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Câmbio e motor AP1.6 do buggy WAY

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Mensagem por Getúlio Ter Jan 18, 2011 7:27 pm

Olá!
Comprei recentemente um buggy WAKE WAY com motor AP 1.6.
Ele é 0Km, e eu estou enfrentando algumas dificuldades em relação a sua potência e velocidade.
Eu sei que buggy não é carro de corrida e tudo mais, só que como eu faço muitas viagens com ele, estou começando a ficar um pouco inseguro
pois o buggy não passa de 110/120Km/h. O câmbio dele, é o seguinte: primeira e segunda vai q vai perfeitamente, agora, engatou a terceira é aquela agonia.
As vezes eu penso q engatei a quinta marcha pois ela parece ser muito longa. Eu praticamente nunca uso a quinta marcha pois dela pra quarta não tem quase nenhuma diferença.
A rotação cai em torno de 200 RPM não mais que isso. Aqui em Blumenau ninguém esta muito encorajado de mecher nesse buggy, e muito menos de palpitar um diagnóstico decente.
Alguém tem alguma idéia de como eu faço para solucionar esse problema?
Grato desde já!

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Mensagem por Terrorista Qua Jan 19, 2011 8:29 am

Ta estranho.

Você vai precisar checar tudo amigo. Desde ponto até carburador, caso não seja injetado.

Velas .. Enfim, ter a certeza de que o seu motor está ok.

Aí sim você pode rever o diferencial do cambio. As vezes você está com um diferencial muito longo e tá perdendo força, já que o pneu traseiro da uma quebrada na relação.

COnte mais detalhes do motor e de onde comprou a Buggera !!

Abraço,
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Mensagem por Fabrício®© Qua Jan 19, 2011 9:01 am

Getúlio, seu buggy está com qual cambio?
Qual a Medida dos pneus?
É Carburado ou injeção?
Alcool ou Gasolina?
Quantas libras está usando nos pneus?

Tenta passar pra nois o maximo de informações que com certeza os amigos irão te ajudar.
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Mensagem por Armando1 Qua Jan 19, 2011 9:34 am

Em 2009 estive na fabrica da Wake Way em Curitiba para fazer um test-drive no buggy e também achei que nas marchas altas o desempenho deixava a desejar. A terceira quarta e quinta eram muito longas, acredito que decorrente do cambio do Gol 1000 virado de cabeça para baixo somado ao diametro do pneu traseiro aro 15 de perfil alto. Experimenta fazer um teste com rodas normais aro 14 ou mesmo 13 e veja se a rotação do motor em 5ª marcha se mantem mais ou menos em 3000 a 3200 giros e o velocimetro a 100 km/h, essa é a relação usual em carros 1.6L com 5ª marcha. Infelizmente se melhorar o desempenho nessa situação, não terá muito o que fazer pois o cambio do Gol 1000 já é o mais curto de todos os disponíveis na configuração adotada pelo Wake, (cambio de Gol 1000 e motores AP). Daí acho que a unica solução será a substituição dessa adaptação pela tradicional, cambio de 4 marchas, flange e relação 8x33. Mais um detalhe, tem que ser a coroa e pinhão do gol 1.3L a ar porque seu carro tem transmissão por homocinética. Lembrei de mais uma coisa, eles reposisionavam o corpo de borboleta para a lateral do coletor de admissão, tampando a entrada original e soldando nova flange na lateral do coletor. Taí mais uma coisa para ver, mas com um especialista em injeção, quem sabe com essa modificação não houve perde de potencia?

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Mensagem por Getúlio Qua Jan 19, 2011 9:49 am

Poxa gente, ta ficando cada vez mais complicado.
Armando! Obrigado pelas suas informações, mas eu entendo muito pouco de motores, na verdade nada, o que eu posso fazer aqui, falar com um especialista em cãmbios correto?
E você acha que se eu colocar um câmbio de kombi e tudo mais, vai melhorar em quanto a aceleração e a velocidade do carro ?
Não tem como mecher na relação de marchas ou alguma coisa desse tipo nesse câmbio mesmo ?
Desculpe pela minha ignorância em relação a esse tipo de assunto.
Obrigado!

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Mensagem por Fabrício®© Qua Jan 19, 2011 9:53 am

Com a carcaça do cambio de combi a diesel, se for a gasolina terá que comprar a flange para instalar o motor AP e a relação 8x35 ou 8x33 vai melhorar muito o desempenho.
8x35 fica melhor ainda!
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Mensagem por Getúlio Qua Jan 19, 2011 9:58 am

Você tem idéia do preço de uma adaptação dessas?

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Mensagem por Armando1 Qua Jan 19, 2011 10:06 am

Getulio

Primeiro, experimenta as rodas traseiras menores e vê o que acontece. Se melhorar, seu problema esta na relação do cambio, e dai não tem nada que se possa fazer no cambio do seu carro.
O cambio da Kombi é muito curto, se não me engano a relação é de 9x36, na aceleração e capaz de levantar a frente em compensação não vai passar dos 120 km/h e o giro do motor vai a mais de 5500.
Esse buggy tem as suspenções dianteiras e traseiras bem acertadas e é gostoso de andar, tem hidrovácuo, direção com cremalheira, enfim tudo de bom, se voce gostou dele vale a pena acertar o cambio.

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Mensagem por Getúlio Qua Jan 19, 2011 10:12 am

Meu Deus Armando!
Eu adorei o buggy! Sua estabilidade é perfeita, eu consigo fazer curvas difíceis com uma facilidade incrível!
Ele é muito confortável e não faz barulho nenhum na suspensão. O único problema é sua velocidade e aceleração.
Eu vou testar ele com rodas menores e pneus mais baixos pra ver o que acontece, agora, se ele melhorar de desempenho com as rodas menores eu não vou ter saída ? Sad

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Mensagem por Fabrício®© Qua Jan 19, 2011 10:13 am

Não é barato Getulio, no mercado em media somente na carcaça do cambio de kombi diesel costumam pedir em torno de 700 reais, e ela completa para junta homocineticas em torno de uns 1200, e você terá que comprar a coroa e pião 8x35 para instalar no cambio de kombi, fora a mão de obra, já que você não entende de mecânica, mas se você quer ficar com este buggy, vale a pena o investimento, o desempenho vai melhorar 100%.

Mas faz primeiro o teste com as rodas menores que o Armando1 mencionou.
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Mensagem por Armando1 Qua Jan 19, 2011 10:16 am

Getúlio

Uma flange de adaptação custa R$ 200.00 é só tirar o volante do motor e colocá-la, vai precisar ainda de um arranque de Ap, pois o seu esta no cambio do Gol 1000. Acredito que um cambio de kombi a ar no desmanche custe uns R$ 300,00. Vai precisar trocar tambem o trambulador pois a Wake fazia uma adaptação com a torre do uno e usava cabos e não varão. Mais uma coisa e outra que é dificil avaliar agora, pode separar uns R$ 1500,00 com folga. Mas vai ficar bom.

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Mensagem por Fabrício®© Qua Jan 19, 2011 10:20 am

Armando1 escreveu:Getúlio

Uma flange de adaptação custa R$ 200.00 é só tirar o volante do motor e colocá-la, vai precisar ainda de um arranque de Ap, pois o seu esta no cambio do Gol 1000. Acredito que um cambio de kombi a ar no desmanche custe uns R$ 300,00. Vai precisar trocar tambem o trambulador pois a Wake fazia uma adaptação com a torre do uno e usava cabos e não varão. Mais uma coisa e outra que é dificil avaliar agora, pode separar uns R$ 1500,00 com folga. Mas vai ficar bom.

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Armando, tem flange no mercado que não precisa tirar o volante do motor, usa plator e disco também do AP, ele neste caso só vai precisar do arranque.
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Mensagem por Getúlio Qua Jan 19, 2011 10:23 am

Gente!
O buggy ainda está na garantia! E Armando... você deve conhecer o Jonas, da Wake, ja que você foi la fazer um test drive ?
Ele falou para mim que tem alguma coisa errada nesse cambio e que o buggy tem que andar mais que isso, só que, não é a primeira pessoa que me diz que esse buggy é assim mesmo Sad

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Mensagem por Fabrício®© Qua Jan 19, 2011 10:34 am

Getúlio escreveu:Gente!
O buggy ainda está na garantia! E Armando... você deve conhecer o Jonas, da Wake, ja que você foi la fazer um test drive ?
Ele falou para mim que tem alguma coisa errada nesse cambio e que o buggy tem que andar mais que isso, só que, não é a primeira pessoa que me diz que esse buggy é assim mesmo Sad

Getúlio, se você alterar qualquer componente deste buggy ele irá perder a garantia, te recomendo procurar o fabricante, é a melhor maneira de se resolver este problema agora.
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Mensagem por Getúlio Qua Jan 19, 2011 10:39 am

Valeu Fabrício!
Acho que no fim é isso mesmo que vou ter que fazer,
mas antes eu vou ser obrigado a fazer o teste com rodas menores pra ver como vai ficar o bichinho, hehehe.
Obrigado pela ajuda gente !!!!!!
Getúlio

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Mensagem por Armando1 Qua Jan 19, 2011 10:43 am

Não lembro do Jonas, quem me atendeu foi um vendedor que tinha um Wake preto.
Se esta na garantia, para tudo e corre atrás dos seus direitos.
Obs.: Quem sabe o seu carro não esta com um cambio de Gol 1000 Turbo que tinha a relação final muito mais longa e externamente era igual ? Levanta o numero de serie do seu cambio e veja em um concessionário VW de que carro era.
Preciso desligar, tenho um compromisso em São Paulo às 16:00h a noite nos falamos.

Abs

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Mensagem por Fabrício®© Qua Jan 19, 2011 12:30 pm

Getúlio escreveu:Valeu Fabrício!
Acho que no fim é isso mesmo que vou ter que fazer,
mas antes eu vou ser obrigado a fazer o teste com rodas menores pra ver como vai ficar o bichinho, hehehe.
Obrigado pela ajuda gente !!!!!!
Getúlio

É isso aê, boa sorte!
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Mensagem por Nil Qui Jan 20, 2011 5:36 pm

HEHEHEEH, BUGGY TEN ALGUMAS PARTICULARIDADES QUE NÃO BASTA SER MECANICO PARA RESOLVER. NÃO ADIANTA "INVENTAR" EM BUGGY.


Última edição por . em Qua Jun 15, 2011 11:05 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Fabrício®© Dom Jan 23, 2011 11:55 am

é... falou td.

, escreveu:HEHEHEEH, BUGGY TEN ALGUMAS PARTICULARIDADES QUE NÃO BASTA SER MECANICO PARA RESOLVER. NÃO ADIANTA "INVENTAR" EM BUGGY.


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Mensagem por Getúlio Dom Jan 23, 2011 4:17 pm

Como assim encerrando atividades ???
Tem certeza ??? affraid

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Mensagem por Armando1 Seg Jan 24, 2011 1:03 pm

Quando estive na Wake, em Curitiba os 450 km de volta pa Mairiporã foram uma tortura pois fiquei alucinado para comprar um. Mas depois analisando friamente desisti da compra levando em consideração exatamente a grande quantidade de adptações e principalmente as peças essenciais fabricadas para ele, (ex bandejas da suspenção e mangas de eixo) que se a fabrica encerrar as atividades vai complicar as manutenções futuras. Mais um detalhe, voces sabiam que para trocar o catalizador dele é necessária a remoção da carroceria? Foi nessa época que comprei o Tanger. ABS
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Mensagem por GTMartini Seg Jan 24, 2011 1:59 pm

Se ta na garantia vai lá e pede pra ver o que ta de errado, tb faça um test drive num del;es pra ver se é igual ao seu. Qto ta o rpm do seu carro a 100/h em marchas 3, 4 e 5 ? Nao acho q o cambio vai resolver o problema, o buggy tem por natureza uma relação longa devido as rodas e pneus grandes. TB Faça o que disseram, tente rodas menores. Em ultimo caso, ao invez de mexer e trocar o cambio, troca o motor por um 2.0. O buggy realmente é mto ruim pra final, a aerodinamica é horrivel e eu mesmo com um motor 1800 a ar nao passava de 130/h reais mas acelerava em menos de 12 segundos de 0-100. O rpm em quarta do cambio do fusca fica 3000 a 115/h reais.
PS: digo km/h reais pois os velocimetros dos buggys sao errados, a nao ser que foram recalibrados ou esteja com pneus da mesma medida do fusca/ brasilia originais, o meu dava 16% de erro antes de eu trocar o pneus.
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Mensagem por Getúlio Seg Jan 24, 2011 2:13 pm

GTMartini!
Sábado eu consegui chegar a 130km/h em 3 marcha, à 5000 RPM. Mas foi um esforço danado.
Eu acho q o meu velocímetro está certo mas nunca da pra ter certeza, esse fim de semana vou testar com o GPS.
À 100km/h a rotação em quinta deve estar por volta dos 3000 RPM mesmo.

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Mensagem por GTMartini Qua Jan 26, 2011 6:52 am

Entao seu cambio nem está tao longo assim não, ou é algum pau no motor ou ele é assim mesmo. se der veja a aceleração de 0-100 dele se fizer por volta de 13seg ta bom (talvez faça até em menos por ser 5 marchas e tb deve ser o AP de 92 cv), não espere uma final boa mesmo pois como eu disse a areodinamica do buggy é péssima (ainda mais se estiver erguido que nem o meu) e a resistencia ao ar é exponencial a velocidade. Pelo que vc falou até agora, os dados estão parecendo certos pro seu motor. Tb tive um amigo que tinha um 1800AP, ele dizia que não era um canhao, apenas andava bem.
abraço
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Mensagem por Getúlio Qua Jan 26, 2011 10:39 am

A informação que eu tenho é que o motor é mesmo o AP de 92cv.
Bom, se o problema for aerodinâmica realmente não terá o que fazer certo ?
Acho que eu vou colocar o buggy em um dinamômetro para ver como ele se sai.
O que vocês acham ?
Abraço!

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