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dicas e opções de cambão reboque towbar

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Mensagem por Stitch Sáb Out 11, 2008 8:37 am

Lendo no site do Planeta Buggy a legislação sobre reboques, não entendí dois pontos:

1- Só posso utilizar reboques fabricados por empresas, não posso construir um?
(Se isso for verdade, a própria concessionária da rodovia aqui no Paraná está errada porque usa um de fabricação própria para os eventuais socorros)
2- A iluminação tem que ser por tomada no próprio reboque, não posso ligar do veículo que traciona um par de lanternas independentes e fixar no veículo puxado, como comumente se faz nos EUA?
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dicas e opções de cambão reboque towbar Empty Re: dicas e opções de cambão reboque towbar

Mensagem por Beco Sáb Out 11, 2008 10:16 am

Vamos por partes...

1. você pode fazer seu próprio reboque e levá-lo até uma empresa credenciada no Inmetro para o laudo técnico e posterior licenciamento. Verifique o que é necessário, antes de fabricá-lo;

2. A iluminação tem que ser por tomada, pois há a necessidade de ter os freios, sinaleiras e piscas de acordo com o carro tracionador. O que se faz nos EUA é uma peça com estas luzes, que pode ser fixada no próprio veículo que está sendo rebocado. Mas ela é ligada ao carro tracionador. Mas, para emplacar, no Brasil, você vai ter que ter estas lanternas no próprio reboque.
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dicas e opções de cambão reboque towbar Empty Desculpe, não fui claro

Mensagem por Stitch Sáb Out 11, 2008 12:01 pm

1-O reboque a que me refiro é o towbar para rebocar o buggy como um cambão. Semelhante ao que o Sr. tem na frente seu buggy, só que não ficaria fixo, só usaria na hora de rebocar. Preciso de certificação para esse towbar?
Como tenho uma serralheria seria muito fácil eu fazer um.

2-A iluminação seria exatamente essa, todas as luzes traseiras de um veículo como freio, direção e posição em laternas como, por exemplo as que vão na carroceria de um caminhão instaladas em um suporte que é fixado na traseira do buggy puxado, justamente para usar só no momento de rebocar.

No Angra ficaria muito feio fixo e eu rebocaria raramente.
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dicas e opções de cambão reboque towbar Empty Re: dicas e opções de cambão reboque towbar

Mensagem por Beco Sáb Out 11, 2008 5:25 pm

Não, o towbar não precisa nenhum tipo de documentação. Apenas tem que ter a ligação elétrica e a corrente de segurança.
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dicas e opções de cambão reboque towbar Empty Cambão (pergunta para o Nill)

Mensagem por Eichenberg Dom Abr 11, 2010 7:14 pm

Ô Nill, vendo esta foto...

dicas e opções de cambão reboque towbar Pcdv0010

notei que a força de tração está dividida entre os dois parafusos que suportam a dobra do parachoque/cambão. Na foto, o conjunto está praticamente na
horizontal, mas se eu precisar rebocar meu BUGRE, vou utilizar meu Santana, cuijo engate é bem mais baixo que o da Pick-up da foto.

1) Legalmente falando, existe algum empecilho em rebocar um BUGRE com um Santana?

2) Tecnicamente falando, qual a força de ruptura nos pontos mais frágeis do cambão que fabricas (no caso, creio eu, as duas dobradiças)?
Comparando o modelo fabricado por ti e a tralha que tem no meu BUGRE, esta ultima me parece exageradamente resistente, deixando a, assim digamos, a fragilidade por conta dos parafusos que unen o cambão na estrutura, ou estou errado?)

3) Dá prá instalar imediatamente no BUGRE ou eu teria que fazer alguns ajustes no chassi? (sobre esta pergunta, como ainda não sei o modelo do meu BUGRE nem olhei detalhadamente a plataforma dele, fica apenas como uma curiosidade "light".

Fiquei interessado pois creio que o meu BUGRE, no quesito parachoque, não atende a especificação do DETRAN (foto abaixo).

dicas e opções de cambão reboque towbar Engatesg

Grande abraço.
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dicas e opções de cambão reboque towbar Empty Re: dicas e opções de cambão reboque towbar

Mensagem por Nil Dom Abr 11, 2010 8:19 pm

dicas e opções de cambão reboque towbar Img?s=MLB&f=88970520_4704
dicas e opções de cambão reboque towbar Img?s=MLB&f=87116911_9616

Eichenberg escreveu:Ô Nill, vendo esta foto...



notei que a força de tração está dividida entre os dois parafusos que suportam a dobra do parachoque/cambão. Na foto, o conjunto está praticamente na
horizontal, mas se eu precisar rebocar meu BUGRE, vou utilizar meu Santana, cuijo engate é bem mais baixo que o da Pick-up da foto.

1) Legalmente falando, existe algum empecilho em rebocar um BUGRE com um Santana? NÃO EXISTE NENHUM IMPEDIMENTO EM REBOCAR UM BUGGY COM QUALQUER AUTOMÓVEL QUE SEJA. AGORA, O DENATRAN EXIGE QUE ALÉM DO CAMBÃO, SEJA UTILIZADO UMA CORRENTE UNINDO O REBOQUE DA FRENTE COM O CAMBÃO. FATO QUE NUNCA UTILIZEI, E QUE POR COINCIDENCIA, HOJE, REBOQUEI UM BUGGY EM OUTRO BUGGY DE FORTALEZA A PARACURU(100KM) E VIAJEI NUMA VELOCIDADE DE 100 E 120 KM SEM NENHUM PROBLEMAS(EU SÓ ANDO CORRENDO NO BUGGY!)

2) Tecnicamente falando, qual a força de ruptura nos pontos mais frágeis do cambão que fabricas (no caso, creio eu, as duas dobradiças)? ACREDITE. TODAS AS VEZES QUE TENHO NOTÍCIAS QUE O CAMBÃO SE ROMPEU, FOI NA CHAPA QUE FIXA O CAMBÃO AO EIXO DIANTEIRO E NUNCA NAS "DOBRADIÇAS"
Comparando o modelo fabricado por ti e a tralha que tem no meu BUGRE, esta ultima me parece exageradamente resistente, deixando a, assim digamos, a fragilidade por conta dos parafusos que unen o cambão na estrutura, ou estou errado?) CORRETO

3) Dá prá instalar imediatamente no BUGRE ou eu teria que fazer alguns ajustes no chassi? (sobre esta pergunta, como ainda não sei o modelo do meu BUGRE nem olhei detalhadamente a plataforma dele, fica apenas como uma curiosidade "light".
A INSTALAÇÃO É PLUG AN PLAY. VOCE SÓ PRECISARÁ SOLDAR AS DUAS CHAPAS DE FIXAÇÃO NO EIXO DIANTEIRO.


Fiquei interessado pois creio que o meu BUGRE, no quesito parachoque, não atende a especificação do DETRAN (foto abaixo). SEU PARACHOQUE ATUAL ATENDE AS ESPECIFICAÇÕES DO DENATRAN. APENAS AS CHAPAS QUE SERVE PRA SEGURAR O TOWBAR, NÃO PODEM FIXAR EXPOSTAS DAQUELA FORMA(TAMBÉM NÃO É MUITO BONITO!!!!)

ENTENDO A SUA PREOCUPAÇÃO, POIS TODO MUNDO DO SUL DO PAÍS QUE PRETENDE COMPRAR UM CAMBÃO DESTE, TEM ESSA MESMA DÚVIDA POR NÃO TER CONHECIMENTO DE CAUSA E EU SEMPRE FALO QUE ESSE CAMBÃO É USADO POR TODOS OS BUGGYS DO CEARÁ SEM EXCEÇÃO. ELE FOI DESENVOLVIDO NA DÉCADA DE 80 PELO FABRICANTE MERLIN QUE HOJE JÁ NÃO EXISTE MAIS, E É MUITO EFICIENTE ALÉM DE BONITO. SERVE DE PARACHOQUE E TOWBAR.


Grande abraço.
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Mensagem por Eichenberg Dom Abr 11, 2010 9:12 pm

Perfeito NIll... tchê, maravilha de explicação, simples e objetiva.

Deduzindo, então, tenho é que arranjar algum soldador que faça um serviço perfeito para soldar as chapas de fixação no eixo dianteiro. Já anotei na agenda do buggy.


ENTENDO A SUA PREOCUPAÇÃO, POIS TODO MUNDO DO SUL DO PAÍS QUE PRETENDE COMPRAR UM CAMBÃO DESTE, TEM ESSA MESMA DÚVIDA POR NÃO TER CONHECIMENTO DE CAUSA E EU SEMPRE FALO QUE ESSE CAMBÃO É USADO POR TODOS OS BUGGYS DO CEARÁ SEM EXCEÇÃO. ELE FOI DESENVOLVIDO NA DÉCADA DE 80 PELO FABRICANTE MERLIN QUE HOJE JÁ NÃO EXISTE MAIS, E É MUITO EFICIENTE ALÉM DE BONITO. SERVE DE PARACHOQUE E TOWBAR.

Na verdade eu perguntei isso pois tenho um veleiro de 27 pés e com 1 ano de uso o mastro caiu devido a um defeito no moitão do estai de popa que se rompeu devido a um defeito de fabricação do lote, detectado após o incidente com meu veleiro... era para aguentar até 3.000 quilos de força e se rompeu com muito menos do que isso, mas com as tuas explicações, fiquei satisfeito. Em breve entro em contato contigo para maiores detalhes sobre o cambão, até porque realmente fica muito mais bonita a frente do buggy.

Grande abraço tchê!


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Mensagem por Guga Pedrosa Ter Abr 13, 2010 7:42 pm

Nill, aproveitando o embalo do tópico, tenho umas dúvidas para tirar a respeito da correta utilização desse moldelo de cambão...
Quando estiver rebocando o buggy, aqueles dois parafusos da articulação tem que está folgados ou apertados?
Assim, o correto é o cambão ficar fixo, sem nenhuma movimentação? Ou ter alguma mobilidade, para quando for passar por lombadas, subir rampas, etc...
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Mensagem por Nil Qua Abr 14, 2010 7:27 pm

GUGA, OS PARAFUSOS SÃO DO TIPO TRAVANTES EXATAMENTE PARA TER MOBILIDADE. ELES NÃO PODEM SER TOTALMENTE APERTADOS, APENAS O SUFICIENTE PARA QUE O CAMBÃO NÃO 'ARREIE" QUANDO FORA DE USO.



Guga Pedrosa escreveu:Nill, aproveitando o embalo do tópico, tenho umas dúvidas para tirar a respeito da correta utilização desse moldelo de cambão...
Quando estiver rebocando o buggy, aqueles dois parafusos da articulação tem que está folgados ou apertados?
Assim, o correto é o cambão ficar fixo, sem nenhuma movimentação? Ou ter alguma mobilidade, para quando for passar por lombadas, subir rampas, etc...
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Mensagem por Guga Pedrosa Qua Abr 14, 2010 8:49 pm

Nill, mas assim...
Vamos supor que eu engato o buggy no carro. Depois de prender a munheca na bola de reboque, colocar o cadeado, corrente, ligar a tomada, etc...
Eu devo deixar os parafusos da articulação folgados, ou apertados?
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Mensagem por Nil Qua Abr 14, 2010 8:58 pm

O APERTO É UM SÓ PARA AS DUAS SITUAÇÕES. NÃO PRECISA FICAR APERTANDO E FOLGANDO. POR ISSO A PORCA É TRAVANTE.




Guga Pedrosa escreveu:Nill, mas assim...
Vamos supor que eu engato o buggy no carro. Depois de prender a munheca na bola de reboque, colocar o cadeado, corrente, ligar a tomada, etc...
Eu devo deixar os parafusos da articulação folgados, ou apertados?
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Mensagem por Guga Pedrosa Qua Abr 14, 2010 9:31 pm

NILL escreveu:O APERTO É UM SÓ PARA AS DUAS SITUAÇÕES. NÃO PRECISA FICAR APERTANDO E FOLGANDO. POR ISSO A PORCA É TRAVANTE.

Que estranho...
O meu já não possui essa porca travante.
Toda vez que vou usar o reboque, tenho que pegar a chave de roda, e outra chave 19mm, para folgar os dois parafusos da articulação...

Então quer disser que com a porca travante, você não mexe em nada do aperto do parafuso. Apenas abaixa o cambão com a mão, e depois de usar, levanta ele também com a mão que ele fica lá em pé, sem problemas...

Valeu pelas explicações Nill.

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por Nil Qua Abr 14, 2010 9:35 pm

ISSO MESMO


Guga Pedrosa escreveu:
Que estranho...
O meu já não possui essa porca travante.
Toda vez que vou usar o reboque, tenho que pegar a chave de roda, e outra chave 19mm, para folgar os dois parafusos da articulação...

Então quer disser que com a porca travante, você não mexe em nada do aperto do parafuso. Apenas abaixa o cambão com a mão, e depois de usar, levanta ele também com a mão que ele fica lá em pé, sem problemas...

Valeu pelas explicações Nill.

Abraços,
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Mensagem por Clayton Qui Abr 15, 2010 6:55 pm

O nome dessa porca é "Parlock", vá em uma loja de parafusos(com o parafuso em mãos, mas acho que é rosca M12, pelo tamanho da chave) e peça a danada, é baratinho dicas e opções de cambão reboque towbar Icon_biggrin .
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Mensagem por Nil Qui Abr 15, 2010 7:10 pm

TAÍ O ESCLARECIMENTO. O CAMBÃO QUE FABRICO UTILIZA ESSE PARAFUSO. VALEU CLAYTON !
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Mensagem por Guga Pedrosa Qui Abr 15, 2010 7:43 pm

Agora eu sei como é a porca.
Dá um trabalho massa pra apertar ou tirar Razz

Vou colocar ela também nos parafusos que seguram o cambão ao quadro. Pois percebo que depois de usar o reboque, aqueles parafusos ficam meio folgados...
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Mensagem por marcelao Ter Ago 24, 2010 2:21 pm

Desculpem minha ignorancia,mas soldei um towbar no chassi do buggy.Tenho uma Zafira 2.0.E suficiente para puxar?
Outra coisa,as rodas dianteiras do buggy,acompanham o movimento do carro que esta puxando?ou o que se movimenta e o engate na bola?
Preciso retirar a trava do volante?
Obrigado.

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Mensagem por Daniel Sul Ter Ago 24, 2010 2:40 pm

Bom de minha ossada é motorização, portanto a primeira pergunta posso te responder com autonomia, qualquer motor acima de 1.6 puxa um buggy com tranquilidade, se tratando de um 2.0 fica ainda mais facil , porem muita cautela lembre-se que o veiculo estará mais comprido...
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Mensagem por Bugólatra Ter Ago 24, 2010 3:14 pm

Opa! um zafira 2.0 reboca um buggy com muita facilidade sim, eu tenho um kadette 1.8 somente para essa finalidade e ele da conta muito bem do recado, e o que gira é o engate sim e a bola do reboque deve estar bem fixada, obs. antes de sair escolha com cuidado o trajeto pois só da para puxar para frente, não tem como da ré que o giro do buggy enrola tôdinho imediatamente quando se tenta da ré, outro ponto fundamental é que tem que se usar uma corrente de segurança preso aos engates dos dois carros para em caso mesmo remoto de o engate se soltar ai corrente evitar que o buggy saia desgovernado e cause um acidente de grandes proporções, também não se deve esquecer de ligar a tomada eletrica entre os dois carros pois é ela que vai suprir a sinalização do buggy, e enquanto o buggy esta sendo rebocado a direção tem que esta livre sim e sem travas, outra dica é enquanto tiver rebocando evitar transportar pessoas ou bagagens dentro do buggy pois isso aumenta o peso e dificulta as freadas, e tenha atenção redrobada ao dobrar em alguma rua pois atualmente existe uma epidemia de motociclistas loucos que teimam em nos ultrapassar voado quando diminuimos a velocidade para fazer alguma conversão. cheersEVILASIO cheers
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Mensagem por Tchaka Ter Ago 24, 2010 7:22 pm

Evilasio,
Muito boa a sua explicação a respeito de rebocar um Buggy, pois, eu tambem tinha dúvida a respeito de o Buggy estar livre ou com trava.
Abraços,
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Mensagem por Sergio Augusto Ter Ago 24, 2010 7:38 pm


Evilásio. Isso é o que eu posso chamar de uma aula de como rebocar corretamente
um buggy!!! Parabens.
Grande Abraço
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Mensagem por Nil Ter Ago 24, 2010 8:01 pm

marcelao escreveu:...Outra coisa,as rodas dianteiras do buggy,acompanham o movimento do carro que esta puxando?ou o que se movimenta e o engate na bola?
Preciso retirar a trava do volante?
Obrigado.

AS RODAS ABEDECEM SE O CASTER ESTIVER OK. SE FOR CHASSI DE VW DIFICILMENTE ELE OBEDECERÁ NAS CURVAS, SE FOR TUBULAR, NÃO TEM PROBLEMA NENHUM POIS O CHASSI JÁ É FEITO COM O "CASTER" AJUSTADO. A CORRENTE LIGANDO O CARRO DA FRENTE AO BUGGY É OBRIGATÓRIO.
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Mensagem por Bugólatra Ter Ago 24, 2010 8:09 pm

Mas tem outro detalhe muito importante que eu não citei que é que em nem um instante podemos esquecer que a estabilidade de um buggy não se compara a de um automóvel por isso sempre devemos manter uma velocidade compatível como se estivesse trafegando só com o buggy e respeitar seus limites em curvas e quebra molas.
Nil o chassi do meu emis é o original e não é tubular mas as rodas obedecem sem problemas menos na hora de da uma ré.

cheers EVILASIO cheers


Última edição por Evilasio em Qui Out 28, 2010 7:11 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Volnei S Qua Ago 25, 2010 6:26 am

Tambem gostei muito do tópico e das explicações. Tenho outra dúvida sobre o assunto, ontem retiramos a carroceria pra dar um trato no chassi do Emis. Agora vou levar no cambão para lavagem do chassi, depois para fazer algumas soldas, depois para pintura e por último volta para a oficina para um revisão mecânica (freios, cabos, vazamentos, folga na direção, levantar suspenção dianteira, engates de marcha em fim uma geral). Pergunto, qual e como colocar sinaleiras no chassi (freio e seta) pois ficaram na carrocheria são embutidas (komby). Grato.
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Mensagem por Bugólatra Qua Ago 25, 2010 7:08 am

Volney o trecho de onde esta seu buggy e onde vai ser lavado é tão longo assim ao ponto de ter que adaptar outras lanternas nele? eu acho que apenas sinalizando a traseira dele com 2 flanelas vermelhas já é suficiente para um trajeto curto ou médio, mas se você acha necessário essa adaptação então compra as lanternas traseiras do jeep willys que é bem baratinho, em média R$ 5,00 cada e elas são perfeitas para o uso que você quer fazer é fácil de instalar e cumpre integralmente a legislação, eu não sei se ai você encontra com facilidade mas aqui em Itapipoca por ser uma cidade que tem 3 climas (sertão, serra e praia) existe muitos jeeps e as peças são encontradas com facilidade em qualquer auto peças local e os preços são bem em conta, e não esqueça de botar as placas também no chassi para evitar problemas com a fiscalização, encontrei essa no ML mas achei o preço muito alto mas de qualquer maneira ainda é a mais barata que existe anunciada.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151087367-lanterna-traseira-jeep-willys-ford-_JM
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