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Motor X Pneus Traseiros X Vazamento de Óleo

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Mensagem por brunorodrigo Qui Set 30, 2010 8:39 am

Caros amigos, como todos sabem possuo um Bird 1.600cc, ano 1976/1976 que é meu passatempo. Meu questionamento é o seguinte, há tempos atrás, um mecânico me informou que colocar pneus traseiros de caminhonete, grandes d+, forçava muito o motor do buggy, ocasionando com isto muitos vazamentos de óleo.

Minha pergunta é, isso realmente faz sentido? Meu carro quando comprei possuía pneus de diâmetro menor, 235, sendo que alterei para 265, R15, e por coincidência, realmente meus problemas com vazamento de óleo se tornaram frequentes, primeiro apareceu na junção do kit de cilindros com a carcaça do motor, depois na canaleta de óleo das válvulas do cabeçote, em seguida apareceu no retentor do volante do motor.

Agora, por último, quando dou uma pisada forte, está saindo óleo aparentemente pelo pé da bomba de combustível ou é pelo pé do distribuidor, não dá para saber, mas acredito ser realmente da bomba de combustível, suspeitando disso, troquei a junta dela, porém, voltou a apresentar vazamento.

Gostaria de saber dos amigos sobre o fato, se alguém passou por algo parecido, sim mais uma informação, há pouco menos de 4 meses tive que trocar o radiador de óleo que havia estourado.

As vezes penso que seria como se a pressão de óleo do motor estivesse alta, ocasionando tudo isto, ou que realmente o que o mecânico falou em relação aos pneus proceda...

Ressalto que o uso do meu buggy é voltado para dunas, não uso o carro diariamente, mas sempre aos fins de semana na praia ou um pouco em rodovia até chegar lá...

Gostaria que o todos os amigos do Planeta Buggy opinassem, bem como o Nill que é "macaco velho" nesse ramo pudesse me dar uma luz no que pode estar acontecendo...


Última edição por brunorodrigo em Sex Out 01, 2010 8:10 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por jperson Qui Set 30, 2010 4:16 pm

Acho que pneus grandes forçam mais o cambio.
Quanto ao motor voce olhou se seu respiro não está entupido, fazendo a pressão interna do motor sair pelo lado mais fácil?
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Mensagem por brunorodrigo Qui Set 30, 2010 4:20 pm

jperson escreveu:Acho que pneus grandes forçam mais o cambio.
Quanto ao motor voce olhou se seu respiro não está entupido, fazendo a pressão interna do motor sair pelo lado mais fácil?

Jperson,

Não verifiquei, o suspiro é aquele q sai do motor ao lado de onde coloca o óleo pro motor, e a mangueira dele sobe para o filtro de ar não é? vou verificar se ele está entupido, continuo aguardando as soluções dos amigos...

Obrigado Jperson pelo auxílio...

Bruno
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Mensagem por jperson Qui Set 30, 2010 4:29 pm

É o Respiro é ali mesmo, normalmente fica uma borra ali.
Se estiver entupido, tem que tirar o alternador/gerador e o pé e uma junta matálica e limpar tudo.
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Mensagem por Vitorhugo Qui Set 30, 2010 5:32 pm

O mecânico que fez o motor do meu Toy me alerou sobre os pneus de camionete, mas no sentido de prejudicar o câmbio e não o motor.

abç

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Mensagem por Guga Pedrosa Qui Set 30, 2010 7:27 pm

Também acho que irá forçar o cambio.
Não vejo sentido para causar vazamentos de óleo...

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por Convidad Qui Set 30, 2010 8:02 pm

Procure ver se o motor já não apresenta alguma folga no eixo e outros sinais de desgaste por conta do uso mais severo em dunas!!! Pode ser isso que esteja induzindo os vazamentos ... entupimento no suspiro do óleo também é uma boa opção a ser verificada como sugeriu o JPerson!!
Pneus grandes na traseira pode gerar desgaste na caixa, não no motor ... é coincidência!!

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Mensagem por brunorodrigo Sex Out 01, 2010 7:20 am

Márcio SPA escreveu:
Procure ver se o motor já não apresenta alguma folga no eixo e outros sinais de desgaste por conta do uso mais severo em dunas!!! Pode ser isso que esteja induzindo os vazamentos ... entupimento no suspiro do óleo também é uma boa opção a ser verificada como sugeriu o JPerson!!
Pneus grandes na traseira pode gerar desgaste na caixa, não no motor ... é coincidência!!

Opa Márcio,

Folga no Eixo ele não tem, menos mal...rsrsrs

vou verificar com o meu mecânico sobre o suspiro, pois estou achando estranho tantos problemas assim, um atrás do outro, do mesmo tipo... isso é o único problema q meu carro vem enfrentando... e tá tirando meu juízo fora... não aguento mais gastar com o mesmo pró, e continuar sem confiança de forçar o carro... por medo de vazar tudo e bater o motor por estar sem óleo...
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Mensagem por brunorodrigo Sex Out 01, 2010 7:22 am

Esse fds vou p/ Búzios novamente, vou verificar o suspiro e lavar o motor, depois subir umas dunas, qdo eu voltar vejo se continua vazando... segunda digo a vcs se continuou ou não...
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Mensagem por Convidad Sex Out 01, 2010 4:56 pm

Antes de fazer o teste das Dunas, dê uma lavada geral no motor, pincelando Diesel e depois jogando bastante água para tirar o excesso de óleo que esteja vazando. Com o motor limpo, terá como avaliar melhor por onde vaza e quanto vaza de seu motor.
Dê notícias! Abraço e boa sorte!!

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Mensagem por Bugólatra Sex Out 01, 2010 6:29 pm

brunorodrigo escreveu:Esse fds vou p/ Búzios novamente, vou verificar o suspiro e lavar o motor, depois subir umas dunas, qdo eu voltar vejo se continua vazando... segunda digo a vcs se continuou ou não...
Olá Rodrigo, amigo esses vazamentos também ocorrem em fuscas, kombis e brasilias e nem um desses carros costumam usar pneus de caminhonetes, isso de tempos em tempos ocorre em todos os motores boxer e geralmente começa a ocorrer quando constatamos o entupimento do suspiro e mesmo após a limpeza dele o motor continua apresentando vazamentos por diversos locais, não sei dizer com certeza se o culpado desses vazamentos é o entupimento do suspiro ou se mesmo fazendo uma limpeza antecipada no suspiro o motor apresentaria vazamentos.
hehe eu já me acostumei com eles rsrsrs e de vez em quando mando tira-los e frequêntemente troco as capas de tuchos, o retentor da polia e o retentor da volante.
cheers EVILASIO cheers
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Mensagem por Nil Sex Out 01, 2010 7:24 pm

OS VAZAMENTOS ESTÃO DIRETAMENTE LIGADOS AO SUSPIRO. MAS, DEPOIS QUE VAZA, MESMO QUE DESOBSTRUA O SUSPEIRO, CONTINUARÁ VAZANDO ATÉ QUE VC TIRE OS VAZAMENTOS. O PNEU GRANDE NÃO TEM NADA A VER COM ISSO.


jperson escreveu:Acho que pneus grandes forçam mais o cambio.
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Mensagem por brunorodrigo Seg Out 04, 2010 6:58 am

Pessoal, como disse a vocês, fui à praia esse fds, andei e forcei um bocado o bird nas dunas, lavei o motor antes de ir, pra ver por onde estava vazando...

Eis algumas constatações:

O suspiro não está entupido, retirei a mangueira que vai p/ o carburador, e está soprando normal o ar quente...

O vazamento maior me pareceu ser por trás da polia, pois escorre bem próximo dela... se manifesta quando eu forço o motor em rotações mais altas...

Acho que também está vazando pelo kit de pistões do lado esquerdo, próximo ao cabeçote... só que em quantidade infinitamente menor...


Bem, suspiro já sei que não é

-Não possui folga na polia...
-Retentor do volante trocado...

Continua o mistério, vou levar ao mecânico no mês que vem, para ver o que será isso...

Só sei que, vazando ou não subiu muita duna, e fez bonito, FDS showwww !


Abraço aos amigos, assim que tiver informações sobre o "mistério", disponibilizo p/ todos...
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Mensagem por Convidad Seg Out 04, 2010 7:25 am

Bruno esse vazamento por trás da polia é que não está dando para entender ... não tem folga no eixo? Sua carcaça foi retificada e embuchada? Só pode ser isso!
Coloque os resultados da conversa com o mecânico para ver se podemos ajudar de alguma forma!
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Mensagem por brunorodrigo Seg Out 04, 2010 7:33 am

Márcio SPA escreveu: Bruno esse vazamento por trás da polia é que não está dando para entender ... não tem folga no eixo? Sua carcaça foi retificada e embuchada? Só pode ser isso!
Coloque os resultados da conversa com o mecânico para ver se podemos ajudar de alguma forma!
Question

É Marcio, é bem complicado, vou conversar com ele pra saber, realmente não há folga, no tradicional teste q fazemos ao puxar a polia, a interrogação está em achar o problema... Acredito eu que o motor está trabalhando com uma pressão alta de óleo, não tem como apresentar tantos vazamentos por locais distintos...

Vou conversar com o mecânico, já que ele também é preparador de motores, para tirar isso a limpo...
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Mensagem por Convidad Seg Out 04, 2010 7:37 am

Ok Bruno vamos aguardar o desfecho do mistério!! What a Face

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Mensagem por Beco Seg Out 04, 2010 7:38 am

As polias do fusca, originalmente, não têm retentor. Uma rosca manda o óleo de volta, impedindo o vazamento. Mas um desgaste, mesmo pequeno, pode complicar por ali. Não aparenta folga, mas o óleo vaza. No meu, coloquei um retentor do motor de Maverick, coisa que um torneiro ou um bom mecânico consegue fazer, sem grandes dificuldades. Aí, acabam estes vazamentos. Mas tem outra coisa: que óleo estás usando? Motores como o boxer não podem - não devem - usar óleo tipo 15w40 ou sintéticos. Melhor são os 20w qualquer coisa. óleo muito fino (SAE 15, por exemplo) poderão causar vazamentos até em um motor sem problemas.

Também a questão do respiro, pode ser um entupimento parcial, mesmo que ele esteja soprando.
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Mensagem por brunorodrigo Seg Out 04, 2010 8:19 am

Carlão escreveu:As polias do fusca, originalmente, não têm retentor. Uma rosca manda o óleo de volta, impedindo o vazamento. Mas um desgaste, mesmo pequeno, pode complicar por ali. Não aparenta folga, mas o óleo vaza. No meu, coloquei um retentor do motor de Maverick, coisa que um torneiro ou um bom mecânico consegue fazer, sem grandes dificuldades. Aí, acabam estes vazamentos. Mas tem outra coisa: que óleo estás usando? Motores como o boxer não podem - não devem - usar óleo tipo 15w40 ou sintéticos. Melhor são os 20w qualquer coisa. óleo muito fino (SAE 15, por exemplo) poderão causar vazamentos até em um motor sem problemas.

Também a questão do respiro, pode ser um entupimento parcial, mesmo que ele esteja soprando.

É Carlão, são justamente essas informações que fazem o Planeta Buggy ser um ponto de encontro entre amigos, todas essas informações serão úteis pra desvendar o mistério, bem como para que possa ver junto ao mecânico, uma solução para o problema.

De toda e qualquer forma, vou levar o buggy e mandar ele arrancar o motor fora pra ver 1º tirar o respiro de óleo fora, fazer uma limpeza nele... 2º ver esse esquema da polia, 3º ver no kit de pistão junto ao cabeçote por onde está vazando... 3º trocar o óleo por um 20w, e trocar as juntas q forem necessárias...

Realmente é muito chato quando ficamos quebrando a cabeça com um só problema...

Mas com a ajuda dos amigos estou certo que resolverei em breve... obg mais uma vez !
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Mensagem por Felipe Qui Out 14, 2010 8:08 pm

to curioso meu motor tb vaza oleo pra caramba hauahuah o cara trocou a tal da telinha chingou até a mae, penou para tirar uma porca lá jhauahuahhauha agora vaza menos, antes estava jogando oleo pra cima, a tampa do motor era oleo puro hehehehe... boa sorte cara!

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Mensagem por jperson Qui Out 14, 2010 8:22 pm

Felipe, se der coloca uma foto dovazamnento.
Acho que se seu motor não é muito usado(já desgastado) tá com o respiro do oleo obstruido.
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Mensagem por Terrorista Sex Dez 17, 2010 3:19 pm

jperson escreveu:Acho que pneus grandes forçam mais o cambio.
Quanto ao motor voce olhou se seu respiro não está entupido, fazendo a pressão interna do motor sair pelo lado mais fácil?

Nesse caso a vareta de óleo é a primeira que voa !!!

hehehehe
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Mensagem por Terrorista Sex Dez 17, 2010 3:24 pm

No caso do nosso camarada aí, parece que a pressão de óleo está alta demais. Pode ser que a válvula que controla a pressão do sistema esteja zoada !!

Vale a pena conversar com um mecânico mais experiente porque do contrário, vc vai gastar os tubos trocando junta e apertando porca !!

Abraço,
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Mensagem por Chico Biela Sex Dez 17, 2010 4:03 pm

A troca por pneus maiores baixa a rotação do motor na mesma velocidade que se roda quando comparado com o bugue usando pneus menores.

Como a potência exigida pelo carro é a mesma porque a velocidade foi mantida constante, com a queda de rotação o motor precisa produzir mais torque em rotação mais baixa. Ocorre que a pulsação de torque aumenta e o motor "trepida" um pouco mais, razão de começar a aparecer mais vazamentos com frequência.

A maioria dos mecânicos usa a cola 3M para juntas de motor diesel para fechar carcaça, só que essa cola com o calor do motor endurece e começa a quebrar. Vibrando mais, acelera-se o processo de quebra da cola. Uso uma cola diferente, é um adesivo semi-secativo da Three Bond 1004, que não endurece por completo e tem uma aderência fenomenal na carcaça (dá muito trabalho limpar depois quando se abre o motor). Aprendi esse detalhe com um preparador de Porsches de velocidade máxima, que faleceu num acidente de helicóptero.

Outro efeito da baixa rotação com mais torque é aumentar o vazamento de gases pelos anéis de pistão. Como a velocidade do pistão fica menor com a queda da rotação, há mais tempo para o vazamento normal acontecer com mais intensidade. Se o respiro do cárter estiver um pouco sujo por carbonização comum de ocorrer, o maior vazamento dos gases pode pressurizar o cárter e fazer o óleo sair por onde houver frestas.

Quando há algum bloqueio no respiro, geralmente o óleo começa a sair por trás da polia, sujando-a.

Uma maneira de despressurizar bastante o cárter, é instalar respiros nas tampas de válvulas e fechar o respiro original. A saída dobra, os gases frios da compressão que passaram pelos anéis vão ter que passar pelas capas de varetas e refrescar os cabeçotes. Acontecem dois benefícios: despressurização do cárter e melhor refrigeração dos cabeçotes.

Abraço.
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Mensagem por Ed Sex Dez 17, 2010 5:18 pm

Me deixou curioso, dá pra explicar?
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Mensagem por brunorodrigo Seg Dez 20, 2010 12:58 pm

Passado algum tempo, acho que o suspiro desentupiu sozinho, pois os sintomas eram esses, vareta subindo sozinha, vazando óleo por trás da polia...

Agora o problema é outro, está vazando compressão, segundo meu mecânico é causado por um prisioneiro q folgou, daí vou ter que tirar fora o motor e levar para a retífica pra embuchar e fixar o prisioneiro, fica um apito, de pressão qdo o buggy esquenta... no ritmo da aceleração... um saco...

Aproveitarei que o motor vai estar fora e trocarei o kit de embreagem e mandarei ele revisar o suspiro... não é possível que eu ainda tenha problemas com isso...
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