, se a solda estiver bem feita não devo ter problemas, né? Afinal a Fercar está no ramo há anos...

Abração.

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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por Reinaldo em Qua Maio 17, 2017 1:06 pm

Um dia, todos nós vamos ter algum problema na suspensão dianteira... E será necessário retirar para reparar ou trocar.... Aí é que está o problema de ser soldado...

Agora se a solda foi bem feita ou não? Se a estrutura está e fraca ou não? Se tem torção ou não? Seria leviano diagnosticar sem analisar de perto.

Eu não posso julgar o fabricante, pois não sei porque ele optou por essa solução... Se o motivo foi técnico, econômico ou qualquer outra coisa.

O que eu posso dizer é que isso não é uma solução que eu adotaria em projeto nenhum, assim como os outros fabricantes tradicionais também não adotam...

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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por chevas em Qua Maio 17, 2017 1:18 pm

Entendo. Eu também não faria isso. 
Mas para ilustrar, esta abaixo é a melhor foto que eu tenho agora da minha suspensão dianteira. Vou tentar tirar outras depois.
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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por chevas em Sex Out 20, 2017 12:03 pm

chevas escreveu:

Aliás, sobre manutenção do chassi, o que acham da prática recomendada por alguns de "engraxar o chassi" por dentro, pelos furos que normalmente existem nos tubos por baixo? Vale a pena ou não adianta nada na prevenção da ferrugem?

[]'s
Desenterrando de novo...
Sobre este assunto de graxa no interior dos tubos do chassi, alguém mais tem alguma sugestão ou indicação?
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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por Nil em Sex Out 20, 2017 8:45 pm

Reinaldo escreveu:Não, não é padrão soldar o quadro da suspensão dianteira no chassi em carro nenhum... Muito pelo contrario, isso é uma "aberração"...

Nenhum VW teve a suspensão soldada no chassi, nem os Puma, nem os Gurgel, e os inúmeros derivados da mecânica VW a Ar também não.

Os BRM, Fyber, Bugre, Selvagem também não são...

O chassi deve se rígido e forte suficiente para receber o quadro da suspensão, fixado ao cabeçote do chassi (Tubular ou VW). E não usar o quadro da suspensão como parte da estrutura do chassi...

Além disso, impede a retirada para uma eventual manutenção ou correção do Caster, que é muito comum em Buggy por causa das rodas grandes na traseira.

Obs: Já vi projetos de fixação do quadro da suspensão em outros pontos diferentes do original (Mais abertos), mas sempre parafusados e nunca soldados.

Soldar a suspensão no chassi, é como soldar o motor e o cambio no chassi...
 CORRETÍSSIMO!

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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por Nil em Sex Out 20, 2017 8:48 pm

chevas escreveu:
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[]'s
CADE A AMARRAÇÃO DESSE CHASSI????     DESSA FORMA AI VAI TORCER MUITO E RACHAR A FIBRA.   NO CHASSI TUBULAR, QUEM TRABALHA É A SUSPENSAO E NAO O CHASSI, COMO NOS JIPES.

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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por chevas em Sab Out 21, 2017 12:12 pm

Pois é, Nil, sempre achei esse meu chassi muito fraco...lembrando que esta foto não é a do meu mas é bem parecido, e eu não tenha certeza de que nesta fase este chassi já estaria pronto para ser montado na carroceria. Uma dúvida: a grossura da fibra, que no meu acho boa, não faz diferença na robustez do conjunto? E seria possível trocar o meu chassi por um melhor? Posso aproveitar o meu quadro de suspensão dianteira? E por último, vc faria um chassi pra mim ou vc não faz mais reformas deste tipo? Obrigado.
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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por chevas em Qua Out 25, 2017 9:14 am

chevas escreveu:Pois é, Nil, sempre achei esse meu chassi muito fraco...lembrando que esta foto não é a do meu mas é bem parecido, e eu não tenha certeza de que nesta fase este chassi já estaria pronto para ser montado na carroceria. Uma dúvida: a grossura da fibra, que no meu acho boa, não faz diferença na robustez do conjunto? E seria possível trocar o meu chassi por um melhor? Posso aproveitar o meu quadro de suspensão dianteira? E por último, vc faria um chassi pra mim ou vc não faz mais reformas deste tipo? Obrigado.
[]'s
Estive pensando, talvez seja mais interessante (e econômico) apenas reforçar este meu chassi e não trocá-lo. Nesse caso o que os colegas sugerem? Pensei em colocar duas longarinas no sentido longitudinal, mais umas travessas em diagonal formando treliças...
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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por Nil em Qui Nov 02, 2017 3:25 pm

André, reforme o seu chassi e aproveite para reforça-lo.  coloque amarações onde achar necessario. So nao entendo como sao fixados a alavanca de marchas e os pedais nesse chassi que voce postou? seria nao fibra??? se for, é uma grande falha.

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Re: CHASSI TUBULAR

Mensagem por chevas em Qui Nov 02, 2017 5:52 pm

Deve ser. O meu é assim:
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Repare que tem um "degrau" bem embaixo do suporte da alavanca de marchas. É uma travessa que tem no chassi. Os parafusos dos bancos pegam bem ali. Já a pedaleira só tem freio e embreagem, o acelerador é suspenso (eletrônico) por causa do motor EA111. Esses detalhes não me incomodam tanto quanto a resistência geral do chassi.  Mas o assoalho tem 4 níveis:

1) nos pés dos passageiros de trás;
2) embaixo dos bancos até essa travessa no meio;
3) nos pés dos passageiros da frente; e
4) na estrutura lateral do chassi, como visto na foto.

Esses níveis devem ajudar um pouco na resistência geral. Mesmo assim, num futuro próximo penso em reforçar o chassi.

[]'s

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