Motor 1600 Turbo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por LOYO em Qui Set 30, 2010 11:27 am

jperson escreveu:Loyo para esta potencia ajuda o aumento de pressão da turbina(mais de 1 bar), mas não sei se com gasolina não vais ter problemas de pre-ignição.
Para turbo não precisa muito de valvulas grandes, pois a mistura é empurrada para dentro da camara de combustão e não aspirada.
O Bloco ideal para essa sua preparação é o que utiliza prisioneiros de 8 mm, aqui conhecidos como prisioneiros finos, os dos motores mais antigos utilizavam os prisioneiros de 10mm, os de 8 mm não sofrem com o calor o que faz dos de 10mm soltarem, ha dilatação e eles não voltam para o lugar.
Meus prisioneiros são os de 10mm mas não utilizo pressão muito grande, (08 bar).
Refrigerar os cabeçotes pode ajudar nessa tarefa(fazer um respiro para que os gazes circulem pelo cabeçote(fiz duas tampas com respiro mas ainda não as utilizei).
Abraço

Os prisioneiros (aqui é pernos Very Happy ) é realmente o ideal, aqui saíram nos Blocos "AS" muito difícil de encontrar actualmente, o melhor mesmo é fazer a troca por uns de 8mm.
O respiro é uma óptima ideia.

Está a custar-me abrir este motor, mas o ideal seria uma cames para o turbo.
Já agora quais os martelos (acho que vocês chamam roletes) tem o seu motor Question
eu estou a pensar colocar 1,25:1 para ter as válvulas mais abertas e por conseguinte melhorar e facilitar o enchimento e vazamento, ou os de origem cumprem bem a missão?

Abraço

LOYO
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 557
Data de inscrição : 13/05/2008

http://loyos-clube.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por jperson em Qui Set 30, 2010 4:14 pm

Os meus roletes(aqui chamamos balancins) são originais.
Acho que os 1,25:1 vão dar um novo animo ao motor.
avatar
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4823
Idade : 57
Localização : IJUI-RS
Pontos : 8799
Data de inscrição : 17/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por Guga Pedrosa em Qui Set 30, 2010 7:43 pm

Loyo escreveu:
Boas Gustavo
Na Europa os Fuscas sairam sempre só com material forjado, as rpm com distribuidor 009 não são limitadas há motores com comando de origem que chegam às 6000rpm, o problema é que mesmo o vira forjado de origem não aguenta muito acima das 6000 RPM a não ser que tenha sido calibrado com contra pesos para o efeito e não é o caso, foi calibrado para regimes de origem. O aumento para os 1641 seria através de um Kit da Mahle, que possibilita sem o turbo potências na ordem dos 120 cv com cabeças trabalhadas e cames 120 Engle e outras coisitas mais .

Aqui um motor 1641 com turbo

http://www.volkszone.com/VZi/showthread.php?t=597341
Assim, eu não conheço esse seu comando...
Só sei que os daqui, originais, não prestam para muita coisa.

Você já chegou a andar com esse motor, não foi?
Qual a rpm máximo que ele atingiu com esse distribuidor?

Eu acho que sai como é esse kit do 1641. Você pensa em colocar ele por não precisar abrir o bloco né? (Só faz desmontar o cabeçote)
Continuo a acreditar que não seja tão vantajoso...
Esses 120cv desse motor ai, é mais devido ao comando e ao preparo do cabeçote, pois o aumento da cilindrada é muito pequeno.

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
avatar
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 28
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 4324
Data de inscrição : 08/06/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por LOYO em Sex Out 01, 2010 3:40 am

Boas Gustavo

O material aqui é quase todo de origem Alemã e a qualidade é boa, andei com o motor num Fusca sem conta giros mas as prestações são bem diferêntes do estado original, quanto ao Kit é mesmo para um ligeiro acrescimo de cilindrada sem usinar o bloco.

Esse motor é de um amigo e tem 120cv, e claro que é devido ao comando e ao preparo dos cabeçotes, e au pequeno aumento da cilindrada é muito .

O motor é o que dá mais trabalho e começa por aqui, toda a ajuda é bem vinda pois por vezes á coisas que nos passam ao lado e são importantes.

Abraço

_________________
http://loyos-clube.blogspot.com/
avatar
LOYO
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 557
Idade : 56
Pontos : 4364
Data de inscrição : 13/05/2008

http://loyos-clube.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por Guga Pedrosa em Sex Out 01, 2010 10:45 am

Loyo, eu estava pensando aqui...
Já que você não quer abrir o motor agora (por ele ter sido recém retificado), coloca essas weber nele e monta o kit turbo do jeito que ele está Razz

Monta tudo, acerta o motor, e vê a como fica o desempenho.
Não vai chegar aos 140cv, mas por ser um comando original melhor do que os que a gente tem por aqui, provavelmente irá passar da nossa expectativa de 100cv.

Ai você brinca um pouco com ele nessa configuração, e depois de um tempo, quando você se cansar da "pouca potência"... Razz.... Você abre o motor, troca o comando Twisted Evil, monta tudo de novo e acerta o motor.

O único trabalho extra que você vai ter, vai ser acertar o motor duas vezes. Que para mim, isso parece ser um trabalho bem chato de se fazer...

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
avatar
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 28
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 4324
Data de inscrição : 08/06/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por jperson em Sex Out 01, 2010 12:18 pm

Concordo com o Gustavo.
avatar
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4823
Idade : 57
Localização : IJUI-RS
Pontos : 8799
Data de inscrição : 17/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por LOYO em Sex Out 01, 2010 1:42 pm

Obrigado tambem concordo

Mas quanto ao turbo estava a pensar ir para um Garret t2, os gringos (como vossês apelidam Very Happy ) usam muito, qual a vossa opnião ? é um pouco grande?
Algo deste tipo
http://www.bings.ca/files/GT2871R.JPG

_________________
http://loyos-clube.blogspot.com/
avatar
LOYO
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 557
Idade : 56
Pontos : 4364
Data de inscrição : 13/05/2008

http://loyos-clube.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por jperson em Sex Out 01, 2010 5:53 pm

As turbinas com denominação T2 por aqui são geralmente pequenas, adequadas a um motor 1600.
avatar
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4823
Idade : 57
Localização : IJUI-RS
Pontos : 8799
Data de inscrição : 17/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por Guga Pedrosa em Sab Out 02, 2010 7:02 pm

Loyo, eu não sei responder quanto a turbina.
Não sei quais ficam boas, ou ruim...

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
avatar
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 28
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 4324
Data de inscrição : 08/06/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por Woodboy em Qua Fev 01, 2017 11:30 pm

7 anos depois eu pergunto:

E ai alguem montou esses motores? Como ficou?
avatar
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 2364
Data de inscrição : 02/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por Mad Well em Qui Fev 02, 2017 9:42 am

cara eu nao sei, sei que o jpserson tem um 1500 eu acho ate ou 1600 turbo, tinha ate video no youtube mas nao vou conseguir o link

_________________
Meu lema é o seguinte: Areia na veia e Sangue no olho Twisted Evil


avatar
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2119
Idade : 23
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 4899
Data de inscrição : 28/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por jperson em Qui Fev 02, 2017 2:32 pm

Meu motor é um 1700(pistões 88mm) turbo
avatar
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4823
Idade : 57
Localização : IJUI-RS
Pontos : 8799
Data de inscrição : 17/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por Woodboy em Qua Fev 08, 2017 11:27 am

jperson escreveu:Meu motor é um 1700(pistões 88mm) turbo
Fala mais um pouco sobre a performance desse motor turbo ai...

Como ficou a questão da durabilidade e longevidade?
avatar
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 2364
Data de inscrição : 02/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por jperson em Qua Fev 08, 2017 1:49 pm

Tenho ele montado desde o ano 2001 e ainda funciona muito bem. Uso pressão baixa (0,5 bar) e isso ajuda na durabilidade. Quando instalei  o kit turbo da sportsystem, meu motor já era um aspirado com algum veneno(comando, cabeçote trabalhado, dupla solex 40 e mais umas coisinhas), o kit turbo instalei em cima disso, apenas substituido os cabeçotes por 2 autolinea com taxa original e o mesmo retrabalho de angulo de valvulas. Tudo isso e mais algumas coisas(bomba de oleo de circulação, radiador oleo...) em uma carcaça BJ (1300) prisioneiro grosso.
avatar
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4823
Idade : 57
Localização : IJUI-RS
Pontos : 8799
Data de inscrição : 17/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor 1600 Turbo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum