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Sofrendo com a temperatura...

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motor - Sofrendo com a temperatura... - Página 4 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por fmgsm Qua Fev 06, 2013 1:56 pm

pelo que eu vi, a melhor solução, foi a que Nil fez, de instalar o radiador no para-choque traseiro, na minha opinião. pois o vento, que passa por debaixo do buggy, ao terminar ele sobe, por causa do vácuo que o buggy causa, fazendo assim uma boa quantidade de ar passar pelo radiador.

porque a melhor opção não é jogar ar no radiador, é jogar ar frio no radiador. por isso que a ventoinha deve ser posicionada a puxar o ar frio para o radiador, no caso o ar que vem de fora, passar pelo radiador, e não como alguns fazem, de achar que deve fazer a ventoinha soprar no radiador é o melhor.


Última edição por fmgsm em Qua Fev 06, 2013 2:35 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Nil Qua Fev 06, 2013 2:15 pm

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
fmgsm escreveu:pelo que eu vi, a melhor solução, foi a que Nil fez, de instalar o radiador no para-choque traseiro, na minha opinião. pois o vento, que passa por debaixo do buggy, ao terminar ele sobe, por causa do vácuo que o buggy causa, fazendo assim uma boa quantidade de ar passar pelo radiador.

porque a melhor opção não é jogar ar no radiador, é jogar ar frio no radiador. por isso que a ventoinha deve ser posicionada a puxar o ar frio para o radiador, no caso o ar que vem de fora, passar pelo radiador, e não como alguns fazem de achar que deve fazer a ventoinha soprar no radiador é o melhor.
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Mensagem por Fabrício®© Qua Fev 06, 2013 5:39 pm

Nil escreveu: Eu não sou mecanico. Eu entendo de buggy. E já ouvi muita gente falando que sofre com a refrigeração do motor ap e fazem coisa mirabolantes e nada de resolver. Eu apenas entendo de buggy e coloco motor ap seja atras ou de lado e não esquenta.
independente da posição e angulo do radiador. veja nessa fotos. a posição que colquei o radiador e não esquenta. Eu dou garantia!



motor - Sofrendo com a temperatura... - Página 4 Img_2016





Agora eu vi as fotos, então nesta posição para ele não esquentar foi adicionada a ventoinha auxiliar, certo?
Mas colocando o radiador na posição tradicional, ao lado do motor também não esquenta, mas o segredo é por o radiador com inclinação de 80º, e tem que ser radiador de luminio para gol com AR.
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Mensagem por Bugólatra Qua Fev 06, 2013 7:25 pm

como mostra a apostila da Ford destinada a reparos nos motores ap que equipavam seus carros a temperatura normal de funcionamento desses motores é de até 105ºC nos motores a gasolina e até 108ºC nos motores a álcool.

motor - Sofrendo com a temperatura... - Página 4 100-004d7483a3
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Mensagem por Nil Qua Fev 06, 2013 7:43 pm

a temperatura de trabalho do ap é 90º até o máximo de 105. evidente que é aconselhável mante-lo proximo de 90 graus
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Mensagem por Bugólatra Qua Fev 06, 2013 7:48 pm

Nil escreveu: a temperatura de trabalho do ap é 90º até o máximo de 105. evidente que é aconselhável mante-lo proximo de 90 graus
a apostila diz que o ideal seria entre 99 e 105 para gasolina e 102 a 108 para álcool.

consulte-a no link abaixo, vale a pena ler seu conteúdo.

https://planetabuggy.forumeiros.com/t5158-passo-a-passo-como-desmontar-e-montar-um-motor-ap#80451
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Mensagem por Nil Qua Fev 06, 2013 7:52 pm

a ford só entende de cht!!!!! o que vale é a prática. o correto aceitável é o que coloquei. eu mantenho a temperatura dos buggys com ap em 90º
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Mensagem por Bugólatra Qua Fev 06, 2013 7:58 pm

Nil escreveu: a ford só entende de cht!!!!! o que vale é a prática. o correto aceitável é o que coloquei. eu mantenho a temperatura dos buggys com ap em 90º
Tudo bem, você fez assim no seu buggy e vai deixar assim, ok afinal o buggy é seu e você faz dele o que achar melhor mas nem de longe isso quer dizer que seja o correto, essa apostila foi escrita por um grupo de engenheiros da Ford para os mecânicos de suas concessionárias darem manutenção nos veículos Ford equipados com motor AP e com certeza pra afirmar isso os engenheiros estudaram e testaram de todas as maneiras esse motor e sabem o que dizem.
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Mensagem por Nil Qua Fev 06, 2013 8:13 pm

só entendo de buggy e motor ap tem que trabalhar em 90º no buggy.    nos veiculos ford é outra historia...  eu acho que esse pessoal que tem buggy com motor ap esquentando, leu essa apostila....

brincadeiras a parte,  vou te explicar: no buggy a ventilação é forçada. De 100º pra ultrapassar é um pulinho!!! ai ferve rapidamente. Se vc conseguir manter a temperatura a 90 º  dificilmente vai ferver, pois existem situações no buggy com ap que a temperatura sobe mesmo. é em corrida no asfalto ou forçando nas dunas ou trilhas.



Nil escreveu:  Eu não sou mecanico. Eu entendo de buggy. E já ouvi muita gente falando que sofre com a refrigeração do motor ap e fazem coisa mirabolantes e nada de resolver.  Eu apenas entendo de buggy e coloco motor ap seja atras ou de lado e não esquenta.
independente da posição e angulo do radiador. veja nessa fotos.  a posição que coloquei o radiador e não esquenta. Eu dou garantia!


Bugólatra escreveu:
Nil escreveu: a temperatura de trabalho do ap é 90º até o máximo de 105. evidente que é aconselhável mante-lo proximo de 90 graus
a apostila diz que o ideal seria entre 99 e 105 para gasolina e 102 a 108 para álcool.

consulte-a no link abaixo, vale a pena ler seu conteúdo.

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Última edição por Nil em Qua Fev 06, 2013 8:25 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Bugólatra Qua Fev 06, 2013 8:23 pm

É assim mesmo que a coisa funciona, nesse link abaixo tem até uns comentários sobre esses tipos de procedimentos.

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2011/08/se-nao-der-gente-da-um-jeito.html
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Mensagem por Nil Qua Fev 06, 2013 8:30 pm

 mas isso eu ja falei aqui: os mecanicos dizem isso e aquilo "na doida".
 Eu sou estudioso......


Bugólatra escreveu:É assim mesmo que a coisa funciona, nesse link abaixo tem até uns comentários sobre esses tipos de procedimentos.

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2011/08/se-nao-der-gente-da-um-jeito.html


Última edição por Nil em Seg Set 26, 2016 9:48 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Fabrício®© Qua Fev 06, 2013 11:10 pm

Nil, essa apostila é antiga e ultrapassada, estamos falando de motores modernos e com injeção e a temperatura é de 90ºc, nem tudo que a gente lê na internet é verdade. 105º para um buggy é muito, com um piscar de olhos vc pode ferver e queimar a junta e de quebra empenar o cabeçote, nem carro com motor AP na frente e ar ligado trabalha nesta temperatura.
Estou querendo montar o meu motor e resolver essa questão da refrigeração para por a mais eficiente possivel, pois esse motor com bloco de aluminio não pode nem sonhar em levar um esquente senão alem de empenar o cabeçote empena o bloco porque utiliza junta de aço.
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Mensagem por Bugólatra Qui Fev 07, 2013 5:37 am

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Mensagem por Nil Qui Fev 07, 2013 6:54 am

Bugólatra escreveu: Shocked Suspect Evil or Very Mad
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK ei mah, se acalma! Very Happy
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Mensagem por fmgsm Qui Fev 07, 2013 7:12 am

essa aqui foi demais... imagem tirada do site que evilasio postou se nao der gente da um jeito
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Mensagem por Nil Qui Fev 07, 2013 7:16 am

ISSO É O CUMULO DA LISEIRA!!!!!! É COMUM OS MECANICOS INDICAREM ESSA SOLUÇÃO PARA ECONOMIZAR COMUSTIVEL

fmgsm escreveu:essa aqui foi demais... imagem tirada do site que evilasio postou se nao der gente da um jeito
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Mensagem por fmgsm Qui Fev 07, 2013 7:24 am

esse tópico esta com muita informação... o amigo LuK, vai acabar tendo dificuldade em extrair informações.
tudo que ele precisa para solucionar o problema já foi citado aqui.
se conseguir solucionar esse problema, seria ótimo, para uma comprovação de um método citado aqui.
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Mensagem por Bugólatra Qui Fev 07, 2013 7:30 am

Nil escreveu:
Bugólatra escreveu: Shocked Suspect Evil or Very Mad
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK ei mah, se acalma! Very Happy
Estou calmo, apenas fiquei admirado com o que li Razz Razz

Nil escreveu:ISSO É O CUMULO DA LISEIRA!!!!!! É COMUM OS MECANICOS INDICAREM ESSA SOLUÇÃO PARA ECONOMIZAR COMUSTIVEL

fmgsm escreveu:essa aqui foi demais... imagem tirada do site que evilasio postou se nao der gente da um jeito
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o engraçado nessas adaptações é que todo mundo que vai adaptar outro carburador em algum carro, seja ele qual for, opta sempre pelo carburador do fusca, porque será que todo mundo acha que esse carburador é universal? rsrsrs geek
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Mensagem por fmgsm Qui Fev 07, 2013 7:57 am

já vi também um carburador desse em outros carros...

é por saber "mexer" mais com eles, por isso que os "mecânicos" gostam de instalar eles...
um mecânico que faz uma coisa dessa, não toca no meu carro Suspect No
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Mensagem por Fabrício®© Qui Fev 07, 2013 9:16 am

Bugólatra escreveu: Shocked Suspect Evil or Very Mad

oxe, não falei nada d+, só falei que para o meu motor esta apostila não pode passar nem perto, e que ela não se aplica a motor injetado, só isso! fica frio que meu comentário não foi no lado pessoal.
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Mensagem por Bugólatra Qui Fev 07, 2013 10:02 am

Fabrício®️©️ escreveu:
Bugólatra escreveu: Shocked Suspect Evil or Very Mad

oxe, não falei nada d+, só falei que para o meu motor esta apostila não pode passar nem perto, e que ela não se aplica a motor injetado, só isso! fica frio que meu comentário não foi no lado pessoal.
Fabricio eu sei que isso não tem nada a ver com o lado pessoal, nem de longe me passou isso pela cabeça, fiquei admirado com o seu comentário apenas porque eu acho que o conteúdo dessa apostila é o tipo da coisa que firmou a ultima palavra nesse assunto, pelo menos por enquanto não existe nem um artigo oficial da Ford ou VW sobre motor AP que seja mais atualizado do que essa apostila, até porque esses motores já não mais se fabricam e desse modo provavelmente a fábrica nunca mais atualizará nada relacionado a ele, a menos claro que um dia a fábrica retorne sua produção.
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motor - Sofrendo com a temperatura... - Página 4 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Fabrício®© Qui Fev 07, 2013 10:32 am

Eu entendo sua posição, mas tem diferença sim, o motor com injeção tem que trabalhar em 90 para que tenha uma ótima queima de combustivel senão o sensor manda a informação para a central que o motor está mais quente e consequentemente aumenta a dosagem de combustivel e o consumo sobe.
O motor sendo AP não quer dizer que todos funcionam igual, tem vários sistemas montado em cima do motor AP.

Eu agora não estou com minhas apostilas aqui, senão iria verificar as diferenças e postar aqui.

Muitos motores AP armam a ventoinha através de cebolão e os novos armam a ventoinha através do modulo da injeção.
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motor - Sofrendo com a temperatura... - Página 4 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Fabrício®© Qui Fev 07, 2013 12:05 pm

Motores carburados AP VW.

Motor AP 1.8 Alcool ou gas, Funcionamento do interruptor térmico do ventilador: Conecta em / Desconecta em (ºC) 90 a 95 / 85 a 90

Motor AP 1.6 Funcionamento do interruptor térmico do ventilador: Conecta em / Desconecta em (ºC) 90 a 95 / 85 a 90

Em um dos meu artigos eu li que um motor da classe A que é o motor AP, cuja temperatura limite é 105°C, se operar à temperatura de 90º C terá uma expectativa de vida útil de cerca de 26 anos. Se, entretanto, sua temperatura de operação fosse 100º C, a expectativa de vida útil seria reduzida à metade e se chegasse a 150º C, ela seria de apenas 48 dias.
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motor - Sofrendo com a temperatura... - Página 4 Empty RADIADOR EMBAIXO DE BANCO TRASEIRO

Mensagem por Nil Qui Fev 07, 2013 8:10 pm

nas minhas muitas experiencias com motor ap desde 2007, já tentei de tudo até chegar ao local que uso hoje. Uma das forma mais eficiente foi embaixo do banco traseiro. mas o custo de manutenção não compensa!

motor - Sofrendo com a temperatura... - Página 4 Cauype10

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motor - Sofrendo com a temperatura... - Página 4 Empty RADIADOR NA FRENTE

Mensagem por Nil Qui Fev 07, 2013 8:26 pm

outra opção que tentei foi o radiador na frente. Mas achei inviavel por vários motivos: custo, falta de espaço e estética.

motor - Sofrendo com a temperatura... - Página 4 Fronta10
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motor - Sofrendo com a temperatura... - Página 4 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por fmgsm Qui Fev 07, 2013 10:00 pm

Nil escreveu: nas minhas muitas experiencias com motor ap desde 2007, já tentei de tudo até chegar ao local que uso hoje. Uma das forma mais eficiente foi embaixo do banco traseiro. mas o custo de manutenção não compensa!

mais um radiador desse tamanho... se num dissipasse bem. affraid
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