Freio seletivo - Seletraction

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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por Alker em Ter Mar 20, 2012 2:47 pm

new escreveu:
Bugólatra escreveu:Vejam como fica a agilidade da maquina que usa o blocante.


ESSE VIDEO MOSTRA PERFEITAMENTE TUDO QUE UM BUGGY COM BLOCANTE, NÃO DEVE FAZER . PRA FAZER ZERINHO, É MELHOR SEM BLOCANTE PARA QUE A RODA DE DENTRO PARE E A EXTERNA EXECUTE O ZERINHO. NESSE CASO, SÓ FUNCIONOU PORQUE É AUTOBLOCANTE (COISA RARA) SE FOSSE BLOCANTE FIXO TERIA ESTOURADO A PLANETARIA.

EM TEMPO. BLOCANTE É IDEAL PRA RETAS. É UTILIZADO PARA APROVEITAR A TRAÇÃO AO MAXIMO.



Olha que bacana.. esse é o meu irmão. =)

Mas a pergunta é: blocante fixo tem planetária?
Meu buggy não auto blocante e eu posso tentar o resto da vida que não vou conseguir fazer o zerinho que meu irmão fez usando o autoblocante.

Ps: Ele já usou o 100% blocado, que era uma delicia para brincar na terra, mas para o asfalto ficava horrível, mas tudo se resolveu com o auto blocante.

Ps 2: A lanterna continua solta... hahahahaha

Abraço

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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por fmgsm em Ter Mar 20, 2012 3:01 pm

bloqueio de diferencial só serve praticamente para desatolar, e mesmo assim tem que desativar logo, é perigoso andar com ele, pois impede que o veiculo faça curva (pelo fato das rodas traseiras forçarem o veiculo ficar em linha reta).
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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por fmgsm em Ter Mar 20, 2012 3:24 pm

diferencial autoblocante, pelo que eu vi é o diferencial usando nos carros "normais", só que em outro modelo.
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segundo vários videos que vi no youtube, esse ai é um deles...
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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por fmgsm em Ter Mar 20, 2012 3:27 pm

pra ter uma ideia, o carro com o diferencial bloqueado, é o mesmo que não ter um diferencial.
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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por Bugólatra em Ter Mar 20, 2012 9:27 pm

Fransuelder escreveu:bloqueio de diferencial só serve praticamente para desatolar, e mesmo assim tem que desativar logo, é perigoso andar com ele, pois impede que o veiculo faça curva (pelo fato das rodas traseiras forçarem o veiculo ficar em linha reta).
Mas a função dele é exatamente essa, só usar em caso de atolamento e quando pelo menos uma das rodas se encontrar em terra firme, nesse caso bloqueia-se a roda que estiver livre que a outra passará a ter tração e o carro entrara em movimento, caso contrário ele não vai ser util pois mesmo que se bloqueie uma das rodas a outra roda se não estiver em terra firme vai patinar do mesmo jeito e o carro vai continuar atolado.


pra mim esse foi o maior invento do Sr. João Augusto Conrado do Amaral (SR. Gurgel)

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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por fmgsm em Ter Mar 20, 2012 9:53 pm

Bugólatra escreveu:
Fransuelder escreveu:bloqueio de diferencial só serve praticamente para desatolar, e mesmo assim tem que desativar logo, é perigoso andar com ele, pois impede que o veiculo faça curva (pelo fato das rodas traseiras forçarem o veiculo ficar em linha reta).


pra mim esse foi o maior invento do Sr. João Augusto Conrado do Amaral (SR. Gurgel)

no caso o invento dele foi o freio seletivo ou o bloqueio de diferencial(só para esclarecer)?
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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por Bugólatra em Ter Mar 20, 2012 9:56 pm

Fransuelder escreveu:
Bugólatra escreveu:
Fransuelder escreveu:bloqueio de diferencial só serve praticamente para desatolar, e mesmo assim tem que desativar logo, é perigoso andar com ele, pois impede que o veiculo faça curva (pelo fato das rodas traseiras forçarem o veiculo ficar em linha reta).


pra mim esse foi o maior invento do Sr. João Augusto Conrado do Amaral (SR. Gurgel)

no caso o invento dele foi o freio seletivo ou o bloqueio de diferencial(só para esclarecer)?
o freio seletivo que quando acionado automaticamente bloqueia o diferencial.

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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por fmgsm em Ter Mar 20, 2012 10:00 pm

um fusca baja e um buggy brincando na lama. o baja tem freio seletivo, ele ai ta usando na hora da curva.
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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por Bugólatra em Ter Mar 20, 2012 10:09 pm

Fransuelder escreveu:um fusca baja e um buggy brincando na lama. o baja tem freio seletivo, ele ai ta usando na hora da curva.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
porque você pensa isso?

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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por fmgsm em Ter Mar 20, 2012 10:17 pm

Bugólatra escreveu:
o freio seletivo que quando acionado automaticamente bloqueia o diferencial.

no caso o cara freia a roda que esta "patinando", fazendo com que a outra roda gire.
já o bloqueio de diferencial, ele gira as duas na mesma rotação, a que esta "atolada" e a do lado oposto.

só uma pergunta que tem a ver com o freio de mão, o meu buggy não tem freio de mão (não tem nada dele mesmo, além da alavanca que comprei, pois não tinha), tem como instalar o freio de mão, usando o hidráulico do freio? Seria melhor, pois ficava as quatro rodas de uma vez.
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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por fmgsm em Ter Mar 20, 2012 10:19 pm

Bugólatra escreveu:
Fransuelder escreveu:um fusca baja e um buggy brincando na lama. o baja tem freio seletivo, ele ai ta usando na hora da curva.
porque você pensa isso?

na realidade eu não sei se é verdade, é o nome do vídeo que sugere.... mais quando comprei meu buggy, só tinha freio em uma roda da frente, se o cara freasse, fazia um zero bem fechadinho.
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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por lubisomem01 em Qui Maio 03, 2012 2:17 pm

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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por Carlos Baptista em Qui Maio 03, 2012 4:49 pm

Há muitos anos, montei uma engenhoca como aquela que mostra aqui, com dois punhos de freio de mão.

Eu me lembrei de fazer isso, uma vez em que fiquei numa situação de eixo cruzado com a minha perua. Vai daí, atei uma corda à roda que estava no ar e a prendi ao chassis.

Foi assim que eu consegui sair daquela situação.

Sem duvida que é uma excelente ajuda. Assim, podemos bloquear a roda que está no ar, ou está patinando.

Para brincar, não precisa disso. Mesmo sem diferencial se faz o zero.

Basta pensar nos karts!

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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por Woodboy em Ter Out 02, 2012 5:16 pm

Bem eu posso estar enganado, mas apesar de admirar a história da Gurgel, não sei se eles inventaram alguma coisa, pois até hoje eu não vi um trator "STANDARD/PADRÂO" que não tenha freio seletivo e bloqueio de diferencial

Normalmente os tratores possuem dois pedias de freio, um para cada roda, uma trava de freio (não é freio de mão), um pedal para o bloqueio de diferencial, acelerador manual ou com sistema misto pedal/manual...

Como disse não sei o Gurgel inventou este sistema, pois todos os tratores que tive a oportunidade de dirigir possuem estas "melhorias", mas freio seletivo e bloqueio de diferencial são muito uteis, meu buggy terá algo nesta linha...
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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por Nil em Ter Out 02, 2012 9:12 pm

o freio seletivo não foi invenção do Amaral Gurgel, ele apenas batizou de "Seletraction" para uso nos Gurgel. Eu faria o mesmo.

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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por Woodboy em Qua Out 03, 2012 1:51 pm

Nil escreveu: o freio seletivo não foi invenção do Amaral Gurgel, ele apenas batizou de "Seletraction" para uso nos Gurgel. Eu faria o mesmo.

Eu também faria o mesmo...
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Re: Freio seletivo - Seletraction

Mensagem por Adauto Minoru em Sex Fev 09, 2018 7:47 am

atarone escreveu:Oi pessoal, sou novo aqui, vendo os posts neste fórum vi que há um grande interesse pelo freio seletraction. Então resolvi fazer um do "bom". No meu projeto resolvi o problema do atrito do cabo de aço ao ser esticado no modelo original. Vejam a as fotos. Ficou tão bom que resolvi aceitar encomendas, se alguém se interessar é só entrar em contato. O modelo da foto está montado com o suporte reforçado que eu faço, mas se quiser pode ser montado no suporte original sem adaptações. Além desse freio eu também faço suspensão tipo IRS.

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 Sei que essas perguntas e respostas sobre o freio seletivo do atarone são um pouco antigas, mas aonde estão as fotos?

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Re: Freio seletivo - Seletraction

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